Ir para acessibilidade
Foto do docente DOMICIO MAGALHAES MACIEL

DOMICIO MAGALHAES MACIEL

DEMA - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Artigos (5)
2023, Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA, ISSN: 25943901
2023, A autoavaliação como contribuidora da aprendizagem em processos de Avaliação online em uma Licenciatura em Matemática da UAB, ISSN: 10112251
2022, Potencialidades do Fórum de Discussão como Tarefa de Avaliação Formativa online em uma Licenciatura em Matemática da UAB, ISSN: 25960245
2017, AVALIAÇÃO FORMATIVA E OS INSTRUMENTOS METACOGNITIVOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA AJUDA EFETIVA AO ENSINO E A APRENDIZAGEM, ISSN: 2317904X
2003, Exame Nacional de Cursos - o Provão: uma avaliação para melhorar ou excluir?, ISSN: 14144077
Publicação em eventos (35)
2023, BARBABA BRENDA SANTOS DE OLIVEIRA, Domício Magalhães Maciel, CONCEPÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO E O USO DE TAREFAS AVALIATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DE UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA: UM ESTUDO DE CASO, IV ENCONTRO NACIONAL OLINE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA, Trabalho Completo
2023, Vera Lúcia Gonçalves Pires, Lúcia Fernanda de Sousa e Sousa Marques, Domício Magalhães Maciel, TAREFAS METACOGNITIVAS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, IV ENCONTRO NACIONAL OLINE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA, Resumo
2022, , ?A Avaliação Formativa no processo Ensino-Aprendizagem de Matemática: das intenções às tarefas avaliativas, Roda de Conversa: ?A Avaliação Formativa no processo Ensino-Aprendizagem de Matemática: das intenções às tarefas avaliativas",
2021, , AULA MAGNA - PROFMAT A Avaliação integrada no processo Ensino-Aprendizagem de Matemática, AULA MAGNA - PROFMAT 2021,
2021, , MOVIMENTO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ONLINE EM UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UAB, CURSO AVANÇADO DE EXTENSÃO: ANÁLISE DE CONTEÚDO EM PESQUISAS QUALITATIVAS,,
2021, , As tecnologias digitais em Educação Matemática: contribuições para o desenvolvimento do pensamento geométrico/computacional, II WEBNÁRIO O ENSINO DA MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS: aplicações, investigações e prática docente,
2021, , Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin e outros autores: teoria e prática, Ciclo de Palestras sobre Políticas Educacionais e questões metodológicas,
2021, Domício Magalhães Maciel, Processos de Avaliação online em uma Licenciatura em Matemática da UAB: a autoavaliação como contribuidora da aprendizagem, VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Trabalho Completo
2020, Domício Magalhães Maciel, ROSANA GIARETTA SGUERRA MISKULIN, PROCESSOS DE AVALIAÇÃO ONLINE EM UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UAB: O FEEDBACK COMO ASPECTO MOTIVADOR PARA A INTERAÇÃO SOCIAL E A APRENDIZAGEM,  II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação ? IV - SNTDE 2020, Trabalho Completo
2020, Domício Magalhães Maciel, ROSANA GIARETTA SGUERRA MISKULIN, PROCESSOS DE AVALIAÇÃO ONLINE EM UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UAB: ASPECTOS QUE REFORÇAM A NECESSIDADE DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD ONLINE NAS IES PÚBLICAS DO BRASIL, Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, Trabalho Completo
2018, Domício Magalhães Maciel, POSSIBILIBIDADES DE PROCESSOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM FOCO, Congresso Internacional de Educação e Tecnologias: Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação a Distância, Resumo
2018, Domício Magalhães Maciel, AS REDES SOCIAIS E OS SOFTWARES SERVINDO À AVALIAÇÃO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA, 5º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Trabalho Completo
2017, Domício Magalhães Maciel, PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ENSINAM EM AMBIENTES VIRTUAIS NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: PROCESSOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA EM FOCO, 31ª Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa ? RELME 31, Trabalho Completo
2017, AGNALDO DE OLIVEIRA, Domício Magalhães Maciel, Amanda Larissa de Almeida, Uma Reflexão Sobre Atividade Exploratório-Investigativa e a Metodologia de Ensino- Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas., IV Seminário em Resolução de Problemas e I Seminário Internacional em Resolução de Problemas, Resumo
2015, , AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ESPAÇOS DE INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM, IX SEMANA DE MATEMÁTICA,
2014, , RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: METODOLOGIA OU CONTEXTUALIZAÇÃO?, VIII SEMANA DE MATEMÁTICA,
2011, Maria do Carmo Costa Maciel, Domício Magalhães Maciel, Os mapas conceituais e suas potencialidades pedagógicas numa formação de professores de matemática, Encontro Brasiliense de Educação Matemática, Trabalho Completo
2011, , A Avaliação em Educação Matemática, VI SEMANA DA MATEMÁTICA,
2010, RAIMUNDA DE JESUS ARAÚJO RIBEIRO, Isabel Cristina dos Santos Diniz, Domício Magalhães Maciel, Tutoria on-line: trajetória no Ciclo Avançado do Programa Mídias na Educação do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Marannhão, VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, Trabalho Completo
2010, Josiel Coelho Barros, Domício Magalhães Maciel, Conhecendo a distância entre dois pontos a partir de u m software de geometria interativa, V CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, Trabalho Completo
2010, Maria do Carmo Costa Maciel, Domício Magalhães Maciel, A aprendizagem de Matemática num processo de resgate da auto-estima do aprendiz e de sua afetividade pela matemática, V CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, Trabalho Completo
2010, Silvana Maria de Jesus Vetter, Domício Magalhães Maciel, Ferramentas de interação e suas potencialidades educativas na EaD: reflexões sobre o uso do Diário de Bordo no Ciclo Básico do Programa Mídias na Educação - UFMA, VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, Trabalho Completo
2010, Aneide Jane De Souza Gomes, Ana Luzia de Sá Magalhães, Domício Magalhães Maciel, Isabel Cristina dos Santos Diniz, Estudos dos Números Inteiros, V CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, Resumo
2008, Domício Magalhães Maciel, INSTRUMENTOS METACOGNITIVOS DE AVALIAÇÃO: UMA AJUDA EFETIVA À APRENDIZAGEM, 2 SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÃTICA, Trabalho Completo
2008, Domício Magalhães Maciel, KAYLA ROCHA BRAGA, MÁRCIA REGINA SOUSA DE OLANDA, FORMAÇÃO COLABORATIVA DE DOCENTES DE MATEMÁTICA: UM DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E A UNIVERSIDADE, 2 SIMPOSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Trabalho Completo
2007, KAYLA ROCHA BRAGA, MÁRCIA REGINA SOUSA DE OLANDA, Domício Magalhães Maciel, XADREX: UM FORTE RECURSO PEDAGÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, Trabalho Completo
2007, Domício Magalhães Maciel, Avaliação quantitativa e avaliação qualitativa em Educação Matemática: práticas vividas em separado no ensino médio., V ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Trabalho Completo
2007, KAYLA ROCHA BRAGA, Domício Magalhães Maciel, MÁRCIA REGINA SOUSA DE OLANDA, Número inteiros: o real significado do número negativo e a construção da regra dos sinais a partir de cartões., V ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Trabalho Completo
2004, Domício Magalhães Maciel, Novas abordagens da avaliação para o processo ensino-aprendizagem de Matemática: um olhar no ensino médio, Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - XII ENDIPE, Trabalho Completo
2004, Domício Magalhães Maciel, Uma abordagem formativa sócio-cognitivista da avaliação para o processo ensino-aprendizagem de Matemática, no ensino médio, II ENCONTRO DE PESQUISADORES DA UFMA, Resumo
2003, Anna Regina Lanner de Moura, Domício Magalhães Maciel, Gilberto Francisco Alves de Melo, Fabiana Fiorezi de Marco, Maria do Carmo de Sousa, Érica da Silva Moreira Ferreira, M. Santinho, Movimento conceitual em sala de aula, XI Conferência Interamericana de Educação Matemática,, Trabalho Completo
2003, Domício Magalhães Maciel, A avaliação no processo ensino-aprendizagem de matemática, no ensino médio: uma abordagem formativa sócio-cognitivista, II Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática, Trabalho Completo
2003, Anna Regina Lanner de Moura, Domício Magalhães Maciel, Fabiana Fiorezi de Marco, Gilberto Francisco Alves de Melo, Maria do Carmo de Sousa, M. Santinho, Ester Pacheco de Almeida Prado, R. M. Machado, Movimento conceitual: atividade de ensino e de pesquisa, VII EBRAPEM-Encontro Brasileiro de estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Trabalho Completo
2002, Domício Magalhães Maciel, Domício Magalhães Maciel e Anna Regina Lanner de Moura, A avaliação formativa no ensino-aprendizagem de matemática no ensino médio, VI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - EBRAPEM, Trabalho Completo
2002, Domício Magalhães Maciel, A avaliação como parte integrante do processo ensino-aprendizagem de matemática, XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, Trabalho Completo
Capítulos de livros (8)
2023, Jogos Eletrônicos para Crianças: limites e possibilidades formativas no contexto de CTS, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA MATEMÁTICA, Vera Lúcia Gonçalves Pires, Domício Magalhães Maciel
2023, SISTEMA MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE SÃO LUÍS: UM ESTUDO SOBRE O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, FORMAÇÃO CONTINUADA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E SUAS INTERFACES, Vera Lúcia Gonçalves Pires, Domício Magalhães Maciel
2023, Sala de Aula Invertida: Análise de Produções Acadêmicas sobre a Concepção Epistemológica de Avaliação da Aprendizagem, Estratégias Pedagógicas: Arte de Ensinar, Vera Lúcia Gonçalves Pires, CARLOS ERICK SOUSA BRITO, Domício Magalhães Maciel, Lúcia Fernanda de Sousa e Sousa Marques
2022, O FEEDBACK COMO ASPECTO MOTIVADOR PARA A INTERAÇÃO SOCIAL E A APRENDIZAGEM EM PROCESSOS DE AVALIAÇÃO ONLINE EM UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UAB, Tecnologias Educacionais: metodologias, técnicas e ambientes em pesquisa, Domício Magalhães Maciel, ROSANA GIARETTA SGUERRA MISKULIN
2022, Avaliação formativa e tarefas metacognitivas de avaliação em educação matemática: diário matemático e mapa conceitual., Formação de professores da educação em ciências e matemática em pesquisa: perspectivas e tendências, Domício Magalhães Maciel
2020, Docência: o bastão da sapiência, Antologia Poesia Agora, Domício Magalhães Maciel
2020, PROCESSOS DE AVALIAÇÃO ONLINE EM UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UAB: O FEEDBACK COMO ASPECTO MOTIVADOR PARA A INTERAÇÃO SOCIAL E A APRENDIZAGEM, ANAIS DO II SIMPÓSIO INTERNACIONAL E V NACIONAL DE TECNOLOG, Domício Magalhães Maciel, ROSANA GIARETTA SGUERRA MISKULIN
2020, Aspectos Sociais da Avaliação: elementos para pensar em uma avaliação formativa em Educação Matemática, Caminhos para melhoria do ensino de Matemática: reflexões sobre/para a prática docente, Domício Magalhães Maciel
Trabalho de conclusão de curso (32)
O JOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM INSTRUMENTO FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL., JOSÉ RIBAMAR ARANHA FILHO , 10/2012
"MODELAGEM MATEMÁTICA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"., ELIOMAR COSTA DIAS , 03/2013
LER E PRODUZIR TEXTOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: uma alternativa auxiliar de aprendizagem., ANDERSON FREITAS FERREIRA , 02/2016
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: aprendizados de um estágio supervisionado no município de Urbano Santos - MA, ALAN KARDEC MELO SARMENTO , 04/2016
O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATUIRAIS, LUIS VERAS SILVA , 04/2016
AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA, ANTONIO CARLOS VIANA , 04/2016
OS ELEMENTOS PEDAGÓGICOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE OS NÚMEROS NATURAIS, EDMAR DOS SANTOS SILVA , 04/2016
O USO DE JOGOS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO PTENCIALIZADORES DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA, JOSE FRANCISCO MENDONCA DOS SANTOS , 04/2016
O ENSINO DE GEOMETRIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, LUCAS DE MACEDO MENDES , 04/2016
USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO, MATHEUS VINICIUS MARTINS CHAGAS , 09/2021
O USO DA GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, VICTOR THIAGO MONROE FURTADO , 09/2021
A ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2020: anos finais do Ensino Fundamental, MIQUEIAS VIANA DA COSTA , 01/2022
TAREFAS AVALIATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DE UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA, BARBARA BRENDA SANTOS DE OLIVEIRA , 01/2022
O Uso da Gamificação no Processo Ensino-Aprendizagem da Matemática nas Séries Finais do Ensino Fundamental., VICTOR THIAGO MONROE FURTADO , 02/2022
Uso da História da Matemática como Recurso Didático, MATHEUS VINICIUS MARTINS CHAGAS , 01/2022
O uso de jogos como metodologia no processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática, JENNYS JHOPLIN PAIVA SOUSA , 08/2022
A Abordagem da História da Matemática nos Livros Didáticos do PNLD 2020: anos finais do Ensino Fundamental, MIQUEIAS VIANA DA COSTA , 07/2022
Concepções sobre a Avaliação e o Uso de Tarefas Avaliativas nas Aulas de Matemática na Perspectiva de uma Avaliação Formativa: um estudo de caso, BARBARA BRENDA SANTOS DE OLIVEIRA , 07/2022
A Inclusão de alunos com deficiência visual: desafios para o processo de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática, LUCAS COSTA VIEIRA , 07/2022
BENEFÍCIOS DA LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ALICIA DE MESQUITA COSTA , 01/2023
AS REDES SOCIAIS COMO UM AUXÍLIO NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA: O uso do TikTok, ALEXIS MAGNO DA SILVA PINHO , 01/2023
O Uso de Jogos como Metodologia no Processo Ensino-Aprendizagem de Matemática, JENNYS JHOPLIN PAIVA SOUSA , 12/2022
O JOGO KALAH NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DESCOLONIZADO, AMANDA VITORIA AROUCHA DUTRA , 07/2023
SUPERANDO OBSTÁCULOS: DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO INÍCIO DA CARREIRA, JUAN VINICIUS BARROS FERREIRA , 07/2023
A relação interdisciplinar entre a Matemática e a religião cristã: perspectivas para a formação de professores, HISADORA DA CONCEICAO CHAGAS , 07/2023
A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: uma construção do saber matemático , JUAN SANTOS PENHA , 11/2023
A APLICAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESPORTIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM , GUILHERME VINICIUS GONCALVES SARAIVA , 01/2024
A Etnomatemática como Metodologia de Ensino de Matemática para a Educação Básica, ANA KAROLINNE SILVA COSTA , 12/2023
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ABSTRAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E APLICAÇÃO NA REALIDADE, FELIPE CASSIUS FERREIRA GOMES , 01/2024
Colonização; Decolonização; Etnomatemática; Mancala; Kalah, AMANDA VITORIA AROUCHA DUTRA , 12/2023
Benefícios da Ludicidade no Ensino: Aprendizagem de Matemática para Estudantes com TEA, ALICIA DE MESQUITA COSTA , 07/2023
As Redes Sociais como um Auxílio no Aprendizado da Matemática: o uso do TikTok , ALEXIS MAGNO DA SILVA PINHO , 07/2023
Orientação em pós-graduação (1)
Mestrado, VERA LÚCIA GONÇALVES PIRES, 08/2022 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo