Trabalho de conclusão de curso (89)
|
A RELAÇÃO DO BRINCAR COM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA VISÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL,
JOSE SOUSA CUNHA ,
11/2012
|
A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO ESCOLAR NA VISÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICIPIO DE IMPERATRIZ,
RENATA SILVA DUARTE ,
02/2013
|
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA INFANTIL: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA NA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA,
AURICELIA DE AGUIAR SILVA ,
02/2013
|
INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO: REFLEXÃO SOBRE UMA PRÁTICA DOCENTE.,
LYANA DA SILVA SANTOS ,
03/2013
|
A PERCEPÇÃO DA CRIANÇA HOSPITALIZADA SOBRE A IMPOSSIBILIDADE DE FRENQUENTAR A ESCOLA.,
NELIANE TORRES DA SILVA ARAUJO ,
05/2012
|
CLASSES MULTISSERIADAS: UMA CARACTERISTICA DAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNÍCIPIO DE IMPERATRIZ.,
SARA SILVA COSTA ,
07/2012
|
APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS ESPONTÂNEOS E CIENTÍFICOS E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.,
JOAQUIM SILVA PEREIRA ,
07/2012
|
A IMPORTÂNCIA DE EDUCAÇÃO SEXUAL NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO,
ISMENIA PONTES ARAUJO ,
07/2013
|
A relação da concepção pedagógica freireana com as metodologias usadas pelos professores da educação de jovens e adultos.,
CARLOS FERNANDES DE ALMEIDA ,
09/2013
|
A ESCRITA NA UNIVERSIDADE: RELATOS E REFLEXÕES ACERCA DA ELABORAÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO MONOGRAFIA. ,
FRANCISCA CORREA AMARAL ,
01/2018
|
AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A REALIDADE DE UMA ESCOLA MULTISSERIADA NO MUNICÍPIO DE SÍTIO NOVO-MA,
SUEIDE COSTA E SILVA PEREIRA ,
04/2017
|
A FUNÇÃO SOCIAL DA AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE IMPERATRIZ-MA.,
JULIANA PIMENTA CAVALCANTE ,
08/2015
|
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA NO 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE GRAJAÚ,
MARIA NILCE SANTOS SOUSA ,
09/2015
|
FAMILIA E ESCOLA; DESAFIOS DA APROXIMAÇÃO,
MARIA LUZILENE COELHO MOREIRA ,
09/2015
|
DIFICULDADE NA LEITURA E ESCRITA DO EDUCANDO DO ENSINO FUNDAMENTLA NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ-MA,
ELIAS VIEIRA FILHO ,
05/2015
|
DISTORÇÃO IDADE/SERIE: UMA ANALISE DAS CAUSAS E CONSEQUENCIAS DA EVASÃO ESCOLAR EM SÍTIO NOVO NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES.,
RAIMUNDO RODRIGUES MIRANDA NETO ,
05/2015
|
A MUSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE SÍTIO NOVO. ,
DIANA PEREIRA DOS SANTOS ,
05/2015
|
AS CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS INFANTIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA PEQUENA: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÍTIO NOVO-MA.,
LINDAYANE DA SILVA SANTOS ,
05/2015
|
A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM A DESCONTINUIDADE DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO TOCANTINS,
ANGRA DE SOUSA SILVA ,
08/2015
|
Educação do campo: uma análise do livro didático na perspectiva da construção da identidade camponesa,
ELIANE ABREU DOS SANTOS VIANA ,
06/2016
|
Programa mais educação: uma análise sobre a educação integral no município de Buriticupu,
MARIA HELENA DE SOUSA VIANA ,
05/2016
|
Alfabetização e letramento: concepções e prática de professores em Grajaú-MA,
JOANICE SOUSA DE SÁ ,
04/2016
|
Jogos e brincadeiras como ferramentas de ensino e aprendizagem na educação infantil,
MARCOS BELIZÁRIO DOS SANTOS ,
06/2016
|
Cuidar e educar na educação infantil: a prática do professor na creche,
MARIA MIRANDA ADERALDO ,
06/2016
|
A importância da música no desenvolvimento da leitura na educação infantil no município de Grajaú-MA,
CECÍLIA MENESES DA SILVA ,
04/2016
|
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: uma análise sobre a educação integral no município de Buriticupu,
MARIA HELENA DE SOUSA VIANA ,
04/2016
|
EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma análise do livro didático na perspectiva da construção da identidade camponesa,
ELIANE ABREU DOS SANTOS VIANA ,
06/2016
|
ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE BURITICUPU-MA,
JACIRA LIRA DE ALBUQUERQUE ,
08/2016
|
A integração da criança de seis anos de idade no Ensino Fundamental de nove anos,
FRANCELY DA SILVA RIBEIRO ,
09/2016
|
O USO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM,
MARIA EFIGENIA VULCAM COELHO ,
05/2017
|
OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ - MA,
ELISÂNGELA RODRIGUES FERREIRA ,
08/2017
|
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA COMPARAÇÃO NEOLIBERAL.,
MARIA LEIVA BRANDAO NEVES ,
08/2017
|
O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO MUNÍCIPIO DE GRAJAÚ - MA: percepção de alunos,
MARIA DO SOCORRO LIMA DA SILVA ,
02/2018
|
OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO PROFESSOR/ALUNO: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZADO VERIFICADAS JUNTO AOS ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ- MA. ,
APARECIDA GUEDES DOS SANTOS ,
06/2018
|
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA,
LUIS CARLOS LOPES DA CRUZ ,
04/2018
|
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): O QUE OS PROFESSORES DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPALIZADA DE SÍTIO NOVO - MA SABEM ACERCA DO TDAH,
RAIMUNDO NONATO PEREIRA DA SILVA ,
12/2018
|
LIVRO DE IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE LIMITES E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DAS SELVAS - MA,
VIVIANE DA SILVA DOS SANTOS LUCENA ,
12/2018
|
A EVASÃO ESCOLAR NA EJA EM UMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ - MA,
CARMINOLIA GOMES DA CUNHA SOUSA ,
02/2019
|
AS CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI NA TEORIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA,
SAMARA DA SILVA SILVEIRA ,
02/2019
|
O ENSINO DE ARTES VISUAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE SÍTIO NOVO: O DESENHO COMO INSTRUMENTO PARA A CRIATIVIDADE E EXPRESSÃO,
GEOVÁ NUNES DA COSTA ,
02/2019
|
EDUCAÇÃO DO CAMPO: A ANÁLISE DE UMA ESCOLA DE CLASSE MULTISSERIADA NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DAS SELVAS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE UMA PROFESSORA,
ADELIA MARIA MARTINS FELIX SANTOS ,
03/2019
|
DESAFIOS DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS SURDAS NO ENSINO REGULAR: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES EM TRÊS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BURITICUPU - MA,
MARIA EDNALVA DE SOUSA NOBRE ,
02/2019
|
MULHERES NO CURSO DE PEDAGOGIA E OS DESAFIOS ENCONTRADOS PARA CONCLUIR A GRADUAÇÃO,
THAYANE REGINA SOUSA FRANCO ,
02/2019
|
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS 2 ANOS DAS SERIES INICIAIS: POSSIBILIDADES PEDAGOGICAS,
MARIA DAS GRAÇAS CORREIA GOMES ,
02/2019
|
LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS: DESCRIÇÃO DOS FATORES QUE INFLUENCIAM NA APRENDIZAGEM,
DIRLENE FARIAS RAMOS ,
02/2019
|
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA MEDIDA CERTA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA,
MARIA CABRAL DOS SANTOS ,
02/2019
|
O LUDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BURITICUPU-MA,
RAYLA CRISTINA SALES NORONHA ,
02/2019
|
A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA ANALISE NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DOS ANOS INICIAIS,
MARIA JOELMA DOS SANTOS DA SILVA ,
02/2019
|
LEITURA NOS ANOS INICIAIS: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS,
KASSANDRA BATISTA NASCIMENTO ,
02/2019
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES(RAS) DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BOM JESUS DAS SELVAS MA,
VALDINETE VIANA PEREIRA ,
04/2019
|
A METODOLOGIA DIALÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EJA,
CLAYTON BARROS SILVA ,
07/2019
|
O PROCESSO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS EM REGIME DE INTERNAÇÃO,
JHENIFER SA GOMES ,
07/2019
|
A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO:CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA,
HUDINEIA ROSA LIMA BARBOSA ,
09/2019
|
A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO:CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA,
HUDINEIA ROSA LIMA BARBOSA ,
09/2019
|
O PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: UMA ANÁLISE À LUZ DA LEI 13.146/2015,
RAIMUNDA VANDA FERREIRA VIEIRA ,
10/2019
|
EDUCAÇÃO INFANTIL NO CAMPO: a prática pedagógica dos professores de educação infantil em uma escola municipal do Povoado Santa Luzia em Arame-MA,
MARIA ROSINARIA TORRES DA SOLIDADE ,
12/2019
|
A RELAÇÃO ENTRE A ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS DE IMPERATRIZ.,
EDUARDO DOS SANTOS BARROS ,
12/2019
|
A INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO DA CIDADE DE GRAJAÚ DO MARANHÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES,
ANTONIO JOSE COSTA DE SOUSA ,
03/2020
|
A INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO DA CIDADE DE GRAJAÚ DO MARANHÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES,
ANTONIO JOSE COSTA DE SOUSA ,
03/2020
|
A EVASÃO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: análise em uma escola da zona rural de Grajaú - MA,
MARIA DO SOCORRO ALVES DE SOUSA SANTOS ,
03/2020
|
O PAPEL DO GESTOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PARTICIPATIVA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA NO CAMPO DA CIDADE DE GRAJAÚ DO MARANHÃO,
MATEUS FERNANDES DOS SANTOS ,
03/2020
|
UMA VIDA NO MAGISTÉRIO: FIOS E DESAFIOS DA HISTÓRIA DE UMA PROFESSORA,
EDNA AGUILAR CARLOS PEREIRA ,
03/2020
|
A PRÁTICA DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BURITICUPU,
MARILÉIA DE ABREU MASCARENHAS SILVA ,
06/2020
|
AS CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA PARA AS PRÁTICAS DOCENTES: concepção e práticas de professoras em três salas de aula da Educação Infantil no município de Buriticupu - MA,
KARLYANE TEIXEIRA DE OLIVEIRA DE SOUSA ,
08/2020
|
BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS: avanços e retrocessos nas escolas de Sitio Novo-MA ,
DANIELA DA SILVA MOREIRA ,
08/2020
|
JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO: SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL,
GILVAN AIRES PINHEIRO JUNIOR ,
05/2021
|
JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO: SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL,
GILVAN AIRES PINHEIRO JUNIOR ,
05/2021
|
O USO DOS JOGOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PNAIC NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIENCIA,
ALINES DA SILVA SOUSA ,
07/2021
|
O USO DOS JOGOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PNAIC NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIENCIA,
ALINES DA SILVA SOUSA ,
07/2021
|
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: ANÁLISE DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE BURITICUPU MA, NA VISÃO DOS PROFESSORES,
VILANE DA LUZ SOUSA ,
07/2021
|
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: ANÁLISE DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE BURITICUPU MA, NA VISÃO DOS PROFESSORES,
VILANE DA LUZ SOUSA ,
07/2021
|
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BURITUCUPU,
BETEL SANTANA RODRIGUES ,
08/2021
|
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BURITUCUPU,
BETEL SANTANA RODRIGUES ,
08/2021
|
A DISCRIMINAÇÃO RACIAL EM QUESTÃO: percepção de professores de uma escola pública,
ANA PAULA MENDES DE PAULA ,
12/2021
|
A DISCRIMINAÇÃO RACIAL EM QUESTÃO: percepção de professores de uma escola pública,
ANA PAULA MENDES DE PAULA ,
08/2021
|
A MÚSICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: análise de práticas de professoras da Educação Infantil no município de Buriticupu - MA,
LEIA DE SOUSA FERREIRA ,
10/2020
|
A MÚSICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: análise de práticas de professoras da Educação Infantil no município de Buriticupu - MA,
LEIA DE SOUSA FERREIRA ,
12/2021
|
FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA PARA UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL,
RAQUEL GOMES DA COSTA ,
01/2022
|
FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA PARA UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL,
RAQUEL GOMES DA COSTA ,
12/2021
|
INTERAÇÕES ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA: UM OLHAR PELA LENTE DAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS,
DIANE DOS SANTOS MARQUES ,
01/2022
|
INTERAÇÕES ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA: UM OLHAR PELA LENTE DAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS,
DIANE DOS SANTOS MARQUES ,
12/2021
|
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM RELAÇÃO À LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL,
VANICE SILVA ALVES ,
01/2022
|
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM RELAÇÃO À LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL,
VANICE SILVA ALVES ,
12/2021
|
A MÚSICA COMO RECURSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DA INFÂNCIA,
ANA PATRICIA SILVA DE AQUINO ,
01/2022
|
A MÚSICA COMO RECURSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DA INFÂNCIA,
ANA PATRICIA SILVA DE AQUINO ,
12/2021
|
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA ENTRE O REAL E O IDEAL: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES,
LUCIENE RODRIGUES DA SILVA ,
01/2022
|
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA ENTRE O REAL E O IDEAL: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES,
LUCIENE RODRIGUES DA SILVA ,
12/2021
|
O lúdico na educação infantil: percepções e perspectivas dos professores,
ALEXSANDRA DE OLIVEIRA MENDES ,
08/2022
|
TRAJETÓRIA ESCOLAR DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: INGRESSO E PERMANÊNCIA NA ÓTICA DOS PRÓPRIOS ALUNOS,
RAIMUNDO OLIVEIRA MARQUES ,
12/2022
|