UFMA › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Luís, 18 de Setembro de 2018

michele goulart massuchin

COJO - COORDENAÇÃO DO CURSO DE JORNALISMO/CCSST

Produção Intelectual

Coordenação de Bases de Pesquisa (1)

  • 03/2017 Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade,

Artigos (23)

  • 2018, , ELEIÇÕES 2016 NAS FANPAGES DOS JORNAIS REGIONAIS: o Facebook como espaço de distribuição e visibilidade das notícias sobre a campanha eleitoral, ISSN: 14147483
  • 2017, , Interesse público ou entretenimento: que tipo de informação o leitor procura na internet?, ISSN: 18082599
  • 2017, , Da TV à segunda tela: Análise comparativa das estratégias empregadas pelos candidatos a prefeito de Curitiba no horário eleitoral e nos websites em 2012, ISSN: 14140543
  • 2017, , Las webs de los partidos políticos de Castilla y León: espacios digitales sin una estrategia política definida, ISSN: 24440132
  • 2017, , ELEIÇÕES E DEBATE POLÍTICO ONLINE EM 2014: OS COMENTÁRIOS NO FACEBOOK DO JORNAL O ESTADO DE S. PAULO, ISSN: 21784883
  • 2017, , Jornalismo político no Facebook? As fanpages dos jornais O Estado do Maranhão(MA) e A Tarde (BA) como ?distribuidoras? de informação sobre as eleições 2016, ISSN: 15195863
  • 2017, , Comunicación, género y política en Brasil: las candidatas de Paraná en la propaganda electoral televisiva, ISSN: 02542129
  • 2017, , Mídia e partidos políticos no Brasil: A importância das eleições locais no contexto brasileiro (apresentação de dossiê), ISSN: 23188499
  • 2017, , Entretenimento no conteúdo jornalístico: um estudo das notícias nos portais informativos brasileiros, ISSN: 16054806
  • 2017, , Debate político-eleitoral no Facebook: os comentários do público em posts jornalísticos na eleição presidencial de 2014, ISSN: 01046276
  • 2016, , Conteúdo jornalístico nas redes sociais: as estratégias dos jornais brasileiros no Facebook., ISSN: 23410981
  • 2016, , Estratégias eleitorais online: os padrões de campanha nas páginas dos candidatos durante as eleições de 2014 no Brasil, ISSN: 22360107
  • 2016, , Cobertura da greve paranaense no Facebook: engajamento dos leitores na página da Gazeta do Povo, ISSN: 19803729
  • 2016, , La campaña electoral de Brasil en 2014 a través de las webs de los candidatos presidenciales, ISSN: 16465953
  • 2016, , A construção da campanha eleitoral majoritária no HGPE: uma análise comparada das estratégias usadas pelos presidenciáveis de 2014, ISSN: 21757984
  • 2016, , Debate online y campaña electoral en Brasil: los comentarios de los electores en las webs de candidatos en 2014, ISSN: 21764883
  • 2016, , Comunicação política no Facebook: eleições brasileiras de 2014 e as estratégias de campanha online, ISSN: 22381694
  • 2016, , Journalistic content on social networks: the strategies of brazilian newspapers on Facebook, ISSN: 18892515
  • 2015, , New informative platforms and traditional media: synergy or antagonism?. A comparative analysis of 2010 presidential coverage in the daily newspaper O Estado de São Paulo and webpage Estadao.com, ISSN: 16464974
  • 2015, , Campanha eleitoral nas redes sociais: as estratégias empregadas pelos candidatos à Presidência em 2014 no Facebook, ISSN: 22364781
  • 2015, , Portais de notícia brasileiros e interesse dos internautas: o que mudou entre 2012 e 2013 na composição da seção ?notícias mais lidas??, ISSN: 18066496
  • 2014, , Mídia, Partidos Políticos e Eleições: novos e velhos embates nas democracias (apresentação de dossiê), ISSN: 23188499
  • 2014, , Disputa eleitoral e estratégias de campanha na internet: padrões de uso dos websites pelos candidatos em 2012, ISSN: 14147866

Publicação em Eventos (46)

  • 2017, , JORNALISMO NAS REDES SOCIAIS: Facebook como espaço de distribuição e visibilidade das notícias sobre a campanha eleitoral dos jornais do Nordeste, 7 Compolítica,
  • 2017, Michele Goulart Massuchin, JORNALISMO NAS REDES SOCIAIS: Facebook como espaço de distribuição e visibilidade das notícias sobre a campanha eleitoral dos jornais do Nordeste, VII Compolítica, Trabalho Completo
  • 2017, , Debate ?A profissionalização da Política? e ?Internet e Eleições?, Debate ?A profissionalização da Política? e ?Internet e Eleições?,
  • 2017, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares, Das bancas para as redes sociais: a linguagem jornalística adaptada e as dinâmicas no processo de interação entre leitores e jornais brasileiros no Facebook, ICOM, Trabalho Completo
  • 2017, , A interface entre Internet e Política: Uma análise longitudinal do perfil dos trabalhos apresentados no GT Ciberpolítica, Ciberativismo e Cibercultura, da ANPOCS, ANPOCS,
  • 2017, , Das bancas para as redes sociais: a linguagem jornalística adaptada e as dinâmicas no processo de interação entre leitores e jornais brasileiros no Facebook, IX Encuentro internacional de investigadores y estudiosos de la información y la comunicación,
  • 2016, Emerson Urizzi Cervi, Michele Goulart Massuchin, Eva Campos-Domínguez, PERSONALISMO E PARTIDARISMO EM PERSPECTIVA COMPARADA NAS POSTAGENS DO FACEBOOK: uma análise da cobertura eleitoral nas fanpages dos principais jornais durante as eleições de 2014 no Brasil e de 2015 na Espanha, XXV Encontro Anual da Compós, Trabalho Completo
  • 2016, Michele Goulart Massuchin, Isabele Mitozo, DEBATE POLÍTICO-ELEITORAL NO FACEBOOK: Um estudo dos comentários nas páginas da FSP, OESP e OG, ALICE, Trabalho Completo
  • 2016, Michele Goulart Massuchin, Isabele Mitozo, Fernanda Cavassana de Carvalho, Eleições, radicalização e redes sociais: os comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014, 40o Encontro Anual da ANPOCS, Trabalho Completo
  • 2016, , Dinâmicas da campanha na esfera online: um estudo comparativo entre websites e redes sociais dos presidenciáveis de 2014, 10º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política,
  • 2016, , PERSONALISMO E PARTIDARISMO EM PERSPECTIVA COMPARADA NAS POSTAGENS DO FACEBOOK: uma análise da cobertura eleitoral nas fanpages dos principais jornais durante as eleições de 2014 no Brasil e de 2015 na Espanha, XXV Encontro da Compós,
  • 2016, , DEBATE POLÍTICO-ELEITORAL NO FACEBOOK: Um estudo dos comentários nas páginas da FSP, OESP e OG, ALICE - Asociacíon Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales,
  • 2016, , Eleições, radicalização e redes sociais: os comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014, 40o Encontro Anual da ANPOCS,
  • 2016, , Tecnologia, candidatos e ?novas? formas de interação com o público: o Facebook durante as eleições brasileiras de 2014 e as estratégias de campanha online, CEISAL,
  • 2016, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares, Dinâmicas da campanha na esfera online: um estudo comparativo entre websites e redes sociais dos presidenciáveis de 2014, 10º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, Trabalho Completo
  • 2016, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares, Tecnologia, candidatos e ?novas? formas de interação com o público: o Facebook durante as eleições brasileiras de 2014 e as estratégias de campanha online, 8o Congreso del Consejo Europeo de Investigaciones Sociales de América Latina [CEISAL], Trabalho Completo
  • 2015, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares, MODERNIZAÇÃO DAS CAMPANHAS E ESTRATÉGIAS ELEITORAIS: os padrões de uso da internet nas eleições de 2014, VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (VI COMPOLÍTICA), Trabalho Completo
  • 2015, Michele Goulart Massuchin, DISEÑO METODOLÓGICO Y ANÁLISIS DEL DEBATE EN INTERNET: Midiendo la participación y calidad de las discusiones en las páginas web de candidatos en los períodos electorales, VI Seminário Nacional de Sociologia & Política, Trabalho Completo
  • 2015, Michele Goulart Massuchin, Eleições e estratégias de campanha na web: as páginas dos principais candidatos em 2012 e 2014 no Brasil em perspectiva comparada, VIII Congresso da Associação Latinoamericana de Ciência Política, Trabalho Completo
  • 2015, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares, Interesse público versus entretenimento nos meios eletrônicos: o interesse dos eleitores de portais de notícia brasileiros por temas políticos e sociais em período eleitoral e não eleitoral, VIII Congresso da Associação Latinoamericana de Ciência Política, Trabalho Completo
  • 2015, , Debate público y webs de candidatos: la participación de los electores a través de los comentarios durante la campaña de 2014 en Brasil, ALICE - Associação Latino-americana de Investigadores de Campanhas Eleitorais,
  • 2015, Isabele Mitozo, Michele Goulart Massuchin, Fernanda Cavassana de Carvalho, CARACTERÍSTICAS DO DEBATE POLÍTICO-ELEITORAL NO FACEBOOK: os comentários do público em posts jornalísticos nas eleições presidenciais de 2014, VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (VI COMPOLÍTICA), Trabalho Completo
  • 2015, , Eleições e estratégias de campanha na web: as páginas dos principais candidatos em 2012 e 2014 no Brasil em perspectiva comparada, VIII Congresso da Associação Latinoamericana de Ciência Política,
  • 2015, Michele Goulart Massuchin, Fernanda Cavassana de Carvalho, Isabele Mitozo, WEBLEITORES, ELEITORES E COMENTADORES: Uma análise do debate público no Facebook d?O Estadão durante a campanha presidencial de 2014, I Workshop da Linha de Pesquisa Comunicação e Comportamento Político, Novas Mídias e Opinião Pública, Trabalho Completo
  • 2015, , Campanha eleitoral nas redes sociais: um estudo sobre as estratégias empregadas pelos candidatos à Presidência no Facebook em 2014, IV Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política,
  • 2015, Michele Goulart Massuchin, Eva Campos-Domínguez, Debate público y webs de candidatos: la participación de los electores a través de los comentarios durante la campaña de 2014 en Brasil, ALICE - Associação Latino-americana de Investigadores de Campanhas Eleitorais, Trabalho Completo
  • 2015, , ASPECTOS DE LA CAMPAÑA ELECTORAL DE 2014 EN BRASIL: las estrategias tradicionales y la ausencia de entretenimiento, II Jornada de Comunicación Política,
  • 2015, , Interesse público versus entretenimento nos meios eletrônicos: o interesse dos eleitores de portais de notícia brasileiros por temas políticos e sociais em período eleitoral e não eleitoral, VIII Congreso Latinoamericano de Ciencia Política,
  • 2015, , DISEÑO METODOLÓGICO Y ANÁLISIS DEL DEBATE EN INTERNET: Midiendo la participación y calidad de las discusiones en las páginas web de candidatos en los períodos electorales, VI Seminário de Sociologia & Política,
  • 2015, , CARACTERÍSTICAS DO DEBATE POLÍTICO-ELEITORAL NO FACEBOOK: os comentários do público em posts jornalísticos nas eleições presidenciais de 2014, VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (VI COMPOLÍTICA),
  • 2015, Isabele Mitozo, Fernanda Cavassana de Carvalho, Michele Goulart Massuchin, WEBLEITORES E O DEBATE ONLINE DURANTE O PERÍODO ELEITORAL: Uma análise dos comentários no Facebook do Estadão em 2014, XVIII Seminário de Inverno, Trabalho Completo
  • 2015, , JOrnalismo UEPG em três décadas, XXIV emana de Estudos em Comunicação,
  • 2015, , WEBLEITORES E O DEBATE ONLINE DURANTE O PERÍODO ELEITORAL: Uma análise dos comentários no Facebook do Estadão em 2014, XVIII Seminário de Inverno de Estudos em Comunicação,
  • 2015, , MODERNIZAÇÃO DAS CAMPANHAS E ESTRATÉGIAS ELEITORAIS: os padrões de uso da internet nas eleições de 2014, VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (VI COMPOLÍTICA),
  • 2015, , Investigación política en Internet: estudio de webs políticas en las elecciones brasileñas de 2014, Seminários NUTECO,
  • 2014, , Menos entretenimento e mais temas de interesse público: análise comparativa entre as notícias mais lidas em 2012 e 2013., V Seminário Nacional Sociologia & Política,
  • 2014, , O que mudou no interesse da audiência online entre 2012 e 2013? Análise comparativa das notícias mais lidas do dia de cinco portais brasileiros., Wapor Latinoamérica,
  • 2014, , La investigación de las webs politicas en las elecciones brasileñas de 2014, Seminários NUTECO,
  • 2014, Camilla Quesada Tavares, Michele Goulart Massuchin, Edgar Ribas, O que mudou no interesse da audiência online entre 2012 e 2013? Análise comparativa das ?notícias mais lidas do dia? de cinco portais brasileiros, Wapor Latinoamérica, Trabalho Completo
  • 2014, , Estratégias usadas pelos candidatos na campanha online: um estudo comparativo das eleições de 2012 em capitais brasileiras., VI Wapor Latinoamérica,
  • 2014, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares, Edgar Ribas, Menos entretenimento e mais temas de interesse público: análise comparativa entre as ?notícias mais lidas? em 2012 e 2013, V Seminário Nacional Sociologia & Política, Trabalho Completo
  • 2014, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares, Convergência ou independência de conteúdo? Uma análise comparativa das estratégias eleitorais empregadas em websites de candidatos e no HGPE, 38º Encontro Anual da ANPOCS, Trabalho Completo
  • 2014, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares, Internet, estratégias de campanha e eleições majoritárias em 2012: padrões e diferenças no uso dos websites pelos candidatos, IX Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), Trabalho Completo
  • 2014, , Internet, estratégias de campanha e eleições majoritárias em 2012: padrões e diferenças no uso dos websites pelos candidatos., IX Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP),
  • 2014, , Eleições, campanha eleitoral e internet no Brasil: a função desempenhada pelos websites nas disputas, Grupo de Pesquisa Comunicação Política, Partidos e Eleições,
  • 2014, Michele Goulart Massuchin, Estratégias usadas pelos candidatos na campanha online: um estudo comparativo das eleições de 2012 em capitais brasileiras, VI Wapor Latinoamérica, Trabalho Completo

Capítulos de Livros (18)

  • 2018, Marketing Women Political Leaders., Encyclopaedia of Gender, Media and Communication [no prelo]., fRANCISCO PAULO JAMIL MARQUES, Michele Goulart Massuchin, Isabele Mitozo
  • 2018, Perspectivas para o Jornalismo Político, Estudos de Jornalismo Político, Michele Goulart Massuchin, Emerson Urizzi Cervi, fRANCISCO PAULO JAMIL MARQUES
  • 2018, Uses of Social Media., Encyclopaedia of Gender, Media and Communication [no prelo], fRANCISCO PAULO JAMIL MARQUES, Michele Goulart Massuchin, Isabele Mitozo
  • 2018, Digital Divide, Encyclopaedia of Gender, Media and Communication [no prelo]., fRANCISCO PAULO JAMIL MARQUES, Michele Goulart Massuchin, Isabele Mitozo
  • 2017, Apresentação: América Latina em foco: Novas perspectivas de análise sobre a região, América Latina em foco: Novas perspectivas de análise sobre a região, Michele Goulart Massuchin, simone viscara, Helga Almeida, Sandra Avi dos Santos, Lorena Granja, Lucas Mesquita
  • 2017, La interacción entre candidatos, partidos y ciudadanos en Facebook durante la campaña de las elecciones generales de 2015. Un análisis cuantitativo, LA BÚSQUEDA DIGITAL DEL VOTO Cibercampañas Electorales en España 2015-16, Michele Goulart Massuchin, Carlos Ballesteros, Carlos Muniz, Rocío Zamora, Paloma Sánchez Cobarro, Alicia Gil, María Diez
  • 2017, Informação política na internet em tempos de campanha no Brasil: as escolhas dos produtores de notícias nos portais informativos Folha, G1 e UOL, Comunicação e Política: tempos, contextos e desafios, Camilla Quesada Tavares, Michele Goulart Massuchin
  • 2017, Jornalismo nas redes sociais: as informações publicadas nas fanpages de jornais impressos no Facebook e o processo eleitoral de 2014., Comunicação, Jornalismo e Fronteiras Acadêmicas II, Michele Goulart Massuchin
  • 2016, Mulheres na política: as características da presença de candidatas na propaganda eleitoral televisiva para as eleições legislativas de 2014 (no prelo), Circulando ideias - sexualidade, democracia e pós-colonialidade, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares
  • 2016, Mensajes y comentarios entre candidatos y partidos con ciudadanos en Facebook durante la campaña de las elecciones generales de 2015. Un análisis cuantitativo., 20D, Carlos Ballesteros, Michele Goulart Massuchin, Eva Campos-Domínguez, Alicia Gil, Rocío Zamora, María Diez, Paloma Henar
  • 2016, La Campaña electoral y las webs de los partidos politicos de Castilla y León:un análisis cuantitativo y cualitativo, La Cibercampaña en Castilla y León: elecciones autonômicas, 2015, Michele Goulart Massuchin, Dafne Calvo, Cristina González Pedraz
  • 2016, DEBATE ONLINE EM PERÍODO ELEITORAL: Diferenças e similaridades no comportamento dos comentadores entre veículos e candidatos, Internet e Eleições 2014, Isabele Mitozo, Michele Goulart Massuchin, Fernanda Cavassana de Carvalho, Juliana Carla Bauerle Motta
  • 2016, Apresentação: Internet e Eleições no Brasil em 2014, Apresentação: Internet e Eleições no Brasil em 2014, Emerson Urizzi Cervi, Michele Goulart Massuchin, Fernanda Cavassana de Carvalho
  • 2016, Interesse dos leitores e produtores em perspectiva comparada: uma análise da produção jornalística e das notícias mais lidas durante o período eleitoral de 2014, Internet e eleições 2014, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares
  • 2015, Metodologia quantitativa de análise de conteúdo aplicada em pesquisas sobre cobertura jornalística em jornais impressos, Cultura política, gênero e democracia - estudos sobre Maringá e eleições, Emerson Urizzi Cervi, Michele Goulart Massuchin
  • 2015, Portais de conteúdo na web e temas locais: Estaria o internauta usando as novas ferramentas de comunicação para promover o debate político?, Internet e Poder Local, Michele Goulart Massuchin, Emerson Urizzi Cervi
  • 2015, A cobertura da greve no Paraná pelas redes sociais: uma análise do conteúdo publicado pela página da Gazeta do Povo no Facebook, Cobertura jornalística dos movimentos grevistas de 2015 no Paraná, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares
  • 2014, Quais as funções dos websites durante as campanhas eleitorais? as eleições de 2012 e o cenário de Curitiba, Nuevos medios y comunicación política digital, Michele Goulart Massuchin

Livros (2)

  • 2017, América Latina em foco: novas perspectivas de análise sobre a região (no prelo), Michele Goulart Massuchin, Helga Almeida, Sandra Avi dos Santos, Lorena Granja, Lucas Mesquita, simone viscara
  • 2016, Internet e eleições no Brasil em 2014, Emerson Urizzi Cervi, Michele Goulart Massuchin, Fernanda Cavassana de Carvalho

Produções Tecnológicas (1)

  • 2018, Parecer ad hoc Prêmio Compolítica, Michele Goulart Massuchin

Trabalho de Fim de Curso(7)

  • COMO AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS CONTRIBUEM PARA AS PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS DE CRIANÇAS DE FAMÍLIA POBRES: um estudo de caso em duas escolas de Imperatriz, KASSIA SILVA MENDES , 01/2017
  • FONTES NO JORNALISMO LOCAL: ANALISE DAS NOTICIAS PUBLICADAS NO PORTAL IMIRANTE.COM/IMPERATRIZ , ADRIANA DIAS DA SILVA , 08/2016
  • DESIGUALDADES SOCIAIS NAS VIVÊNCIAS SOCIOEDUCACIONAIS E NO DESEMPENHO EDUCACIONAL DOS ALUNOS: um estudo de caso do IFMA de Imperatriz, ELIDIANE MUNIZ DA SILVA , 01/2017
  • A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS BENEFICIADOS PELO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, FRANCISCO PEREIRA DE SOUSA FILHO , 01/2017
  • POLÍTICA, REDES SOCIAS E JORNALISMO: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS FANPAGES DOS JORNAIS “A TARDE” (BA) E “O ESTADO DO MARANHÃO” (MA), REGILSON FURTADO BORGES , 06/2017
  • COMO CRIANÇAS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PROJETAM SEUS SONHOS E O QUE PENSAM SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NESSE PROCESSO: Um estudo de caso com alunos de uma escola municipal do município de Governador Edison Lobão/MA, GLESIA BASTOS MONTEIRO , 01/2017
  • O QUE É NOTÍCIA NO FACEBOOK? UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS FANPAGES DOS PRINCIPAIS JORNAIS REGIONAIS BRASILEIROS, SUZETE GAIA DE SOUSA , 07/2018

SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação - UFMA - sigaa2.intranet.ufma.br.sigaa2 v3.7.29-692