Ir para acessibilidade

MICHELE GOULART MASSUCHIN

COJO - COORDENAÇÃO DO CURSO DE JORNALISMO/CCSST

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
03/2017 Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade,
Artigos (23)
2018, ELEIÇÕES 2016 NAS FANPAGES DOS JORNAIS REGIONAIS: o Facebook como espaço de distribuição e visibilidade das notícias sobre a campanha eleitoral, ISSN: 14147483
2017, Interesse público ou entretenimento: que tipo de informação o leitor procura na internet?, ISSN: 18082599
2017, Da TV à segunda tela: Análise comparativa das estratégias empregadas pelos candidatos a prefeito de Curitiba no horário eleitoral e nos websites em 2012, ISSN: 14140543
2017, Las webs de los partidos políticos de Castilla y León: espacios digitales sin una estrategia política definida, ISSN: 24440132
2017, ELEIÇÕES E DEBATE POLÍTICO ONLINE EM 2014: OS COMENTÁRIOS NO FACEBOOK DO JORNAL O ESTADO DE S. PAULO, ISSN: 21784883
2017, Jornalismo político no Facebook? As fanpages dos jornais O Estado do Maranhão(MA) e A Tarde (BA) como ?distribuidoras? de informação sobre as eleições 2016, ISSN: 15195863
2017, Comunicación, género y política en Brasil: las candidatas de Paraná en la propaganda electoral televisiva, ISSN: 02542129
2017, Mídia e partidos políticos no Brasil: A importância das eleições locais no contexto brasileiro (apresentação de dossiê), ISSN: 23188499
2017, Entretenimento no conteúdo jornalístico: um estudo das notícias nos portais informativos brasileiros, ISSN: 16054806
2017, Debate político-eleitoral no Facebook: os comentários do público em posts jornalísticos na eleição presidencial de 2014, ISSN: 01046276
2016, Conteúdo jornalístico nas redes sociais: as estratégias dos jornais brasileiros no Facebook., ISSN: 23410981
2016, Estratégias eleitorais online: os padrões de campanha nas páginas dos candidatos durante as eleições de 2014 no Brasil, ISSN: 22360107
2016, Cobertura da greve paranaense no Facebook: engajamento dos leitores na página da Gazeta do Povo, ISSN: 19803729
2016, La campaña electoral de Brasil en 2014 a través de las webs de los candidatos presidenciales, ISSN: 16465953
2016, A construção da campanha eleitoral majoritária no HGPE: uma análise comparada das estratégias usadas pelos presidenciáveis de 2014, ISSN: 21757984
2016, Debate online y campaña electoral en Brasil: los comentarios de los electores en las webs de candidatos en 2014, ISSN: 21764883
2016, Comunicação política no Facebook: eleições brasileiras de 2014 e as estratégias de campanha online, ISSN: 22381694
2016, Journalistic content on social networks: the strategies of brazilian newspapers on Facebook, ISSN: 18892515
2015, New informative platforms and traditional media: synergy or antagonism?. A comparative analysis of 2010 presidential coverage in the daily newspaper O Estado de São Paulo and webpage Estadao.com, ISSN: 16464974
2015, Campanha eleitoral nas redes sociais: as estratégias empregadas pelos candidatos à Presidência em 2014 no Facebook, ISSN: 22364781
2015, Portais de notícia brasileiros e interesse dos internautas: o que mudou entre 2012 e 2013 na composição da seção ?notícias mais lidas??, ISSN: 18066496
2014, Mídia, Partidos Políticos e Eleições: novos e velhos embates nas democracias (apresentação de dossiê), ISSN: 23188499
2014, Disputa eleitoral e estratégias de campanha na internet: padrões de uso dos websites pelos candidatos em 2012, ISSN: 14147866
Publicação em eventos (46)
2017, , JORNALISMO NAS REDES SOCIAIS: Facebook como espaço de distribuição e visibilidade das notícias sobre a campanha eleitoral dos jornais do Nordeste, 7 Compolítica,
2017, Michele Goulart Massuchin, JORNALISMO NAS REDES SOCIAIS: Facebook como espaço de distribuição e visibilidade das notícias sobre a campanha eleitoral dos jornais do Nordeste, VII Compolítica, Trabalho Completo
2017, , Debate ?A profissionalização da Política? e ?Internet e Eleições?, Debate ?A profissionalização da Política? e ?Internet e Eleições?,
2017, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares, Das bancas para as redes sociais: a linguagem jornalística adaptada e as dinâmicas no processo de interação entre leitores e jornais brasileiros no Facebook, ICOM, Trabalho Completo
2017, , A interface entre Internet e Política: Uma análise longitudinal do perfil dos trabalhos apresentados no GT Ciberpolítica, Ciberativismo e Cibercultura, da ANPOCS, ANPOCS,
2017, , Das bancas para as redes sociais: a linguagem jornalística adaptada e as dinâmicas no processo de interação entre leitores e jornais brasileiros no Facebook, IX Encuentro internacional de investigadores y estudiosos de la información y la comunicación,
2016, Emerson Urizzi Cervi, Michele Goulart Massuchin, Eva Campos-Domínguez, PERSONALISMO E PARTIDARISMO EM PERSPECTIVA COMPARADA NAS POSTAGENS DO FACEBOOK: uma análise da cobertura eleitoral nas fanpages dos principais jornais durante as eleições de 2014 no Brasil e de 2015 na Espanha, XXV Encontro Anual da Compós, Trabalho Completo
2016, Michele Goulart Massuchin, Isabele Mitozo, DEBATE POLÍTICO-ELEITORAL NO FACEBOOK: Um estudo dos comentários nas páginas da FSP, OESP e OG, ALICE, Trabalho Completo
2016, Michele Goulart Massuchin, Isabele Mitozo, Fernanda Cavassana de Carvalho, Eleições, radicalização e redes sociais: os comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014, 40o Encontro Anual da ANPOCS, Trabalho Completo
2016, , Dinâmicas da campanha na esfera online: um estudo comparativo entre websites e redes sociais dos presidenciáveis de 2014, 10º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política,
2016, , PERSONALISMO E PARTIDARISMO EM PERSPECTIVA COMPARADA NAS POSTAGENS DO FACEBOOK: uma análise da cobertura eleitoral nas fanpages dos principais jornais durante as eleições de 2014 no Brasil e de 2015 na Espanha, XXV Encontro da Compós,
2016, , DEBATE POLÍTICO-ELEITORAL NO FACEBOOK: Um estudo dos comentários nas páginas da FSP, OESP e OG, ALICE - Asociacíon Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales,
2016, , Eleições, radicalização e redes sociais: os comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014, 40o Encontro Anual da ANPOCS,
2016, , Tecnologia, candidatos e ?novas? formas de interação com o público: o Facebook durante as eleições brasileiras de 2014 e as estratégias de campanha online, CEISAL,
2016, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares, Dinâmicas da campanha na esfera online: um estudo comparativo entre websites e redes sociais dos presidenciáveis de 2014, 10º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, Trabalho Completo
2016, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares, Tecnologia, candidatos e ?novas? formas de interação com o público: o Facebook durante as eleições brasileiras de 2014 e as estratégias de campanha online, 8o Congreso del Consejo Europeo de Investigaciones Sociales de América Latina [CEISAL], Trabalho Completo
2015, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares, MODERNIZAÇÃO DAS CAMPANHAS E ESTRATÉGIAS ELEITORAIS: os padrões de uso da internet nas eleições de 2014, VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (VI COMPOLÍTICA), Trabalho Completo
2015, Michele Goulart Massuchin, DISEÑO METODOLÓGICO Y ANÁLISIS DEL DEBATE EN INTERNET: Midiendo la participación y calidad de las discusiones en las páginas web de candidatos en los períodos electorales, VI Seminário Nacional de Sociologia & Política, Trabalho Completo
2015, Michele Goulart Massuchin, Eleições e estratégias de campanha na web: as páginas dos principais candidatos em 2012 e 2014 no Brasil em perspectiva comparada, VIII Congresso da Associação Latinoamericana de Ciência Política, Trabalho Completo
2015, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares, Interesse público versus entretenimento nos meios eletrônicos: o interesse dos eleitores de portais de notícia brasileiros por temas políticos e sociais em período eleitoral e não eleitoral, VIII Congresso da Associação Latinoamericana de Ciência Política, Trabalho Completo
2015, , Debate público y webs de candidatos: la participación de los electores a través de los comentarios durante la campaña de 2014 en Brasil, ALICE - Associação Latino-americana de Investigadores de Campanhas Eleitorais,
2015, Isabele Mitozo, Michele Goulart Massuchin, Fernanda Cavassana de Carvalho, CARACTERÍSTICAS DO DEBATE POLÍTICO-ELEITORAL NO FACEBOOK: os comentários do público em posts jornalísticos nas eleições presidenciais de 2014, VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (VI COMPOLÍTICA), Trabalho Completo
2015, , Eleições e estratégias de campanha na web: as páginas dos principais candidatos em 2012 e 2014 no Brasil em perspectiva comparada, VIII Congresso da Associação Latinoamericana de Ciência Política,
2015, Michele Goulart Massuchin, Fernanda Cavassana de Carvalho, Isabele Mitozo, WEBLEITORES, ELEITORES E COMENTADORES: Uma análise do debate público no Facebook d?O Estadão durante a campanha presidencial de 2014, I Workshop da Linha de Pesquisa Comunicação e Comportamento Político, Novas Mídias e Opinião Pública, Trabalho Completo
2015, , Campanha eleitoral nas redes sociais: um estudo sobre as estratégias empregadas pelos candidatos à Presidência no Facebook em 2014, IV Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política,
2015, Michele Goulart Massuchin, Eva Campos-Domínguez, Debate público y webs de candidatos: la participación de los electores a través de los comentarios durante la campaña de 2014 en Brasil, ALICE - Associação Latino-americana de Investigadores de Campanhas Eleitorais, Trabalho Completo
2015, , ASPECTOS DE LA CAMPAÑA ELECTORAL DE 2014 EN BRASIL: las estrategias tradicionales y la ausencia de entretenimiento, II Jornada de Comunicación Política,
2015, , Interesse público versus entretenimento nos meios eletrônicos: o interesse dos eleitores de portais de notícia brasileiros por temas políticos e sociais em período eleitoral e não eleitoral, VIII Congreso Latinoamericano de Ciencia Política,
2015, , DISEÑO METODOLÓGICO Y ANÁLISIS DEL DEBATE EN INTERNET: Midiendo la participación y calidad de las discusiones en las páginas web de candidatos en los períodos electorales, VI Seminário de Sociologia & Política,
2015, , CARACTERÍSTICAS DO DEBATE POLÍTICO-ELEITORAL NO FACEBOOK: os comentários do público em posts jornalísticos nas eleições presidenciais de 2014, VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (VI COMPOLÍTICA),
2015, Isabele Mitozo, Fernanda Cavassana de Carvalho, Michele Goulart Massuchin, WEBLEITORES E O DEBATE ONLINE DURANTE O PERÍODO ELEITORAL: Uma análise dos comentários no Facebook do Estadão em 2014, XVIII Seminário de Inverno, Trabalho Completo
2015, , JOrnalismo UEPG em três décadas, XXIV emana de Estudos em Comunicação,
2015, , WEBLEITORES E O DEBATE ONLINE DURANTE O PERÍODO ELEITORAL: Uma análise dos comentários no Facebook do Estadão em 2014, XVIII Seminário de Inverno de Estudos em Comunicação,
2015, , MODERNIZAÇÃO DAS CAMPANHAS E ESTRATÉGIAS ELEITORAIS: os padrões de uso da internet nas eleições de 2014, VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (VI COMPOLÍTICA),
2015, , Investigación política en Internet: estudio de webs políticas en las elecciones brasileñas de 2014, Seminários NUTECO,
2014, , Menos entretenimento e mais temas de interesse público: análise comparativa entre as notícias mais lidas em 2012 e 2013., V Seminário Nacional Sociologia & Política,
2014, , O que mudou no interesse da audiência online entre 2012 e 2013? Análise comparativa das notícias mais lidas do dia de cinco portais brasileiros., Wapor Latinoamérica,
2014, , La investigación de las webs politicas en las elecciones brasileñas de 2014, Seminários NUTECO,
2014, Camilla Quesada Tavares, Michele Goulart Massuchin, Edgar Ribas, O que mudou no interesse da audiência online entre 2012 e 2013? Análise comparativa das ?notícias mais lidas do dia? de cinco portais brasileiros, Wapor Latinoamérica, Trabalho Completo
2014, , Estratégias usadas pelos candidatos na campanha online: um estudo comparativo das eleições de 2012 em capitais brasileiras., VI Wapor Latinoamérica,
2014, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares, Edgar Ribas, Menos entretenimento e mais temas de interesse público: análise comparativa entre as ?notícias mais lidas? em 2012 e 2013, V Seminário Nacional Sociologia & Política, Trabalho Completo
2014, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares, Convergência ou independência de conteúdo? Uma análise comparativa das estratégias eleitorais empregadas em websites de candidatos e no HGPE, 38º Encontro Anual da ANPOCS, Trabalho Completo
2014, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares, Internet, estratégias de campanha e eleições majoritárias em 2012: padrões e diferenças no uso dos websites pelos candidatos, IX Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), Trabalho Completo
2014, , Internet, estratégias de campanha e eleições majoritárias em 2012: padrões e diferenças no uso dos websites pelos candidatos., IX Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP),
2014, , Eleições, campanha eleitoral e internet no Brasil: a função desempenhada pelos websites nas disputas, Grupo de Pesquisa Comunicação Política, Partidos e Eleições,
2014, Michele Goulart Massuchin, Estratégias usadas pelos candidatos na campanha online: um estudo comparativo das eleições de 2012 em capitais brasileiras, VI Wapor Latinoamérica, Trabalho Completo
Capítulos de livros (18)
2018, Marketing Women Political Leaders., Encyclopaedia of Gender, Media and Communication [no prelo]., fRANCISCO PAULO JAMIL MARQUES, Michele Goulart Massuchin, Isabele Mitozo
2018, Perspectivas para o Jornalismo Político, Estudos de Jornalismo Político, Michele Goulart Massuchin, Emerson Urizzi Cervi, fRANCISCO PAULO JAMIL MARQUES
2018, Uses of Social Media., Encyclopaedia of Gender, Media and Communication [no prelo], fRANCISCO PAULO JAMIL MARQUES, Michele Goulart Massuchin, Isabele Mitozo
2018, Digital Divide, Encyclopaedia of Gender, Media and Communication [no prelo]., fRANCISCO PAULO JAMIL MARQUES, Michele Goulart Massuchin, Isabele Mitozo
2017, Apresentação: América Latina em foco: Novas perspectivas de análise sobre a região, América Latina em foco: Novas perspectivas de análise sobre a região, Michele Goulart Massuchin, simone viscara, Helga Almeida, Sandra Avi dos Santos, Lorena Granja, Lucas Mesquita
2017, La interacción entre candidatos, partidos y ciudadanos en Facebook durante la campaña de las elecciones generales de 2015. Un análisis cuantitativo, LA BÚSQUEDA DIGITAL DEL VOTO Cibercampañas Electorales en España 2015-16, Michele Goulart Massuchin, Carlos Ballesteros, Carlos Muniz, Rocío Zamora, Paloma Sánchez Cobarro, Alicia Gil, María Diez
2017, Informação política na internet em tempos de campanha no Brasil: as escolhas dos produtores de notícias nos portais informativos Folha, G1 e UOL, Comunicação e Política: tempos, contextos e desafios, Camilla Quesada Tavares, Michele Goulart Massuchin
2017, Jornalismo nas redes sociais: as informações publicadas nas fanpages de jornais impressos no Facebook e o processo eleitoral de 2014., Comunicação, Jornalismo e Fronteiras Acadêmicas II, Michele Goulart Massuchin
2016, Mulheres na política: as características da presença de candidatas na propaganda eleitoral televisiva para as eleições legislativas de 2014 (no prelo), Circulando ideias - sexualidade, democracia e pós-colonialidade, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares
2016, Mensajes y comentarios entre candidatos y partidos con ciudadanos en Facebook durante la campaña de las elecciones generales de 2015. Un análisis cuantitativo., 20D, Carlos Ballesteros, Michele Goulart Massuchin, Eva Campos-Domínguez, Alicia Gil, Rocío Zamora, María Diez, Paloma Henar
2016, La Campaña electoral y las webs de los partidos politicos de Castilla y León:un análisis cuantitativo y cualitativo, La Cibercampaña en Castilla y León: elecciones autonômicas, 2015, Michele Goulart Massuchin, Dafne Calvo, Cristina González Pedraz
2016, DEBATE ONLINE EM PERÍODO ELEITORAL: Diferenças e similaridades no comportamento dos comentadores entre veículos e candidatos, Internet e Eleições 2014, Isabele Mitozo, Michele Goulart Massuchin, Fernanda Cavassana de Carvalho, Juliana Carla Bauerle Motta
2016, Apresentação: Internet e Eleições no Brasil em 2014, Apresentação: Internet e Eleições no Brasil em 2014, Emerson Urizzi Cervi, Michele Goulart Massuchin, Fernanda Cavassana de Carvalho
2016, Interesse dos leitores e produtores em perspectiva comparada: uma análise da produção jornalística e das notícias mais lidas durante o período eleitoral de 2014, Internet e eleições 2014, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares
2015, Metodologia quantitativa de análise de conteúdo aplicada em pesquisas sobre cobertura jornalística em jornais impressos, Cultura política, gênero e democracia - estudos sobre Maringá e eleições, Emerson Urizzi Cervi, Michele Goulart Massuchin
2015, Portais de conteúdo na web e temas locais: Estaria o internauta usando as novas ferramentas de comunicação para promover o debate político?, Internet e Poder Local, Michele Goulart Massuchin, Emerson Urizzi Cervi
2015, A cobertura da greve no Paraná pelas redes sociais: uma análise do conteúdo publicado pela página da Gazeta do Povo no Facebook, Cobertura jornalística dos movimentos grevistas de 2015 no Paraná, Michele Goulart Massuchin, Camilla Quesada Tavares
2014, Quais as funções dos websites durante as campanhas eleitorais? as eleições de 2012 e o cenário de Curitiba, Nuevos medios y comunicación política digital, Michele Goulart Massuchin
Livros (2)
2017, América Latina em foco: novas perspectivas de análise sobre a região (no prelo), Michele Goulart Massuchin, Helga Almeida, Sandra Avi dos Santos, Lorena Granja, Lucas Mesquita, simone viscara
2016, Internet e eleições no Brasil em 2014, Emerson Urizzi Cervi, Michele Goulart Massuchin, Fernanda Cavassana de Carvalho
Produção Tecnológica (1)
2018, Parecer ad hoc Prêmio Compolítica, Michele Goulart Massuchin
Trabalho de conclusão de curso (7)
COMO AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS CONTRIBUEM PARA AS PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS DE CRIANÇAS DE FAMÍLIA POBRES: um estudo de caso em duas escolas de Imperatriz, KASSIA SILVA MENDES , 01/2017
FONTES NO JORNALISMO LOCAL: ANALISE DAS NOTICIAS PUBLICADAS NO PORTAL IMIRANTE.COM/IMPERATRIZ , ADRIANA DIAS DA SILVA , 08/2016
DESIGUALDADES SOCIAIS NAS VIVÊNCIAS SOCIOEDUCACIONAIS E NO DESEMPENHO EDUCACIONAL DOS ALUNOS: um estudo de caso do IFMA de Imperatriz, ELIDIANE MUNIZ DA SILVA , 01/2017
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS BENEFICIADOS PELO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, FRANCISCO PEREIRA DE SOUSA FILHO , 01/2017
POLÍTICA, REDES SOCIAS E JORNALISMO: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS FANPAGES DOS JORNAIS “A TARDE” (BA) E “O ESTADO DO MARANHÃO” (MA), REGILSON FURTADO BORGES , 06/2017
COMO CRIANÇAS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PROJETAM SEUS SONHOS E O QUE PENSAM SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NESSE PROCESSO: Um estudo de caso com alunos de uma escola municipal do município de Governador Edison Lobão/MA, GLESIA BASTOS MONTEIRO , 01/2017
O QUE É NOTÍCIA NO FACEBOOK? UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS FANPAGES DOS PRINCIPAIS JORNAIS REGIONAIS BRASILEIROS, SUZETE GAIA DE SOUSA , 07/2018
fim do conteúdo