MARIA JOSE PIRES BARROS CARDOZO
DEII - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Coordenação de grupo de pesquisa (1) |
01/2017 GRUPO DE PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL, |
Coordenação de grupo de pesquisa externo (1) |
2024,Conselhos de educação no Estado do Maranhão: a participação e representação nos instrumentos normativos e nas práticas dos conselheiros, CCSO/UFMA |
Artigos (34) |
2024, CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REGIÃO NORDESTE, ISSN: 22379460 |
2023, Apontamentos para a análise das Políticas Educacionais a partir do Método Histórico-dialético, ISSN: 23597003 |
2023, Gestão democrática do ensino público no âmbito dos sistemas municipais de ensino nas dissertações e teses da Capes no período de 2013 a 2017, ISSN: 19887833 |
2023, Competências Socioemocionais no Novo Ensino Médio, ISSN: 19825587 |
2023, GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE PANDEMIA POR COVID-19, ISSN: 21782229 |
2023, Relações e contradições entre o Conselho Municipal de Educação de São Luís e a gestão escolar da rede municipal, ISSN: 23584319 |
2022, Escuela Secundaria en el Estado de Maranhão: análisis de la continuidad de estudios o inserción en el mundo del trabajo en dos escuelas de la red estatal, ISSN: 26650126 |
2022, Conselhos de educação no Brasil: enfoques legais, finalidades e atribuições, ISSN: 22388346 |
2022, POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA COMO DIREITO DE TODOS: contribuições epistemológicas de Anisio Teixeira, ISSN: 22379460 |
2022, Federalismo e educação: análise do regime de colaboração nas leis dos Sistemas Municipais de Educação do Estado do Maranhão, ISSN: 22370315 |
2021, A GESTÃO EDUCACIONAL COMO POLÍTICA: PROPOSIÇÕES NA ESCOLA PÚBLICA, ISSN: 18071600 |
2021, Conselho municipal de educação: análise do princípio da gestão democrática nas legislações do município de São José de Ribamar/MA, ISSN: 2317109X |
2021, PERMANÊNCIAS, RUPTURAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ISSN: 21782229 |
2021, Educação integral e formação docente: questões conceituais e legais, ISSN: 19825587 |
2021, Projeto Político Pedagógico: por uma escola que democratiza o conhecimento, ISSN: 22370315 |
2021, ESTADO, NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: DIÁLOGOS EM ?TEMPOS DE OBSCURANTISMO? NO BRASIL, ISSN: 21771691 |
2021, ESTADO, NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: DIÁLOGOS EM -TEMPOS DE OBSCURANTISMO- NO BRASIL, ISSN: 21777691 |
2020, Gestão democrática na mesorregião Oeste Maranhense: enfoques e destaques nas leis dos Sistemas Municipais de Educação, ISSN: 19840411 |
2020, Democratização da gestão do ensino público em sistemas municipais de educação no Maranhão, ISSN: 1678166X |
2020, O materialismo histórico-dialético: perspectiva metodológica para a pesquisa sobre políticas educacionais, ISSN: 18078931 |
2019, LIBERALISMO, ESTADO, COLONIALISMO E EDUCAÇAO: INTERFACES COM O PASSADO E AS LIÇÕES PARA A ATUALIDADE, ISSN: 19820305 |
2019, Planejamento Municipal: uma análise a partir do plano de ações articuladas (par) no Estado do Maranhão, ISSN: 22379460 |
2018, A gestão democrática nos marcos legais de municípios do estado do Maranhão: uma análise das leis dos Conselhos Municipais de Educação, ISSN: 18094309 |
2018, A contrarreforma do ensino médio: retrocessos e intencionalidades, ISSN: 25268449 |
2017, Diversidade e gestão democrática no contexto educacional, ISSN: 22379460 |
2016, POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS GESTORES ESCOLARES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUIS-MA: uma análise do Programa São Luís, Te quero Lendo e Escrevendo ? PSLTQLE, ISSN: 22379460 |
2016, ANTECEDENTES HISTÓRICOS DOS MECANISMOS SELETIVOS PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES NO BRASIL: revisitando o passado, ISSN: 21782229 |
2016, A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO: UM ENFOQUE NO PNE E NO PLANO ESTADUAL DO MARANHÃO, ISSN: 22370315 |
2016, TRABALHO ÔNTICO-CONCRETO E A SUPERAÇÃO DIALÉTICA DO SER SOCIAL, ISSN: 19835000 |
2013, A precarização do trabalho docente no Maranhão: considerações sobre o contrato temporário, ISSN: 16776097 |
2006, A reforma do ensino médio: competências para o "novo" mundo do trabalho?, ISSN: 1808799X |
2004, O ensino médio e a formação para o trabalho: competências para quem e para quê?, ISSN: 01021117 |
2003, A Relacão Educacão e Trabalho: o debate em torno da qualificacão, ISSN: 16776097 |
1999, Reestruturacão produtiva: o cooperativismo com estratégia de flexibilizacão da relacões de trabalho, ISSN: 16776097 |
Publicação em eventos (70) |
2023, Brenda Cristina Ferreira Gomes, Bruna Cibelle de Andrade Abreu, Maria José Pires Barros Cardozo, ?CONSELHOS DE EDUCAÇÃO NO BRASIL: enfoques legais, finalidades e atribuições no contexto da gestão democrática?., XI Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo |
2023, Sabrina Zientarski de Bragança, Maria José Pires Barros Cardozo, ?O CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E A GESTÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO CAMPO MARANHENSE:, XI Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo |
2018, Maria José Pires Barros Cardozo, Regiane Andrade dos Santos, Eweny Cristina Moraes Figueredo, CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES INICIAIS SOBRE O CME DE PAÇO DO LUMIAR ? MA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, III Seminário Nacional da Rede MAPA, Trabalho Completo |
2018, Maria José Pires Barros Cardozo, Janaína Araujo Pimenta, Brenda Cristina Ferreira Gomes, GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ÂMBITO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO NAS DISSERTAÇÕES E TESES DA CAPES DE 2013 A 2017, III Seminário Nacional da Rede Mapa, Trabalho Completo |
2018, Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós Sousa, Maria José Pires Barros Cardozo, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, O ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ: APROXIMAÇÕES INICIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRA, XV Jornada do HISTEDBR, Trabalho Completo |
2017, Efraim Lopes Soare, Maria José Pires Barros Cardozo, A GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO, 38º Reunião Nacional da ANPED, Trabalho Completo |
2016, Maria José Pires Barros Cardozo, Melcka Yulle Conceição Ramos, Projeto político-pedagógico e a participação da comunidade escolar, VIII Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo |
2016, Maria José Pires Barros Cardozo, Gisele Ferreira Amaral de Miranda Azevedo, Gestão escolar: interfaces entre gerencialismo e a gestão democrática no contexto neoliberal, VII Encontro de Educadores: Pesquisas e experiências, Trabalho Completo |
2016, Efraim Lopes Soare, Maria José Pires Barros Cardozo, Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino do Maranhão, VIII Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo |
2016, Maria José Pires Barros Cardozo, Efraim Lopes Soare, Sistemas Municipais de Educação no Estado do Maranhão: primeiras aproximações, V Congresso Ibero Americano e VIII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação, Trabalho Completo |
2016, Maria José Pires Barros Cardozo, Gisele Ferreira Amaral de Miranda Azevedo, As reformas educacionais no Brasil e os impactos na gestão da escola pública, V Congresso Ibero Americano e VIII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação, Trabalho Completo |
2016, Gisele Ferreira Amaral de Miranda Azevedo, Maria José Pires Barros Cardozo, O trabalho do gestor escolar e os impactos na educação profissional: uma reflexão sobre uma formação profissional para além do capital, VIII Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo |
2016, Maria José Pires Barros Cardozo, Melcka Yulle Conceição Ramos, Projeto Político-pedagógico: uma análise sobre a participação da comunidade escolar, VII Encontro de Educadores: Pesquisas e experiências, Trabalho Completo |
2016, Maria José Pires Barros Cardozo, Efraim Lopes Soare, A institucionalização dos sistemas municipais de educação: concepções e perspectivas, VII Encontro de Educadores: Pesquisas e experiências, Trabalho Completo |
2015, Maria José Pires Barros Cardozo, Patrícia Alessandra Gomes Leal, Formação continuada dos gestores escolares: uma experiência nas escolas municipais de São Luís-MA, XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, Trabalho Completo |
2015, Maria José Pires Barros Cardozo, Vicente Juciê Sobreira Junior, TRABALHO ÔNTICO-CONCRETO E A SUPERAÇÃO DIALÉTICA DO SER SOCIAL, Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores, Trabalho Completo |
2015, , Política de formação continuada dos gestores escolares: uma experiência nas escolas municipais de São Luís-MA, XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Admnistração da Educação, |
2015, Maria José Pires Barros Cardozo, A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DO MARANHÃO: o enfoque das competências na formação do trabalhador, Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores, Trabalho Completo |
2015, Maria José Pires Barros Cardozo, R e g i n a S h e i l a B o r d a l o M a r t i n s, FUNDEB: no limite dos recursos mínimos para a educação pública brasileira, VII Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo |
2015, Maria José Pires Barros Cardozo, Efraim Lopes Soare, GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: Um olhar marxiano sobre o conceito de Democracia, Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores, Trabalho Completo |
2015, Maria José Pires Barros Cardozo, Gisele Ferreira Amaral de Miranda Azevedo, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EMANCIPAÇÃO: desafios e possibilidades para o gestor escolar, Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores, Trabalho Completo |
2015, , FUNDEB: no limite dos recursos mínimos para a educação pública brasileira, VII Jornada Internacional de Políticas Públicas, |
2015, , Conselhos escolares na Rede Pública municipal de São Luís-MA: limites e possibilidades para a gestão das escolas, XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, |
2015, Maria José Pires Barros Cardozo, Carlos André Sousa Dublante, Conselhos Escolares na Rede Pública Municipal de São Luís-MA: limites e possibilidades para a gestão das escolas, XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, Trabalho Completo |
2015, Maria José Pires Barros Cardozo, Marlon Bruno Barros Cardozo, FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO: ANALISE DA AVALIAÇÃO NAS DIRETRIZES NACIONAIS, Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores, Trabalho Completo |
2014, Maria José Pires Barros Cardozo, Francisca das Chagas Silva Lima, Ensino médio no Maranhão: limites e perspectivas, Anais / Produção de conhecimentos de ensino médio integrado: dimensões epistemológicas e político-pedagógicas, Trabalho Completo |
2014, , Educação profissional e ensini médio: dilemas históricos e desafios contemporãneos, VI Encontro de Educadores, |
2014, , Política de educação profissional no Brasil: entre o senso e o contrassenso, XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, |
2014, , Educação profissional e educação tecnológica: concepções e propostas, VIII Seminário Regional de Política e Admiistração da Educação do Nordeste do, |
2014, , Política de educação profissional no Brasil: entre o senso e o contrassenso, XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, |
2014, , Plano Nacional de Educação:, VII Fórum de Educação, |
2013, Maria José Pires Barros Cardozo, R e g i n a S h e i l a B o r d a l o M a r t i n s, F I N A N C I A M E N T O D A E D U C A Ç Ã O P Ú B L I C A : l i m i t e s d a p o l í t i c a d e f u n d o s n o c o n t e x t o d a s r e f o r m a s e d u c a c i o n a i s, X X I E P E N N E n c o n t r o d e P e s q u i s a E d u c a c i o n a l d o N o r t e e N o r d e s t e, Trabalho Completo |
2013, Maria José Pires Barros Cardozo, Karla Cristina Silva Sousa, A política de formação de gestores: reflexões sobre o curso de especialização em gestao escolar da universidade federal do maranhão, VI JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, Trabalho Completo |
2012, Maria José Pires Barros Cardozo, ENSINO MÉDIO INTEGRADO: MEDIAÇÕES ENTRE A ESCOLA E O EMPREGO DOS JOVENS NO BRASIL, 36º Encontro Anual da ANPOCS, Trabalho Completo |
2012, Maria José Pires Barros Cardozo, O ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: ARTICULAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO GERAL E PROFISSIONAL, VII SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO N RDESTE, Trabalho Completo |
2012, Maria José Pires Barros Cardozo, Karla Cristina Silva Sousa, GESTÃO E POLÍTICA EDUCACIONAL: a experiência maranhense do curso de especialização em gestão escolar ANPAE/UFOP, IV Seminário de Política e Administração da Educação da Região Norte/IV Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará, Trabalho Completo |
2011, , Educación integral: de los princípios marxistas a las experiências em La escuela secundaria integrada en Brasil, PEDAGOGIA 2011, |
2011, , Problemas recurrentes del fianciamneto de la educación brasileña y sus limitaciones para la planificación educativa, PEDAGOGIA 2011, |
2011, Maria José Pires Barros Cardozo, A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO E A QUESTÃO DA INTEGRAÇÃO: PRESSUPOSTOS DA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES, 34ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, Trabalho Completo |
2011, Maria José Pires Barros Cardozo, Maria do Socorro Lima Leal, DO ACESSO COMO DIREITO À PERMANÊNCIA QUALITATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: desafios para a rede pública de São Luís, V JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, Trabalho Completo |
2011, , A gestão democrática e o conselho escolar tutela ou participação autônoma, XXV SIMPOSIO BRASILEIRO, II CONGRESSO IBERO- AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, |
2011, Maria José Pires Barros Cardozo, A gestão democrática e o conselho escolar: tutela ou participação autônoma, XXV SIMPÓSIO BRASILEIRO/II CONGRSSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINIDTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Trabalho Completo |
2010, , Finaciamento da educaçaõ básica no Brasil: uma análise crítica a política do FUNDEF, IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO, |
2010, , A formação integrada: uma análise do curso de eletrotécnica do IFMA na perspectiva dos alunos, IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO, |
2010, , O ensino médio integrado no Maranhão: limites e perspectivas, COLÓQUIO PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO, |
2010, , A reforma do ensino médio: reflexões sobre o currículo integrado, IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO, |
2009, , Professor alfabetizador: saberes e competencias profissionais para ensinar a ler e escrever, VI COLÓQUIO DE PROFESSORES DA LÍNGUA PORTUGUESA, |
2009, , Dilemas e expectativas dos jovens face à formação integrada, FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, |
2009, , As reformas do ensino médio e técnico e a ideologia da empregabilidade, IV Jornada Internacional de Políticas Públicas, |
2009, Maria José Pires Barros Cardozo, Rita Maria Torquato Bulhão, Financiamento da educação: intenções e realidade do Fundef no estado do Maranhão, IV Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo |
2009, Maria José Pires Barros Cardozo, As reformas do ensino médio e técnico e a ideologia da empregabilidade, IV Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo |
2009, , Financimento da educação: intenções e realidade do Fundef no estado do Maranhão, IV Jornada Internacional de Políticas Públicas, |
2008, Maria José Pires Barros Cardozo, David Breno Barros Cardozo, Marlon Bruno Barros Cardozo, Educação e mercado de trabalho: os dilemas da juventude brasileira face às reformas do ensino médio e técnico, II Encontro Internacional Trabalho e Formação dos Trabalhadores, Trabalho Completo |
2008, Maria José Pires Barros Cardozo, Ensino médio integrado à educação Profissional: limites e possibilidades, 31ª Reunião Anual da ANPED, Trabalho Completo |
2008, Maria José Pires Barros Cardozo, Ensino médio integrado à educação profissional: limites e possibilidades, 31ª Reunião Anual da ANPED, Resumo |
2007, Maria José Pires Barros Cardozo, As transformações no sistema global do capital e os impactos na pol[itica educacional brasileira, III Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo |
2007, Maria José Pires Barros Cardozo, Tânia Serra Azul Machado Bezerra, As metamorfoses no processo de produção capitalista e as configurações do ensino médio brasileiro, II Encontro Regional Trabalho, Educação e Formação Humana, Trabalho Completo |
2006, Maria José Pires Barros Cardozo, A produção flexivel e a formação do trabalhador: o modelo da competência e o discurso da empregabilidade, I Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores, Trabalho Completo |
2006, Maria José Pires Barros Cardozo, Eneas Arrais de Araújo Neto, Tânia Serra Azul Machado Bezerra, O ensino médio e a formação do trabalhador: da profissionalização ao modelo da competência, I Encontro Norte e Nordeste de Historiadores de Educação, Trabalho Completo |
2005, Maria José Pires Barros Cardozo, Crise do capital: ajuste estrutural e as reformas educacionais do Banco Mundial, II Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo |
2005, Maria José Pires Barros Cardozo, A relação entre a produção e a educação no capitalismo mundializado, XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo |
2004, Maria José Pires Barros Cardozo, Eneas Arrais de Araújo Neto, A relação entre os complexos produção e educação no capitalismo mundializado, IX Semana Universitária, Resumo |
2003, Maria José Pires Barros Cardozo, Carlos André Sousa Dublante, Formação de Professores: Uma experiência instituinte da rede pública municipal de são Luís, XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo |
2003, Maria José Pires Barros Cardozo, As tranformações no mundo do trabalho e nas formas de exploração e qualificação dos trabalhadores: a reafirmação da tese das polarizações das qualificações, XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo |
2003, Maria José Pires Barros Cardozo, As tranformações no mundo do trabalho e nas formas de qualificação dos trabalhadores: a reafirmação da tese da polarização das qualificações, XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo |
2003, Maria José Pires Barros Cardozo, A relacão educacão e trabalho: o debate em torno da qualificacão., III Fórum Internacional de Educacão, Trabalho Completo |
2003, Maria José Pires Barros Cardozo, Formação de professores: uma experiência instiuinte da rede pública municipal de São Luís, XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo |
2001, Maria José Pires Barros Cardozo, As transformações no mundo do trabalho e as exigências de qualificação para os trabalhadores, XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo |
2001, Maria José Pires Barros Cardozo, As Tranformações no mundo do trabalho e as exigências de qualificação dos trabalhadores, XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo |
2001, , Sistemática de Avaliação na Educação de Jovens e Adultos na Rede Pública Municipal de São Luis., Fórum Mundial de Educação, |
Capítulos de livros (38) |
2024, EDUCAÇÃO E TRABALHO: PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO NO ESTADO DO MARANHÃO, História, política e gestão: questões recorrentes, David Breno Barros Cardozo, Maria José Pires Barros Cardozo, Francisca das Chagas Silva Lima |
2022, A PARTICIPAÇÃO DO CME DO MUNICIPIO DE PAÇO DO LUMIAR ? MA NA GESTÃO DO PME: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS, Demandas e Desafios nas Políticas Públicas e Sociais, Eweny Cristina Moraes Figueredo, Maria José Pires Barros Cardozo |
2022, Gestão democrática da educação: Bases legais, contradições e perspectivas, Educação Contemporânea, Bruna Cibelle de Andrade Abreu, Maria José Pires Barros Cardozo |
2022, Os conselhos Municipais de Educação como órgãos de participação e controle social, Pesquisas em política e gestão da educação: sistema e escola, Brenda Cristina Ferreira Gomes, Maria José Pires Barros Cardozo, Rodvânia Frazão Macedo, Ana Cléia Gomes da Silva |
2022, Precarização do trabalho e a reforma do ensino médio, Educação Profissional e Tecnológica no Maranhão: aspectos da história em instituições de ensino público, Maria José Pires Barros Cardozo |
2021, OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, Pesquisas em Educação no Norte-Nordeste: políticas públicas em debate, Eweny Cristina Moraes Figueredo, Maria José Pires Barros Cardozo |
2021, O Programa Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) no Estado do Pará, História, políticas e gestão educacional: análises perspectivas, Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós Sousa, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Maria José Pires Barros Cardozo |
2020, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO NA MESORREGIÃO SUL DO MARANHÃO, Gestão e coordenação dos processos formativos em tempos de crise, Janaína Araujo Pimenta, Maria José Pires Barros Cardozo |
2019, DEMOCRACIA E FEDERALISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: INCURSÕES CONCEITUAIS, DEMOCRACIA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA, Maria José Pires Barros Cardozo, Karla Cristina Silva Sousa |
2018, O ensino médio na Amazônia: enfoque no estado do Pará, Educação e realidade amazônica, Maria José Pires Barros Cardozo, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós Sousa |
2017, SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES, Políticas públicas na educação brasileira: gestão e resultados, Efraim Lopes Soare, Maria José Pires Barros Cardozo |
2017, AS REFORMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E OS IMPACTOS NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA, Políticas públicas na educação brasileira: gestão e resultados, Gisele Ferreira Amaral de Miranda Azevedo, Maria José Pires Barros Cardozo |
2017, A formação de professores no federalismo brasileiro: a mediação dos planos de educação, Formação e práticas docentes: cenários contemporâneos, Francisca das Chagas Silva Lima, Maria José Pires Barros Cardozo, Eliane Maria Pinto Pedrosa |
2016, EDUCAÇÃO INTEGRAL: pressupostos para a formação omnilateral dos sujeitos e para estabelecer nova sociabilidade, AS INTERFACES DO MUNDO DO TRABALHO: educação, práxis social e formação dos trabalhadores, Maria José Pires Barros Cardozo |
2015, Política de educação profissional no Brasil: entre o senso e o contrassenso, Assimetrias e desafios na produção do conhecimento em educação: a p´´os-graduação nas regiões norte e nordeste, Maria José Pires Barros Cardozo |
2015, A gestão democrática no Plano Estadual de Educação do Maranhão: proposições e desafios, Planejamento e política educacional no Brasil: diferentes contextos e perspectivas, Maria José Pires Barros Cardozo |
2014, O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê, Educação profissional: análise contextualizada, Maria José Pires Barros Cardozo, Eneas Arrais de Araújo Neto |
2014, Plano de educação no federalismo brasileiro: os desafios da elaboração e implemntação numa paerspectiva democrática, Políticas educacionais: gestão e controle social, Lucinete Marques Lima, Francisca das Chagas Silva Lima, Maria José Pires Barros Cardozo |
2014, Plano Nacional de Educação: entraves e possibilidades para a gestão da educação brasileira, Política e gestão educacional na América Latina: análises e desafios, Maria José Pires Barros Cardozo |
2013, A busca de sentidos para políticas e práticas de educação integral, Educação integral: ideário pedagógico e práticas, Maria José Pires Barros Cardozo, Francisca das Chagas Silva Lima, Lucinete Marques Lima |
2013, Escola e família: uma parceria necessária para os projetos de educação em tempo integral, Educação integral: ideário pedagógico e práticas, Maria José Pires Barros Cardozo |
2013, Caminhos dialéticos nos percursos investigativos: relato de uma experiência de pesquisa, Conhecimento científico: entre saberes e fazeres pedagógicos, Maria José Pires Barros Cardozo |
2012, A gestão democrática eo conselho escolar: tutela ou participação autônoma?, Políticas educacionais e gestão escolar: os desafios da democratização, Maria José Pires Barros Cardozo |
2012, Desafios da democratizaçaõ do direito educacional, Políticas educacionais e gestão escolar: os desafios da democratização, Francisca das Chagas Silva Lima, Maria José Pires Barros Cardozo, Lucinete Marques Lima |
2011, Financiamento da educação básica no Brasil: da crítica a política de fundo ao enfrentamento de problemas recorrentes, Políticas educacionais na América Latina e no Brasil: fundamentos, programs e pesquisas, Maria José Pires Barros Cardozo, James Dean Brito Bastos |
2011, Relação escola família: reflexões a partir da participação, Democratização e educação pública: sendas e veredas, Maria José Pires Barros Cardozo |
2011, O ensino médio e a consolidação da formação básica dos estudantes, Educação, culturas e diversidades, Maria José Pires Barros Cardozo |
2009, Novas institucionalidades para oenfretamento de negações educacionais: desafios a serem enfrentados, Alfabetização educadora de jovens adultos e idosos maranhenses, Maria José Pires Barros Cardozo, Maria de Jesus Gaspar Leite, Maria Theresa Soares Pflueger |
2009, A formação integrada no ensino médio: para além da ideologia da empregabilidade, Política de pós-graduação: projetos institucionais de formação de pesquisadores, Maria José Pires Barros Cardozo, Eneas Arrais de Araújo Neto |
2008, A produção flexível e a formação do trabalhador: o modelo da competência e odiscurso da empregabilidade, Trabalho, capital mundial e formação dos trabalhadores, Maria José Pires Barros Cardozo |
2007, A integração entre a formação geral e a formação profisional:desafios e perspectivas, Trabalho, filosofia e educação no espectro da modernidade tardia, Maria José Pires Barros Cardozo |
2006, A universidade e a formação do trabalhador no contexto da acumulação flexível, A formação em direitos humanos na Universidade: ensino, pesquisa e extensão, Maria José Pires Barros Cardozo, Francisca das Chagas Silva Lima |
2006, O Ajuste estrutural do Estado e as reformas educacionais propostas pelo Banco Mundial, Trabalho, Educação e a crítica marxista, Maria José Pires Barros Cardozo |
2006, A essência da reforma do ensino médio: competências para o novo mundo do trabalho?, Educação e modernização conservadora, Maria José Pires Barros Cardozo, Eneas Arrais de Araújo Neto |
2005, O ensino médio e a formação do trabalhador:competências para quem e para quê?, Educação profissional:análise contextualizada, Maria José Pires Barros Cardozo, Eneas Arrais de Araújo Neto |
2004, Um olhar sobre o projeto sonhos do futturo, Formação continuada de professores: comunidade científica e poética, Maria José Pires Barros Cardozo, Francisco José Lima Sales |
2003, As exigencias instrumentais da acumulação flexível do capital e as contribuições da educaçao básica para a formação das dimensões subjetivas do trabalhador, Trabalho, sociabilidade e educação: uma crítica à ordem do capital, Maria José Pires Barros Cardozo |
2000, As transfomacões no mundo do trabalho e nas formas de exploracão e qualificacão dos trabalhdores, Dimensões do Trabalho. Extratos da Producão Acadêmica na UFMA, Maria José Pires Barros Cardozo |
Livros (11) |
2023, Estagio supervisionado em gestão escolar e formação docente: relato de experiência, Maria José Pires Barros Cardozo, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Bruna Letícia Soares de Carvalho |
2019, DEMOCRACIA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA, Maria José Pires Barros Cardozo, Elton Luíz Nardi |
2018, Educação e realidade amazônica., Maria José Pires Barros Cardozo, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, José Roberto Rus Perez |
2016, Venda de sonhos e compra de pesadelos: da falida Fábrica de confecções de Rosário-MA à refinaria Premim I, Maria José Pires Barros Cardozo |
2014, Política e gestão educacional na América Latina: análises e desafios, Francisca das Chagas Silva Lima, Maria José Pires Barros Cardozo, Jhonatan Uelson Pereira Sousa de Almada |
2013, Educação integral: ideário pedagógico e práticas, Francisca das Chagas Silva Lima, Lucinete Marques Lima, Maria José Pires Barros Cardozo |
2012, Politicas educacionais e gestão escolar: os desafios da democratização, Maria José Pires Barros Cardozo, Francisca das Chagas Silva Lima, Lucinete Marques Lima |
2011, Democratização e educação pública: sendas e veredas, Maria José Pires Barros Cardozo, Jhonatan Uelson Pereira Sousa, Francisca das Chagas Silva Lima |
2011, Políticas educacionais na América Latina e no Brasil: fundamentos, programs e pesquisas, Maria José Pires Barros Cardozo, Jhonatan Uelson Pereira Sousa, Francisca das Chagas Silva Lima |
2009, A reforma do ensino médio e a formação dos estudantes: desvelando a ideologia das competências e da empregabilidades, Maria José Pires Barros Cardozo |
2008, Trabalho, capital mundial e formação dos trabalhadores, Maria José Pires Barros Cardozo, Eneas Arrais de Araújo Neto, Antonia de Abreu Sousa, Jean Mari Ferlizardo, Tânia Serra Azul Machado Bezerra |
Participações em Bancas de Cursos (49) |
2024, Dissertação de Mestrado ELEICAO DE GESTORES/AS NA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE SAO LUIS/MA: avancos e recuos na democratizacao da gestao escolar., NEUZALINA IRENE SANTOS |
2024, Tese Doutorado POR QUE OS QUE FICAM, FICAM? A PERMANENCIA DE JOVENS NO ENSINO MEDIO, CRISTIANE KUHN DE OLIVEIRA |
2024, Tese Doutorado EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MEDIO NO ESTADO DO MARANHAO: o abandono e a evasao escolar em questao, DIEGO RODRIGO PEREIRA |
2024, Dissertação de Mestrado A RELACAO DA EDUCACAO PROFISSIONAL COM O ENSINO MEDIO INTEGRADO: DO CONTEUDO DAS REFORMAS AS VOZES DOS SUJEITOS, VAGNER DE ALMEIDA MOREIRA |
2023, Dissertação de Mestrado NEGRAS E NEGROS DE ULTIMA HORA: uma analise das estrategias de afroconveniencia dos estudantes beneficiarios da politica de acao afirmativa denunciados por fraudes na Universidade Federal do Maranhao , RODVANIA FRAZÃO MACEDO |
2023, Tese Doutorado ABANDONO E EVASAO ESCOLAR NA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS: causas, consequencias e estrategias de enfrentamento, DIEGO RODRIGO PEREIRA |
2023, Dissertação de Mestrado O IDEB E A POLITICA DE BONIFICACAO NOS ANOS INICIAIS DAS ESCOLAS DA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE TERESINA: percepcao dos docentes sobre o programa de valorizacao do merito, MIRALDA LOPES DE PÁDUA |
2023, Monografia de Graduação PROCESSOS DE GESTAO ESCOLAR DEMOCRATICA NO CENTRO DE ENSINO LICEU MARANHENSE NO PERIODO DE 2019 A 2022, LIDIA MARIA VALOIS CORREIA |
2023, Dissertação de Mestrado Eleicao de Gestores/as na rede publica municipal de Sao Luis/MA: limites e possibilidades de democratizacao da gestao escolar., NEUZALINA IRENE SANTOS |
2023, Tese Doutorado O PROJETO POLITICO-PEDAGOGICO DOS CENTROS EDUCA MAIS: dinamicas e desdobramentos da implementacao de escolas de tempo integral na rede publica estadual em Sao Luis (MA), MELCKA YULLE CONCEIÇÃO RAMOS |
2023, Dissertação de Mestrado A RELACAO DA EDUCACAO PROFISSIONAL COM ENSINO MEDIO INTEGRADO: DO CONTEUDO DAS REFORMAS AS VOZES DOS SUJEITOS, VAGNER DE ALMEIDA MOREIRA |
2023, Monografia de Especialização OS DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR REMOTO EMERGENCIAL EM SERVICO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, NILMA ANGELICA DOS SANTOS |
2023, Dissertação de Mestrado NEGRAS E NEGROS DE ULTIMA HORA - UMA ANALISE DAS AUTODECLARACOES DOS ESTUDANTES COTISTAS ACUSADOS DE FRAUDES NA UFMA NO PERIODO DE 2013 A 2019 , RODVANIA FRAZÃO MACEDO |
2023, Dissertação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA E O PIBID: uma analise a luz do ciclo de politicas dos/as professores/as supervisores/as da educacao basica do subprojeto de Educacao Fisica da Universidade Federal do Maranhao., ANTONIO HIGOR GUSMAO DOS SANTOS |
2022, Monografia de Graduação IMPLEMENTACAO DO NOVO ENSINO MEDIO EM SAO LUIS – MA: caminhos e descaminhos, ELDILENE LOPES SILVA |
2022, Monografia de Graduação GESTAO DEMOCRATICA NA ESCOLA PUBLICA COMO POSSIBILIDADE DE UMA PRATICA DECOLONIAL: O CASO DE UM ESTABELECIMENTO ESCOLAR DE ENSINO MEDIO EM SAO LUIS (MA), IRAN ALVES DA SILVA |
2022, Dissertação de Mestrado A INSTITUICAO DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ALTO ALEGRE DO PINDARE - MA: desafios e movimentos , EDILSON MARTINS |
2022, Dissertação de Mestrado ESCOLHA DOS GESTORES ESCOLARES: UM ESTUDO NA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ - MA, PAULA ALEXANDRA TRINDADE MOTA |
2022, Monografia de Graduação A RECIPROCIDADE ENTRE A GESTAO ESCOLAR E A FAMILIA: Realidade e desafios na pandemia, NAYARA VICTORIA GOES MARTINS |
2022, Tese Doutorado PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRACAO DA EDUCACAO PROFISSIONAL COM A EDUCACAO BASICA NA MODALIDADE DE EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA): uma avaliacao do processo de implementacao no Instituto Federal do Maranhao a partir da experiencia do campus Sao Luis - Monte Castelo - MA, EDVAN WILSON FERREIRA PINTO |
2022, Dissertação de Mestrado GESTAO DEMOCRATICA: Um estudo sobre a escolha dos gestores escolares na rede municipal de Imperatriz, PAULA ALEXANDRA TRINDADE MOTA |
2022, Tese Doutorado ABANDONO E EVASAO ESCOLAR NA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS: causas, consequencias e estrategias de enfrentamento, DIEGO RODRIGO PEREIRA |
2022, Monografia de Graduação O PERFIL DO/A GESTOR/A NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PUBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SAO LUIS – MA, PRISCILLA NASCIMENTO DA SILVA |
2022, Monografia de Graduação ATRIBUICOES DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCACAO NA MESORREGIAO NORTE (MA): uma analise da legislacao, ADRIANY SILVA SOUZA |
2021, Monografia de Graduação PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE): contribuicoes na autonomia da gestao escolar da Creche Escola Maria de Jesus Carvalho - Sao Luis (MA), JANILENE FERREIRA MACIEL MACEDO |
2021, Dissertação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA E O PIBID: analise do contexto da pratica dos/as professores/as supervisores/as da educacao basica do subprojeto de Educacao Fisica da Universidade Federal do Maranhao., ANTONIO HIGOR GUSMÃO DOS SANTOS |
2021, Dissertação de Mestrado CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCACAO NA GESTAO EDUCACIONAL DO MUNICIPIO DE SAO LUIS MA: destaques para a atuacao dos/dad conselheiros/as., BRENDA CRISTINA FERREIRA GOMES |
2020, Dissertação de Mestrado Politicas de formacao de professores a distancia: um estudo sobre o contexto da pratica no curso de pedagogia da UFMA., FRANCILVA COSTA DE FRANÇA |
2020, Dissertação de Mestrado A POSSIBILIDADE DE UM ESTUDO DO MEIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: um estudo no Centro de Ensino Integral Prof.ª Margarida Pires Leal , YURI BARROS LOBO DA SILVA |
2020, Qualificação de Mestrado CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCACAO: uma analise das atribuicoes previstas nas normalizacoes dos CMEs da mesorregiao Centro Maranhense, REGIANE ANDRADE DOS SANTOS |
2020, Dissertação de Mestrado LEI Nº 13.415/2017: IMPLICACOES NO ENSINO MEDIO INTEGRADO NA REDE DE ENSINO PUBLICA DO ESTADO DO MARANHAO, NILIA FEITOSA DE ALENCAR |
2020, Monografia de Graduação CONSELHOS ESCOLARES: UMA ANALISE DO PROCESSO DE REPRESENTACAO NA U.E.B. HENRIQUE DE LA ROQUE ALMEIDA, WENDEL SILVA LEITE |
2019, Dissertação de Mestrado "A ASSITENCIA ESTUDANTIL NO CONTEXTO DA EDUCACAO PROFISSIONAL: a dinamica das Escolas Tecnicas Vinculadas as Universidades Federais Brasileira", MARILEA DE JESUS MENDES EVERTON PINHO |
2019, Qualificação de Mestrado CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCACAO: um estudo sobre a participacao dos conselheiros na gestao do Plano Municipal de Educacao no municipio de Paco do Lumiar - MA, EWENY CRISTINA MORAES FIGUEREDO |
2019, Monografia de Graduação A GESTAO ESCOLAR E SUA RELACAO COM OS RESULTADOS DO Ideb: ESTUDO DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MARANHAO, GABRIELA CARNEIRO SILVA |
2019, Dissertação de Mestrado GESTAO DEMOCRATICA DA EDUCACAO: analise da sua materialidade nos sistemas municipais de educacao da mesorregiao sul do Maranhao, JANAÍNA DE ARAÚJO PIMENTA |
2019, Qualificação de Mestrado CONCEPCAO DE FORMACAO QUE FUNDAMENTA A INTEGRACAO ENTRE ENSINO MEDIO E EDUCACAO PROFISSIONAL NA REDE PUBLICA ESTADUAL DO MARANHAO, NADYA CHRISTINA GUIMARAES DUTRA |
2019, Qualificação de Mestrado "OS DESDOBRAMENTOS DA LEI Nº 13.415/2017 SOBRE A PROPOSTA DO ENSINO MEDIO INTEGRADO", NILIA FEITOSA DE ALENCAR |
2019, Monografia de Graduação FORMACAO DOCENTE CONTINUADA: o processo de elaboracao e execucao na escola de tempo integral e de ensino regular, THAYANNY LAGO DE OLIVEIRA NASCIMENTO |
2019, Monografia de Graduação ELEICAO DE GESTORES NO MARANHAO: O PROCESSO DE CONSTRUCAO DA GESTAO DEMOCRATICA EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL, THASSIANE SANTOS MADEIRA |
2019, Monografia de Especialização A FORMACAO DO ECONOMISTA NO BRASIL E NO MARANHAO, WILSON FRANCA RIBEIRO FILHO |
2019, Qualificação de Mestrado GESTAO DEMOCRATICA DO ENSINO PUBLICO: analise da sua materialidade nos sistemas municipais de educacao da mesorregiao Sul do Maranhao, JANAÍNA DE ARAÚJO PIMENTA |
2018, Monografia de Graduação CULTURA ESCOLAR E CLIMA ORGANIZACIONAL NO CENTRO DE ENSINO MARIA JOSE ARAGAO: um estudo sob a otica da gestao escolar, DIANA MARIA ROCHA SAMPAIO |
2018, Monografia de Graduação VOZ E VEZ: limites e possibilidades dos representantes do segmento de pais nos Conselhos Escolares de Sao Luis - MA, GRACIELLE VERONICA DE MACEDO SILVA |
2018, Monografia de Graduação O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE SAO LUIS/MA: uma analise das funcoes e atribuicoes previstas na Lei de criacao e no regimento, GABRIELA SOEIRO MAIA |
2018, Monografia de Graduação CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE SAO JOSE DE RIBAMAR-MA: UMA ANALISE DO PRINCIPIO DE GESTAO DEMOCRATICA NO MUNICIPIO , BRENDA CRISTINA FERREIRA GOMES |
2018, Dissertação de Mestrado "O PRINCIPIO DA GESTAO DEMOCRATICA NA IMPLEMENTACAO DO PROJETO POLITICO-PEDAGOGICO (PPP): um estudo em uma escola da rede publica estadual de Sao Luis-Ma". , MELCKA YULLE CONCEIÇÃO RAMOS |
2018, Qualificação de Mestrado "TRAJETORIAS ESCOLARES, CONDICOES DE INGRESSO, PERMANENCIA E CONCLUSAO DOS EGRESSOS DA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCACAO SUPERIOR"., DIEGO RODRIGO PEREIRA |
2018, Qualificação de Mestrado "O Projeto Politico- Pedagogico (PPP) nas escolas da rede publica estadual de Sao Luis-Ma". , MELCKA YULLE CONCEIÇÃO RAMOS |
Trabalho de conclusão de curso (35) |
A CONTRIBUIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR PARA A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: um estudo do conselho tutelar do Centro em São Luís - MA , RAFISA SABOIA SOUZA , 02/2014 |
CONSELHO TUTELAR: Instrumento para Garantir o Direito Social à Educação de Crianças e Adolescentes., ANTONIO JORGE RODRIGUES LISBOA , 03/2013 |
A PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: uma análise da legislação atual, GILIAN TEREZA FRANCA GONCALVES , 08/2012 |
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA UE JOSÉ SARNEY - TIMBIRAS MA: LIMITE E POSSIBILIDADES NO ÂMBITO DA ESCOLA., ALEX VAGNO DE MENEZES SILVA , 05/2012 |
O TRABALHO DO GESTOR E OS DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA., LEIDIANY NEVES MARTINS , 12/2012 |
A CONTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES SÓCIO EDUCATIVAS DO PROGRAMA DA LBV: Criança Futuro no Presente! para as crianças atendidas, CLAUDIANE PINTO DIAS DE JESUS , 03/2013 |
O CONSELHO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL: limites e desafios para a gestão democrática., CÉLIA MARIA DURANS BRAGA , 04/2013 |
EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR: um estudo de caso na Brinquedoteca Hospitalar em São Luís - MA, RAFYSE ARAUJO GONÇALVES , 02/2014 |
GESTÃO DEMOCRÁTICA: as concepções e práticas de gestão escolar no Colégio Universitário COLUN/São Luis - MA, JOAO NILSON ROCHA , 02/2014 |
GESTÃO ESCOLAR E O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Um estudo numa escola da rede pública estadual em São Luís-MA, SIDNEY JESUS TRAJANO DE ARAUJO , 01/2017 |
CME: OS DESAFIOS PARA A GESTÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR- MA, HELINELMA SEREJO CAMARA , 01/2018 |
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE DO ENSINO : OS DESAFIOS DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE COROATÁ - MA., IVONETE PEREIRA DE SOUSA , 12/2014 |
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: a concepção dos monitores numa Escola Pública Municipal de São Luís, DRYELLY FERNANDA AROUCHA , 01/2018 |
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: práticas e desafios na UEB Primavera em São Luís - MA , THALIANA PINTO PEREIRA , 01/2015 |
DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE SÃO LUIS: entre o discurso e a prática , QUERLYANE CRISTINA DOS SANTOS , 08/2015 |
GESTÃO DEMOCRÁTICA E AS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NA ESCOLA : UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE PARTICIPAÇÃO DOS SEGMENTOS DA COMUNIDADE ESCOLAR E LOCAL NA ESCOLA PAULO FREIRE COROATÁ - MA, MARIA KELCILENE DA SILVA SOUSA , 12/2014 |
FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL : ELEMENTOS PRELIMINARES PARA ANÁLISE DA CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA., MARIA DE DEUS DA SILVA BOGEA , 04/2015 |
O ATENDIMENTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE TIMBIRAS (MA): LIMITES E POSSIBILIDADES., WENDEL DA SILVA DOS SANTOS , 04/2015 |
A ESCOLA ATIVA NO MUNICÍPIO DE COROATÁ-MA. UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS DA IMPLEMENTAÇÃO DAS CLASSES MULTI-SERIADAS., ALCILENE PEREIRA DA SILVA , 04/2015 |
O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA: Uma análise segundo o referencial da teoria de Vigotski, MARIA DE JESUS DA SILVA RIBEIRO , 04/2015 |
O PROVIMENTO DO CARGO DE GESTOR E OS DESAFIOS PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE COROATÁ-MA, JANDYRA AMARAL ROLIM LIMA , 12/2014 |
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA : CONCEPÇÕES E IMPORTÂNCIA PARA A ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE TIMBIRAS - MA., MARLILENE DOS SANTOS SOARES , 12/2014 |
A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA : A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS NA ESCOLA "ALEGRIA DO SABER"EM COROATÁ - MA., ELISANDRE TAVARES DA SILVA DIOGO , 12/2014 |
O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A COMPREENSÃO DO TRABALHO EDUCATIVO COM CRIANÇAS DE 06 ANOS., HILZAMARA LAGO REIS , 04/2015 |
O LÚDICO E A APRENDIZAGEM : UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL., RAIMUNDA BARBOSA FERNANDES , 04/2015 |
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA PERSPECTIVA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE COROATÁ, MARIA ALDILENE DA SILVA BENTO , 12/2014 |
GESTÃO ESCOLAR: contribuições e implicações na qualidade do ensino em uma escola da rede municipal de São Luís, LENISE LIMA CASTRO , 12/2015 |
A FORMAÇÃO DO ECONOMISTA NO BRASIL E NO MARANHÃO, WILSON FRANCA RIBEIRO FILHO , 05/2019 |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: a evasão na perspectiva dos sujeitos que abandonaram a escola no povoado Vai-Quem-Quer Coroatá-MA, SIMONE SILVA LIMA , 05/2017 |
A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA ANÁLISE NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE TIMBIRAS - MA, MIGUEL BENTO DA SILVA FILHO , 05/2017 |
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE COROATÁ-MA., MARIA RAYANE DA SILVA SALES , 05/2017 |
O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS/MA: uma análise das funções e atribuições previstas na Lei de criação e no regimento, GABRIELA SOEIRO MAIA , 07/2018 |
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA: UMA ANÁLISE DO PRINCÍPIO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO , BRENDA CRISTINA FERREIRA GOMES , 07/2018 |
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE): contribuições na autonomia da gestão escolar da Creche Escola Maria de Jesus Carvalho - São Luís (MA), JANILENE FERREIRA MACIEL MACEDO , 09/2021 |
ATRIBUIÇÕES DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA MESORREGIÃO NORTE (MA): uma análise da legislação, ADRIANY SILVA SOUZA , 02/2022 |
Orientação em pós-graduação (24) |
Doutorado, PATRÍCIA ALESSANDRA GOMES LEAL, 03/2020 - 09/2024 , Orientação em Andamento |
Doutorado, SABRINA ZIENTARSKI DE BRAGANCA, 03/2020 - 09/2024 , Orientação em Andamento |
Doutorado, BRENDA CRISTINA FERREIRA GOMES, 06/2022 - , Orientação em Andamento |
Doutorado, BRUNA CIBELLE DE ANDRADE ABREU, 05/2023 - , Orientação em Andamento |
Doutorado, EWENY CRISTINA MORAES FIGUEREDO, 07/2024 - , Orientação em Andamento |
Doutorado, MELCKA YULLE CONCEIÇÃO RAMOS, 06/2021 - 10/2024 , Orientação em Andamento |
Mestrado, JANAINA DE ARAUJO PIMENTA, 09/2017 - , Concluída em 11/2019 |
Mestrado, BRENDA CRISTINA FERREIRA GOMES, 03/2019 - , Concluída em 07/2021 |
Mestrado, VICENTE JUCIÊ SOBREIRA JUNIOR, 05/2014 - , Concluída em 01/2016 |
Mestrado, JAMES DEAN BRITO BASTOS, 03/2010 - , Concluída em 07/2012 |
Mestrado, GISELLE FERREIRA AMARAL DE MIRANDA AZEVEDO, 05/2015 - , Concluída em 08/2017 |
Mestrado, EFRAIM LOPES SOARES, 05/2015 - , Concluída em 02/2017 |
Mestrado, HELINELMA SEREJO CAMARA, 07/2024 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, REGIANE ANDRADE DOS SANTOS, 05/2018 - 04/2021 , Orientação em Andamento |
Mestrado, EWENY CRISTINA MORAES FIGUEREDO, 05/2018 - 01/2021 , Orientação em Andamento |
Mestrado, LUCIANA ALVES COELHO NOGUEIRA, 06/2021 - 03/2024 , Orientação em Andamento |
Mestrado, GABRIELA SOEIRO MAIA, 06/2022 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, VALÉRIA DA ROCHA LOPES RODRIGUES, 03/2012 - , Concluída em 07/2014 |
Mestrado, BRUNA CIBELLE DE ANDRADE ABREU, 04/2020 - 06/2022 , Orientação em Andamento |
Mestrado, MELCKA YULLE CONCEIÇÃO RAMOS, 08/2016 - , Concluída em 07/2018 |
Mestrado, PATRÍCIA ALESSANDRA GOMES LEAL, 03/2014 - , Concluída em 07/2015 |
Mestrado, REGINA SHEILA BORDALO MARTINS, 03/2012 - , Concluída em 08/2014 |
Mestrado, ELINETE MARIA PINTO PEDROSA, 10/2011 - , Concluída em 09/2013 |
Mestrado, GILVANEIDE VIANA CALDAS DA SILVA, 04/2013 - , Concluída em 07/2015 |