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Foto do docente MARIA JOSE PIRES BARROS CARDOZO

MARIA JOSE PIRES BARROS CARDOZO

DEII - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO

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Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
01/2017 GRUPO DE PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL,
Coordenação de grupo de pesquisa externo (1)
2024,Conselhos de educação no Estado do Maranhão: a participação e representação nos instrumentos normativos e nas práticas dos conselheiros, CCSO/UFMA
Artigos (33)
2023, Relações e contradições entre o Conselho Municipal de Educação de São Luís e a gestão escolar da rede municipal, ISSN: 23584319
2023, Apontamentos para a análise das Políticas Educacionais a partir do Método Histórico-dialético, ISSN: 23597003
2023, Gestão democrática do ensino público no âmbito dos sistemas municipais de ensino nas dissertações e teses da Capes no período de 2013 a 2017, ISSN: 19887833
2023, Competências Socioemocionais no Novo Ensino Médio, ISSN: 19825587
2023, GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE PANDEMIA POR COVID-19, ISSN: 21782229
2022, Escuela Secundaria en el Estado de Maranhão: análisis de la continuidad de estudios o inserción en el mundo del trabajo en dos escuelas de la red estatal, ISSN: 26650126
2022, Conselhos de educação no Brasil: enfoques legais, finalidades e atribuições, ISSN: 22388346
2022, POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA COMO DIREITO DE TODOS: contribuições epistemológicas de Anisio Teixeira, ISSN: 22379460
2022, Federalismo e educação: análise do regime de colaboração nas leis dos Sistemas Municipais de Educação do Estado do Maranhão, ISSN: 22370315
2021, A GESTÃO EDUCACIONAL COMO POLÍTICA: PROPOSIÇÕES NA ESCOLA PÚBLICA, ISSN: 18071600
2021, Conselho municipal de educação: análise do princípio da gestão democrática nas legislações do município de São José de Ribamar/MA, ISSN: 2317109X
2021, PERMANÊNCIAS, RUPTURAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ISSN: 21782229
2021, Educação integral e formação docente: questões conceituais e legais, ISSN: 19825587
2021, Projeto Político Pedagógico: por uma escola que democratiza o conhecimento, ISSN: 22370315
2021, ESTADO, NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: DIÁLOGOS EM ?TEMPOS DE OBSCURANTISMO? NO BRASIL, ISSN: 21771691
2021, ESTADO, NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: DIÁLOGOS EM -TEMPOS DE OBSCURANTISMO- NO BRASIL, ISSN: 21777691
2020, Gestão democrática na mesorregião Oeste Maranhense: enfoques e destaques nas leis dos Sistemas Municipais de Educação, ISSN: 19840411
2020, Democratização da gestão do ensino público em sistemas municipais de educação no Maranhão, ISSN: 1678166X
2020, O materialismo histórico-dialético: perspectiva metodológica para a pesquisa sobre políticas educacionais, ISSN: 18078931
2019, LIBERALISMO, ESTADO, COLONIALISMO E EDUCAÇAO: INTERFACES COM O PASSADO E AS LIÇÕES PARA A ATUALIDADE, ISSN: 19820305
2019, Planejamento Municipal: uma análise a partir do plano de ações articuladas (par) no Estado do Maranhão, ISSN: 22379460
2018, A gestão democrática nos marcos legais de municípios do estado do Maranhão: uma análise das leis dos Conselhos Municipais de Educação, ISSN: 18094309
2018, A contrarreforma do ensino médio: retrocessos e intencionalidades, ISSN: 25268449
2017, Diversidade e gestão democrática no contexto educacional, ISSN: 22379460
2016, POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS GESTORES ESCOLARES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUIS-MA: uma análise do Programa São Luís, Te quero Lendo e Escrevendo ? PSLTQLE, ISSN: 22379460
2016, ANTECEDENTES HISTÓRICOS DOS MECANISMOS SELETIVOS PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES NO BRASIL: revisitando o passado, ISSN: 21782229
2016, A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO: UM ENFOQUE NO PNE E NO PLANO ESTADUAL DO MARANHÃO, ISSN: 22370315
2016, TRABALHO ÔNTICO-CONCRETO E A SUPERAÇÃO DIALÉTICA DO SER SOCIAL, ISSN: 19835000
2013, A precarização do trabalho docente no Maranhão: considerações sobre o contrato temporário, ISSN: 16776097
2006, A reforma do ensino médio: competências para o "novo" mundo do trabalho?, ISSN: 1808799X
2004, O ensino médio e a formação para o trabalho: competências para quem e para quê?, ISSN: 01021117
2003, A Relacão Educacão e Trabalho: o debate em torno da qualificacão, ISSN: 16776097
1999, Reestruturacão produtiva: o cooperativismo com estratégia de flexibilizacão da relacões de trabalho, ISSN: 16776097
Publicação em eventos (68)
2018, Maria José Pires Barros Cardozo, Regiane Andrade dos Santos, Eweny Cristina Moraes Figueredo, CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES INICIAIS SOBRE O CME DE PAÇO DO LUMIAR ? MA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, III Seminário Nacional da Rede MAPA, Trabalho Completo
2018, Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós Sousa, Maria José Pires Barros Cardozo, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, O ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ: APROXIMAÇÕES INICIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRA, XV Jornada do HISTEDBR, Trabalho Completo
2018, Maria José Pires Barros Cardozo, Janaína Araujo Pimenta, Brenda Cristina Ferreira Gomes, GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ÂMBITO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO NAS DISSERTAÇÕES E TESES DA CAPES DE 2013 A 2017, III Seminário Nacional da Rede Mapa, Trabalho Completo
2017, Efraim Lopes Soare, Maria José Pires Barros Cardozo, A GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO, 38º Reunião Nacional da ANPED, Trabalho Completo
2016, Maria José Pires Barros Cardozo, Efraim Lopes Soare, A institucionalização dos sistemas municipais de educação: concepções e perspectivas, VII Encontro de Educadores: Pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2016, Maria José Pires Barros Cardozo, Efraim Lopes Soare, Sistemas Municipais de Educação no Estado do Maranhão: primeiras aproximações, V Congresso Ibero Americano e VIII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação, Trabalho Completo
2016, Efraim Lopes Soare, Maria José Pires Barros Cardozo, Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino do Maranhão, VIII Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo
2016, Maria José Pires Barros Cardozo, Gisele Ferreira Amaral de Miranda Azevedo, As reformas educacionais no Brasil e os impactos na gestão da escola pública, V Congresso Ibero Americano e VIII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação, Trabalho Completo
2016, Maria José Pires Barros Cardozo, Melcka Yulle Conceição Ramos, Projeto Político-pedagógico: uma análise sobre a participação da comunidade escolar, VII Encontro de Educadores: Pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2016, Maria José Pires Barros Cardozo, Gisele Ferreira Amaral de Miranda Azevedo, Gestão escolar: interfaces entre gerencialismo e a gestão democrática no contexto neoliberal, VII Encontro de Educadores: Pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2016, Maria José Pires Barros Cardozo, Melcka Yulle Conceição Ramos, Projeto político-pedagógico e a participação da comunidade escolar, VIII Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo
2016, Gisele Ferreira Amaral de Miranda Azevedo, Maria José Pires Barros Cardozo, O trabalho do gestor escolar e os impactos na educação profissional: uma reflexão sobre uma formação profissional para além do capital, VIII Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo
2015, Maria José Pires Barros Cardozo, Carlos André Sousa Dublante, Conselhos Escolares na Rede Pública Municipal de São Luís-MA: limites e possibilidades para a gestão das escolas, XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, Trabalho Completo
2015, Maria José Pires Barros Cardozo, Vicente Juciê Sobreira Junior, TRABALHO ÔNTICO-CONCRETO E A SUPERAÇÃO DIALÉTICA DO SER SOCIAL, Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores, Trabalho Completo
2015, Maria José Pires Barros Cardozo, Patrícia Alessandra Gomes Leal, Formação continuada dos gestores escolares: uma experiência nas escolas municipais de São Luís-MA, XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, Trabalho Completo
2015, Maria José Pires Barros Cardozo, A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DO MARANHÃO: o enfoque das competências na formação do trabalhador, Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores, Trabalho Completo
2015, , Conselhos escolares na Rede Pública municipal de São Luís-MA: limites e possibilidades para a gestão das escolas, XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação,
2015, Maria José Pires Barros Cardozo, Gisele Ferreira Amaral de Miranda Azevedo, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EMANCIPAÇÃO: desafios e possibilidades para o gestor escolar, Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores, Trabalho Completo
2015, Maria José Pires Barros Cardozo, Marlon Bruno Barros Cardozo, FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO: ANALISE DA AVALIAÇÃO NAS DIRETRIZES NACIONAIS, Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores, Trabalho Completo
2015, Maria José Pires Barros Cardozo, Efraim Lopes Soare, GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: Um olhar marxiano sobre o conceito de Democracia, Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores, Trabalho Completo
2015, Maria José Pires Barros Cardozo, R e g i n a S h e i l a B o r d a l o M a r t i n s, FUNDEB: no limite dos recursos mínimos para a educação pública brasileira, VII Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo
2015, , FUNDEB: no limite dos recursos mínimos para a educação pública brasileira, VII Jornada Internacional de Políticas Públicas,
2015, , Política de formação continuada dos gestores escolares: uma experiência nas escolas municipais de São Luís-MA, XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Admnistração da Educação,
2014, Maria José Pires Barros Cardozo, Francisca das Chagas Silva Lima, Ensino médio no Maranhão: limites e perspectivas, Anais / Produção de conhecimentos de ensino médio integrado: dimensões epistemológicas e político-pedagógicas, Trabalho Completo
2014, , Educação profissional e educação tecnológica: concepções e propostas, VIII Seminário Regional de Política e Admiistração da Educação do Nordeste do,
2014, , Educação profissional e ensini médio: dilemas históricos e desafios contemporãneos, VI Encontro de Educadores,
2014, , Política de educação profissional no Brasil: entre o senso e o contrassenso, XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
2014, , Política de educação profissional no Brasil: entre o senso e o contrassenso, XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
2014, , Plano Nacional de Educação:, VII Fórum de Educação,
2013, Maria José Pires Barros Cardozo, Karla Cristina Silva Sousa, A política de formação de gestores: reflexões sobre o curso de especialização em gestao escolar da universidade federal do maranhão, VI JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, Trabalho Completo
2013, Maria José Pires Barros Cardozo, R e g i n a S h e i l a B o r d a l o M a r t i n s, F I N A N C I A M E N T O D A E D U C A Ç Ã O P Ú B L I C A : l i m i t e s d a p o l í t i c a d e f u n d o s n o c o n t e x t o d a s r e f o r m a s e d u c a c i o n a i s, X X I E P E N N E n c o n t r o d e P e s q u i s a E d u c a c i o n a l d o N o r t e e N o r d e s t e, Trabalho Completo
2012, Maria José Pires Barros Cardozo, ENSINO MÉDIO INTEGRADO: MEDIAÇÕES ENTRE A ESCOLA E O EMPREGO DOS JOVENS NO BRASIL, 36º Encontro Anual da ANPOCS, Trabalho Completo
2012, Maria José Pires Barros Cardozo, Karla Cristina Silva Sousa, GESTÃO E POLÍTICA EDUCACIONAL: a experiência maranhense do curso de especialização em gestão escolar ANPAE/UFOP, IV Seminário de Política e Administração da Educação da Região Norte/IV Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará, Trabalho Completo
2012, Maria José Pires Barros Cardozo, O ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: ARTICULAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO GERAL E PROFISSIONAL, VII SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO N RDESTE, Trabalho Completo
2011, Maria José Pires Barros Cardozo, Maria do Socorro Lima Leal, DO ACESSO COMO DIREITO À PERMANÊNCIA QUALITATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: desafios para a rede pública de São Luís, V JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, Trabalho Completo
2011, Maria José Pires Barros Cardozo, A gestão democrática e o conselho escolar: tutela ou participação autônoma, XXV SIMPÓSIO BRASILEIRO/II CONGRSSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINIDTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
2011, , Problemas recurrentes del fianciamneto de la educación brasileña y sus limitaciones para la planificación educativa, PEDAGOGIA 2011,
2011, Maria José Pires Barros Cardozo, A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO E A QUESTÃO DA INTEGRAÇÃO: PRESSUPOSTOS DA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES, 34ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, Trabalho Completo
2011, , Educación integral: de los princípios marxistas a las experiências em La escuela secundaria integrada en Brasil, PEDAGOGIA 2011,
2011, , A gestão democrática e o conselho escolar tutela ou participação autônoma, XXV SIMPOSIO BRASILEIRO, II CONGRESSO IBERO- AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO,
2010, , A reforma do ensino médio: reflexões sobre o currículo integrado, IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO,
2010, , Finaciamento da educaçaõ básica no Brasil: uma análise crítica a política do FUNDEF, IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO,
2010, , O ensino médio integrado no Maranhão: limites e perspectivas, COLÓQUIO PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO,
2010, , A formação integrada: uma análise do curso de eletrotécnica do IFMA na perspectiva dos alunos, IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO,
2009, Maria José Pires Barros Cardozo, As reformas do ensino médio e técnico e a ideologia da empregabilidade, IV Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo
2009, , Financimento da educação: intenções e realidade do Fundef no estado do Maranhão, IV Jornada Internacional de Políticas Públicas,
2009, Maria José Pires Barros Cardozo, Rita Maria Torquato Bulhão, Financiamento da educação: intenções e realidade do Fundef no estado do Maranhão, IV Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo
2009, , Professor alfabetizador: saberes e competencias profissionais para ensinar a ler e escrever, VI COLÓQUIO DE PROFESSORES DA LÍNGUA PORTUGUESA,
2009, , As reformas do ensino médio e técnico e a ideologia da empregabilidade, IV Jornada Internacional de Políticas Públicas,
2009, , Dilemas e expectativas dos jovens face à formação integrada, FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA,
2008, Maria José Pires Barros Cardozo, David Breno Barros Cardozo, Marlon Bruno Barros Cardozo, Educação e mercado de trabalho: os dilemas da juventude brasileira face às reformas do ensino médio e técnico, II Encontro Internacional Trabalho e Formação dos Trabalhadores, Trabalho Completo
2008, Maria José Pires Barros Cardozo, Ensino médio integrado à educação profissional: limites e possibilidades, 31ª Reunião Anual da ANPED, Resumo
2008, Maria José Pires Barros Cardozo, Ensino médio integrado à educação Profissional: limites e possibilidades, 31ª Reunião Anual da ANPED, Trabalho Completo
2007, Maria José Pires Barros Cardozo, As transformações no sistema global do capital e os impactos na pol[itica educacional brasileira, III Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo
2007, Maria José Pires Barros Cardozo, Tânia Serra Azul Machado Bezerra, As metamorfoses no processo de produção capitalista e as configurações do ensino médio brasileiro, II Encontro Regional Trabalho, Educação e Formação Humana, Trabalho Completo
2006, Maria José Pires Barros Cardozo, Eneas Arrais de Araújo Neto, Tânia Serra Azul Machado Bezerra, O ensino médio e a formação do trabalhador: da profissionalização ao modelo da competência, I Encontro Norte e Nordeste de Historiadores de Educação, Trabalho Completo
2006, Maria José Pires Barros Cardozo, A produção flexivel e a formação do trabalhador: o modelo da competência e o discurso da empregabilidade, I Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores, Trabalho Completo
2005, Maria José Pires Barros Cardozo, A relação entre a produção e a educação no capitalismo mundializado, XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
2005, Maria José Pires Barros Cardozo, Crise do capital: ajuste estrutural e as reformas educacionais do Banco Mundial, II Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo
2004, Maria José Pires Barros Cardozo, Eneas Arrais de Araújo Neto, A relação entre os complexos produção e educação no capitalismo mundializado, IX Semana Universitária, Resumo
2003, Maria José Pires Barros Cardozo, Carlos André Sousa Dublante, Formação de Professores: Uma experiência instituinte da rede pública municipal de são Luís, XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
2003, Maria José Pires Barros Cardozo, As tranformações no mundo do trabalho e nas formas de qualificação dos trabalhadores: a reafirmação da tese da polarização das qualificações, XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo
2003, Maria José Pires Barros Cardozo, Formação de professores: uma experiência instiuinte da rede pública municipal de São Luís, XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo
2003, Maria José Pires Barros Cardozo, As tranformações no mundo do trabalho e nas formas de exploração e qualificação dos trabalhadores: a reafirmação da tese das polarizações das qualificações, XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
2003, Maria José Pires Barros Cardozo, A relacão educacão e trabalho: o debate em torno da qualificacão., III Fórum Internacional de Educacão, Trabalho Completo
2001, Maria José Pires Barros Cardozo, As Tranformações no mundo do trabalho e as exigências de qualificação dos trabalhadores, XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
2001, , Sistemática de Avaliação na Educação de Jovens e Adultos na Rede Pública Municipal de São Luis., Fórum Mundial de Educação,
2001, Maria José Pires Barros Cardozo, As transformações no mundo do trabalho e as exigências de qualificação para os trabalhadores, XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo
Capítulos de livros (37)
2022, A PARTICIPAÇÃO DO CME DO MUNICIPIO DE PAÇO DO LUMIAR ? MA NA GESTÃO DO PME: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS, Demandas e Desafios nas Políticas Públicas e Sociais, Eweny Cristina Moraes Figueredo, Maria José Pires Barros Cardozo
2022, Gestão democrática da educação: Bases legais, contradições e perspectivas, Educação Contemporânea, Bruna Cibelle de Andrade Abreu, Maria José Pires Barros Cardozo
2022, Os conselhos Municipais de Educação como órgãos de participação e controle social, Pesquisas em política e gestão da educação: sistema e escola, Brenda Cristina Ferreira Gomes, Maria José Pires Barros Cardozo, Rodvânia Frazão Macedo, Ana Cléia Gomes da Silva
2022, Precarização do trabalho e a reforma do ensino médio, Educação Profissional e Tecnológica no Maranhão: aspectos da história em instituições de ensino público, Maria José Pires Barros Cardozo
2021, OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, Pesquisas em Educação no Norte-Nordeste: políticas públicas em debate, Eweny Cristina Moraes Figueredo, Maria José Pires Barros Cardozo
2021, O Programa Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) no Estado do Pará, História, políticas e gestão educacional: análises perspectivas, Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós Sousa, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Maria José Pires Barros Cardozo
2020, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO NA MESORREGIÃO SUL DO MARANHÃO, Gestão e coordenação dos processos formativos em tempos de crise, Janaína Araujo Pimenta, Maria José Pires Barros Cardozo
2019, DEMOCRACIA E FEDERALISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: INCURSÕES CONCEITUAIS, DEMOCRACIA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA, Maria José Pires Barros Cardozo, Karla Cristina Silva Sousa
2018, O ensino médio na Amazônia: enfoque no estado do Pará, Educação e realidade amazônica, Maria José Pires Barros Cardozo, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós Sousa
2017, SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES, Políticas públicas na educação brasileira: gestão e resultados, Efraim Lopes Soare, Maria José Pires Barros Cardozo
2017, AS REFORMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E OS IMPACTOS NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA, Políticas públicas na educação brasileira: gestão e resultados, Gisele Ferreira Amaral de Miranda Azevedo, Maria José Pires Barros Cardozo
2017, A formação de professores no federalismo brasileiro: a mediação dos planos de educação, Formação e práticas docentes: cenários contemporâneos, Francisca das Chagas Silva Lima, Maria José Pires Barros Cardozo, Eliane Maria Pinto Pedrosa
2016, EDUCAÇÃO INTEGRAL: pressupostos para a formação omnilateral dos sujeitos e para estabelecer nova sociabilidade, AS INTERFACES DO MUNDO DO TRABALHO: educação, práxis social e formação dos trabalhadores, Maria José Pires Barros Cardozo
2015, Política de educação profissional no Brasil: entre o senso e o contrassenso, Assimetrias e desafios na produção do conhecimento em educação: a p´´os-graduação nas regiões norte e nordeste, Maria José Pires Barros Cardozo
2015, A gestão democrática no Plano Estadual de Educação do Maranhão: proposições e desafios, Planejamento e política educacional no Brasil: diferentes contextos e perspectivas, Maria José Pires Barros Cardozo
2014, O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê, Educação profissional: análise contextualizada, Maria José Pires Barros Cardozo, Eneas Arrais de Araújo Neto
2014, Plano de educação no federalismo brasileiro: os desafios da elaboração e implemntação numa paerspectiva democrática, Políticas educacionais: gestão e controle social, Lucinete Marques Lima, Francisca das Chagas Silva Lima, Maria José Pires Barros Cardozo
2014, Plano Nacional de Educação: entraves e possibilidades para a gestão da educação brasileira, Política e gestão educacional na América Latina: análises e desafios, Maria José Pires Barros Cardozo
2013, Caminhos dialéticos nos percursos investigativos: relato de uma experiência de pesquisa, Conhecimento científico: entre saberes e fazeres pedagógicos, Maria José Pires Barros Cardozo
2013, A busca de sentidos para políticas e práticas de educação integral, Educação integral: ideário pedagógico e práticas, Maria José Pires Barros Cardozo, Francisca das Chagas Silva Lima, Lucinete Marques Lima
2013, Escola e família: uma parceria necessária para os projetos de educação em tempo integral, Educação integral: ideário pedagógico e práticas, Maria José Pires Barros Cardozo
2012, A gestão democrática eo conselho escolar: tutela ou participação autônoma?, Políticas educacionais e gestão escolar: os desafios da democratização, Maria José Pires Barros Cardozo
2012, Desafios da democratizaçaõ do direito educacional, Políticas educacionais e gestão escolar: os desafios da democratização, Francisca das Chagas Silva Lima, Maria José Pires Barros Cardozo, Lucinete Marques Lima
2011, Financiamento da educação básica no Brasil: da crítica a política de fundo ao enfrentamento de problemas recorrentes, Políticas educacionais na América Latina e no Brasil: fundamentos, programs e pesquisas, Maria José Pires Barros Cardozo, James Dean Brito Bastos
2011, O ensino médio e a consolidação da formação básica dos estudantes, Educação, culturas e diversidades, Maria José Pires Barros Cardozo
2011, Relação escola família: reflexões a partir da participação, Democratização e educação pública: sendas e veredas, Maria José Pires Barros Cardozo
2009, A formação integrada no ensino médio: para além da ideologia da empregabilidade, Política de pós-graduação: projetos institucionais de formação de pesquisadores, Maria José Pires Barros Cardozo, Eneas Arrais de Araújo Neto
2009, Novas institucionalidades para oenfretamento de negações educacionais: desafios a serem enfrentados, Alfabetização educadora de jovens adultos e idosos maranhenses, Maria José Pires Barros Cardozo, Maria de Jesus Gaspar Leite, Maria Theresa Soares Pflueger
2008, A produção flexível e a formação do trabalhador: o modelo da competência e odiscurso da empregabilidade, Trabalho, capital mundial e formação dos trabalhadores, Maria José Pires Barros Cardozo
2007, A integração entre a formação geral e a formação profisional:desafios e perspectivas, Trabalho, filosofia e educação no espectro da modernidade tardia, Maria José Pires Barros Cardozo
2006, A essência da reforma do ensino médio: competências para o novo mundo do trabalho?, Educação e modernização conservadora, Maria José Pires Barros Cardozo, Eneas Arrais de Araújo Neto
2006, A universidade e a formação do trabalhador no contexto da acumulação flexível, A formação em direitos humanos na Universidade: ensino, pesquisa e extensão, Maria José Pires Barros Cardozo, Francisca das Chagas Silva Lima
2006, O Ajuste estrutural do Estado e as reformas educacionais propostas pelo Banco Mundial, Trabalho, Educação e a crítica marxista, Maria José Pires Barros Cardozo
2005, O ensino médio e a formação do trabalhador:competências para quem e para quê?, Educação profissional:análise contextualizada, Maria José Pires Barros Cardozo, Eneas Arrais de Araújo Neto
2004, Um olhar sobre o projeto sonhos do futturo, Formação continuada de professores: comunidade científica e poética, Maria José Pires Barros Cardozo, Francisco José Lima Sales
2003, As exigencias instrumentais da acumulação flexível do capital e as contribuições da educaçao básica para a formação das dimensões subjetivas do trabalhador, Trabalho, sociabilidade e educação: uma crítica à ordem do capital, Maria José Pires Barros Cardozo
2000, As transfomacões no mundo do trabalho e nas formas de exploracão e qualificacão dos trabalhdores, Dimensões do Trabalho. Extratos da Producão Acadêmica na UFMA, Maria José Pires Barros Cardozo
Livros (10)
2019, DEMOCRACIA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA, Maria José Pires Barros Cardozo, Elton Luíz Nardi
2018, Educação e realidade amazônica., Maria José Pires Barros Cardozo, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, José Roberto Rus Perez
2016, Venda de sonhos e compra de pesadelos: da falida Fábrica de confecções de Rosário-MA à refinaria Premim I, Maria José Pires Barros Cardozo
2014, Política e gestão educacional na América Latina: análises e desafios, Francisca das Chagas Silva Lima, Maria José Pires Barros Cardozo, Jhonatan Uelson Pereira Sousa de Almada
2013, Educação integral: ideário pedagógico e práticas, Francisca das Chagas Silva Lima, Lucinete Marques Lima, Maria José Pires Barros Cardozo
2012, Politicas educacionais e gestão escolar: os desafios da democratização, Maria José Pires Barros Cardozo, Francisca das Chagas Silva Lima, Lucinete Marques Lima
2011, Políticas educacionais na América Latina e no Brasil: fundamentos, programs e pesquisas, Maria José Pires Barros Cardozo, Jhonatan Uelson Pereira Sousa, Francisca das Chagas Silva Lima
2011, Democratização e educação pública: sendas e veredas, Maria José Pires Barros Cardozo, Jhonatan Uelson Pereira Sousa, Francisca das Chagas Silva Lima
2009, A reforma do ensino médio e a formação dos estudantes: desvelando a ideologia das competências e da empregabilidades, Maria José Pires Barros Cardozo
2008, Trabalho, capital mundial e formação dos trabalhadores, Maria José Pires Barros Cardozo, Eneas Arrais de Araújo Neto, Antonia de Abreu Sousa, Jean Mari Ferlizardo, Tânia Serra Azul Machado Bezerra
Trabalho de conclusão de curso (35)
A CONTRIBUIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR PARA A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: um estudo do conselho tutelar do Centro em São Luís - MA , RAFISA SABOIA SOUZA , 02/2014
CONSELHO TUTELAR: Instrumento para Garantir o Direito Social à Educação de Crianças e Adolescentes., ANTONIO JORGE RODRIGUES LISBOA , 03/2013
A PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: uma análise da legislação atual, GILIAN TEREZA FRANCA GONCALVES , 08/2012
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA UE JOSÉ SARNEY - TIMBIRAS MA: LIMITE E POSSIBILIDADES NO ÂMBITO DA ESCOLA., ALEX VAGNO DE MENEZES SILVA , 05/2012
O TRABALHO DO GESTOR E OS DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA., LEIDIANY NEVES MARTINS , 12/2012
A CONTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES SÓCIO EDUCATIVAS DO PROGRAMA DA LBV: “Criança Futuro no Presente!” para as crianças atendidas, CLAUDIANE PINTO DIAS DE JESUS , 03/2013
O CONSELHO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL: limites e desafios para a gestão democrática., CÉLIA MARIA DURANS BRAGA , 04/2013
EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR: um estudo de caso na Brinquedoteca Hospitalar em São Luís - MA, RAFYSE ARAUJO GONÇALVES , 02/2014
GESTÃO DEMOCRÁTICA: as concepções e práticas de gestão escolar no Colégio Universitário – COLUN/São Luis - MA, JOAO NILSON ROCHA , 02/2014
GESTÃO ESCOLAR E O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Um estudo numa escola da rede pública estadual em São Luís-MA, SIDNEY JESUS TRAJANO DE ARAUJO , 01/2017
CME: OS DESAFIOS PARA A GESTÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR- MA, HELINELMA SEREJO CAMARA , 01/2018
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE DO ENSINO : OS DESAFIOS DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE COROATÁ - MA., IVONETE PEREIRA DE SOUSA , 12/2014
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: a concepção dos monitores numa Escola Pública Municipal de São Luís, DRYELLY FERNANDA AROUCHA , 01/2018
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: práticas e desafios na UEB Primavera em São Luís - MA , THALIANA PINTO PEREIRA , 01/2015
DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE SÃO LUIS: entre o discurso e a prática , QUERLYANE CRISTINA DOS SANTOS , 08/2015
GESTÃO DEMOCRÁTICA E AS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NA ESCOLA : UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE PARTICIPAÇÃO DOS SEGMENTOS DA COMUNIDADE ESCOLAR E LOCAL NA ESCOLA PAULO FREIRE COROATÁ - MA, MARIA KELCILENE DA SILVA SOUSA , 12/2014
FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL : ELEMENTOS PRELIMINARES PARA ANÁLISE DA CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA., MARIA DE DEUS DA SILVA BOGEA , 04/2015
O ATENDIMENTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE TIMBIRAS (MA): LIMITES E POSSIBILIDADES., WENDEL DA SILVA DOS SANTOS , 04/2015
A ESCOLA ATIVA NO MUNICÍPIO DE COROATÁ-MA. UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS DA IMPLEMENTAÇÃO DAS CLASSES MULTI-SERIADAS., ALCILENE PEREIRA DA SILVA , 04/2015
O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA: Uma análise segundo o referencial da teoria de Vigotski, MARIA DE JESUS DA SILVA RIBEIRO , 04/2015
O PROVIMENTO DO CARGO DE GESTOR E OS DESAFIOS PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE COROATÁ-MA, JANDYRA AMARAL ROLIM LIMA , 12/2014
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA : CONCEPÇÕES E IMPORTÂNCIA PARA A ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE TIMBIRAS - MA., MARLILENE DOS SANTOS SOARES , 12/2014
A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA : A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS NA ESCOLA "ALEGRIA DO SABER"EM COROATÁ - MA., ELISANDRE TAVARES DA SILVA DIOGO , 12/2014
O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A COMPREENSÃO DO TRABALHO EDUCATIVO COM CRIANÇAS DE 06 ANOS., HILZAMARA LAGO REIS , 04/2015
O LÚDICO E A APRENDIZAGEM : UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL., RAIMUNDA BARBOSA FERNANDES , 04/2015
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA PERSPECTIVA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE COROATÁ, MARIA ALDILENE DA SILVA BENTO , 12/2014
GESTÃO ESCOLAR: contribuições e implicações na qualidade do ensino em uma escola da rede municipal de São Luís, LENISE LIMA CASTRO , 12/2015
A FORMAÇÃO DO ECONOMISTA NO BRASIL E NO MARANHÃO, WILSON FRANCA RIBEIRO FILHO , 05/2019
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: a evasão na perspectiva dos sujeitos que abandonaram a escola no povoado Vai-Quem-Quer Coroatá-MA, SIMONE SILVA LIMA , 05/2017
A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA ANÁLISE NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE TIMBIRAS - MA, MIGUEL BENTO DA SILVA FILHO , 05/2017
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE COROATÁ-MA., MARIA RAYANE DA SILVA SALES , 05/2017
O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS/MA: uma análise das funções e atribuições previstas na Lei de criação e no regimento, GABRIELA SOEIRO MAIA , 07/2018
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA: UMA ANÁLISE DO PRINCÍPIO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO , BRENDA CRISTINA FERREIRA GOMES , 07/2018
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE): contribuições na autonomia da gestão escolar da Creche Escola Maria de Jesus Carvalho - São Luís (MA), JANILENE FERREIRA MACIEL MACEDO , 09/2021
ATRIBUIÇÕES DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA MESORREGIÃO NORTE (MA): uma análise da legislação, ADRIANY SILVA SOUZA , 02/2022
Orientação em pós-graduação (22)
Doutorado, BRUNA CIBELLE DE ANDRADE ABREU, 05/2023 - , Orientação em Andamento
Doutorado, PATRÍCIA ALESSANDRA GOMES LEAL, 03/2020 - , Orientação em Andamento
Doutorado, SABRINA ZIENTARSKI DE BRAGANCA, 03/2020 - , Orientação em Andamento
Doutorado, MELCKA YULLE CONCEIÇÃO RAMOS, 06/2021 - , Orientação em Andamento
Doutorado, BRENDA CRISTINA FERREIRA GOMES, 06/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, GILVANEIDE VIANA CALDAS DA SILVA, 04/2013 - , Concluída em 07/2015
Mestrado, JANAINA DE ARAUJO PIMENTA, 09/2017 - , Concluída em 11/2019
Mestrado, BRENDA CRISTINA FERREIRA GOMES, 03/2019 - , Concluída em 07/2021
Mestrado, VICENTE JUCIÊ SOBREIRA JUNIOR, 05/2014 - , Concluída em 01/2016
Mestrado, JAMES DEAN BRITO BASTOS, 03/2010 - , Concluída em 07/2012
Mestrado, GISELLE FERREIRA AMARAL DE MIRANDA AZEVEDO, 05/2015 - , Concluída em 08/2017
Mestrado, EFRAIM LOPES SOARES, 05/2015 - , Concluída em 02/2017
Mestrado, REGIANE ANDRADE DOS SANTOS, 05/2018 - 04/2021 , Orientação em Andamento
Mestrado, EWENY CRISTINA MORAES FIGUEREDO, 05/2018 - 01/2021 , Orientação em Andamento
Mestrado, LUCIANA ALVES COELHO NOGUEIRA, 06/2021 - 03/2024 , Orientação em Andamento
Mestrado, GABRIELA SOEIRO MAIA, 06/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, VALÉRIA DA ROCHA LOPES RODRIGUES, 03/2012 - , Concluída em 07/2014
Mestrado, BRUNA CIBELLE DE ANDRADE ABREU, 04/2020 - 06/2022 , Orientação em Andamento
Mestrado, MELCKA YULLE CONCEIÇÃO RAMOS, 08/2016 - , Concluída em 07/2018
Mestrado, PATRÍCIA ALESSANDRA GOMES LEAL, 03/2014 - , Concluída em 07/2015
Mestrado, REGINA SHEILA BORDALO MARTINS, 03/2012 - , Concluída em 08/2014
Mestrado, ELINETE MARIA PINTO PEDROSA, 10/2011 - , Concluída em 09/2013
fim do conteúdo