Ir para acessibilidade
Foto do docente HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO

HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO

PPEB - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA/CCSO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (2)
04/2021 GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM LEITURA, ESCRITA, CRIANÇA E FORMAÇÃO DOCENTE,
02/2019 Aprendizagem em Rede: colaboração e inovação na formação de professores,
Artigos (7)
2023, Criação de livros digitais no app book creator e a teoria do ator-rede na educação, ISSN: 19830882
2023, Direitos de aprendizagem e campos de experiência na BNCC: repercussões para as práticas pedagógicas na educação infantil, ISSN: 19830882
2023, Aprendizagem baseada em projetos e ensino de geografia: contribuições para a organização da prática pedagógica, ISSN: 19894155
2022, O Currículo na Educação Infantil: os campos de experiência e a linguagem escrita, ISSN: 25253409
2021, A criança na apropriação da linguagem escrita na perspectiva Histórico-Cultural: o que os professores precisam saber/conhecer desse processo?, ISSN: 16575830
2020, Sentidos da formação de professores alfabetizadores no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, ISSN: 25258761
2000, Informática e ambiente escolar: traçando um novo paradigma pedagogico., ISSN: 01035762
Publicação em eventos (18)
2022, , 'O ENSINO DA GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DO ENSINO MÉDIO: desafios e possibilidades', XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE,
2022, Hercília Maria de Moura Vituriano, ENSINO DA GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DO ENSINO MÉDIO: desafios e possibilidades', XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Resumo
2022, Hercília Maria de Moura Vituriano, 'FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL BACABEIRENSE: EXPERIÊNCIA DE QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS EM UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL.', XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo
2022, Hercília Maria de Moura Vituriano, 'CURRÍCULO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: um estudo acerca da violência simbólica diante das práticas educativas, XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo
2022, , 'FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL BACABEIRENSE: EXPERIÊNCIA DE QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS EM UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL.', XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE,
2022, , 'CURRÍCULO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: um estudo acerca da violência simbólica diante das práticas educativas.', XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE,
2020, Raimundo Simas Abreu Neto, Hercília Maria de Moura Vituriano, Inara Sydia dos Santos Dourado, LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANALISANDO CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE DOCENTES NO CEI AQUARELA EM ALTO ALEGRE DO PINDARÉ - MA, XXV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação ? ANPED, Resumo
2019, Hercília Maria de Moura Vituriano, Glaucia Santana Silva Padilha, Walquíria Costa Pereira, Ditos e não vistos no processo de alfabetização, I Seminário de Formação de Professores da Educação Básica do PARFOR do Norte/Nordeste, Resumo
2019, Hercília Maria de Moura Vituriano, Maria do Socorro Estrela Paixão, As mídias e seus usos na sala de aula de alfabetização, I Seminário de formação de Professores da Educação Básica do PARFOR do Norte/Nordeste, Resumo
2018, Hercília Maria de Moura Vituriano, Glaucia Santana Silva Padilha, A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS-MA., 3 SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA, Trabalho Completo
2014, , A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS: OS DESAFIOS DO PARFOR, X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE ESTRADO ? ISSN 2219-6854,
2014, , ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS COMO CAMPO DE PESQUISA NA CONTEMPORANEIDADE, VI ENCONTRO DE EDUCADORES,
2014, , A ALFABETIZAÇÃO E SEUS DESAFIOS COMO CAMPO DE PESQUISA NA CONTEMPORANEIDADE, VI ENCONTRO DE EDUCADORES,
2014, , A ALFABETIZAÇÃO E SEUS DESAFIOS COMO CAMPO DE PESQUISA NA CONTEMPORANEIDADE, VI ENCONTRO DE EDUCADORES PESQUISA E EXPERIENCIAS,
2009, , Avaliação da aprendizagem e formação docente, ,
2008, , Formação e valorização dos profissionais da educação, ,
2007, Hercília Maria de Moura Vituriano, Percursos da Formacao Continuada de Professores no Brasil: Treinamento em servico, Capacitacao ou Formacao Continuada... Faces de uma mesma Moeda, I Coloquio Internacional de Historia e Memoria da Educacao no Ceara, Trabalho Completo
2005, , Acompanhamento as Escolas: uma acao avaliativa, formativa e articuladora, III Forum Municipal de Educacao de Sao Luis,
Capítulos de livros (6)
2021, O processo de apropriação da linguagem escrita na educação infantil a partir das expressões artísticas, O processo de apropriação da linguagem escrita na educação infantil a partir das expressões artísticas, Inara Sydia dos Santos Dourado, Hercília Maria de Moura Vituriano
2021, LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO LEITORA DAS CRIANÇAS, Pesquisas em Educação: Atualidades, Avanços e Perspectivas Futuras, Patrícia Barra de Araújo, Hercília Maria de Moura Vituriano
2021, A TEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMO AS METODOLOGIAS ATIVAS PODEM CONTRIBUIR COM ESSE PROCESSO?, A TEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMO AS METODOLOGIAS ATIVAS PODEM CONTRIBUIR COM ESSE PROCESSO?, Hercília Maria de Moura Vituriano, Tyciana Vasconcelos Batalha
2019, ESTÁGIO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES: a pesquisa como articulação teórico-prática, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS DESCOLONIAIS, Hercília Maria de Moura Vituriano
2015, A formação de professores da educação básica no contexto da atual política governamental, A gestão da educação brasileira políticas e programas, Hercília Maria de Moura Vituriano
2012, Gestão de Processos Formativos na escola: um olhar frente ao papel dos formadores de professore, Politicas Educacionais:E Gestão Escolar: os desafios da democratização, Hercília Maria de Moura Vituriano
Trabalho de conclusão de curso (31)
O ENSINO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS., QUÉSIA PEREIRA NEVES DE MORAES , 11/2012
O ENSINO DA LEITURA NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios e perspectivas., RITA DE CASSIA MELO SILVA , 01/2016
ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEB IRACI SILVA PEREIRA, EM VARGEM GRANDE - MA., MARIA NEURIANE POVOAS DE MATOS , 01/2016
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A GESTÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS NA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO FERREIRA DA SILVA, TURILÂNDIA-MA, DALVA ANTONIA SILVA ARAUJO , 11/2016
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DESAFIOS PARA O COORDENADOR PEDAGÓGICO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM ARARI-MA, LEOANA DAS DORES OLIVEIRA , 11/2016
O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios e perspectivas, ATENILDO CHAVES DE SOUSA , 01/2016
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO: concepções e práticas., ANTONIO ARAUJO DE SOUSA FILHO , 12/2015
LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Perspectiva de mudança na aprendizagem das crianças do C. E. I. Selene Mesquita., MARIA GRACILEIDE DOS SANTOS NASCIMENTO , 01/2016
OS DESAFIOS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: SUJEITOS E CURRÍCULOS COM BASE NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA, JOSELIA LIMA DE BRITO , 11/2016
O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR DE PROFESSORES NO CONTEXTO ESCOLAR: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL HUMBERTO DE CAMPOS , IVANDA MARIA DA SILVA LOPES , 11/2016
O COORDENADOR PEDAGÓGICO: CONCEPÇÕES SOBRE SEU PERFIL E DESAFIOS NO CONTEXTO ESCOLAR , MARIA JOZELI COSTA SILVA , 11/2016
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, RAIMUNDO CARLOS REIS BARROS , 08/2018
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, RAIMUNDO CARLOS REIS BARROS , 08/2018
A LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: concepções e práticas no contexto escolar, SILVANEIDE FERREIRA SOUSA , 08/2018
A LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: concepções e práticas no contexto escolar, SILVANEIDE FERREIRA SOUSA , 08/2018
A ESCOLA COMO PONTO DE ENCONTRO DE DIFERENÇAS CULTURAIS: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental, GISELDA SOUSA DE OLIVEIRA , 08/2018
A ESCOLA COMO PONTO DE ENCONTRO DE DIFERENÇAS CULTURAIS: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental, GISELDA SOUSA DE OLIVEIRA , 08/2018
JOGOS E BRINCADEIRAS: Ferramentas pedagógicas da educação infantil, CLAUDINEIA PEREIRA DA SILVA , 08/2018
JOGOS E BRINCADEIRAS: Ferramentas pedagógicas da educação infantil, CLAUDINEIA PEREIRA DA SILVA , 08/2018
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: experiência em contexto escolar, JOSÉLIA SALGADO DA SILVA , 08/2018
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: experiência em contexto escolar, JOSÉLIA SALGADO DA SILVA , 08/2018
O BRINCAR COMO ATIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, REGIANE DA SILVA LUZ , 08/2018
O BRINCAR COMO ATIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, REGIANE DA SILVA LUZ , 08/2018
JOGOS E LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA ESCOLA JOSÉ SALIM TRABULSI , GINA MARCIA DA SILVA OLIVEIRA , 08/2018
JOGOS E LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA ESCOLA JOSÉ SALIM TRABULSI , GINA MARCIA DA SILVA OLIVEIRA , 08/2018
EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA: A FUNÇÃO DO TUTOR EM QUESTÃO, FLAVYANDRESSA LOBATO SÁ , 05/2019
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA: a relação teoria e prática em análise., SIMONE MARIA GOMES DE SOUSA PEREIRA , 03/2019
ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO: possibilidades formativas no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão/UFMA,, GIULIA MARIA CARVALHO GUIMARAES , 08/2020
ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO: possibilidades formativas no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, GIULIA MARIA CARVALHO GUIMARAES , 08/2020
A CRIANÇA E A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: desafios à formação docente, JESSICA FERNANDA PAIVA SA DE MATOS , 02/2022
A TEORIA DA EXPERIENCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA DE REUVEN FEUERSTEIN: Implicações para o processo de mediação no contexto da Educação a Distância, TACIANE COSTA RODRIGUES , 07/2023
Orientação em pós-graduação (9)
Mestrado, INARA SYDIA DOS SANTOS DOURADO, 03/2020 - , Concluída em 03/2023
Mestrado, RAIMUNDO SIMAS ABREU NETO, 03/2020 - , Concluída em 04/2023
Mestrado, LAYDYANNE MACIEL CORREA VAZ, 06/2021 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ANDREA MAIA MACIEL, 06/2021 - , Orientação em Andamento
Mestrado, CLEANE MORAES DE SOUSA, 06/2021 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ROSILENE DE JESUS SANTOS FERREIRA, 06/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, EDILENE DE JESUS FURTADO FERREIRA VIEIRA, 05/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, THAYRONNE RENNON LIMA GOMES, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ANDRÉA CAROLINA NASCIMENTO SILVA, 05/2022 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo