HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
PPEB - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA/CCSOinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Coordenação de grupo de pesquisa (2) |
04/2021 GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM LEITURA, ESCRITA, CRIANÇA E FORMAÇÃO DOCENTE, |
02/2019 Aprendizagem em Rede: colaboração e inovação na formação de professores, |
Artigos (7) |
2023, Criação de livros digitais no app book creator e a teoria do ator-rede na educação, ISSN: 19830882 |
2023, Direitos de aprendizagem e campos de experiência na BNCC: repercussões para as práticas pedagógicas na educação infantil, ISSN: 19830882 |
2023, Aprendizagem baseada em projetos e ensino de geografia: contribuições para a organização da prática pedagógica, ISSN: 19894155 |
2022, O Currículo na Educação Infantil: os campos de experiência e a linguagem escrita, ISSN: 25253409 |
2021, A criança na apropriação da linguagem escrita na perspectiva Histórico-Cultural: o que os professores precisam saber/conhecer desse processo?, ISSN: 16575830 |
2020, Sentidos da formação de professores alfabetizadores no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, ISSN: 25258761 |
2000, Informática e ambiente escolar: traçando um novo paradigma pedagogico., ISSN: 01035762 |
Publicação em eventos (18) |
2022, , 'O ENSINO DA GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DO ENSINO MÉDIO: desafios e possibilidades', XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, |
2022, Hercília Maria de Moura Vituriano, ENSINO DA GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DO ENSINO MÉDIO: desafios e possibilidades', XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Resumo |
2022, Hercília Maria de Moura Vituriano, 'FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL BACABEIRENSE: EXPERIÊNCIA DE QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS EM UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL.', XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo |
2022, Hercília Maria de Moura Vituriano, 'CURRÍCULO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: um estudo acerca da violência simbólica diante das práticas educativas, XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo |
2022, , 'FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL BACABEIRENSE: EXPERIÊNCIA DE QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS EM UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL.', XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, |
2022, , 'CURRÍCULO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: um estudo acerca da violência simbólica diante das práticas educativas.', XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, |
2020, Raimundo Simas Abreu Neto, Hercília Maria de Moura Vituriano, Inara Sydia dos Santos Dourado, LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANALISANDO CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE DOCENTES NO CEI AQUARELA EM ALTO ALEGRE DO PINDARÉ - MA, XXV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação ? ANPED, Resumo |
2019, Hercília Maria de Moura Vituriano, Glaucia Santana Silva Padilha, Walquíria Costa Pereira, Ditos e não vistos no processo de alfabetização, I Seminário de Formação de Professores da Educação Básica do PARFOR do Norte/Nordeste, Resumo |
2019, Hercília Maria de Moura Vituriano, Maria do Socorro Estrela Paixão, As mídias e seus usos na sala de aula de alfabetização, I Seminário de formação de Professores da Educação Básica do PARFOR do Norte/Nordeste, Resumo |
2018, Hercília Maria de Moura Vituriano, Glaucia Santana Silva Padilha, A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS-MA., 3 SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA, Trabalho Completo |
2014, , A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS: OS DESAFIOS DO PARFOR, X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE ESTRADO ? ISSN 2219-6854, |
2014, , ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS COMO CAMPO DE PESQUISA NA CONTEMPORANEIDADE, VI ENCONTRO DE EDUCADORES, |
2014, , A ALFABETIZAÇÃO E SEUS DESAFIOS COMO CAMPO DE PESQUISA NA CONTEMPORANEIDADE, VI ENCONTRO DE EDUCADORES, |
2014, , A ALFABETIZAÇÃO E SEUS DESAFIOS COMO CAMPO DE PESQUISA NA CONTEMPORANEIDADE, VI ENCONTRO DE EDUCADORES PESQUISA E EXPERIENCIAS, |
2009, , Avaliação da aprendizagem e formação docente, , |
2008, , Formação e valorização dos profissionais da educação, , |
2007, Hercília Maria de Moura Vituriano, Percursos da Formacao Continuada de Professores no Brasil: Treinamento em servico, Capacitacao ou Formacao Continuada... Faces de uma mesma Moeda, I Coloquio Internacional de Historia e Memoria da Educacao no Ceara, Trabalho Completo |
2005, , Acompanhamento as Escolas: uma acao avaliativa, formativa e articuladora, III Forum Municipal de Educacao de Sao Luis, |
Capítulos de livros (6) |
2021, O processo de apropriação da linguagem escrita na educação infantil a partir das expressões artísticas, O processo de apropriação da linguagem escrita na educação infantil a partir das expressões artísticas, Inara Sydia dos Santos Dourado, Hercília Maria de Moura Vituriano |
2021, LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO LEITORA DAS CRIANÇAS, Pesquisas em Educação: Atualidades, Avanços e Perspectivas Futuras, Patrícia Barra de Araújo, Hercília Maria de Moura Vituriano |
2021, A TEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMO AS METODOLOGIAS ATIVAS PODEM CONTRIBUIR COM ESSE PROCESSO?, A TEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMO AS METODOLOGIAS ATIVAS PODEM CONTRIBUIR COM ESSE PROCESSO?, Hercília Maria de Moura Vituriano, Tyciana Vasconcelos Batalha |
2019, ESTÁGIO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES: a pesquisa como articulação teórico-prática, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS DESCOLONIAIS, Hercília Maria de Moura Vituriano |
2015, A formação de professores da educação básica no contexto da atual política governamental, A gestão da educação brasileira políticas e programas, Hercília Maria de Moura Vituriano |
2012, Gestão de Processos Formativos na escola: um olhar frente ao papel dos formadores de professore, Politicas Educacionais:E Gestão Escolar: os desafios da democratização, Hercília Maria de Moura Vituriano |
Trabalho de conclusão de curso (31) |
O ENSINO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS., QUÉSIA PEREIRA NEVES DE MORAES , 11/2012 |
O ENSINO DA LEITURA NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios e perspectivas., RITA DE CASSIA MELO SILVA , 01/2016 |
ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEB IRACI SILVA PEREIRA, EM VARGEM GRANDE - MA., MARIA NEURIANE POVOAS DE MATOS , 01/2016 |
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A GESTÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS NA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO FERREIRA DA SILVA, TURILÂNDIA-MA, DALVA ANTONIA SILVA ARAUJO , 11/2016 |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DESAFIOS PARA O COORDENADOR PEDAGÓGICO EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM ARARI-MA, LEOANA DAS DORES OLIVEIRA , 11/2016 |
O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios e perspectivas, ATENILDO CHAVES DE SOUSA , 01/2016 |
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO: concepções e práticas., ANTONIO ARAUJO DE SOUSA FILHO , 12/2015 |
LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Perspectiva de mudança na aprendizagem das crianças do C. E. I. Selene Mesquita., MARIA GRACILEIDE DOS SANTOS NASCIMENTO , 01/2016 |
OS DESAFIOS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: SUJEITOS E CURRÍCULOS COM BASE NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA, JOSELIA LIMA DE BRITO , 11/2016 |
O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR DE PROFESSORES NO CONTEXTO ESCOLAR: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL HUMBERTO DE CAMPOS , IVANDA MARIA DA SILVA LOPES , 11/2016 |
O COORDENADOR PEDAGÓGICO: CONCEPÇÕES SOBRE SEU PERFIL E DESAFIOS NO CONTEXTO ESCOLAR , MARIA JOZELI COSTA SILVA , 11/2016 |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, RAIMUNDO CARLOS REIS BARROS , 08/2018 |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, RAIMUNDO CARLOS REIS BARROS , 08/2018 |
A LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: concepções e práticas no contexto escolar, SILVANEIDE FERREIRA SOUSA , 08/2018 |
A LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: concepções e práticas no contexto escolar, SILVANEIDE FERREIRA SOUSA , 08/2018 |
A ESCOLA COMO PONTO DE ENCONTRO DE DIFERENÇAS CULTURAIS: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental, GISELDA SOUSA DE OLIVEIRA , 08/2018 |
A ESCOLA COMO PONTO DE ENCONTRO DE DIFERENÇAS CULTURAIS: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental, GISELDA SOUSA DE OLIVEIRA , 08/2018 |
JOGOS E BRINCADEIRAS: Ferramentas pedagógicas da educação infantil, CLAUDINEIA PEREIRA DA SILVA , 08/2018 |
JOGOS E BRINCADEIRAS: Ferramentas pedagógicas da educação infantil, CLAUDINEIA PEREIRA DA SILVA , 08/2018 |
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: experiência em contexto escolar, JOSÉLIA SALGADO DA SILVA , 08/2018 |
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: experiência em contexto escolar, JOSÉLIA SALGADO DA SILVA , 08/2018 |
O BRINCAR COMO ATIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, REGIANE DA SILVA LUZ , 08/2018 |
O BRINCAR COMO ATIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, REGIANE DA SILVA LUZ , 08/2018 |
JOGOS E LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA ESCOLA JOSÉ SALIM TRABULSI , GINA MARCIA DA SILVA OLIVEIRA , 08/2018 |
JOGOS E LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA ESCOLA JOSÉ SALIM TRABULSI , GINA MARCIA DA SILVA OLIVEIRA , 08/2018 |
EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA: A FUNÇÃO DO TUTOR EM QUESTÃO, FLAVYANDRESSA LOBATO SÁ , 05/2019 |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA: a relação teoria e prática em análise., SIMONE MARIA GOMES DE SOUSA PEREIRA , 03/2019 |
ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO: possibilidades formativas no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão/UFMA,, GIULIA MARIA CARVALHO GUIMARAES , 08/2020 |
ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO: possibilidades formativas no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, GIULIA MARIA CARVALHO GUIMARAES , 08/2020 |
A CRIANÇA E A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: desafios à formação docente, JESSICA FERNANDA PAIVA SA DE MATOS , 02/2022 |
A TEORIA DA EXPERIENCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA DE REUVEN FEUERSTEIN: Implicações para o processo de mediação no contexto da Educação a Distância, TACIANE COSTA RODRIGUES , 07/2023 |
Orientação em pós-graduação (9) |
Mestrado, INARA SYDIA DOS SANTOS DOURADO, 03/2020 - , Concluída em 03/2023 |
Mestrado, RAIMUNDO SIMAS ABREU NETO, 03/2020 - , Concluída em 04/2023 |
Mestrado, LAYDYANNE MACIEL CORREA VAZ, 06/2021 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, ANDREA MAIA MACIEL, 06/2021 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, CLEANE MORAES DE SOUSA, 06/2021 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, ROSILENE DE JESUS SANTOS FERREIRA, 06/2023 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, EDILENE DE JESUS FURTADO FERREIRA VIEIRA, 05/2022 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, THAYRONNE RENNON LIMA GOMES, 03/2024 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, ANDRÉA CAROLINA NASCIMENTO SILVA, 05/2022 - , Orientação em Andamento |