THAIS ANDREA CARVALHO DE FIGUEIREDO LOPES
DEII - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Coordenação de grupo de pesquisa (1) |
04/2022 Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Formação Docente e Educação Inclusiva, |
Artigos (3) |
2021, Mediação pedagógica e atividades lúdicas para o ensino de criança com autismo, ISSN: 25944568 |
2020, Implicações e entraves da efetivação do direito à educação infantil no Brasil, ISSN: 16762584 |
2015, As pessoas com deficiência no contexto da educação escolar brasileira, ISSN: 16762584 |
Publicação em eventos (9) |
2023, Thais Andrea Carvalho de Figueirêdo Lopes, Desafios de uma educação infantil de qualidade no Brasil, XI Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo |
2015, , A Expansão da Educação Infantil no Brasil por meio do PROINFÂNCIA, VII Congresso Paulista de Educação Infantil e III Simpósio Internacional de Educação Infantil Ed, |
2012, , A Ludicidade como componente da Formação Inicial de Professores que atuam na Educação Infantil, V Encontro de Educadores do Maranhão: pesquisas e experiências, |
2012, , A Ludicidade como componente da formação inicial de professores que atuam na educação infantil, V Encontro de Educadores do Maranhão: pesquisas e experiências, |
2010, , A importância da brinquedoteca na educação infantil em São Luís-MA: um olhar sobre os espaços lúdicos em creches e pré-escolas da rede municipal, VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, |
2010, , O Direito das crianças à educação infantil em São Luís-MA: condicionantes históricos e políticos, VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, |
2008, , A avaliação na educação infantil: contribuições críticas, III Encontro de Educadores do Maranhão: pesquisas e experiências, |
2007, Thais Andrea Carvalho de Figueirêdo Lopes, Rachel Sousa Tavares, A Educação Infantil no Maranhão: direito de todas as crianças?, III Jornada Internacional de Políticas Públicas, Resumo |
2004, Agripino Alves Luz Júnior, Denise Bessa Léda, Silvana Martins de Araújo, Thais Andrea Carvalho de Figueirêdo Lopes, Projeto "Ciranda de Criança": possibilidades de vivências através das linguagens corporais e artísticas, V Congresso Internacional de Educação, Resumo |
Capítulos de livros (3) |
2021, Os Desafios da Gestão das Creches Comunitárias no município de São Luís-MA, Infância e território maranhense: pesquisas sobre história, cultura e educação, Thais Andrea Carvalho de Figueirêdo Lopes, Katherine Silva das Chagas |
2017, As contribuições do Centro de Estudos Político-Pedagógicos para a formação de educadores e sua atuação na luta em defesa da educação pública, Sujeitos Políticos Coletivos em Defesa da Educação Pública no Maranhão, Lucelma Silva Braga, Thais Andrea Carvalho de Figueirêdo Lopes |
2009, A Educação Infantil no Maranhão: direito de todas as crianças?, Sobre Políticas Educacionais no Brasil: interpretações acerca das lutas, conquistas e os desafios para a educação no Século XXI, Rachel Sousa Tavares, Thais Andrea Carvalho de Figueirêdo Lopes |
Trabalho de conclusão de curso (17) |
O FAZER PEDAGÓGICO NA CRECHE: Um olhar sobre a prática educativa na Creche Escola Maria de Jesus Carvalho., VANESSA DA SILVA MACHADO , 11/2012 |
A LUDICIDADE E A BRINQUEDOTECA COMO COMPONENTES DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES., NOEMIA SOUSA MAGALHAES , 12/2012 |
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS MUDANÇAS OCORRIDAS NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA VIGENTE., MAYARA CRISTINA COELHO DOS SANTOS , 01/2013 |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS (AS) PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, FABIANI VALE DA SILVEIRA , 09/2013 |
ELEMENTOS CENTRAIS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DO TAMBOR DE CRIOULA NA INFÂNCIA, RAPHYZA OLIVEIRA FERREIRA , 02/2014 |
NAS TRILHAS DA LUDICIDADE COMO UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELAS CRIANÇAS HOSPITALIZADAS JUNTO COM OS PROFISSIONAIS QUE A PROMOVEM, ERICA PALOMA ARAUJO GARCIA , 12/2020 |
CONCEPÇÕES DE ARTE DE PROFESSORAS E AS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA COMUNITÁRIA EM SÃO LUÍS-MA, FRANCINEIDE ARAUJO DA SILVA , 02/2021 |
OS DESAFIOS DA GESTÃO DAS CRECHES COMUNITÁRIAS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS MA, KATHERINE SILVA DAS CHAGAS , 03/2021 |
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE CRIANÇA COM AUTISMO, MARIA CLARA MINEIROS SOUZA , 09/2021 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE ALUNO COM TDAH, ANA TEREZA BOUERES RODRIGUES NORONHA , 02/2022 |
AS VEREDAS SINUOSAS DA EFETIVAÇÃO DO DIREITO DAS CRIANÇAS DE BRINCAR NA CRECHE, MAYARA CAROLINE DIAS ALMEIDA , 08/2022 |
UM OLHAR SOBRE A ATUAÇÃO DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, ADRIELLE SANTOS SOARES , 08/2022 |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA, JESSICA SODRE MACHADO , 12/2022 |
AS ESPECIFICIDADES DA ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA (L2) DOS ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO SUPERIOR, SARA RAQUEL SENA AROUCHA , 12/2022 |
AS VOZES DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA ACERCA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID 19, DEBORA PRISCILA GOMES DA SILVA , 12/2022 |
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS ALUNOS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA, SHEILA BIANCA SANCHES GUSMAO , 07/2023 |
ENTRE SONS, TOQUES E EXPERIMENTAÇÕES MUSICAIS: Contribuições da música para as crianças na Educação Infantil, ALINE RAYLA DE OLIVEIRA MORAES , 12/2023 |
Orientação em pós-graduação (1) |
Mestrado, KLEYTON RIBEIRO LIMA, 03/2024 - , Orientação em Andamento |