Trabalho de conclusão de curso (67)
|
OS CONDENADOS DA TERRA: ANÁLISE LITERÁRIA,
MARÍLIA GABRIELA SANTOS ANCHIETA ,
11/2012
|
O LIVRO DIDÁTICO: ÚTIL OU INÚTIL À ESCOLA PÚBLICA,
LEDA MARIA CASTRO SERRA ,
03/2002
|
AS REPRESENTAÇÕES DA ESCRAVIDÃO NEGRA EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL.,
FRANCISCO TEIXEIRA DE MELO ,
01/2013
|
A VELHICE ESCRAVA EM SÃO LUÍS NO SÉCULO XIX(1840-1860),
GREIG RAYNER FREIRE LIRA ,
06/2013
|
Vencidos e Degenerados: um encontro literário e histórico,
CRISTINA FAUSTA MARQUES MAIA ,
01/2014
|
CENTRO DE CULTURA NEGRA DO MARANHÃO (CNN-MA): UMA REPRESENTAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO NO MARANHÃO.,
LAYON COSTA MARQUES ,
01/2014
|
CATARINA MINA: ASPECTOS BIOGRÁFICOS, ASCENSÃO ECONÔMICA, E UNIVERSO MATERIAL EM SÃO LUIS, SÉCULO XIX.,
INGRID ANE GOMES ARAUJO ,
01/2014
|
A INVENÇÃO DAS "CLASSES PERIGOSAS" EM SÃO LUÍS (1881-1909),
GLÓRIA MARIA CALISTO CUNHA ,
08/2017
|
"O INJUSTO CAPTIVEIRO: A ESCRAVIDÃO ILEGAL DE PESSOAS LIVRES NO MARANHÃO OITOCENTISTA",
ELIESER BARROS ,
01/2015
|
QUEM AMA ESCREVE: As percepções sobre a cidade de São Luís na Obra Vencidos e Degenerados de José do Nascimento Moraes,
DANIEL AIRES DA SILVA ,
05/2015
|
ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Estudo de caso na Creche Pequeno Príncipe,
ANA MARIA TOMAZ DA COSTA ,
04/2015
|
O POVOADO SEGUNDO NÚCLEO/Buriticupu: aspectos de sua formação histórica,
IVONE OLIVEIRA SILVA ,
04/2015
|
AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DA SEMED DE BURITICUPU PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO BRASILEIRA A PARTIR DAS LEIS 10. 639/03 E 11.645/08 NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS,
MARLENE DE ABREU MASCARENHAS MENDES ,
05/2015
|
A REPRESENTAÇÃO DA AFRICA E DOS AFRICANOS (NEGROS) NO LIVRO DIDÁTICO: análise do livro de história do 9º ano da Unidade Integrada Juscelino Kubitschek,
ANTONIO FRANCISCO ARAUJO LIMA ,
05/2015
|
ESCRAVIDÃO DE AFRICANOS NO BRASIL E A FORMAÇÃO DA CULTURA AFROBRASILEIRA,
ANTONIA EDILENE SOUSA DOS ANJOS ,
05/2015
|
A EXPERIÊNCIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO CONTEXTO CURRICULAR DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: NA UNIDADE INTEGRADA TÁCITO DE CALDAS,
KATIA CILENE IBIAPINO SOUSA ,
05/2015
|
DE POVOADO A MUNICIPIO: A EMANCIPAÇÃO POLITICO ADMINISTRATIVA DE ALTAMIRA DO MARANHÃO,
EDIVANE MOURAO FIGUEIREDO ,
06/2015
|
A COMUNIDADE QUILOMBOLA DE PIQUI DA RAMPA: nuances de sua historicidade,
ANA RAQUEL SANTOS DA SILVA ,
06/2015
|
SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE VARGEM GRANDE: práticas e
políticas,
FRANCISCO JOSE LIMA DA CONCEICAO ,
06/2015
|
NOS SUBTERRÂNEOS DA CIÊNCIA: apontamentos da invenção do negro como criminoso no Brasil.,
CASSIO HENRIQUE SILVA PINHEIRO ,
04/2016
|
"AS ELITES E OS ESCRAVOS NO MARANHÃO DO SÉCULO XIX: OS SUBTERRÂNEOS DA IMITAÇÃO EUROPEIA",
IRAN SA BRUCE ,
02/2016
|
"A QUESTÃO RACIAL NO BRASIL : meandros das (in)definições e soluções da legislação anti-racista. "
A QUESTÃO RACIAL NO BRASIL : meandros das (in)definições e soluções da legislação anti-racista.
,
CIRILA REGINA FERREIRA SERRA ,
09/2016
|
VISTAM A CARAPUÇA: jornais abolicionistas em São Luís (1880-1884),
GIOVANA CAROLINE DA SILVA RIBEIRO ,
07/2017
|
A HISTÓRIA CONTADA E A PROPAGAÇÃO DO RACISMO NEGRO NO BRASIL,
SAMIRA SUELEN DUTRA CARDOSO VIEIRA ,
07/2018
|
"FORUM DE ENTIDADES: RESISTÊNCIA E LUTA DO MOVIMENTO SOCIAL E POLÍTICO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MARANHÃO",
MARIO ENEAS RABELO DE SOUZA ,
07/2018
|
"CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS: A FESTA DA MENINA MOÇA DOS TENETEHÁRA DA ALDEIA PROVIDÊNCIA",
TAYNAN CAROLINE APINAGÉ MONTELES ,
07/2019
|
RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NO BRASIL ,
GRACIANE SOUSA BARBOSA ,
02/2019
|
O PERCURSO DA LOUCURA À ASSISTÊNCIA DE SAÚDE MENTAL NO HOSPITAL NINA RODRIGUES,
CRISTIANE OLIVEIRA MENDONÇA ,
07/2018
|
"A IMIGRAÇÃO JAPONESA PARA O MARANHÃO: a experiência dos colonos de Rosário e de Pedrinhas
São Luís",
MERY VALERIA ALMEIDA SILVA ,
01/2019
|
O MUSEU CASA DE NHOZINHO: as possibilidades de diálogos entre as linguagens museológicas e educativas formais.,
GRACIELLY FERREIRA NOGUEIRA ,
02/2019
|
"A experiência capilar de mulheres negras no contexto racial da cidade de São Luís MA. ",
ANA CAROLINA DIAS NOGUEIRA ,
01/2019
|
"NARRATIVAS DE UM ESCRAVIZADO NO MUNDO ATLÂNTICO (ÁFRICA - BRASIL NO XIX)",
THAYLLON MONTEIRO VELOSO ,
05/2019
|
O MASSACRE DE ALTO ALEGRE: nuances da memória TENTEHAR ,
DIACY BONE DE SOUSA ,
12/2019
|
O MASSACRE DE ALTO ALEGRE: nuances da memória TENTEHAR ,
DIACY BONE DE SOUSA ,
12/2019
|
A CRIAÇÃO DO CAMPUS GRAJAÚ DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO
MARANHÃO utopia ou realidade?,
ARIZONETE DA SILVA NASCIMENTO BEZERRA ,
12/2019
|
A CRIAÇÃO DO CAMPUS GRAJAÚ DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO
MARANHÃO utopia ou realidade?,
ARIZONETE DA SILVA NASCIMENTO BEZERRA ,
12/2019
|
O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA MUNICIPAL GONÇALVES DIAS NO POVOADO TAMBORIL: metodologias e resultados,
NARA ALMEIDA DOS SANTOS ,
12/2019
|
O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA MUNICIPAL GONÇALVES DIAS NO POVOADO TAMBORIL: metodologias e resultados,
NARA ALMEIDA DOS SANTOS ,
12/2019
|
O CURRÍCULO INTERCULTURAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL INDÍGENA NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ-MA
,
EDILSON RIBEIRO GUAJAJARA ,
12/2019
|
O CURRÍCULO INTERCULTURAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL INDÍGENA NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ-MA
,
EDILSON RIBEIRO GUAJAJARA ,
12/2019
|
O POVOADO SAMBAÍBA-GRAJAÚ/MA: nuances de sua formação sócio-histórica.,
ARIANE MARIA DOS SANTOS DA SILVA ,
12/2019
|
O ENSINO DE HISTÓRIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO NÍVEL FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GRAJAÚ-MARANHÃO,
BENILDE PEREIRA DE SA ,
12/2019
|
O ENSINO DE HISTÓRIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO NÍVEL FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GRAJAÚ-MARANHÃO,
BENILDE PEREIRA DE SA ,
12/2019
|
FREI ALBERTO BERETTA: vida e obras na cidade de Grajaú do Maranhão
,
ARGENTINO DO REIS MIRANDA ,
06/2020
|
FREI ALBERTO BERETTA: vida e obras na cidade de Grajaú do Maranhão
,
ARGENTINO DO REIS MIRANDA ,
06/2020
|
AS METODOLOGIAS ATIVAS: perspectivas e possibilidades no ensino de história no nível médio do município de Estreito-MA.,
EDILENE DE MATOS SILVA ,
12/2019
|
AS METODOLOGIAS ATIVAS: perspectivas e possibilidades no ensino de história no nível médio do município de Estreito-MA.,
EDILENE DE MATOS SILVA ,
12/2019
|
FESTAS JUNINAS NA CIDADE DE GRAJAÚ: aspectos históricos e
transformações desta manifestação cultural popular.,
MARIA MARLENE DE SOUSA SALES ,
12/2019
|
FESTAS JUNINAS NA CIDADE DE GRAJAÚ: aspectos históricos e
transformações desta manifestação cultural popular.,
MARIA MARLENE DE SOUSA SALES ,
12/2019
|
A ESCRITA QUE TRANSPÕE DORES SILENCIADAS: uma narrativa de LILIA Monplé na
obra Neighbours,
ANA CAROLINA DA LUZ NUNES ,
04/2021
|
"A ÁFRICA EM DEBATE: temas e problemas da escrita de Africanos no Brasil contemporâneo",
JARDEL RUFINO FERREIRA ,
11/2021
|
"A HISTÓRIA DO BANCO DO BRASIL E SUA FUNÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA: breves considerações",
DIANNA HELENA GOULART COELHO GOMES ,
08/2021
|
A HISTÓRIA E A CULTURA AFRO BRASILEIRA E INDIGENA : OS DESAFIOS
PARA A APLICAÇÃO DA LEI 11. 645.08 NA ESCOLA.,
ANA PAULA DE LIMA CASTRO ,
07/2021
|
A história e a cultura indígena na Educação Básica. A experiência na
sala de aula, como deve ser essa experiência?
,
ACSA ANDRESSA MONTEIRO DOS SANTOS ,
07/2021
|
O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: reflexao sobre a disciplina história,
ANTONIA CLAUDIA DAS NEVES SOUSA ,
07/2021
|
A BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO NÍVEL FUNDAMENTAL: da proposta a sua efetividade,
ERISMAR FERREIRA SOARES SOBRINHO ,
07/2021
|
A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRE DITOS E FEITOS,
MARLETE FARIAS LIMA ,
07/2021
|
PROJETO DE INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICPAIS DE LAGO DO JUNCO MA: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E PRESERVAÇÃO DO RIO JUNCO,
CLEIDILENE PENHA DA SILVA ,
07/2021
|
AS REPRESENTAÇÕES DE MULHERES EM LIVROS DIDÁTICOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
,
ANTONIA RENARA GOMES REGINALDO ,
07/2021
|
ENSINO DE HISTÓRIA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE TERRITORIAL NA CIDADE DE LAGO DO JUNCO-MA.,
VAGNA GOMES PENHA ,
07/2021
|
"O TERCEIRO IMPÉRIO PORTUGUÊS EM ANGOLA E AS NUANCES DA MEMÓRIA DE AFRICANOS MORADORES DO LIBOLO/ANGOLA (2013)",
PRISCILA DA CONCEICAO AGUIAR ,
10/2021
|
"A EXPERIÊNCIA DE MULHERES NA AGROVILA PERU E NA COMUNIDADE NEGRA RURAL MAMUNA DE ALCÂNTARA MA: em interface do cenário configurado pela instalação do CLA"
,
ANA SUELLY FRANCO SILVA ,
12/2021
|
A ESCRITA QUE TRANSPÕE DORES SILENCIADAS: uma narrativa de LILIA Monplé na
obra Neighbours,
ANA CAROLINA DA LUZ NUNES ,
04/2021
|
"LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL II: as representações da África e da cultura afro-brasileira",
HÉVILLA MARIA CAMPOS SILVA ,
08/2021
|
"CINEMA NOVO: CONCEITO, PROTAGONISTAS, OBJETOS E TESES",
CAMILA CHRISTINA BEZERRA SOARES ,
08/2021
|
"A ÁFRICA NO ENSINO BRASILEIRO: a Lei nº10.639/03 como marco referencial de um novo ensino",
ROSANGELA DINIZ RABELO ,
10/2021
|
Quilombo Soledade: nuances de sua historicidade contemporânea, ,
ROSIMEIRY DA SILVA SENA ,
02/2022
|