Ir para acessibilidade
Foto do docente CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES

CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES

DEQU - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCET

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
04/2017 Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais,
Artigos (41)
2023, Tabela periódica e aprendizagem: uma análise da construção de enunciados em avaliações escritas, ISSN: 25262882
2023, PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE SABERES E EXPLICAÇÕES CIENTÍFICOS DE ESTUDANTES EM CONSTRUÇÃO, ISSN: 23186674
2023, A prática experimental nos livros didáticos do ensino de ciências: um estudo analítico na perspectiva da construção argumentativa, ISSN: 19850882
2022, Educação inclusiva e ensino de química em escolas públicas: uma análise em contexto real, ISSN: 22366377
2022, Clube de ciências na perspectiva da educação ambiental como possibilidade de formação de sujeitos ecológicos e promoção da alfabetização científica, ISSN: 18093264
2022, O ensino das ciências naturais no Brasil Império (1835-1870):breve análise de um contexto educacional na província maranhense, ISSN: 2179426X
2022, A Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual: concepções de professores de ciências sobre um contexto real, ISSN: 25258923
2022, A educação de jovens e adultos: enaltecendo inquietações sobre currículo, práticas educativas e formação de professores, ISSN: 14147327
2022, Arte como ponte em química: um olhar para a formação cidadã e ecológica na Educação de Jovens e Adultos, ISSN: 25956329
2021, Legislação Ambiental do Brasil e do Estado do Maranhão: vislumbrando as queimadas como temática necessária, ISSN: 25258761
2021, O Tema das Queimadas no Livro Didático de Ciências: Um Olhar sob perspectiva crítica do conteúdo apresentado, ISSN: 22385630
2021, A prática ambiental reflexiva nas aulas de ciências: o tema água na perspectiva de atividades lúdicas, ISSN: 16575830
2020, O ENREDO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÃ?Ã?ES DE PROFESSORES SOBRE ATIVIDADES PRÃ?TICAS NO ENSINO DE CIÃ?NCIAS, ISSN: 25262149
2020, Obstáculos Epistemológicos a partir de Imagens em Livros Didáticos: Um olhar na Vertente da Química Orgânica pela Perspectiva de Bachelard, ISSN: 18093264
2020, Prática Experimental como Motor para o Desenvolvimento de Argumentos no Ensino Fundamental, ISSN: 26752069
2020, Construção e Aplicação de Sequência Didática Experimental baseada em Conteúdos sobre Natureza Elétrica da Matéria, ISSN: 19822413
2020, Saberes Tradicionais no Ensino de Ciências Praticados em Escolas de Ensino Fundamental da Cidade de Codó ? Maranhão, ISSN: 26757028
2019, Professores de Ciências e Educação Ambiental: Proposições para a Formação de Sujeitos Ecológicos, ISSN: 18093264
2019, Luz e Cotidiano: Ideias Prévias de Alunos do Ensino Fundamental sob a perspectiva da Alfabetização Científica, ISSN: 23464712
2019, Análise e Categorização de Vídeos sobre Experimentação para o Ensino de Ciências, ISSN: 18092364
2019, Professores de Química e as Aulas Experimentais no Imaginário da Prática Docente, ISSN: 18093264
2019, Categorização de Imagens e Conteúdos sobre Natureza Elétrica da Matéria em Livros Didáticos de Ciências, ISSN: 18093264
2019, Implementação de Sequência Didática Experimental na perspectiva da Ludicidade: Construindo Saberes sobre pH, ISSN: 25272624
2019, Inserção da Educação Ambiental nos Espaços Escolares: Análise da Prática do Professor de Ciências no Sexto Ano do Ensino Fundamental, ISSN: 18097286
2018, Análise Físico-Química e Microbiológica de Águas de Poços Artesianos de Uso Independente, ISSN: 22388753
2018, Saberes Tradicionais no Ensino de Ciências pela Ótica de Professores do Ensino Fundamental, ISSN: 18093264
2018, Panorama Analítico sobre Avaliação da Aprendizagem e a Aplicação de Jogos Didáticos no Ensino de Química, ISSN: 19844751
2018, Panorama das Abordagens de Implementação de Feiras de Ciências no Brasil: Uma Revisão Sistemática da Literatura, ISSN: 18093264
2018, Avaliação de Propostas de Experimentação em Livros Didáticos de Ciências de Escolas Públicas do Ensino Fundamental, ISSN: 19822413
2018, O TEMA VACINAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS, ISSN: 25262149
2017, Construção, Aplicação e Avaliação de Intervenção Didática no Ensino Fundamental: Lixo como Problema Ambiental, ISSN: 19822413
2017, Planejamento pedagógico e ensino de ciências: algumas reflexões sobre os elementos centrais, ISSN: 24475777
2016, Uma Proposta Interdisciplinar deEducação ambiental a partir do Tema Água, ISSN: 23580399
2016, O Livro Didático de Ciências: Concepções de Seleção e Utilização por Professores da Zona Urbana da Cidade de Codó-Ma, ISSN: 21760136
2016, Panorama Inclusivo na Perspectiva do Ensino de Ciências em Escolas de Nível Fundamental da Cidade de Codó - Maranhão, ISSN: 19743178
2012, A Configuração da Prática como Componente Curricular e do Estágio Supervisionado na Dinâmica de Formação de Professores de Química: Conflitos de Estruturação., ISSN: 07191189
2011, Um estudo sobre a reformulação dos Cursos de Licencitura de Química das Instituções Públicas de Ensino Superior da Região Nordeste do Brasil, ISSN: 01213814
2007, Avaliação Bacteriológica de Queijo Elaborado a partir de Leite Coalho das Raças Bovino e Bubalina Comercializados em São Luís do Estado do Maranhão., ISSN: 01019171
2006, Biossensor amperométrico para detecção screening de inseticidas carbamatos em águas de abastecimento., ISSN: 01037277
2006, Multidisciplinary Collaboration for Environmental Protection using Biosensors. Detection of Organophosphate Insecticides in Aqueous Medium, ISSN: 01035053
2005, Determinação de resíduos de inseticidas carbamatos em alimentos infantis utilizando biossensores amperométricos à base de enzimas acetilcolinesterases mutantes., ISSN: 03279286
Publicação em eventos (188)
2023, , Professores de Química e a Educação Intercultural: um diálogo sobre diversidade no trabalho docente, XX Simpósio Brasileiro de Educação Química,
2023, , A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: um estudo na perspectiva do ensino de ciências, XX Simpósio Brasileiro de Educação Química,
2023, , Queimadas em Livros Didáticos de Ciências: Os modos e Tipos de Conteúdo adotados para a discussão de uma problemática ambiental urgente, XX Simpósio Brasileiro de Educação Química,
2023, , PROFESSORES DE QUÍMICA E O ENSINO NA EJA POR MEIO DA FOTOGRAFIA COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, XX Simpósio Brasileiro de Educação Química,
2023, , O Planejamento do Ensino no Contexto da Química: reflexões sobre os objetivos de aprendizagem na EJA, XX Simpósio Brasileiro de Educação Química,
2023, , Habilidades da área de Ciências Naturais na Base Nacional Comum Curricular: um olhar na perspectiva dos conteúdos de aprendizagens, XX Simpósio Brasileiro de Educação Química,
2021, , Representações sociais no ensino de ciências a partir de conceitos sobre queimadas e alterações no meio ambiente, IV Congresso da Sociedade Chilena de Educação Científica,
2021, , Professores de ciências em formação: perspectivas sobre a configuração do trabalho docente, IV Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química - SIMAPEQ,
2021, , A configuração das explicações científicas nas aulas de ciências: o olhar docente em questão, II Simpósio Maranhense de Pesquisa e Ensino de Biologia,
2021, , Concepções de Professores de Ciências/Química sobre Metodologias para Inclusão de Estudantes Cegos, IV Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química - SIMAPEQ,
2021, , Vacinas como tema gerador para alfabetização científica em um clube de ciências, IV Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química - SIMAPEQ,
2021, , As Queimadas na perspectiva de desenhos: análise de Argumentações pelo viés da alfabetização científica, IV Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química - SIMAPEQ,
2021, , A Formação dos Saberes Docentes pelo viés da Experimentação: impressões iniciais para a construção de uma identidade docente reflexiva, XXXII Seminário de Iniciação Científica - UFMA,
2021, , O Intérprete de Língua Brasileira de Sinais nos Espaços Inclusivos do Ensino de Ciências: Aspectos legais que certificam a construção da sua identidade profissional, IV Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química - SIMAPEQ,
2021, , Clube de Ciência sob a ótica da Experimentação como Estratégia Pedagógica para a Formação de Argumentos Científicos em alunos no Ensino Fundamental., XXXIII Seminário de Iniciação Científica - UFMA,
2021, , A Arte como ponte para ensino e aprendizagem de Química: um olhar sobre as publicações acadêmicas na última década, IV Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química - SIMAPEQ,
2021, , Atividades experimentais investigativas contextualizadas: ressignificando a construção de explicações no ensino de ciências, XXXIII Seminário de Iniciação Científica - UFMA,
2021, , O Espaço das Aulas Experimentais no Ensino de Ciência como aporte do Trabalho Docente, IV Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química - SIMAPEQ,
2020, , Divulgação científica contra epistemologia hegemóticas: discutindo o papel do negro no iluminismo, II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2020, , Ensino de Biologia e as discussões acadêmicas para surdos: Um olhar sobre as publicações brasileiras no período entre 2009 e 2020., XXV EPEN Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste,
2020, , Representação Simbólica do Conhecimento nas Imagens de Modelos Atômicos apresentados em Livros Didáticos de Química, XX Endipe -Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
2020, , Percurso Histórico do Modelo Atômico em Livros Didáticos: uma breve análise pela perspectiva da HFC, I Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências,
2020, , Estudantes com Deficiência Visual e o Ensino de Ciências: o que se tem discutido a respeito?, I simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências;,
2020, , As representações Sociais nas Ilustrações de Modelos Atômicos dos Livros Didáticos de Química, I Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências,
2019, Manuela Conceição Machado da Silva, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, A Quimica Orgânica nas Imagens em Livros Didáticos: Um olhar pela Perspectiva dos Obstáculos Epistemológicos de Bachelard, 59º Congresso Brasileiro de Quìmica - CBQ, Resumo
2019, Waldelice Oliveira Almeida, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Educação Ambiental nos Livros Didáticos: Análise das Representações Textuais direcionadas para Formação de Sujeitos Ecológicos, XII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais - ENPEC, Resumo
2019, , 'REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE DE QUÍMICA EM SALAS DE AULAS INCLUSIVAS, I Encontro de Ensino e Pesquisa do Maranhão e III Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química,
2019, Manuela Conceição Machado da Silva, Maria Consuelo Alves Lima, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, O Enfoque CTS na percepção de alunos de química: reflexões sobre o ensino voltado para a cidadania, I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Resumo
2019, Fabiane Silva Martins, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PANORAMA DAS DISCUSSÕES PRESENTES NAS ÚLTIMAS DÉCADAS d, I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Resumo
2019, , Análise de Enunciados de provas sobre 'Tabela Periódica' aplicadas no Ensino Fundamental, 59ª Congresso Brasileiro de Química,
2019, , Educação Ambiental nos Livros Didáticos: Análise das Representações Textuais direcionadas para Formação de Sujeitos Ecológicos, XXII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC,
2019, Manuela Conceição Machado da Silva, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Panorama das Análises de Livros Didáticos: Retrato sobre as discussões nacionais no campo da química, 59º Congresso Brasileiro de Quìmica - CBQ, Resumo
2019, Samanda Nunes Sales, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Análise dos Enunciados sobre o Conteúdo ?Tabela Periódica? aplicadas no 9° Ano do Ensino Fundamental de Escolas Públicas da Cidade de Codó/Maranhão, 59º Congresso Brasileiro de Quìmica - CBQ, Resumo
2019, Camila Carneiro da Silva, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Experimentação e Educação Ambiental: Construção de saberes científicos voltados para atitudes ecológicas., 59º Congresso Brasileiro de Quìmica - CBQ, Resumo
2019, , A Química Orgânica nas imagens em Livros Didáticos: Um olhar pela perspectiva dos obstáculos Epistemológicos de Bachelard, 59º Congresso Brasileiro de Química,
2019, , O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PANORAMA DAS DISCUSSÕES PRESENTES NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação.,
2019, , O Enfoque CTS na percepção de alunos de química: reflexões sobre o ensino voltado para a cidadania, I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação.,
2019, Thanielle Souza Silva, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, O discurso de professores de Química sobre a implementação de aulas experimentais, XII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, Resumo
2019, , Panorama das Análises de Livros Didáticos: Retrato sobre as discussões nacionais no campo de Química, 59º Congresso Brasileiro de Química,
2019, , 'IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA IMPLANTAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO EM ROSÁRIO., I Encontro de Ensino e Pesquisa do Maranhão e III Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química,
2019, , Experimentação e Educação Ambiental: Construção de saberes científicos voltados para atitudes ecológicas., 59º Congresso Brasileiro de Química,
2019, , CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE O ATO AVALIATIVO NA PRÁXIS DOCENTE, VI Congresso Nacional de Educação,
2019, , A AVALIAÇÃO NA ÓTICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: Conceitos e Objetivos', I Encontro de Ensino e Pesquisa em Ciências e Matemática do Maranhão e III Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química,
2019, , O SENTIDO DAS IMAGENS DE MODELOS ATÔMICOS APRESENTADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA ', I Encontro de Ensino e Pesquisa em Ciências e Matemática do Maranhão e III Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química,
2019, , O discurso de professores de Química sobre a implementação de aulas experimentais, XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC,
2018, , Alfabetização científica e Ensino de ciências: A experimentação como motor para o desenvolvimento de argumentos no Ensino Fundamental, XXX Seminário de Iniciação Científica,
2018, , Perfil das Concepções de Educação Ambiental no Contexto de Química presentes em Livros Didáticos do 9º Ano do Ensino Fundamental, 58º Congresso Brasileiro de Química,
2018, , Literatura Clássica nas Aulas de Ciências como ponte para Compreensão do Universo Químico, XXX Seminário de Iniciação Científica,
2018, Waldelice Oliveira Almeida, Thaise Helena de Sousa Silva, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, A Formação do Sujeito Ecológico e o Ensino de Ciências: Análise pela ótica da Base legal da Educação Nacional, XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE, Resumo
2018, , Lavoisier e a História da Química: Contribuições e Legados para o Processo de Ensino e Aprendizagem, 58º Congresso Brasileiro de Química,
2018, , Formação de Professores de Química, IV Simpósio Caxiense de Quimica: Ensino, Pesquisa e Indústria,
2018, , Educação Ambiental no Contexto da Formação de Professores de Química, I Semana Acadêmica Integrada dos Cursos de Química,
2018, , Promoção de Sujeitos Ecológicos no Ensino Fundamental Sob a Perspectiva Interdisciplinar e Contextualizada, VII Encontro Nacional das Licenciaturas,
2018, Thanielle Souza Silva, Maria Consuelo Alves Lima, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Energia na Perspectiva CTS: Percepções de Docentes a partir de seus Instrumentos Didáticos, XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE, Resumo
2018, , Concepções de Professores de Química sobre o Uso de Saberes Tradicionais no Processo de Alfabetização Científica, 58º CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA,
2018, Thanielle Souza Silva, Andréa Martins Cantanhede, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Úma Análise sobre a Construção da Identidade e a Formação do Professor, II Encontro Internacional de Currículo da Educação Básica, Resumo
2018, , A Formação do Sujeito Ecológico: Análise pela ótica da Base legal da Educação Nacional, XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE,
2018, , Energia na Perspectiva CTS: Percepções de Docentes a partir de seus Instrumentos Didáticos, XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE,
2018, , Uma Análise sobre a Construção da Identidade e a Formação do Professor, II Encontro Internacional de Currículo da Educação Básica,
2018, , Saberes Tradicionais e Alfabetização Científica: Panorama Investigativo no Ensino de Ciências em Escolas de Ensino Fundamental da Cidade de Codó - Maranhão, XXX Seminário de Iniciação Científica,
2017, , Avaliação no Ensino de Ciências: Panorama das Pesquisas no Cenário Brasileiro, 2º Congreso de la Sociedad Chilena de Educación Cientifica,
2017, , Concepções de Professores sobre Implementação de Atividades Experimentais de Química no Ensino Fundamental, 57º Congresso Brasileiro de Química,
2017, Luizélio Veloso Pinto, RAYANE KELLY PEREIRA RIBEIRO, ANDERSON NOGUEIRA ALMEIDA, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Discurso Químico na Ficção científica: o Uso de Filmes como Ferramenta para a Aprendizagem Significativa, 57º Congresso Brasileiro de Química - CBQ, Resumo
2017, , Experimentação Problematizadora como Motor para Desenvolvimento de Argumentação Científica em Ciências Naturais, 2º Congreso de la Soceidad Chilena de Educación Cientifica,
2017, , Discurso Químico na Ficção científica: o Uso de Filmes como Ferramenta para a Aprendizagem Significativa, 57º Congresso Brasileiro de Química,
2017, RAYANE KELLY PEREIRA RIBEIRO, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Panorama Analítico sobre Avaliação da Aprendizagem e a Aplicação de Jogos Didáticos no Ensino de Química, II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação: Tecnologias Digitais e Aprendizagem Significativa, Resumo
2017, Franciane Silva Silva, Taisa Laiana Salazar Queiroz, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Avaliação no Ensino de Ciências: Panorama das Pesquisas no Cenário Brasileiro, 2º Congreso de La sociedad Chilena de Educación Científica, Trabalho Completo
2017, , 11. TRABALHANDO O TEMA DESMATAMENTO E PROPORCIONANDO UM MOMENTO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO PROCESSO PEDAGÓGICO, II Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química,
2017, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Construindo uma Identidade Docente por meio de Açoes Reflexivas: O PIBID Interdisciplinar e suas Contribuições para o Professor em Formação, 2º Congreso de La Sociedad Chilena educación Cientifica, Trabalho Completo
2017, Divina Costa Coelho, Joacy Batista de Lima, Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, O Livro Didático e o Ensino de Química: Concepções de Professores na Escolha de Instrumentos Pedagógicos, 57º Congresso Brasileiro de Química - CBQ, Resumo
2017, Franciane Silva Silva, Luizélio Veloso Pinto, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Caraterização Analítica das Questões das Provas de Química Aplicadas no Ensino de Ciências, 57º Congresso Brasileiro de Química, Resumo
2017, , Categorização de Imagens Relativas a Ligações Químicas em Livros Didáticos de Química do Ensino Médio, 57º Congresso Brasileiro de Química,
2017, , 10. RESÍDUO ELETRÔNICO E SUAS IMPLICAÇÕES AMBIENTAIS: DIAGNÓSTICO SOBRE A PERCEPÇÃO DO TEMA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO TECNOLÓGICO., II Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química,
2017, , Importância da educação Ambiental e Fotossíntese: Trabalhando Compromisso e Responsabilidade na Escola Robson França - Codó, II Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química,
2017, Franciane Silva Silva, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Perspectiva Analítica de enunciados presentes em Instrumentos Avaliativos aplicados Ciências Naturais do Ensino Fundamental II, 2º Congreso de La Sociedad Chilena de Educación Cientiífica, Trabalho Completo
2017, , Pibid Interdisciplinar: Utilização do Jardim Medicinal como Oportunidade de Resgate da Cultura e Educação Ambiental da Escola de Zona Rural Moisés Alves do Reis/Codó-Maranhão, II Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química,
2017, Evany dos Santos Silva, Joacy Batista de Lima, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques, Categorização de Imagens Relativas a Ligações Químicas em Livros Didáticos de Química do Ensino Médio, 57º Congresso Brasileiro de Química, Resumo
2017, , Caracterização analítica das questões das provas de Química aplicadas no Ensino de Ciências, 58º Congresso Brasileiro de Química,
2017, , Aplicação de Sequência Didática baseada em Experimentação Bromatológica, 57º Congresso Brasileiro de Química,
2017, Mayara Galvão Pereira, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Ensino de Ciências e Saberes Tradicionais: Panorama das Discussões para a Construção do Conhecimento Científico, XXIX Seminário de Iniciação Científica, Resumo
2017, , 8. PIBID INTERDISCIPLINAR: UTILIZAÇÃO DO JARDIM MEDICINAL COMO OPORTUNIDADE DE RESGATE DA CULTURA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA ESCOLA DA ZONA RURAL MOISÉS ALVES DOS REIS, CODÓ-MA., II Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química,
2017, Maria Auricelia Moraes Ximendes, Joacy Batista de Lima, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques, Aplicação de Sequência Didática baseada em Experimentação Bromatológica, 57º Congresso Brasileiro de Química - CBQ, Resumo
2017, Maria Eliane Oliveira da Silva, Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Concepções de Professores sobre Implementação de Atividade Experimentais de Química no Ensino Fundamental, 57º Congresso Brasileiro de Química, Resumo
2017, , Ensino de Ciências e Saberes Tradicionais: Panorama das Discussões para a Construção do Conhecimento Científico, XXIX Seminário de Iniciação Científica - UFMA,
2017, , Panorama Analítico sobre Avaliação da Aprendizagem e a Aplicação de Jogos Didáticos no Ensino de Química, II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação Tecnologias Digitais e Aprendizagem Significativa,
2017, , Perspectiva Analítica de Enunciados presentes em Instrumentos Avaliativos aplicados em Ciências Naturais do Ensino Fundamental II, 38ª Reunião Nacional da ANPEd,
2017, , Ensino de Ciências e Literatura Infanto-Juvenil: Uma Revisão a Partir da Literatura Nacional, XXIX Seminários de InIciação Científica - UFMA,
2017, Luis Eduardo da Conceição, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Ensino de Ciências e Literatura Infanto-Juvenil: Uma Revisão a Partir da Literatura Nacional, XXIX Seminário de Iniciação Científica, Resumo
2017, , O Livro Didático e o Ensino de Química: Concepções de Professores na Escolha de Instrumentos Pedagógicos, 57º Congresso Brasileiro de Química - CBQ,
2017, , Construindo uma Identidade Docente por meio de Ações Reflexivas: O Pibid Interdisciplinar e suas Contribuições para o Professor em Formação, 2º Congreso de La Sociedad Chilena de Educación Cientifica,
2017, Rayssa Matos de Souza, Franciane Silva Silva, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Experimentação Problematizadora como Motor para o Desenvolvimento de Argumentação Cientifica em Ciências Naturais, 2º Congreso de La Sociedad Chilena de Educación Cientiífica, Trabalho Completo
2016, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Franciane da Silva e Silva, Taisa Laiana Salazar Queiroz, Heline Maria Furtado Silva, Matriz Curricular de Química e Formação de Professores: Avaliação do Perfil Formativo de Futuros Professores, IV CONGRESSO NACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
2016, , Modelos Atômicos em Livros Didáticos de Ciências do 9º Ano: Uma Análise a partir da Abordagem Histórica e Filosófica da Ciência, 39ª Reunião Anualda Sociedade Brasileira de Química,
2016, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Franciane da Silva e Silva, Práticas avaliativas de professores: crenças e valores na verificação da aprendizagem das ciências naturais, XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Resumo
2016, , Avaliação e Ensino de Ciências: Escolha de Instrumentos como Território para Verificação da Aprendizagem, IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação-CONAVE,
2016, , Práticas Avaliativas de Professores: Crenças e Valores na Verificação da Aprendizagem das Ciências Naturais., Práticas Avaliativas de Professores: Crenças e Valores na Verificação da Aprendizagem das Ciências Naturais.,
2016, , Matriz Curricular de Química e Formação de Professores: Avaliação do Perfil Formativo de Futuros Professores, IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação-CONAVE,
2016, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Franciane da Silva e Silva, Taisa Laiana Salazar Queiroz, Modelos Atômicos em Livros Didáticos de Ciências do 9º Ano: Uma Análise a partir da Abordagem Histórica e Filosófica da Ciência, XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Quimica, Resumo
2016, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Mariana Reis de Sousa, Luadna dosantos e Silva, Lucas Lima da Silva, Raimundo Nonato dos Reis Nunes, Austregesílio Ranieri Rodrigues Vasconcelos, Ferramentas Lúdicas para Promoção Da Educação Ambiental Aplicadas em Escola Pública de Ensino Fundamental da Cidade de CODÓ - MA, 68ª Reunião Anual da SBPC, Resumo
2016, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Franciane da Silva e Silva, Taisa Laiana Salazar Queiroz, Heline Maria Furtado Silva, Avaliação e Ensino de Ciências: Escolha de Instrumentos como Território para Verificação da Aprendizagem, IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação, Trabalho Completo
2015, , Uso de Material Alternativo para Construção de Experimentos Voltados para a Educação Ambiental no ensino de Ciências, II SEMANA DE AMBIENTE EM FOCO,
2015, , A Higiene Pessoal em Foco: Verificação de mapas Conceituais Construídos a partir de práticas Laboratoriais Aplicadas a Alunos do Ensino Fundamental de Codó - Maranhão, I SEMANA AMBIENTE EM FOCO,
2015, , Conversando Sobre Homossexualidade como Ferramenta de Superação de Preconceitos e Crenças: A formação Saudável da Sexualidade na Adolescência., 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso para Ciência,
2015, , Construção do Trabalho Docente no Ensino de Ciências em Escolas Públicas da Zona Urbana da Cidade de Codó ? Maranhão., XXVII Seminário de Iniciação Cientifica,
2015, , Estudos Qualitativos de Aspectos Ambientais do Município de Codó-Maranhão numa Perspectiva de Atuação no Ensino Fundamental para Preservação Ambiental., II SEMANA DE AMBIENTE EM FOCO,
2015, , Experimentação no Ensino de Ciências como Ferramenta Didática no Processo de Ensino e Aprendizagem da Temática Água, II SEMANA DE AMBIENTE EM FOCO,
2015, , Trabalhando Identidade e Gênero de Forma Lúdica para Promoção da Aprendizagem-Significativa no Ensino Fundamental na Cidade de Codó ? Maranhão., 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasielira para o Progresso da Ciência,
2015, , Desenvolvendo Estudos sobre Aspectos de Qualidade da Água Consumida no Município de Codó ? Maranhão. (Ambiente em Foco)., II SEMANA DE AMBIENTE EM FOCO,
2015, , Aprendizagem Significativa em Química no Ensino Fundamental por meio de Intervenções de um Clube de Ciências: Construindo Conceitos e Significados, 55º Congresso Brasileiro de Química,
2015, , Trabalhando Questões Cientifico-Culturais para Construção de Sujeitos Ecológicos em Escola Rural de Ensino Fundamental da Cidade de Codó ? Maranhão., 55º Congresso Brasileiro de Química,
2015, , Ensino de Química e a Implementação da Prática Interdisciplinar: Concepções de Professores do Ensino Médio de Escolas da Rede Pública em São Luís ? Maranhão., 55º Congresso Brasileiro de Química,
2015, , Implicações Contextuais no Ensino de Ciências em Escolas Quilombolas da Cidade de Codó ? Maranhão: Revelando Crenças e Conflitos entre a Prática Docente e o Saber Cientifico. (SEMIC)., XXVII Seminário de Iniciação Científica,
2014, , Clube de Ciências para o Ensino Fundamental: Atividades em Ambiente Informal para Promoção da Apropriação de Linguagem Científica., IV Fórum de Extensão UFMA,
2014, , Intervenções no Ensino de Ciências Naturais Através de dinâmica Informal para Apropriação da Linguagem Científica para Alunos do Ensino Fundamental, XII Simpósio Brasileiro de Educação Química,
2014, , AHigiene Pessoal em Foco: Verificação de Mapas Conceituais Construídos a partir de Práticas Laboratoriais Aplicadas a Alunos do Ensino Fundamental na Cidade de Codó ? Maranhão., II SEMANA DE AMBIENTE EM FOCO,
2014, , Aplicação de Atividade Lúdica sobre Educação no Trânsito pelo viés da Química voltada para o Ensino Fundamental da Cidade de Codó- Maranhão., XII Simpósio Brasileiro de Educação Química,
2014, , Construção da Identidade Etnográfica de Professores de Química Atuantes nas Escolas Públicas de Ensino Médio de São Luís-MA., XVII Encontro Nacional de Ensino de Química,
2014, , Perfil Qualitativo de Formandos em Licenciatura de Química das Instituições Públicas de Ensino Superior da cidade de São Luís do Maranhão., XVII Encontro Nacional de Ensino de Química,
2014, , Construção de Vídeos de Experimentação para o Ensino de Ciências como Recurso Didático-Pedagógico para o Ensino Fundamental., XII Simpósio Brasileiro de Educação Química,
2014, , Percurso da Construção do Ensino em Ciências Naturais: Caracterização do Conjunto de Professores de Ciências da Cidade de Codó ? Maranhão., XXVI Seminário de Iniciação Cientifica,
2014, , Elaboração, Desenvolvimento e Aplicação de Uma Experimentoteca Interdisciplinar para Ciências Naturais., XII Simpósio Brasileiro de Educação Química,
2014, , Caracterização Etnográfica do Conjunto de Professores atuantes na Área de Ciências Naturais da Zona Urbana da cidade de Codó-Maranhão., XVII Encontro Nacional de Ensino de Química,
2014, , Construindo Competências em Educação Ambiental para formação do Sujeito Ecológico a partir do Ensino Fundamental., XXXVII Sociedade Brasileira de Química,
2014, , Perspectivas para o Ensino de Ciências frente a Nova Sociedade do Conhecimento, XI Semana Nacional de Ciência e tecnologia,
2013, , Lixo, Uma Questão Ecológica: Identificando o Problema e Propondo Soluções., II Seminário de Iniciação a Docência,
2013, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Adriano R. S. Lima, Carla Cristina Vidal Albuquerque, Jose W. D. Coutinho, Caracterização Qualitativa dos Professores de Química de um Polo que compõem as Escolas Públicas de São Luís ? Maranhão., II Encontro de Química do Maranhão, Resumo
2013, , A Formação Crítica e Reflexiva de Professores de Ciências a partir da Educação Ambiental, VIII Encontro ibero-Americano de Educação,
2013, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Evene Thais Austríaco Coelho, Martha Helena Morais Lopes, Franciane da Silva e Silva, Perfil Etnográfico dos Profissionais de Limpeza no Município de Codó-Ma, II Seminário de Iniciação à Docência, Resumo
2013, , Formação de Professores de Ciências da Natureza: reflexões sobre a construção de competências para docência, II Fórum das Graduações - IFMA,
2013, , Educação Ambiental como Tema Gerador de Competências para Docência em Ciências Naturais, XI Simpósio de Educação em Química,
2013, , Verificação da Elaboração de Conceitos sobre Ligações Químicas a partir de Questão Geradora: Estudo de Caso em uma Escola de Ensino Médio de São Luís do Maranhão, XXXI Encontro Nacional de estudantes de Química,
2013, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Paulo Robetrto Brasil de Oliveira Marques, Taisa Laiana Salazar Queiroz, Franciane da Silva e Silva, Educação Ambiental como Tema Gerador de Competências para Docência em Ciências Naturais, XI Simpósio de Ensino de Química, Resumo
2013, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Paulo Robetrto Brasil de Oliveira Marques, Taisa Laiana Salazar Queiroz, Franciane da Silva e Silva, Lixo, Uma Questão Ecológica: Identificando o Problema e Propondo Soluções., II Seminário de Iniciação à Docência, Resumo
2013, , Aulas de Química como Espaço para Reflexão e Desenvolvimento de Competências para Docência em Ciências Naturais, XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química,
2013, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Paulo Robetrto Brasil de Oliveira Marques, A Formação Crítica e Reflexiva de Professores de Ciências a partir da Educação Ambiental, VII Encontro Ibero-americano de Educação, Resumo
2013, , Repensando o Ensino de Química através de Estratégia Reflexiva destinada a Prática da Docência em Ciências Naturais, XI Simpósio de Educação em Química,
2013, , Perfil Etnográfico dos Profissionais de Limpeza no Município de Codó-Ma, II Seminário de Iniciação a Docência,
2013, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Paulo Robetrto Brasil de Oliveira Marques, Aulas de Química como Espaço para Reflexão e Desenvolvimento de Competências para Docência em Ciências Naturais, XXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Resumo
2012, , Aprendendo Ciências a partir do tema Água: um estudo de caso com alunos do Ensino Médio de uma escola pública de São Luís do Maranhão., 64 ª Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência,
2012, , Percepções da apropriação da Linguagem da Química Fundamental por alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ensino Médio de São Luís do Maranhão., 64 ª Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência,
2012, Adriano R. S. Lima, Jose W. D. Coutinho, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Percepções da apropriação da Linguagem da Química Fundamental por alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ensino Médio de São Luís do Maranhão., 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Trabalho Completo
2012, Aurélio Mateus Pereira Bastos, Awsyrene Kathiene Assunção Oliveira, Elis Cristina de Sousa Ferreira, Diego Santos Costa, Renan Cunha França, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Aprendendo Ciências a partir do tema Água: um estudo de caso com alunos do Ensino Médio de uma escola pública de São Luís do Maranhão., 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Trabalho Completo
2012, , Desenvolvendo Educação Ambiental no Ensino Fundamental do Município de Codó: Uma proposta interdisciplinar a partir do tema água., 64 ª Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência,
2012, Eurisvaldo Silva Nunes, Leide Daina A. Silva, Paulo Robetrto Brasil de Oliveira Marques, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Desenvolvendo Educação Ambiental no Ensino Fundamental do Município de Codó: Uma proposta interdisciplinar a partir do tema água., 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências, Trabalho Completo
2012, , O Uso de Redes Sociais para o Desenvolvimento de Competências em TIC´s no Processo de Formação de Professores de Ciências Naturais., 10º Simpósio Brasileiro de educação Química,
2012, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Paulo Robetrto Brasil de Oliveira Marques, O Uso de Redes Sociais para o Desenvolvimento de Competências em TIC´s no Processo de Formação de Professores de Ciências Naturais., 10º Simpósio Brasileiro de Educação Química, Trabalho Completo
2011, , Um Estudo sobre a Reformulação dos Cursos de Licenciatura de Química das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Nordeste do Brasil, V Congresso Internacional sobre Formácion de Profesores de Ciencias,
2011, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Johanna Patricia Camacho Gonzáles, Paulo Robetrto Brasil de Oliveira Marques, Incorporación de la Historia de la Química en la Actividad Química Escolar para la promoción de Competencias Científicas, Seminario Internacional Quimica:Historia, Filosofía y Educación, Trabalho Completo
2011, , Incorporación de la Historia de la Química en la Actividad Química Escolar para la promoción de Competencias Científicas, Seminario Intercional Quimica: Historia, Filosofía e Educación,
2011, , Estratégias Interdisciplinares para Aprendizagem Significativa da Química e da Matemática, 51 Congresso Brasileiro de Química,
2011, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Leila Maria Santos Silva, Estratégias Interdisciplinares no Ensino de Química para Aprendizagem Significativa de Conceitos Matemáticos., 51º Congresso Brasileiro de Química, Trabalho Completo
2010, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Luiz Henrique Ferreira, Um Estudo sobre Reformulação das Matrizes Curriculares de Cursos de Licenciatura de Química das IES Federais da Região Nordeste., XV Encontro Nacional de Ensino de Química, Trabalho Completo
2010, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Luiz Henrique Ferreira, Formadores de Professores de Química: Análise de suas Concepções e Interações na construção de Projetos Políticos Pedagógicos em Cursos de LQ das IES Públicas da Região Nordeste., XV Encontro Nacional de Ensino de Química, Trabalho Completo
2009, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Luiz Henrique Ferreira, Matrizes Curriculares dos Cursos de Licenciatura em Química das IES Estaduais da Região Nordeste: Um estudo de Carga-horária, V Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, Trabalho Completo
2009, , Matrizes Curriculares dos Cursos de Licenciatura em Química das IES ESTADUAIS da Região Nordeste: Um Estudo de Cargas Horárias, V Encontro Paulista de Ensino de Química,
2008, , Ensino de Química: Aportes e Propostas a partir da História da Química, XIV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA,
2008, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Camila Silveira da Sila, Luiz Henrique Ferreira, luiz Antonio Andrade Oliveira, Contribuiciones de Investigación en la Enseñanza de Química Generando Reflexiones entre Licenciados., IX Encuentro de Estudiantes de Doctorado y Máster en Didáctica de las Matemáticas y de las Ciencias Experimentales, Resumo
2008, , Complexidade do Trabalho Docente: Concepções de Licenciandos em Química., XXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química,
2008, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Johanna Patricia Camacho Gonzáles, Jose Omar Zuñiga Carmona, Formación de Profesores de Química en LatinoAmerica. Um estudio desde algunos casos en Brasil, Colombia y Chile, Congreso IberoAmericano de Química, Resumo
2008, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Sidilene Aquino de Farias, Salete Linhares Queiroz, Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi, Luiz Henrique Ferreira, A Construção de uma Identidade Docente Bem Sucedida: Visões de um grupo de pós-graduandos de química., XIV Encontro Nacional de Ensino de Química ? ENEQ, Trabalho Completo
2008, Johanna Patricia Camacho Gonzáles, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Luiz Henrique Ferreira, Mario Quintanilla, Ensino de Química: Aportes e propostas a partir da história da Química., XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, Trabalho Completo
2008, , Estratégia Lúdica para o ensino de Química Geral: Uma Aplicação na Educação de Jovens e Adultos., VI Evento de Educação em Química,
2008, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Luiz Henrique Ferreira, Estratégia Lúdica para o ensino de Química Geral: Uma Aplicação na Educação de Jovens e Adultos, VI Evento de Educação em Química ? EVEQ, Trabalho Completo
2008, Camila Silveira da Sila, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Luiz Henrique Ferreira, luiz Antonio Andrade Oliveira, Complexidade do Trabalho Docente: Concepções de Licenciados em Química., XXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Trabalho Completo
2008, , A Construção de uma Identidade Docente bem Sucedida: Visão de um Grupo de pós-graduandos em Química., XIV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA,
2008, Sidilene Aquino de Farias, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi, Luiz Henrique Ferreira, Coordenação de curso de graduação: perfil e papel de coordenadores da licenciatura em química, XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, Resumo
2008, , Contribuiciones de Investigación en la Enseñanza de Química Generando Reflexiones entre Licenciados., IX Encuentro de Estudiantes de Doctorado y Máster en Didáctica de las Matemáticas y de las Ciencias Experimentales,
2007, , Avaliação de um modelo didático interdisciplinar aplicado a um curso de pós-graduação, V Evento de Química,
2007, , O Currículo de Cursos de Licenciatura em Química do Estados do Maranhão e Piauí, IV Congresso de Pós-Graduação da UFSCar,
2007, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Paulo Robetrto Brasil de Oliveira Marques, Antônio Aparecido Pupim Ferreira, Hideko Yamanaka, Cecília Laluce, Uma prática reflexiva em disciplina recém formulada para pós-graduação em química, XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - SBQ, Resumo
2007, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Luiz Henrique Ferreira, O Currículo de Cursos de Licenciatura em Química do Estados do Maranhão e Piauí, IV congresso de Pós-Graduação da UFSCar, Resumo
2007, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Antônio Aparecido Pupim Ferreira, Hideko Yamanaka, Cecília Laluce, Luiz Henrique Ferreira, Avaliação de um modelo didático interdisciplinar aplicado a um curso de pós-graduação., V Evento de Educação em Química - EVEQ, Resumo
2007, , Uma prática reflexiva em disciplina recém formulada para pós-graduação em química., XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química,
2006, , Uso de estratégia lúdica para ensino da tabela periódica:uma aplicação em salas de aula de escolas públicas., XIII ENEQ- Encontro Nacional de Ensino da Química.,
2006, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Luiz Henrique Ferreira, Uso de estratégia lúdica para ensino da tabela periódica:uma aplicação em salas de aula de escolas públicas, XIII ENEQ- Encontro Nacional de Ensino da Química, Trabalho Completo
2006, , Uso de estratégia lúdica para ensino da tabela periódica: uma aplicação em salas de aula de escolas públicas, XIII Encontro Nacional de Ensino de Química,
2005, , Contextualizando educação ambiental a partir de disciplinas de química na formação de técnicos em meio ambiente., III EVEQ - Evento de Educação em Química.,
2005, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Paulo Robetrto Brasil de Oliveira Marques, Gilvanda Silva Nunes, Teresa Cristina Rodrigues dos Santos, Construção de um Sensor Screen Printing para Detecção de Pesticidas Carbamatos, XXIV Encontro Nacional dos Estudantes de Química, Resumo
2005, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Paulo Robetrto Brasil de Oliveira Marques, Genilse Pavão Almeida, Contextualizando educação ambiental a partir de disciplinas de química na formação de técnicos em meio ambiente, III Evento de Educação em Química, Resumo
2005, , Construção de um Sensor Screen Printing para Detecção de Pesticidas Carbamatos., XXIV Encontro Nacional dos Estudantes de Química,
2004, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Paulo Robetrto Brasil de Oliveira Marques, Gilvanda Silva Nunes, Teresa Cristina Rodrigues dos Santos, Construção de um biossensor screen printing para detecção de pesticidas carbamatos, XLIV Congresso Brasileiro de Química, Resumo
2004, , Construção de um Biossensor Screen Printing para Detecção de Pesticidas Carbamatos, XLIV Congresso Brasileiro de Química.,
2003, , Construção de um perfil cognitivo de alunos de escola pública segundo Piaget e Bruner: Uma aplicação ao ensino da química, XXII Encontro Nacional dos Estudantes de Química,
2003, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Maria da Glória Bandeira, Paulo Robetrto Brasil de Oliveira Marques, Construção de um perfil cognitivo de alunos de escola pública segundo Piaget e Bruner: Uma aplicação ao ensino da química, XXII Encontro Nacional dos Estudantes de Química, Resumo
2003, , Importância da qualidade da água consumida em escolas públicas: Avaliação do grau de informação dos alunos do Ensino Médio da escola Fernando Perdigão., VI ENQUIMA - Encontro de química do Maranhão,
2002, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Paulo Robetrto Brasil de Oliveira Marques, Maria da Glória Bandeira Ferreira, Importância da qualidade da água consumida em escolas públicas-Avaliação do grau de informação dos alunos do ensino médio da escola Fernando Perdigão, VI Encontro de Química do Maranhão, Resumo
2001, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Paulo Robetrto Brasil de Oliveira Marques, Maria da Glória Bandeira, Análise microbiológica de queijo tipo coalho das raças bovina e bubalinas comercializadas na cidade de São Luís -MA, 53ª Reunião Anual da SBPC, Resumo
2001, , Análise microbiológica de queijo tipo coalho das raças bovina e bubalinas comercializadas na cidade de São Luís ?MA., 53ª Reunião Anual da SBPC,
Capítulos de livros (6)
2023, Diversidade e Educação Intercultural no Ensino de Química: Traçando reflexões sobre as publicações nacionais, Diversidade e Educação Intercultural no Ensino de Química: Traçando reflexões sobre as publicações nacionais, Joseane Ferreira Costa Felix, Ana Clédina Rodrigues Gomes, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques
2018, O lixo: Reflexões sobre a Prática Pedagógica do Professor de Ciências a partir do Enfoque CTS, Questões de Ensino de Ciência e Tecnologia em Discussão, Franciane da Silva e Silva, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques
2018, Ciência, Tecnologia e Saberes Tradicionais: a farinha de mandioca como vetor para a construção de conceitos científicos, Questões de ensino de ciência e tecnologia em discussão, Eurisvaldo Silva Nunes, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques
2018, Surdez, Diversidade e Ensino de ciências: uma Discussão a partir dos Estudos Culturais, Ensino de ciências e educação para a diversidade, Franciane da Silva e Silva, Jackson Ronie Sá-Silva, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques
2017, O Professor de Ciências e a Construção de uma Identidade Profissional, Conhecimentos, Saberes e experiências na Educação Básica, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Johanna Patricia Camacho Gonzáles
2014, A Educação Ambiental no Ensino de Ciências como Espaço Formativo Interdisciplinar de professores de Ciências, A Educação Ambiental no Ensino de Ciências como Espaço Formativo Interdisciplinar de professores de Ciências, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques
Livros (5)
2023, O Ensino de Ciências Naturais e a Prática reflexiva: um olhar sobre a pesquisa no campo da docência em formação, Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques
2020, ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: olhares e contextos, Antônio José da Silva, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Hawbertt Rocha Costa, Maria Consuelo Alves Lima, Marcos Denilson Guimarães, Silvete Coradi Guerini, Regina Celia de Sousa
2018, Questões de Ensino de Ciência e Tecnologia em Discussão, Maria Consuelo Alves Lima, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Thirza Pavan Sorpreso
2017, Conhecimentos, Saberes e experiências na Educação Básica, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clara Maria Gil Ferreira Fernandes Pereira Coutinho, Johanna Patricia Camacho Gonzáles, Maria da Gloria Rocha Ferreira, Marize Barros Rocha Aranha, Maria José Albuquerque Santos, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2016, Formação Inicial na docência em Química: Reformulações e Realidade, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Luiz Henrique Ferreira
Participações em Bancas de Cursos (101)
2023, Monografia de Graduação Titulo: O CURRICULO DE CIENCIAS NATURAIS: UMA ANALISE PELO VIES HISTORICO DA BASE LEGAL ORIENTADORA DO CONTEUDO ESCOLAR, EVANE BARBOSA DE OLIVEIRA
2023, Monografia de Graduação A EXPERIMENTACAO NOS LIVROS DIDATICOS DE BIOLOGIA E SUAS REPRESENTACOES COMO PROPOSTA DIDATICA , LUCIANA BATISTA SANTOS
2023, Monografia de Graduação PERCEPCAO AMBIENTAL SOBRE RESIDUOS ELETRONICOS NA COMUNIDADE ACADEMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO/CENTRO DE CIENCIAS DE CODO., DIANA CUNHA DA SILVA
2023, Monografia de Graduação O CURRICULO DAS CIENCIAS NATURAIS NA CIDADE DE MONCAO/MA (1904-1968): TRACANDO OLHARES PELA PERPECTIVAS DA HISTORIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES, CAMILA MADEIRA COSTA
2023, Monografia de Graduação A DISCIPLINA DE CIENCIAS E A PRATICA EXPERIMENTAL INSERIDAS EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1906-1935): Perspectivas Historicas Curriculares de Codo - MA, AGDA TEIXEIRA SOUSA
2023, Dissertação de Mestrado APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: um estudo com professores na escola estadual Centro de Ensino Estado do Mato Grosso , FLÁVIA HELENA CABRAL SILVA REIS
2023, Dissertação de Mestrado Animacoes digitais no contexto da formacao inicial de professores de Biologia, DOGIVAL ALVES CAVALCANTE JUNIOR
2023, Dissertação de Mestrado Diversidade e a Pratica Docente: Interlocucoes entre o ensino de Quimica e a Educacao Intercultural, JOSEANE FERREIRA COSTA FELIX
2023, Dissertação de Mestrado Argumentacoes e construcao da aprendizagem: um panorama no contexto do ensino ciencias da rede publica da cidade de Codo/MA, ELRILENE DA CRUZ PEREIRA
2023, Dissertação de Mestrado A EXPERIMENTACAO PROBLEMATIZADORA NA PRATICA DOCENTE COMO ATIVIDADE PROMOTORA DE ARGUMENTACAO CIENTIFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIA ELIANE OLIVEIRA DA SILVA
2023, Dissertação de Mestrado O APLICATIVO INTERTEA NO APOIO A FORMACAO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO MEDIO NO MUNICIPIO DE BACABEIRA/MA: uma proposta para o ensino de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de (pos) pandemia, JOELICE SILVA DA LUZ
2023, Dissertação de Mestrado Ensino de Ciencias inclusivo para surdos: uma proposta reflexiva de recurso pedagogico voltado para os anos finais do Ensino Fundamental, EVENE THAIS AUSTRIACO COELHO
2023, Dissertação de Mestrado O PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGOGICO NA PERSPECTIVA DA PRATICA EXPERIMENTAL EM QUIMICA: vislumbrando caminhos e possibilidades na modalidade EJA Sao Luis, ANTONIO JOSE MIRANDA SILVA
2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE CIENCIAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: uma proposta de praticas inclusivas para professores de Ciencias na U.E.B Ministro Carlos Madeira da Rede Municipal de ensino de Sao Luis, NAYANE DE JESUS PINHEIRO SANTOS
2023, Dissertação de Mestrado BIBLIOTECA VIRTUAL COMO RECURSO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA NA UEB MUNICIPAL DRA.MARIA ALICE COUTINHO, SAO LUIS-MA, CRISTIANE SILVA GONÇALVES
2023, Dissertação de Mestrado DIALOGOS SOBRE EDUCACAO PARA A BIODIVERSIDADE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DECOLONIAL A PARTIR DO CONTEXTO AXIXAENSE: um estudo nas escolas Centro de Ensino Estado do Acre e Instituto Estadual de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Maranhao/ IP Axixa, VICENTE DE PAULA CAMPOS FREITAS
2023, Dissertação de Mestrado COMBATE AO NEGACIONISMO CIENTIFICO E AS FAKE NEWS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NA ESCOLA CENTRO EDUCA MAIS ALMIRANTE TAMANDARE , MARCIA AMELIA GASPAR MATOS GONÇALVES
2023, Dissertação de Mestrado QUIMICA POR MEIO DE IMAGENS: a fotografia com enfoque na Educacao Ambiental como proposta de ensino e aprendizagem na EJA, MARIA APARECIDA CONCEIÇÃO MARCONCINI PRESTES
2023, Monografia de Graduação A EDUCACAO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICIPIO DE CODO-MA: perspectivas e desafios, SIMONE MONTEIRO SILVA
2023, Monografia de Graduação A EDUCACAO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICIPIO DE CODO-MA: perspectivas e desafios., MARIA SANTANA DE JESUS ZULEIDO
2023, Monografia de Graduação AVALIACAO FISICO-QUIMICA DA QUALIDADE DA AGUA DO RIO ITAPECURU NA REGIAO DE TIMBIRAS-MA, ANTONIO MOISES DA SILVA
2023, Monografia de Graduação AVALIACAO FISICO-QUIMICA DA AGUA DE CONDENSACAO PARA FINS DE REAPROVEITAMENTO: UM ESTUDODE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO, DAINARA FARIAS VIANA
2023, Monografia de Graduação Um Olhar sobre o Pibid e suas Repercussoes no Contexto da Praxis Docente: Vivencias e Expectativas na Formacao Inicial, IDEANE MELO DA SILVA
2022, Dissertação de Mestrado Representacoes sobre queimadas em livros didaticos de ciencias: buscando indicadores para formacao de sujeitos ecologicamente orientados, CAMILA CARNEIRO DA SILVA
2022, Dissertação de Mestrado As praticas de ensino de desenho na escola modelo Benedito Leite (1900 – 1920) , ELKE RUSANA PIRES SANTOS RIBEIRO
2022, Monografia de Graduação DESPERTANDO NOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MEDIO O INTERESSE PELA QUIMICA, GISLENE DOS SANTOS SILVA
2022, Dissertação de Mestrado Ensino de ciencias para surdos numa perspectiva de inclusao desenvolvida em escolas publicas do municipio de Codo-Maranhao, EVENE THAIS AUSTRIACO COELHO
2022, Dissertação de Mestrado AS MIDIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA FORMACAO DE PROFESSORES DE CIENCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo na Escola Municipal Paulo Freire em Imperatriz/MA, ALINE BORGES DA SILVA
2022, Dissertação de Mestrado Representacoes sobre Queimadas em Livros Didaticos de Ciencias: Buscando Indicadores de Formacao de Sujeitos Ecologicamente Orientados, CAMILA CARNEIRO DA SILVA
2022, Dissertação de Mestrado Praticas de desenho na escola modelo Benedito Leite (1900 – 1920), ELKE RUSANA PIRES SANTOS RIBEIRO
2022, Dissertação de Mestrado Formacao e praticas docentes: uma analise sobre ao processo de Alfabetizacao Midiatica e Informacional no ensino de Biologia, KATIANE DE JESUS SOUZA
2022, Dissertação de Mestrado QUIMICA POR MEIO DE IMAGENS: a fotografia com enfoque na Educacao Ambiental como proposta de ensino e aprendizagem na EJA, MARIA APARECIDA CONCEIÇÃO MARCONCINI PRESTES
2022, Monografia de Graduação ENSINO DE QUIMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO ENSINO MEDIO DE BOM JESUS DAS SELVAS, LUCIANA DE SOUZA FRANCA
2022, Monografia de Graduação USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA AS AULAS PRATICAS DE QUIMICA, LHAYS CAMPOS NEPONUCENA
2022, Monografia de Graduação ANALISE DA QUALIDADE FISICO-QUIMICA DAS AGUAS DO RIO ITAPECURU NA REGIAO DECODO-MA, MARIA DANYELLE VIEIRA LEAL
2021, Monografia de Graduação ESTAGIO CURRICULAR E FORMACAO DE PROFESSORES:EXPERIENCIAS E EXPECTATIVAS DOCENTES DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIENCIAS NATURAIS/BIOLOGIA DA UFMA/CODO,, PATRICIA VASCONCELOS RIBEIRO
2021, Qualificação de Mestrado EDUCACAO AMBIENTAL NA GESTAO DE RESIDUOS SOLIDOS: um estudo no 4º e 5º ano da U.E.B. Olinda Desterro , LETICIA REGIA GOMES SOUZA
2021, Dissertação de Mestrado MAPEAR PARA APRENDER: USO DE MAPAS CONCEITUAIS E DE MAPAS MENTAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA, ANA TELMA DA SILVA MIRANDA
2021, Dissertação de Mestrado A INCLUSAO DO ESTUDANTE COM DEFICIENCIA VISUAL NO UNIVERSO DO CONHECIMENTO QUIMICO: uma proposta para promocao da educacao cientifica no Ensino Fundamental, FABIANE SILVA MARTINS
2021, Monografia de Graduação A formacao de saberes docentes pelo vies da experimentacao: impressoes iniciais para a construcao de uma identidade docente reflexiva., FABIANA DE ARAUJO LEITE
2021, Monografia de Graduação Experimentacao no contexto do ensino de ciencias: um panorama a partir do planejamento da atividade docente., DANIELLY MOTA NEVES
2021, Monografia de Graduação EDUCACAO E SEXUALIDADE: DO RECONHECIMENTO DAS DIVERSIDADES SEXUAIS A EXPERIENCIA VIVIDA NO PIBID INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA ROBERTO FRANCA, NO MUNICIPIO DE CODO – MA, JOSE CARLOS SERRA VIEIRA JUNIOR
2021, Monografia de Graduação CATEGORIZACAO DE IMAGENS REFERENTES AO TEMA “ALIMENTOS” EM LIVROS DIDATICOS DE CIENCIAS UTILIZADOS NA REDE PUBLICA DE ENSINO CODOENSE., LILIANE DA SILVA VIEIRA
2021, Dissertação de Mestrado A INSERCAO DA QUIMICA ESCOLAR NO CURRICULO DE ESCOLAS PUBLICAS ESTADUAIS MARANHENSES (1890-1914): um olhar a partir da Historia das Disciplinas Escolares , TALITA CRISTINA RAIOL CARVALHO
2021, Qualificação de Mestrado A Quimica pela Lente da Historia das Disciplinas Escolares: um olhar sobre as escolas publicas estaduais maranhenses (1890-1914), TALITA CRISTINA RAIOL CARVALHO
2021, Qualificação de Mestrado A Arte no Ensino da Quimica: a linguagem que transforma?, EMILY CRISTINA SILVA SOUSA RAMOS
2021, Monografia de Graduação BULLYING E EDUCACAO: PERCEPCOES E DESAFIOS POLITICOS-PEDAGOGICOS NA ESCOLA PUBLICA, ANA GLIZELDA OLIVEIRA DA SILVA
2020, Monografia de Graduação PROJETO POLITICO PEDAGOGICO: INSTRUMENTO DA GESTAO DEMOCRATICA NO CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL SENADOR ARCHER, CODO/MA, SARA ARAUJO COSTA
2020, Monografia de Graduação Ensino de Ciencias e questoes de genero: concepcoes de graduandas em Biologia sobre a representacao da figura feminina na ciencia, ALICE JULIANA DE SOUSA
2020, Monografia de Graduação GESTAO ESCOLAR DEMOCRATICA E PARTICIPACAO DA FAMILIA: UM ESTUDO NA ESCOLA MUNICIPAL ROBERTO FRANCA NO MUNICIPIO DE CODO-MA., CARLENE DOS SANTOS BARBOSA
2020, Qualificação de Mestrado INTERVENCOES EDUCACIONAIS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DUPLA EXCEPCIONALIDADE (TEA NIVEL 1 /AHSD), JAILSON ARAUJO CIPRIANO
2020, Qualificação de Mestrado A Inclusao do Deficiente Visual no Universo do Conhecimento Quimico: uma proposta de intervencao para promocao da educacao cientifica no Ensino Fundamental, FABIANE SILVA MARTINS
2020, Qualificação de Mestrado EDUCACAO AMBIENTAL NA GESTAO DE RESIDUOS SOLIDOS: um estudo no 4º e 5º ano da U.E.B. Olinda Desterro, LETICIA MENDONCA DA SILVA
2020, Qualificação de Mestrado MAPEAR PARA APRENDER: USO DE MAPAS CONCEITUAIS E DE MAPAS MENTAIS COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA , ANA TELMA DA SILVA MIRANDA
2020, Dissertação de Mestrado EDUCACAO AMBIENTAL E QUEIMADAS: a construcao de conceitos no ensino de ciencias para formacao de sujeitos ecologicos , NILTON DA SILVA CORRÊA
2020, Monografia de Graduação Saberes Tradicionais no Ensino de Ciencias praticados em Escolas de Ensino Fundamental da Cidade de Codo – Maranhao, MAYARA GALVAO PEREIRA
2020, Qualificação de Mestrado Modelos Atomicos no Livro Didatico de Quimica: Estudo das representacoes ilustrativas pelo vieis do discurso cientifico-social , MANUELA CONCEIÇÃO MACHADO DA SILVA
2020, Qualificação de Mestrado A TEMATICA DA NANOCIENCIA E NANOTECNOLOGIA NA FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES DE FISICA ABORDADA NAS INSTITUICOES DE ENSINO SUPERIOR UFSC E UFMA , ERIKA SANTOS DA COSTA
2020, Qualificação de Mestrado RECORTES DO PERCURSO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM FISICA , LIZANDRA ALVES RIBEIRO
2020, Monografia de Graduação As Explicacoes Cientificas e a Sala de Aula de Ciencias: Um olhar sobre as Concepcoes de Professores no campo da Educacao Cientifica, ELRILENE DA CRUZ PEREIRA
2020, Monografia de Graduação Construcao e aplicacao de sequencia didatica experimental baseada em conteudos sobre natureza eletrica da materia, SABRINA NUNES SALES
2020, Monografia de Graduação Proposicao de uma Sequencia Didatica sob o tema Queimadas para a Promocao da Aprendizagem Significativa no Ensino de Ciencias, CAMILA CARNEIRO DA SILVA
2019, Monografia de Graduação O ESPACO DA MULHER NO UNIVERSO DA PESQUISA EM QUIMICA REALIZADAS EM IES DO ESTADO DO MARANHAO, DELIS SILVA OLIVEIRA
2019, Monografia de Graduação Roteiros de experimentos presentes em livros didaticos de quimica: uma discussao na perspectiva da alfabetizacao cientifica., VANGELES ROCHA PIRES
2019, Monografia de Graduação AVALIACAO DA APRENDIZAGEM E ENSINO DE QUIMICA: Perfil Do Processo Avaliativo Aplicado Por Professores De Quimica Do Ensino Medio, ALAN CARLOS ROCHA PACHECO
2019, Qualificação de Mestrado EDUCACAO AMBIENTAL E QUEIMADAS: a construcao de conceitos no ensino de ciencias para formacao de sujeitos ecologicos Sao Luis 2019 Sao Luis 2019, NILTON DA SILVA CORRÊA
2019, Qualificação de Mestrado EDUCACAO PARA A BIODIVERSIDADE: olhares para o ensino de Biologia no contexto maranhense , THALIANA CRUZ DANTAS
2019, Qualificação de Mestrado A REALIDADE VIRTUAL COMO RECURSO EDUCATIVO: o uso da tecnologia por professores de Biologia , CARLOS BRUNO CABRAL DE OLIVEIRA
2019, Dissertação de Mestrado QUESTOES AMBIENTAIS NO ENSINO DE CIENCIAS: a educacao cientifica pelo vies das atividades ludicas , AMANDA MARCOS COELHO
2019, Dissertação de Mestrado EXPERIMENTACAO NO ENSINO DE QUIMICA E AVALIACAO DA APRENDIZAGEM: O ENREDO DA PRATICA DOCENTE EM FOCO , THANIELLE SOUZA SILVA
2019, Dissertação de Mestrado RADIOATIVIDADE NO ENSINO MEDIO EM UMA ABORDAGEM CIENCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS), ELISIANY DOS SANTOS BRITO
2019, Dissertação de Mestrado A FEIRA DE CIENCIAS COMO INSTRUMENTO PARA PROMOCAO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIENCIAS, TAISE HELENA DE SOUSA SILVA
2019, Dissertação de Mestrado UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ESTATISTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMATICA NO ENSINO MEDIO, PATRICIA AZEVEDO DE OLIVEIRA
2019, Monografia de Graduação METODOS CONTRACEPTIVOS E A REPRESENTACAO SOCIAL APRESENTADA EM LIVROS DIDATICOS DE CIENCIAS ADOTADOS EM ESCOLAS PUBLICAS DA CIDADE DE CODO-MA, DAYANE MARIA MELO DA SILVA
2019, Monografia de Graduação AVALIACAO DA QUALIDADE DA AGUA DO RIO ITAPECURU: ANALISE FISICO-QUIMICA E IMPACTOS ANTROPICOS, UEVERSON SILVA DE ALMEIDA
2019, Monografia de Graduação SABERES POPULARES E O ENSINO DE CIENCIAS: A TRADICAO DO CHACOMO VETOR PARA PROMOCAO DA ALFABETIZACAO CIENTIFICA, ROZINETE GUIMARAES DE PINHO
2019, Monografia de Graduação ESTAGIO E PROFISSIONALIZACAO DOCENTE: PERCEPCOES DE LICENCIANDOS SOBRE A CONSTRUCAO DE SABERES NO UNIVERSO DA FORMACAO INCIAL, MARIA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA DA SILVA
2019, Monografia de Graduação APLICACAO DE UMA SEQUENCIA DIDATICA DE CIENCIAS CONTEMPLANDO A“LEITURA DE ANDAIME” COMO PONTE PARA COMPREENSAO DO UNIVERSO QUIMICO, LUIS EDUARDO DA CONCEICAO
2019, Monografia de Graduação INTERPRETACAO DE ROTULOS DE PRODUTOS ALIMENTICIOS DE RESTRICAO ALIMENTAR: A aprendizagem de ciencias pelo vies da alfabetizacao cientifica, SARAH RAQUEL SANTOS DA SILVA
2019, Monografia de Graduação ANALISE DOS ENUNCIADOS SOBRE O CONTEUDO “TABELA PERIODICA” APLICADAS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PUBLICAS DA CIDADE DE CODO/MARANHAO, SAMANDA NUNES SALES
2019, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE CIENCIAS NATURAIS E A ORGANIZACAO DO CURRICULO ESCOLAR: um estudo sobre a pratica docente de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ANA JULIA VIEGAS GOMES OLIVEIRA
2019, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE CIENCIAS E EDUCACAO AMBIENTAL: a formacao de sujeitos ecologicos a partir do Ensino Fundamental, WALDELICE OLIVEIRA ALMEIDA
2019, Qualificação de Mestrado EXPERIMENTACAO NO ENSINO DE QUIMICA E AVALIACAO DA APRENDIZAGEM: O ENREDO DA PRATICA DOCENTE EM FOCO, THANIELLE SOUZA SILVA
2019, Qualificação de Mestrado AS ABORDAGENS DA EDUCACAO EM SAUDE EM LIVROS DIDATICOS DE BIOLOGIA, PREMMA HARY MENDES SILVA
2019, Qualificação de Mestrado OBESIDADE E ENSINO DE CIENCIAS: uma proposta pedagogica, UERLENE DO ROSÁRIO GARCÊS RIBEIRO
2019, Dissertação de Mestrado NANOCIENCIA PARA O ENSINO DE FISICA NA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS NUMA ABORDAGEM CTS, CASSANDRA MARIA RIBEIRO COSTA
2018, Monografia de Graduação Ensino de Ciencias e o Tema Alimentacao: Revelando Proposicoes em Livros didaticos de ciencias no Ensino  Fundamental, ADRIANA ALMEIDA DA SILVA
2018, Monografia de Graduação  Interpretacao dos Rotulos de Embalagens de Cosmeticos como meio de Atividade Investigativa no Ensino de Ciencias, MAYARA LIMA OLIVEIRA
2018, Monografia de Graduação Uma Proposta de Aplicacao de Sequencia Didatica Experimental por Investigacao: o Caso do Bebedouro Contaminado, ROSALIA FERREIRA DA SILVA
2018, Dissertação de Mestrado CONCEPCOES DE PROFESSORES DE QUIMICA SOBRE PROPOSICOES DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA DIRECAO DA ALFABETIZACAO CIENTIFICA, LUIZELIO VELOSO PINTO
2018, Monografia de Graduação O ENSINO DA TEMATICA “DESASTRES NATURAIS” NO ENSINO MEDIO NO CENTRO DE EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS LUCIA BAYMA, CODO-MA: Um olhar a partir da inundacao urbana de 2009., ALAN NEVES FEITOSA
2018, Monografia de Graduação ENSINO DE QUIMICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: CENARIO EDUCACIONAL DA CIDADE DE ROSARIO-MA, TALITA CRISTINA RAIOL CARVALHO
2018, Qualificação de Mestrado RADIOATIVIDADE NO ENSINO MEDIO EM UMA ABORDAGEM CTS, ELISIANY DOS SANTOS BRITO
2018, Qualificação de Mestrado A FEIRA DE CIENCIAS COMO INSTRUMENTO PARA PROMOCAO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIENCIAS, TAISE HELENA DE SOUSA SILVA
2018, Qualificação de Mestrado O ENSINO DE CIENCIAS NATURAIS E A ORGANIZACAO DO CURRICULO ESCOLAR: um estudo sobre a pratica docente de professores (as) do Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ANA JULIA VIEGAS GOMES OLIVEIRA
2018, Qualificação de Mestrado O ENSINO DE CIENCIAS E EDUCACAO AMBIENTAL: a formacao de sujeitos ecologicos a partir do Ensino Fundamental Sao Luis, WALDELICE OLIVEIRA ALMEIDA
2018, Dissertação de Mestrado A METODOLOGIA WEBQUEST COMO ESTRATEGIA DE ENSINO MOTIVADORA DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL , DEBORA SUZANE GOMES MENDES
2018, Monografia de Graduação CATEGORIZACAO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS EM DISPOSITIVOS MOVEIS: UM OLHAR SOBRE A PRODUCAO PARA O ENSINO DE CIENCIAS NATURAIS , ISAIAS SOUSA DA SILVA
2018, Monografia de Graduação LUZ E COTIDIANO: IDEIAS PREVIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DA ALFABETIZACAO CIENTIFICA, DEUSALICE CARDOSO FERNANDES
2018, Monografia de Graduação APLICACAO DE SEQUENCIA DIDATICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE CIENCIAS A PARTIR DA TEMATICA “DROGAS”, ANA PAULA RAMOS SOUSA
2017, Monografia de Graduação Analise e contrucao de videos sobre experimentacao para o ensino de ciencias, ALINE DE SOUSA PAVAO
Trabalho de conclusão de curso (45)
A INTERDISCIPLINARIDADE SEGUNDO O OLHAR DE PROFESSORES DE QUÍMICA DE ESCOLA DA CIDADE DE PORTO FRANCO- MARANHÃO, SORAIA PEREIRA BANDEIRA , 09/2014
A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO EM QUÍMICA: CONCEPÇÕES DE ANÁLISE DE LIVROS DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA CIDADE DE PORTO FRANCO, DIVINA COSTA COELHO CORDEIRO , 07/2014
CARACTERIZAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE PORTO FRANCO - MA SOBRE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA., LEIDIANE DOS SANTOS BARROS , 07/2014
CARACTERIZAÇÃO DAS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA APLICADAS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE PORTO FRANCO - MARANHÃO , ANDREA DE SOUSA SANTOS , 09/2014
O SABER SER PROFESSOR DE QUÍMICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO DAS IES DE PORTO FRANCO – MA., ELISÂNGELA ELZA DE SÁ SOUSA , 09/2014
PERFIL DE ATIVIDADES DE CUNHO AMBIENTAL APLICADAS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE PORTO FRANCO- MA, LUANA RODRIGUES MOURA , 09/2014
Perfil Didático-Pedagógico das aulas de química do ensino médio de escolas públicas em São Luís-MA, ADRIANO ROGERIO SILVA LIMA , 12/2014
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE OS EXPERIMENTOS CONTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO ADOTADO PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NUMA ESCOLA DE PORTO FRANCO-MA., MARCELIA OLIVEIRA SOUSA , 09/2014
Professores de Química: Formação e saberes iniciais para a inserção mo contexto do trabalho docente, JOSÉ WILLIAM DINIZ COUTINHO , 01/2015
ANÁLISE PANORÂMICA DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA, FRANCIANE DA SILVA E SILVA , 07/2015
A escolha do livro didático de química: parâmetros de seleção adotados por professores de química de um conjunto de escolas públicas da cidade de São Luís – Maranhão, LEONIDAS ESTEVES SOUSA , 07/2015
Interdisciplinaridade e o ensino de química: concepções e apropriação dos professores do ensino médio em São Luís - MA, MARTA VENANCIA FRANÇA RODRIGUES , 07/2015
O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DE SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO POR PROFESSORES DA ZONA URBANA DA CIDADE DE CODÓ-MA , MARIA DA CONCEIÇÃO GOMES DA SILVA , 06/2016
PANORAMA INCLUSIVO NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL DA CIDADE DE CODÓ - MARANHÃO, EVENE THAIS AUSTRIACO COELHO , 08/2016
ENSINO DE CIÊNCIAS E SABERES TRADICIONAIS: A PERSPECTIVA CTS E A FARINHA DE MANDIOCA COMO VETOR PARA AULAS EXPERIMENTAIS, EURISVALDO SILVA NUNES , 03/2017
ENSINO DE CIÊNCIAS E TEMAS TRANSVERSAIS: Discutindo sobre a abordagem histórica e filosófica das vacinas em livros didáticos de Ciências., MARIA ANITA PINTO SOARES , 03/2017
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: Concepções e Implementações das Atividades Experimentais no Ensino Fundamental na cidade de Codó-MA., MARIA ELIANE OLIVEIRA DA SILVA , 03/2017
EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA COMO MOTOR PARA DESENVOLVIMENTO DE ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS NATURAIS, RAYSSA MATOS DE SOUZA , 03/2017
Análise Fisico-Quimica e Microbiológica de Águas de Poços Artesianos de Uso Independente do Município da Timbiras-MA, MICHAEL MACHADO OLIVEIRA , 02/2017
LUZ E COTIDIANO: IDEIAS PRÉVIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA, DEUSALICE CARDOSO FERNANDES MARQUES , 07/2018
ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: CENÁRIO EDUCACIONAL DA CIDADE DE ROSÁRIO-MA, TALITA CRISTINA RAIOL CARVALHO , 12/2018
APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS CONTEMPLANDO A“LEITURA DE ANDAIME” COMO PONTE PARA COMPREENSÃO DO UNIVERSO QUÍMICO, LUIS EDUARDO DA CONCEICAO , 07/2019
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E A REPRESENTAÇÃO SOCIAL APRESENTADA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS ADOTADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE CODÓ-MA, DAYANE MARIA MELO DA SILVA , 07/2019
ESTÁGIO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE SABERES NO UNIVERSO DA FORMAÇÃO INICIAL , MARIA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA DA SILVA , 07/2019
ENSINO DE CIÊNCIAS E O TEMA ALIMENTAÇÃO: REVELANDO PROPOSIÇÕES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ADRIANA ALMEIDA DA SILVA , 12/2019
ANÁLISE DOS ENUNCIADOS SOBRE O CONTEÚDO “TABELA PERIÓDICA” APLICADAS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE CODÓ/MARANHÃO, SAMANDA NUNES SALES , 07/2019
INTERPRETAÇÃO DE RÓTULOS DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS DE RESTRIÇÃO ALIMENTAR: A aprendizagem de ciências pelo viés da alfabetização científica, SARAH RAQUEL SANTOS DA SILVA , 07/2019
INTERPRETAÇÃO DOS RÓTULOS DE EMBALAGENS DE COSMÉTICOS COMO MEIO DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, MAYARA LIMA OLIVEIRA , 12/2018
SABERES POPULARES E O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRADIÇÃO DO CHÁ COMO VETOR PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ROZINETE GUIMARAES DE PINHO , 07/2019
O ESPAÇO DA MULHER NO UNIVERSO DA PESQUISA EM QUÍMICA REALIZADAS EM IES DO ESTADO DO MARANHÃO, DELIS SILVA OLIVEIRA , 12/2019
As Explicações Cientificas e a Sala de Aula de Ciências: Um olhar sobre as Concepções de Professores no campo da Educação Científica, ELRILENE DA CRUZ PEREIRA , 01/2020
Proposição de uma Sequência Didática sob o tema Queimadas para a Promoção da Aprendizagem Significativa no Ensino de Ciências, CAMILA CARNEIRO DA SILVA , 01/2020
Roteiros de experimentos presentes em livros didáticos de química: Uma discussão na perspectiva da alfabetização científica, VANGELES ROCHA PIRES , 12/2019
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ENSINO DE QUÍMICA: Perfil Do Processo Avaliativo Aplicado Por Professores De Química Do Ensino Médio, ALAN CARLOS ROCHA PACHECO , 12/2019
Saberes Tradicionais no Ensino de Ciências praticados em Escolas de Ensino Fundamental da Cidade de Codó - Maranhão, MAYARA GALVAO PEREIRA , 10/2020
Ensino de Ciências e questões de gênero: concepções de graduandas em Biologia sobre a representação da figura feminina na ciência, ALICE JULIANA DE SOUSA , 12/2020
Experimentação no Contexto do Ensino de Ciências: Um Panorama a partir do Planejamento da Atividade Docente, DANIELLY MOTA NEVES , 10/2021
A formação de saberes docentes pelo viés da experimentação: impressões iniciais para a construção de uma identidade docente reflexiva, FABIANA DE ARAUJO LEITE , 10/2021
UM OLHAR SOBRE O PIBID E SUAS REPERCUSSÕES NO CONTEXTO DA PRAXIS DOCENTE: VIVÊNCIAS E EXPECTATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL, IDEANE MELO DA SILVA , 01/2023
VACINAS COMO TEMA GERADOR PARA REFLEXÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (SÉRIES FINAIS): UMA ANÁLISE DAS ARGUMENTAÇÕES PROMOVIDAS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS, FRANCISCA JESSICA VIEIRA ARAUJO , 01/2023
A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS E A PRÁTICA EXPERIMENTAL INSERIDAS EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1906-1935): PERSPECTIVAS HISTÓRICAS CURRICULARES DE CODÓ - MA, AGDA TEIXEIRA SOUSA , 07/2023
O CURRÍCULO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NA CIDADE DE MONÇÃO/MA (1904-1968): TRAÇANDO OLHARES PELA PERPECTIVAS DA HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES, CAMILA MADEIRA COSTA , 07/2023
A EXPERIMENTAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E SUAS REPRESENTAÇÕES COMO PROPOSTA DIDÁTICA , LUCIANA BATISTA SANTOS , 08/2023
O Currículo de Ciências Naturais: Uma análise pelo viés histórico da base legal orientadora do conteúdo escolar, EVANE BARBOSA DE OLIVEIRA , 08/2023
Propostas experimentais contidas em livros didáticos de biologia usados na cidade de Timbiras (MA): um estudo panorâmico, ELENILSON MONTEL LOPES , 01/2024
Orientação em pós-graduação (28)
Mestrado, MARIA APARECIDA CONCEIÇÃO MARCONCINI PRESTES, 06/2021 - , Concluída em 11/2023
Mestrado, HELINE MARIA FURTADO SILVA, 03/2016 - , Concluída em 09/2018
Mestrado, NILTON DA SILVA CORRÊA, 03/2018 - , Concluída em 10/2020
Mestrado, EVENE THAIS AUSTRIACO COELHO, 03/2020 - , Concluída em 04/2023
Mestrado, WALDELICE OLIVEIRA ALMEIDA, 03/2017 - , Concluída em 03/2019
Mestrado, AMANDA MARCOS COELHO, 07/2017 - , Concluída em 08/2019
Mestrado, FABIANE SILVA MARTINS, 03/2019 - , Concluída em 12/2021
Mestrado, TAISE HELENA DE SOUSA SILVA, 03/2017 - , Concluída em 08/2019
Mestrado, MARIA ELIANE OLIVEIRA DA SILVA, 06/2021 - , Concluída em 05/2024
Mestrado, ELISIANY DOS SANTOS BRITO, 07/2017 - , Concluída em 08/2019
Mestrado, ANTONIO JOSE MIRANDA SILVA, 06/2021 - , Concluída em 03/2024
Mestrado, LUIZELIO VELOSO PINTO, 08/2016 - , Concluída em 12/2018
Mestrado, FRANCIANE DA SILVA E SILVA, 08/2015 - , Concluída em 08/2017
Mestrado, ELRILENE DA CRUZ PEREIRA, 09/2021 - , Concluída em 11/2023
Mestrado, THANIELLE SOUZA SILVA, 08/2017 - , Concluída em 08/2019
Mestrado, MANUELA CONCEIÇÃO MACHADO DA SILVA, 08/2018 - , Concluída em 08/2020
Mestrado, TALITA CRISTINA RAIOL CARVALHO, 08/2019 - , Concluída em 08/2021
Mestrado, JOSEANE FERREIRA COSTA FELIX, 09/2021 - , Concluída em 01/2024
Mestrado, CAMILA CARNEIRO DA SILVA, 10/2020 - , Concluída em 09/2022
Mestrado, FABIANA DE ARAUJO LEITE, 08/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, MARCO AURELIO DA SILVA, 06/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, KATIA REGINA PEREIRA ROCHA DOS SANTOS, 06/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, MARCILENE DOS SANTOS SILVA, 08/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, MARIZETE BORGES SILVA SEREJO, 08/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, SAMIA RAQUEL BATISTA MARINHO, 05/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, DEBORA RIBAMAR MACEDO RIBEIRO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, FLOR DE CASSIA PEREIRA DA SILVA, 05/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, SANLEY VIEGAS SOARES, 08/2019 - 11/2019 , Orientação em Andamento
fim do conteúdo