TANIA CRISTINA COSTA RIBEIRO
DARC - DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS/CCHinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Artigos (8) |
2023, Tramas de uma desconstrução sobre o espetáculo ?O Miolo da Estória?, ISSN: 22363254 |
2022, TEATRO E DIÁLOGO NA AULA ENCENAÇAO DO PROFESSOR PAZZINI, ISSN: 23583703 |
2003, A Dança como procresso ritualístico: ums comunhão entre nos estudos de Marcel Mauss e sobre as técnicas corporais e Rudolf Laban sobre as qualidades do movimento na construção do trabalho "Terreiro em Festa", ISSN: |
2003, DANÇANDO OS DIGNOS SOCIAIS DO COTIDIANO SOB O OLHAR IMPRESSIONISTA, ISSN: |
2002, O PROCESSO DE ESTILIZAÇÃO NAS DANÇAS MARANHENSES:negação ou afirmação da tradição?, ISSN: |
2002, O GRUPO ACAIA E A DISCUSSÃO DO TEMA TRADIÇÃO x MODERNIDADE NO CONTEXTO DA CULTURA DANCÍSTICA POPULAR MARANHENSE, ISSN: |
2002, COREOGRAFANDO O COTIDIANO: a dança um caminho para a reconstrução da cidadania das mães/adolescentes da Vila Embratel, ISSN: |
2002, COREOGRAFANDO O COTIDIANO: a dança um caminho para a reconstrução da cidadania das mães/adolescentes da Vila Embratel, ISSN: |
Publicação em eventos (23) |
2023, LUANA REIS, Tânia Cristina Costa Ribeiro, A DANÇA DO CACURIÁ E SUAS DINAMICAS CULTURAIS EM 50 ANOS DE HISTÓRIA, XVII ENCONTRO HUMANISTICO DA UFMA-ciencias, humanidades e reconstrução democratica, Trabalho Completo |
2022, , FORMAÇÃO: O QUE FALTA PARA TERMOS UMA GRADUAÇÃO EM DANÇA NO MARANHAO?, XVI SEMANA MARANHENSE DE DANÇA, |
2021, , DAS PRODUÇÕES TEATRAIS ÀS FORMAÇÕES DE ARTISTAS: um estudo sobre a Santa Ignorância Companhia das Artes (MA) entre as décadas de 90 e 2000, MARAVILHA, |
2021, , CASAS, CENTROS E ESPAÇOS CULTURAIS EM SAO LUIS: reflexões sobre os espaços artísticos na contemporaneidade, MARAVILHA, |
2020, , A CONSTRUÇAO DO CONHECIMENTO NA RECEPÇÃO TEATRAL DA CENA CONTEMPORANEA EM SÃO LUIS: teatro como acontecimento, 3º ENCONTRO DE PESQUISA EM ANDAMENTO, IMPROVISAÇÃO, |
2019, , A Dança Portuguesa de cá e de lá: aspectos cênicos a partir do Vira e do Malhão, DINÂMICAS CULTURAIS: Outro modo de conhecer, aprender e transmitir, |
2017, , A Dança Portuguesa no Maranhão: contextos e transformações, II SIMPÓSIO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E SOCIEDADE, |
2013, , 'Assim nasce uma escrita com o corpo', IV COMA - Coletivo da Pós-Graduação em Arte, |
2013, , Avaliação em TCC, Treinamento para professores em Banca de TCC, |
2012, , Avaliação em TCC, Treinamento para professores em Banca de TCC, |
2011, , Pesquisa sobre coreografia do bumba-meu-boi do Maranhão, "Bumba-meu-boi do Maranhão: Patrimônio Cultural do Brasil", |
2010, Tânia Cristina Costa Ribeiro, O QUE SE DANÇA NA ESCOLA? AS DANÇAS POPULARES NO ÂMBITO ESCOLAR, X ENCONTRO HUMANISTICO, Resumo |
2010, , CRIO EU, CRIAS TU, CRIAMOS NÓS: a dança na escola possibilitando autonomia, x ENCONTRO HUMANISTICO, |
2010, , O QUE SE DANÇA NA ESCOLA? AS DANÇAS POPULARES NO ÂMBITO ESCOLAR, x ENCONTRO HUMANISTICO, |
2007, , SEGUINDO TRILHAS: uma experiência etnografica, REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA e X REUNIÃO DE ANTROPOLOGOS NORTE E NORDESTE., |
2007, , A sociabilidade pela dança, VII REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL, |
2006, , A SOCIABILIDADE PELA DANÇA: INCORPORAÇÃO DE ""HABITUS", SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DE DISSERTAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM CIENCIAS SOCIAIS, |
2003, Tânia Cristina Costa Ribeiro, A dança como processo ritualístico: uma comunhão entre os estudos de Marce Mauss sobre as técnicas corporais e Rudolf Von Laban sobre as qualidades do movimento na construção do trabalho terreiro em festas, XIV Congresso Nacional Federação de arte educadores do Brasil, Trabalho Completo |
2003, Tânia Cristina Costa Ribeiro, Dançando os signos do cotidiano sob um olhar impressionista, III Congresso brasileiro de pesquisa e pós-graduação em artes cênicas, Trabalho Completo |
2002, Tânia Cristina Costa Ribeiro, Coreografando o Cotidiano: a dança um caminho para a reconstrução da cidadania das mães/adolescentes da Vila Embratel, III Encontro Humanistico, Resumo |
2002, Tânia Cristina Costa Ribeiro, Beatriz de Jesus Sousa, Maria Raimunda Ferreira Freitas, Rosélia Lobato, Pa'trícia R. Santos, O Processo de estilização nas danças maranhenses; negação ou afirmação da tradição?, 54ª Reunião Anual da SPBC, Resumo |
2002, Tânia Cristina Costa Ribeiro, A estilização nas danças maranhenses:afirmação ou negação da tradição?, 54ª REUNIÃO ANUAL SBPC, Resumo |
2002, Tânia Cristina Costa Ribeiro, Raffaelle Andressa dos Santos, Karla Régia ferreira Viana, Ana Teresa Ramos, Coreografando o cotidiano- a dança um caminho para a recontrução da cidadania das mães /adolescentes da vila Embratel/ São Luís-MA, 9º CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIA DA DESPORTO DOS PAISES DE LÍNGUA PORTUGUESA, Resumo |
Capítulos de livros (3) |
2022, SINTETICA IDENTICA AO NATURAL: uma composição poética e de gênero na dança, UM VOO SOBRE AS ARTES CENICAS: olhares, perspectivas e experiencia em pesquisa, Erivelto Viana Pinto, Tânia Cristina Costa Ribeiro |
2022, DO PEDAGÓGICO AO ARTÍSTICO:reflexões sobre a cena intermedial no ensino e no fazer teatral, UM VOO SOBRE AS ARTES CENICAS: olhares , perspectivas e experiencias em pesquisa, Tânia Cristina Costa Ribeiro, VIVIANE CALDAS ROCHA |
2022, EXPERIENCIAS DE UMA PESQUISADORA INICIANTE: desatando nós, UM VOO SOBRE AS ARTES CENICAS: olhares , perspectivas e experiencias em pesquisa, Leticia Cunha de Sousa, Tânia Cristina Costa Ribeiro |
Livros (6) |
2020, Arte, Genero, Sexualidade e Educação (recurso eletrônico)-saberes e praticas de equidade na escola, Fernando Augusto do Nascimento, Fernanda Areias, Tânia Cristina Costa Ribeiro |
2014, Paisagens: leituras e releituras da Baixada Maranhense, Tânia Cristina Costa Ribeiro |
2012, Módulo 17: estágio supervisionado em teatro 1, Tânia Cristina Costa Ribeiro, Ana Teresa Desterro Rabelo |
2011, BUMBA MEU BOI SOM E MOVIMENTO, NETO, Joaquim dos Santos, Tânia Cristina Costa Ribeiro |
2011, Bumba-meu Boi do Maranhão: som e movimento., NETO, Joaquim dos Santos, Tânia Cristina Costa Ribeiro |
2003, VISÕES DA ILHA: apontamentos sobre teatro e educação, Tânia Cristina Costa Ribeiro, Luiz Roberto de Sousa, Arão Paranaguá de Santana(org) |
Produção artística, literária e visual (12) |
2013, 'Imagens do não visto', Artistico, Perfomática, Tânia Cristina Costa Ribeiro |
2007, "Vistas do Ponto", Artistico, Coreográfica, Integrantes do ACAIA, Tânia Cristina Costa Ribeiro |
2007, "Molejo", Artistico, Coreográfica, Tânia Cristina Costa Ribeiro |
2005, Fragmentos do Espatáculo "Furoneiro Gaio", Artistico, Coreográfica, Tânia Cristina Costa Ribeiro |
2005, Fragmentos do Espetáculo, Artistico, Coreográfica, Tânia Cristina Costa Ribeiro |
2005, Furoneiro Gaio, Artistico, Coreográfica, Tânia Cristina Costa Ribeiro |
2004, DÊ BANDEIRA, Artistico, Coreográfica, Tânia Cristina Costa Ribeiro |
2004, "A marca em nós, nós na marca", Artistico, Coreográfica, Integrantes do ACAIA, Tânia Cristina Costa Ribeiro, Alunos da turma de Oficina de dança de 2004 |
2003, Impressões, Artistico, Coreográfica, Tânia Cristina Costa Ribeiro, Integrantes do ACAIA |
2003, Angu de Caroço, Artistico, Teatral, Tânia Cristina Costa Ribeiro, Alunos da disciplina Expressão Corporal |
2002, Terreiro em festa, Artistico, Coreográfica, Tânia Cristina Costa Ribeiro |
2002, TERREIRO EM FESTA, Artistico, Coreográfica, Tânia Cristina Costa Ribeiro, Beatriz de Jesus Sousa, Célia Pacheco Lima, Josinelma Ferreira Rolande, Pa'trícia R. Santos, Sandra Régia Ferreira Costa, Maria Raimunda Ferreira Freitas |
Trabalho de conclusão de curso (5) |
NA PISADA DO BRINCANTE: A DANÇA DO TAMBOR DE CRIOULA MARANHENSE E OS CANTOS DE TRABALHO PORTUGUESES COMO POSSIBILIDADES CORPORAIS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO, DOROTI FERREIRA MARTZ , 01/2018 |
ILÊ AXÉ ALAGBÈDÉ OLODUMARÊ: Oxumarê, oralidade e corpo., DIDAM HOU RIBEIRO BRAGA , 07/2017 |
O Jogo Teatral na Dança Escolar Possibilidades de ensino-aprendizagem com crianças de 07 a 10 anos no Centro Educacional Sagres., JAQUELINE SILVA DE JESUS , 07/2018 |
O TEATRO NA IGREJA EVANGÉLICA: percepções e análise do fazer teatral do grupo espelhos, da igreja Assembleia de Deus, na cidade de São Mateus MA. , SAMYA REGIA TEIXEIRA BRANDAO , 07/2019 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA: ressignificando o fazer/saberes do Ensino do Teatro na Educação Infantil, ELIANY MEDEIROS DOS SANTOS , 07/2019 |
Orientação em pós-graduação (8) |
Mestrado, VIVIANE CALDAS ROCHA, 09/2020 - , Concluída em 02/2024 |
Mestrado, RAYLSON SILVA DA CONCEICAO, 09/2019 - , Concluída em 09/2021 |
Mestrado, ERIVELTO VIANA PINTO, 09/2019 - , Concluída em 12/2021 |
Mestrado, LETICIA CUNHA DE SOUSA, 11/2020 - , Concluída em 03/2023 |
Mestrado, VIVIANE CALDAS ROCHA, 11/2020 - 02/2023 , Orientação em Andamento |
Mestrado, EUDEJAMES LOPES CALDAS, 12/2022 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, FERNANDA LUCIA GADELHA SILVA, 10/2021 - 11/2023 , Orientação em Andamento |
Mestrado, LUANA REIS BRITO, 10/2021 - 10/2023 , Orientação em Andamento |