Ir para acessibilidade
Foto do docente ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES

ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES

DEEI - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
10/2020 GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA INVESTIGAÇÕES PEDAGÓGICAS AFRO-BRASILEIRAS (GIPEAB),
Artigos (18)
2023, Percursos históricos da identidade étnico-racial negra no Brasil, ISSN: 00105236
2022, A Imprensa Alternativa Negra como legado para o jornalismo brasileiro, ISSN: 25258761
2022, O coordenador pedagógico em movimento perspectivas e desafios, ISSN: 25258761
2021, O centro de cultura negra do Maranhão no contexto das ações afirmativas, ISSN: 25258761
2021, O mito da democracia racial no contexto do sistema de cotas para estudantes negros tudo continua como dantes no quartel de abrantes, ISSN: 25258761
2021, Ensino de arte e educação quilombola - etnorracialidade e descolonização do olhar, ISSN: 16575830
2021, Políticas de ação afirmativa no Brasil: reflexões históricas, ISSN: 25258761
2021, Produções Acadêmicas sobre o ensino de História Africana e Afro-brasileira nos anos iniciais do Ensino Fundamental: levantamento e análise de propostas de intervenção, ISSN: 25258761
2021, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULOS QUILOMBOLAS NO NORDESTE DO BRASIL??, ISSN: 25258761
2020, O reggae como tema gerador de projeto de trabalho:uma proposta pedagógica no contexto das relações étnicos ?raciais, ISSN: 25258761
2019, O BAIÃO DE PRINCESAS DA CASA FANTI-ASHANTI: um estudo cromático no ensino de Arte à luz da Lei Nº 10.639/03, ISSN: 22379460
2019, A Lei 10.639/03 como instrumento político-pedagógico na perspectiva do combate ao racismo na educação básica, ISSN: 22366377
2019, Formação docente e relações étnico-raciais, ISSN: 21764360
2019, Formação para o trabalho em ead: estratégias para produção de materiais didáticos no âmbito da uab/ifma, ISSN: 25258761
2018, A Lei 10.639/03 como instrumento político-pedagógico na perspectiva da Interculturalidade, ISSN: 19839294
2016, A INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS: um olhar retrospectivo e prospectivo, ISSN: 24479373
2016, ESTUDO SOBRE O DESEMPENHO DE ESTUDANTES COTISTAS NEGROS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, ISSN: 01018701
2012, O PAPEL DA IMPRENSA ALTERNATIVA NEGRA (IAN) NO CONTEXTO DA TEORIA HISTÓRICO SOCIAL DA FORMAÇÃO DO INDÍVIDUO., ISSN: 19833946
Publicação em eventos (86)
2022, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'METODOLOGIAS ATIVAS E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo
2022, Antonio de Assis Cruz Nunes, BUMBA-MEU-BOI DO MARANHÃO: o sotaque de Zabumba na perspectiva da Lei n°10.639/2003, XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo
2022, Antonio de Assis Cruz Nunes, BUMBA-MEU-BOI DO MARANHÃO: o sotaque de Zabumba na perspectiva da Lei n°10.639/2003, XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Trabalho Completo
2022, Antonio de Assis Cruz Nunes, ORALIDADE DE BASE AFRICANA: instrumento histórico e pedagógico na formação da consciência negra, XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo
2022, Antonio de Assis Cruz Nunes, METODOLOGIAS ATIVAS E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Trabalho Completo
2022, Antonio de Assis Cruz Nunes, ORALIDADE DE BASE AFRICANA: instrumento histórico e pedagógico na formação da consciência negra, XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Trabalho Completo
2020, Antonio de Assis Cruz Nunes, RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº10 639 : PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO PEDAGÓGICO PARA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA A CRIANÇAS NEGRAS NA UEB MONSENHOR FREDERICO CHAVES, XXV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo
2020, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'PRÁTICAS DE ENSINO ANTIRRACISTA: (RE)CONSTRUINDO A AUTOACEITAÇÃO DA NATURALIDADE DOS CABELOS DOS(AS) ALUNO(AS) AFRO-MARANHENSE NA SALA DE AULA., ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo
2020, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'A LEI N. 10.639/2003 NA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: um olhar sobre o papel da escola e os saberes docentes', ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo
2020, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº10 639 : PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO PEDAGÓGICO PARA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA A CRIANÇAS NEGRAS NA UEB MONSENHOR FREDERICO CHAVES .', ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo
2020, Antonio de Assis Cruz Nunes, A LEI N. 10.639/2003 NA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: um olhar sobre o papel da escola e os saberes docentes', XXV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo
2020, Antonio de Assis Cruz Nunes, A Implementação da Lei 10.639/03 nas Escolas de Educação Básica no ', no GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais., XXV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo
2020, Antonio de Assis Cruz Nunes, PRÁTICAS DE ENSINO ANTIRRACISTA: (RE)CONSTRUINDO A AUTOACEITAÇÃO DA NATURALIDADE DOS CABELOS DOS(AS) ALUNO(AS) AFRO-MARANHENSE NA SALA DE AULA.. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, XXV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo
2020, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'A Implementação da Lei 10.639/03 nas Escolas de Educação Básica no ', no GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais, ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo
2019, Antonio de Assis Cruz Nunes, luis félix de barros vieira rocha, Maria Neuraildes Gomes Viana, CECILNA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA, O PROCESSO DE FOLKCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL MARANHENSE: uma visão sobre o Tambor de Crioula de São Luis, III Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, Trabalho Completo
2019, Antonio de Assis Cruz Nunes, luis félix de barros vieira rocha, Maria Neuraildes Gomes Viana, CECILNA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA: um estudo sobre a inclusão de Discentes com deficiência intelectual na escola municipal Júlia Fonseca Barbosa no município de Matões do Norte/MA, III Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedad, Trabalho Completo
2019, Antonio de Assis Cruz Nunes, luis félix de barros vieira rocha, Maria Neuraildes Gomes Viana, A MANIFESTAÇÃO DA DISLEXIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, IIII Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, Trabalho Completo
2019, Antonio de Assis Cruz Nunes, luis félix de barros vieira rocha, Maria Neuraildes Gomes Viana, A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM: um estudo na Unidade Integrada Raimundo Aquino Macedo, IIII Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, Trabalho Completo
2019, Antonio de Assis Cruz Nunes, Maria Neuraildes Gomes Viana, Luis Félix de Barros Vieira Rocha, A MANIFESTAÇÃO DA DISLEXIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM., IIII Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, Resumo
2019, Antonio de Assis Cruz Nunes, Luis Félix de Barros Vieira Rocha, Maria Neuraildes Gomes Viana, A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM: um estudo na Unidade Integrada Raimundo Aquino Macedo., IIII Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, Resumo
2018, , Educação: sexualidades, gênero e questões étnico-racional', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica da Regional Nordeste da ANPEd,
2018, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL ', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Resumo
2018, , 'O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL ', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste,
2018, , 'FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03: o enfoque da educação intercultural numa escola municipal de Paço do Lumiar/Maranhão', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste,
2018, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03: o enfoque da educação intercultural numa escola municipal de Paço do Lumiar/Maranhão',, XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Resumo
2018, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL ', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Trabalho Completo
2018, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'PROJETO DE TRABALHO SOBRE O REGGAE: um estudo sobre a aplicabilidade da Lei Nº 10.639 no contexto do ensino de Geografia ', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica da Regional Nordeste da ANPEd, Trabalho Completo
2018, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'MULTICULTURALIDADE E INTERCULTURALIDADE: compreendendo os termos no âmbito da Educação para as Relações Étnico-raciais', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica da Regional Nordeste da ANPEd, Trabalho Completo
2018, , 'FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03: o enfoque da educação intercultural numa escola municipal de Paço do Lumiar/Maranhão',, XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste,
2018, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03: o enfoque da educação intercultural numa escola municipal de Paço do Lumiar/Maranhão',, XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Trabalho Completo
2018, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03: o enfoque da educação intercultural numa escola municipal de Paço do Lumiar/Maranhão', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Resumo
2018, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03: o enfoque da educação intercultural numa escola municipal de Paço do Lumiar/Maranhão', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Trabalho Completo
2018, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL ', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Trabalho Completo
2017, Antonio de Assis Cruz Nunes, luis félix de barros vieira rocha, Walter Rodrigues Marques, ARTES VISUAIS E OS SABERES DOCENTES., XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil, Trabalho Completo
2017, Antonio de Assis Cruz Nunes, luis félix de barros vieira rocha, Rosângela Coêlho Costa, caroliny santos lima, A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA PARA O DESENVOLVIMENTO UMA POSTURA CRÍTICO REFLEXIVA, II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do PGCult, Trabalho Completo
2017, Antonio de Assis Cruz Nunes, Amanda Marcos Coelho, O Lúdico no Contexto Escolar de Crianças Negras: um olhar numa escola pública de educação infantil em São Luís., IX Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo
2017, Antonio de Assis Cruz Nunes, Rosângela Coêlho Costa, Ana Paula Bacelar Lira, NA LINHA DO TEMPO: De Aleijadinho a Mestre Didi um estudo dos pintores afro brasileiros., III SIMPÓSIO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E E SOCIEDADE DO PGCULT, Trabalho Completo
2017, Antonio de Assis Cruz Nunes, Ana Paula Bacelar Lira, Rosângela Coêlho Costa, O currículo como instrumento de enfrentamento ao racismo no ambiente escolar na perspectiva da Lei Nº 10.639/03, I Congresso de Pesquisadores (as) Negros(as) do Nordeste, Trabalho Completo
2017, Antonio de Assis Cruz Nunes, Ana Paula Bacelar Lira, Rosângela Coêlho Costa, EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO SOBRE A AUTOESTIMA DE DISCENTES NEGROS À LUZ DA LEI 10639/2003 NA UNIDADE BÁSICA DE EDUCAÇÃO DOM JOSÉ DE MEDEIROS DELGADO, IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, Trabalho Completo
2016, Antonio de Assis Cruz Nunes, caroliny santos lima, luis félix de barros vieira rocha, DO TERREIRO DO ÉGITO A CASA FANTI ASHANTI: Uma descrição ritualística do Baião de Princesa em São Luís do Maranhão, VII FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, Trabalho Completo
2016, Antonio de Assis Cruz Nunes, O REGGAE COMO TEMA GERADOR DE PROJETO DE TRABALHO: uma proposta pedagógica no contexto das relações étnicas e raciais, Anped Norte, Trabalho Completo
2016, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clenia de Jesus Pereira dos Santos, luis félix de barros vieira rocha, 'A LEI Nº 10639/2003 NA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: Um estudo numa escola pública municipal de São Luís/MA, ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Trabalho Completo
2016, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clenia de Jesus Pereira dos Santos, luis félix de barros vieira rocha, AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES NEGROS (AS) NO CONTEXTO ESCOLAR: Um estudo numa escola pública municipal de São Luís/MA, ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Trabalho Completo
2016, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clenia de Jesus Pereira dos Santos, luis félix de barros vieira rocha, A LEI Nº 10639/2003 NA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: Um estudo numa escola pública municipal de São Luís/MA, ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo
2016, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clenia de Jesus Pereira dos Santos, luis félix de barros vieira rocha, AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES NEGROS (AS) NO CONTEXTO ESCOLAR: Um estudo numa escola pública municipal de São Luís/MA, ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo
2016, Antonio de Assis Cruz Nunes, caroliny santos lima, luis félix de barros vieira rocha, DO TERREIRO DO ÉGITO A CASA FANTI ASHANTI: Uma descrição ritualística do Baião de Princesa em São Luís do Maranhão, VII FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, Resumo
2016, Antonio de Assis Cruz Nunes, O REGGAE COMO TEMA GERADOR DE PROJETO DE TRABALHO: uma proposta pedagógica no contexto das relações étnicas e raciais, ANPED NORTE, Resumo
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, ELIZANIA CANTANHEDE RIBEIRO, ERALDO FRANCISCO BARBOSA COSTA, IDENTIDADE ÉTNICA: Um estudo do papel da escola em espaços quilombolas, Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, Resumo
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, Claudionice Alves Durans, Grupo de Mulheres Negras 'Preta Anastácia: resistência política e cultural feminina dentro e fora do hip hop, Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, Resumo
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, Celiane Vieira Louzeiro Pereira, Karine Cristine Costa, Teoria do branqueamento no Século XX na obra de Modesto Brocos, Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, Resumo
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, ELIZANIA CANTANHEDE RIBEIRO, ERALDO FRANCISCO BARBOSA COSTA, IDENTIDADE ÉTNICA: Um estudo do papel da escola em espaços quilombolas, Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, Trabalho Completo
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, luis félix de barros vieira rocha, ivanildo abreu cardoso, andrea luisa frazão silva, Casa de Nagô e Casa das Minas: por que os homens não podem entrar em transe?, Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, Trabalho Completo
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, O mito da democracia racial no contexto da Lei 12.711/12: tudo continua como dantes no quartel de Abrantes, XXII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, Resumo
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, O mito da democracia racial no contexto da Lei 12.711/12: tudo continua como dantes no quartel de Abrantes, XXII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, Trabalho Completo
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, Claudionice Alves Durans, Grupo de Mulheres Negras 'Preta Anastácia: resistência política e cultural feminina dentro e fora do hip hop, Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, Trabalho Completo
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, Celiane Vieira Louzeiro Pereira, Karine Cristine Costa, Teoria do branqueamento no Século XX na obra de Modesto Brocos, Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, Trabalho Completo
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, andrea luisa frazão silva, ivanildo abreu cardoso, luis félix de barros vieira rocha, Casa de Nagô e Casa das Minas: por que os homens não podem entrar em transe?, Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, Resumo
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, Rosângela Coêlho Costa, O reggae roots no espaço da Ilha de São Luís: o resgate do rtmo como afirmação da identidade cultural afromaranhense, Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, Trabalho Completo
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, Rosângela Coêlho Costa, O reggae roots no espaço da Ilha de São Luís: o resgate do rtmo como afirmação da identidade cultural afromaranhense, Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, Resumo
2013, Antonio de Assis Cruz Nunes, POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO BRASIL: Um olhar histórico reflexivo, I CONGRESSO SOBRE GÊNERO, EDUCAÇÃO E AFRODESCENDÊNCIA, Trabalho Completo
2013, Antonio de Assis Cruz Nunes, O SISTEMA MERITOCRÁTICO: um estudo sobre o desempenho de estudantes cotistas negros após suas aprovações no vestibular, Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
2013, , O SISTEMA MERITOCRÁTICO: um estudo sobre o desempenho de estudantes cotistas negros após suas aprovações no vestibular, Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
2013, Antonio de Assis Cruz Nunes, Joice Santos Verde, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana ou Lei 10.639/03 no contexto da Educação Brasileira, Encontro Humanístico, Resumo
2013, Antonio de Assis Cruz Nunes, Joice Santos Verde, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana ou Lei 10.639/03 no contexto da Educação Brasileira, Encontro Humanístico, Trabalho Completo
2013, Antonio de Assis Cruz Nunes, POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO BRASIL: Um olhar histórico reflexivo, I CONGRESSO SOBRE GÊNERO, EDUCAÇÃO E AFRODESCENDÊNCIA, Resumo
2013, , Em favor da educação intercultural: um estudo sobre relações étnicas e raciais no contexto educacional, UFMA,
2013, Antonio de Assis Cruz Nunes, O SISTEMA MERITOCRÁTICO: um estudo sobre o desempenho de estudantes cotistas negros após suas aprovações no vestibular, Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo
2013, , Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana ou Lei 10.639/03 no contexto da Educação Brasileira, ,
2013, Antonio de Assis Cruz Nunes, Em favor da educação intercultural: um estudo sobre relações étnicas e raciais no contexto educacional, Encontro Humanístico, Resumo
2013, , POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO BRASIL: Um olhar histórico reflexivo., I CONGRESSO SOBRE GÊNERO, EDUCAÇÃO E AFRODESCENDÊNCIA,
2013, Antonio de Assis Cruz Nunes, Em favor da educação intercultural: um estudo sobre relações étnicas e raciais no contexto educacional, XIII Encontro Humanístico, Trabalho Completo
2012, Antonio de Assis Cruz Nunes, As cotas para negros como instrumento de acesso ao ensino superior nas universidades brasileiras: uma análise jurídica, VII Congresso de Pesquisadores Negros (COPENE), Resumo
2012, , As cotas para negros como instrumento de acesso ao ensino superior nas universidades brasileiras: uma análise jurídica, VII Congresso de Pesquisadores Negros (COPENE),
2012, Antonio de Assis Cruz Nunes, As cotas para negros como instrumento de acesso ao ensino superior nas universidades brasileiras: uma análise jurídica, VII Congresso de Pesquisadores Negros (COPENE), Trabalho Completo
2009, , O Centro de Cultura Negra do Maranhão no Contexto das Ações Afirmativas, 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
2009, Antonio de Assis Cruz Nunes, O Centro de Cultura Negra do Maranhão no Contexto das Ações Afirmativas, 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
2009, Antonio de Assis Cruz Nunes, O Centro de Cultura Negra do Maranhão no Contexto das Ações Afirmativas, 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo
2008, , As cotas para negro no ensino superior como instrumento de ação afirmativa, 1º Seminário de Relações Internacionais e Direitos Humanos:60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos,
2008, Antonio de Assis Cruz Nunes, sistema de cotas para negros como política de ação afirmativa: Um estudo de caso na UFMA, X Seminário de Pesquisa, Trabalho Completo
2008, Antonio de Assis Cruz Nunes, sistema de cotas para negros como política de ação afirmativa: Um estudo de caso na UFMA, X Seminário de Pesquisa, Resumo
2008, Antonio de Assis Cruz Nunes, Ações Afirmativas: aspectos meritocráticos e jurídicos das cotas para negros nas universidades públicas brasileiras, Conferência Internacional:Educação, Globalização e cidadania - novas perspectivas da Sociologia da educação, Trabalho Completo
2008, Antonio de Assis Cruz Nunes, Ações Afirmativas: aspectos meritocráticos e jurídicos das cotas para negros nas universidades públicas brasileiras, Conferência Internacional:Educação, Globalização e cidadania - novas perspectivas da Sociologia da educação, Resumo
2007, Antonio de Assis Cruz Nunes, Em favor do Interculturalismo na Educação, II Foro de Ciências Sociais e Humanas, Resumo
2007, Antonio de Assis Cruz Nunes, Em favor do Interculturalismo na Educação, II Foro de Ciências Sociais e Humanas, Trabalho Completo
2003, Antonio de Assis Cruz Nunes, Os processos seletivos de acesso ao ensino superior no contexto das políticas de ação afirmativa, XVI Encontro de Pesquisa educacional do Norte e Nordeste, Resumo
2003, Antonio de Assis Cruz Nunes, Os processos seletivos de acesso ao ensino superior no contexto das políticas de ação afirmativa, XVI Encontro de Pesquisa educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
Capítulos de livros (19)
2023, O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE: ORIENTAÇÕES DE UMA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, Diálogos interdisciplinares na educação básica, Antonio de Assis Cruz Nunes, Ilana Silva Sousa
2023, RELAÇÕES ÉTNICO - RACIAIS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO NA UEB DÍLSON RAMOS BESSA, Diálogos interdisciplinares na educação básica, Antonio de Assis Cruz Nunes, Katiúcia Ermiza Moreira Da Silva Pereira
2023, OS COMPONENTES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM CURSOS DE PEDAGOGIA DO NORDESTE: OLHARES DOCENTES E ESTUDANTIS, Antonio de Assis Cruz Nunes
2022, CONTOS LITERÁRIOS AFRO-BRASILEIROS COMO INSTRUMENTOS PARA ABORDAGEM DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NEGRITUDE EM MOVIMENTO: (re) construindo percursos de luta e resistência, Antonio de Assis Cruz Nunes, Lucileide Martins Borges Ferreira
2022, AVANÇOS E DESAFIOS NA INCLUSÃO E VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA DOS POVOS FRICANOS E AFRO-BRASILEIROS NO CONTEXTO ESCOLAR, NEGRITUDEEMMOVIMENTO: (re) construindo percursos de luta e resistência, Antonio de Assis Cruz Nunes, CLÊNIA DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS
2022, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA EM SALA DE AULA: ESTADO DA ARTE DAS DISSERTAÇÕES DA REGIÃO NORDESTE NO PERÍODO DE 2016 A 2018, NEGRITUDE EM MOVIMENTO: (re) construindo percursos de luta e resistência, Antonio de Assis Cruz Nunes, Luanda Martins Campos
2022, CONSCIÊNCIA NEGRA: O REGGAE COMO ENFOQUE GLOBALIZADOR DE PROJETO DE TRABALHO NO FOMENTO À PERTENÇA IDENTITÁRIA DOS(AS) ALUNOS(AS) AFRO-MARANHENSES DA ESCOLA MUNICIPAL MAIOBINHA., NEGRITUDE EM MOVIMENTO: (re) construindo percursos de luta e resistência, Antonio de Assis Cruz Nunes, Rosângela Coêlho Costa
2022, Saberes e perspectivas na educação: múltiplos olhares, A REPRESENTAÇÃO DO TAMBOR DE CRIOULA COMO ELEMENTO ARTÍSTICO E CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Antonio de Assis Cruz Nunes, Marcos Aurelio dos Santos Freitas, Rosinélia Machado Barbosa, Sonia Luzia Nogueira da Fonseca
2020, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A INFÂNCIA: VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS E PREVENÇÃO DE PRECONCEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, As faces da educação: diálogos na diversidade escolar, Antonio de Assis Cruz Nunes, Luanda Martins Campos, Lucileide Martins Borges Ferreira
2020, AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES, GESTÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: apontamentos sobre currículo e formação de professores, Natalia Ribeiro Ferreira, Rosângela Coêlho Costa, Antonio de Assis Cruz Nunes
2018, Colóquio de Pesquisadoras/es das epistemologias étnico-raciais e de gênero na educação (COPERGE): vozes epistêmicas e saberes plurais na educação., PUBLICIDADE MARANHENSE: uma discussão sobre o papel da mulher negra no espaço publicitário contemporâneo, Rosângela Coêlho Costa, Suzana Cristina dos Santos, Antonio de Assis Cruz Nunes
2017, O LUGAR DO CURRÍCULO NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10639/2003, Conhecimentos, saberes e experiências na educação básica - educação e inclusão: diálogos pedagógicos, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clenia de Jesus Pereira dos Santos, luis félix de barros vieira rocha
2017, O LUGAR DO CURRÍCULO NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10639/2003, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA- Educação e Inclusão: diálogos pedagógicos, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clenia de Jesus Pereira dos Santos, luis félix de barros vieira rocha
2017, CAMINHOS HISTÓRICOS NO SÉCULO XIX: encaminhamentos legais e seus reflexos no ensino de música, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Práticas Curriculares na Educação Básica, Antonio de Assis Cruz Nunes, Viviane Moura da Rocha, Diego Ted Rodrigues Bogéa
2017, CAMINHOS HISTÓRICOS NO SÉCULO XIX: encaminhamentos legais e seus reflexos no ensino de música, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Práticas Curriculares na Educação Básica, Antonio de Assis Cruz Nunes, Diego Ted Rodrigues Bogéa, Viviane Moura da Rocha
2016, AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES NEGROS (AS) NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS/MA, CAMINHOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO NORDESTE DO BRASIL, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clenia de Jesus Pereira dos Santos, luis félix de barros vieira rocha
2016, A LEI Nº 10639/2003 NA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: UM ESTUDO NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS/MA, CAMINHOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO NORDESTE DO BRASIL, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clenia de Jesus Pereira dos Santos, luis félix de barros vieira rocha
2013, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS, TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA APROVAÇÃO DO SISTEMA DE COTAS PARA NEGROS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, Antonio de Assis Cruz Nunes
2009, Ações afirmativas: aspectos meritocráticos e jurídicos das cotas para negros nas universidades públicas brasileiras, Sobre Políticas Educacionais no Brasil: interpretações das lutas, conquistas e os desafios para a educação no século XXI, Antonio de Assis Cruz Nunes
Livros (6)
2022, NEGRITUDE EM MOVIMENTO: (re) construindo percursos de luta e resistência, Antonio de Assis Cruz Nunes, Walter Rodrigues Marques, Adomair O. Ogunbiyi;, Ana Valéria Lucena Lima Assunção, Ilma Fátima de Jesus, CLÊNIA DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS, Lucileide Martins Borges Ferreira, Luanda Martins Campos, Luis Félix de Barros Vieira Rocha, Rosangela Coelho Costa
2017, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Educação e Inclusão: diálogos pedagógicos, Antonio de Assis Cruz Nunes, Johanna Camacho Gonzalez, Maria da Gloria Rocha Ferreira, Oswaldo Lorenzo Quiles, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2017, Conhecimentos, saberes e experiências na educação básica: educação e inclusão: diálogos pedagógicos, Antonio de Assis Cruz Nunes, Johanna Camacho Gonzalez, Maria da Gloria Rocha Ferreira, Maria José Albuquerque Santos, Oswaldo Lorenzo Quiles, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2017, Conhecimentos, saberes e experiências na educação básica: práticas curriculares na educação básica, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clara Maria Gil Ferreira Fernandes Pereira Coutinho, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Johanna Camacho Gonzalez, Maria da Gloria Rocha Ferreira, MARIZE BARROS ROCHA ARANHA, Maria José Albuquerque Santos, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2017, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Práticas Curriculares na Educação Básica, Antonio de Assis Cruz Nunes, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, Maria José Albuquerque Santos, MARIZE BARROS ROCHA ARANHA, Johanna Camacho Gonzalez, Maria da Gloria Rocha Ferreira, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Clara Maria Gil Ferreira Fernandes Pereira Coutinho
2013, O sistema de cotas para negros na Universidade Federal do Maranhão: uma política de ação afirmativa para a população afromaranhense, Antonio de Assis Cruz Nunes
Participações em Bancas de Cursos (33)
2016, Monografia de Graduação PEDAGOGIA CATEQUETICA: um estudo da pratica pedagogica da catequese do Santuario Nossa Senhora da Conceicao, ALINE GUANARE LIMA BORGES
2016, Monografia de Graduação ALFABETIZACAO DE CRIANCAS: um olhar na Unidade Integrada Jose Giorceli Costa, VALDIR SANTOS CUTRIM
2016, Monografia de Graduação O DESENVOLVIMENTO DA LEI Nº 10.639/03 NO CONTEXTO DA UNIDADE ESCOLAR ASSOCIACAO CLUBE DAS MAES., JOSE ISMAEL DA CONCEICAO
2015, Monografia de Graduação EDUCACAO E AMBIENTE: Uma analise politica e pedagogica na Unidade de Educacao Basica Primavera, ELIAS AUGUSTO RIBEIRO NETO
2015, Monografia de Graduação O PAPEL DA ESCOLA EM ESPACO QUILOMBOLA: um estudo na Escola Municipal Santa Tereza no Municipio de Alcantara, ELIZANIA CANTANHEDE RIBEIRO
2014, Monografia de Graduação ORIENTACAO SEXUAL NA ESCOLA: um estudo reflexivo na Unidade Integrada Joao Paulo II, LYDIANE DO LIVRAMENTO SILVA BARROS
2014, Monografia de Graduação DEMOCRACIA NA ESCOLA: um olhar reflexivo sobre o tema da gestao democratica escolar, VANILSON MEIRELES DE SÁ
2014, Monografia de Graduação PEDAGOGIA HOSPITALAR: abordagem sobre a atuacao do pedagogo na classe hospitalar em hospital de Sao Luis, MARIA DO ESPIRITO SANTO SILVA
2014, Monografia de Graduação EDUCACAO INFANTIL E RELACOES ETNICO-RACIAIS: reflexoes sobre a pratica pedagogica e a construcao da identidade negra em escolas publicas de Sao Luis – MA., VANDA CONCEICAO DA SILVA PONTES
2014, Monografia de Graduação EDUCACAO NAO ESCOLAR: um estudo de caso na Brinquedoteca Hospitalar em Sao Luis - MA, RAFYSE ARAUJO GONÇALVES
2014, Monografia de Graduação PONTO DE CULTURA ARTE NOSSA: uma analise didatica e pedagogica da Oficina de Tambor de Crioula, BRUNA MONIQUE CUNHA RODRIGUES
2014, Monografia de Graduação EDUCACAO SEXUAL EM CONTEXTOS ESCOLARES: um olhar reflexivo no Centro de Ensino Dr. Francisco de Assis Ximenes Aragao Filho, ALLYSONY MARTHA MEIRELES AYRES
2014, Monografia de Graduação AS RELACOES ETNICAS E RACIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: um estudo de caso na Unidade de Educacao Basica Professor Nascimento de Moraes, JOICE SANTOS VERDE
2014, Monografia de Graduação A RELACAO ENSINO-APRENDIZAGEM NO HOSPITAL: desafio para a pratica pedagogica do pedagogo, CLAUDIA ARAUJO DA PAZ
2014, Monografia de Graduação A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE DE EDUCACAO BASICA CIDADE OLIMPICA: reflexoes sobre as praticas pedagogicas em prol da formacao de leitores., ELILSON TARCIO DE SOUSA E SOUSA
2013, Monografia de Graduação A LEI 10.639/03: Um estudo no Centro de Ensino Benedito Leite - Escola Modelo, ELENE CAROLLINE SILVA DA ROCHA
2013, Monografia de Graduação BIBLIOTECA DO SESC: um olhar sobre a pratica pedagogica na Biblioteca Rosa Castro, KELMA SUANY RODRIGUES PINHEIRO
2013, Monografia de Graduação BIBLIOTECA DO SESC: um olhar sobre a pratica pedagogica na Biblioteca Rosa Castro, KELMA SUANY RODRIGUES PINHEIRO
2013, Monografia de Graduação AS POLITICAS EDUCACIONAIS PARA OS ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: um estudo na Escola de Cegos no Maranhao (ESCEMA), WANESSA SEREJO CARDOSO
2013, Monografia de Graduação AUTISMO: um Estudo no Centro de Ensino de Educacao Especial Padre Joao Mohana, POLIANA DA SILVA COSTA
2013, Monografia de Graduação EDUCACAO DO CAMPO: um estudo de caso sobre a pratica pedagogica na Unidade de Educacao Basica Joao do Vale., DAYSE COSTA DOS SANTOS
2013, Monografia de Graduação HOMOSSEXUALIDADE: um estudo sobre as acoes educativas do grupo Gayvota, IVANILDO ABREU CARDOZO
2013, Monografia de Graduação A PRATICA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo de caso na Unidade Integrada Arnaldo Ferreira, CRISTIANE DE JESUS COSTA
2013, Monografia de Graduação O ALUNO DO 2º ANO DA ESCOLA X COM DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM:um desafio para educacao , LEIDINALVA DE ANDRADE RIBEIRO
2013, Monografia de Graduação O CONSELHO ESCOLAR NA ESCOLA PUBLICA DA REDE ESTADUAL: limites e desafios para a gestao democratica., CELIA MARIA DURANS BRAGA
2013, Monografia de Graduação O LUDICO NA EDUCACAO INFANTIL: um estudo na Creche Escola Sementinha. , ROSEMARY DIAS PEREIRA
2013, Monografia de Graduação AS DROGAS NA ESCOLA E SUAS IMPLICACOES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: uma analise sobre a realidade do Centro de Ensino Benedito Leite., NENILDE SANTOS DO LAGO
2013, Monografia de Graduação O PRECONCEITO E A DISCRIMINACAO RACIAL NO AMBITO ESCOLAR: um estudo de caso na Unidadde Integrada Haydee Chaves. , TAYANNE BERREDO REIS
2013, Monografia de Graduação O ENSINO PROFISSIONALIZANTE: um estudo no Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Maranhao – IFMA., LEANDRA LUIZA GOMES DE MENEZES
2013, Monografia de Graduação POLITICAS EDUCACIONAIS DA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS: um estudo na Unidade Integrada Jose Giorceli Costa., JOSE ORLANDO PEREIRA FURTADO
2013, Monografia de Graduação GENERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: um estudo sobre relacoes de genero diferencas na Unidade de Ensino Basico Meus Amiguinhos., STEFANY MACHADO DE LIMA
2012, Monografia de Graduação A LEITURA NA EDUCACAO INFANTIL: a hora da historia como momento privilegiado para as criancas pequenas, HELOISA VITORIA FERREIRA GOMES
2012, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS: um estudo na Unidade Integrada Julio de Mesquita Filho/Sao Luis-MA, ANANDA LIMA COSTA
Trabalho de conclusão de curso (45)
A PRÁTICA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo de caso na Unidade Integrada Arnaldo Ferreira, CRISTIANE DE JESUS COSTA , 08/2013
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um estudo na Unidade Integrada Júlio de Mesquita Filho/São Luís-MA, ANANDA LIMA COSTA , 11/2012
GENERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: um estudo sobre relações de gênero diferenças na Unidade de Ensino Básico Meus Amiguinhos., STEFANY MACHADO DE LIMA , 03/2013
O ENSINO PROFISSIONALIZANTE: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA., LEANDRA LUIZA GOMES DE MENEZES , 03/2013
POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um estudo na Unidade Integrada José Giorceli Costa., JOSE ORLANDO PEREIRA FURTADO , 03/2013
O PRECONCEITO E A DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO ÂMBITO ESCOLAR: um estudo de caso na Unidade Integrada Haydée Chaves., TAYANNE BERREDO REIS , 03/2013
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:UM ESTUDO NA CRECHE ESCOLA SEMENTINHA., ROSEMARY DIAS PEREIRA , 04/2013
PEDAGOGIA HOSPITALAR: abordagem sobre a atuação do pedagogo na classe hospitalar em hospital de São Luís, MARIA DO ESPIRITO SANTO SILVA , 08/2014
AUTISMO: um Estudo no Centro de Ensino de Educação Especial, POLIANA DA SILVA COSTA , 09/2013
HOMOSSEXUALIDADE: um estudo sobre as ações educativas do grupo Gayvota, IVANILDO ABREU CARDOZO , 08/2013
JOGOS E RECURSOS LÚDICOS NO ENSINO E APRENDISAGEM., MAYANA CRISTINA AQUINO SANTOS , 09/2013
AS POLITICAS EDUCACIONAIS PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: um estudo na escola de cegos no Maranhão, WANESSA SEREJO CARDOSO , 09/2013
EDUCAÇÃO DO CAMPO: um estudo de caso sobre a prática pedagógica na Unidade de Educação Básica João do Vale, DAYSE COSTA DOS SANTOS , 09/2013
BOBLIOTECA DO SESC: um olhar sobre a prática pedagógica na Biblioteca Rosa Castro, KELMA SUANY RODRIGUES PINHEIRO , 09/2013
A LEI 10.639/03: Um estudo no Centro de Ensino Benedito Leite - Escola Modelo, ELENE CAROLLINE SILVA DA ROCHA , 09/2013
AS RELAÇÕES ÉTNICAS E RACIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: um estudo de caso na Unidade de Educação Básica Professor Nascimento de Moraes, JOICE SANTOS VERDE , 02/2014
PONTO DE CULTURA ARTE NOSSA: uma análise didática e pedagógica da Oficina de Tambor de Crioula, BRUNA MONIQUE CUNHA RODRIGUES , 02/2014
EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTOS ESCOLARES: um olhar reflexivo no Centro de Ensino Dr. Francisco de Assis Ximenes Aragão Filho, ALLYSONY MARTHA MEIRELES AYRES , 02/2014
EDUCAÇÃO PARA ALUNOS SURDOS: um estudo do caso na unidade escolar básica Luis Viana., MARIA EDUARDA ROCHA DA SILVA , 08/2014
A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA INVESTIGAÇÃO NA UNIDADE INTEGRADA RAIMUNDO RIBEIRO SILVA , ELIANE DE ARAUJO BORGES , 12/2014
A AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA UNIDADE INTEGRADA ARTUR AZEVEDO, EVANILDE NOVAIS DA COSTA , 12/2014
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO NA UNIDADE INTEGRADA CASTRO ALVES, LUANA DO NASCIMENTO DE SOUZA CRUZ , 12/2014
A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO DE ENSINO: UMA ANÁLISE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA UNIDADE INTEGRADA DOUTOR FRANCISCO BATISTA, MARIA REGINA DOS SANTOS COSTA , 12/2014
A Lei 10.639/03: um estudo na unidade integrada Anna Maria Patello Saldanha., ILDENE DE SOUSA , 12/2014
O PAPEL DA ESCOLA EM ESPAÇO QUILOMBOLA: um estudo na Escola Municipal Santa Tereza no Município de Alcântara , ELIZANIA CANTANHEDE RIBEIRO , 01/2015
EDUCAÇÃO E AMBIENTE: Uma análise política e pedagógica na Unidade de Educação Básica Primavera , ELIAS AUGUSTO RIBEIRO NETO , 02/2015
O DESENVOLVIMENTO DA LEI Nº 10.639/03 NO CONTEXTO DA UNIDADE ESCOLAR ASSOCIAÇÃO CLUBE DAS MÃES., JOSE ISMAEL DA CONCEICAO , 01/2016
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: um olhar na Unidade Integrada José Giorceli Costa, VALDIR SANTOS CUTRIM , 04/2016
O ENSINO DE CIÊNCIAS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise na Escola Municipal Profª Olga Damous, IVANA DA SILVA RIBEIRO , 06/2016
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: um estudo na Escola Municipal Severa Mafra, JOSE ROBERTO RIBEIRO SOUZA , 06/2016
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (DCNEI): O que Pensam os Professores da Escola Municipal de Educação Infantil Canto do Rouxinol, JEREMIAS DE JESUS ABREU , 06/2016
O CURRICULO NO CONTEXTO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: um estudo na Escola Municipal Severa Mafra, HILDILENE NASCIMENTO FERREIRA , 06/2016
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos no Centro Educacional Professora Olga Damous, EUGENIA ILDA NASCIMENTO FERREIRA , 06/2016
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): um estudo na Escola Municipal de Castanhal, JOSELINA MAIA , 06/2016
CONSELHO TUTELAR: Uma Análise no Conselho Tutelar de Turiaçu., LEONILDO JOSE FRANCA MARQUES , 06/2016
RECURSOS DE ENSINO EM SALA DE AULA: Um olhar sobre suas utilizações na Unidade de Educação Básica Ministro Mário Andreazza, JULIANA DE MEDEIROS GONCALVES E SILVA , 09/2016
POLÍTICAS EDUCACIONAIS AFROBRASILEIRAS: um estudo da Lei 10.639/03 na Unidade de Educação Básica Mario Andreazza, MARIA EUGENIA DUTRA PEREIRA , 09/2016
O LÚDICO NO CONTEXTO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS: um olhar numa Escola Pública de Educação Infantil em São Luís, AMANDA MARCOS COELHO , 09/2016
PEDAGOGIA CATEQUÉTICA: um estudo da prática pedagógica da catequese do Santuário Nossa Senhora da Conceição, ALINE GUANARE LIMA BORGES , 04/2016
FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DO TRABALHO DOCENTE: uma análise na Unidade Integrada José Giorceli Costa, LOUISE CASTRO DA SILVA , 09/2016
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: Uma análise pedagógica na Igreja Presbiteriana de São Luís, LUIS FERNANDO SARAIVA DA SILVA , 09/2016
MENINAS E MENINOS: um estudo de gênero no Centro de Ensino Antônio Ribeiro da Silva, LETICIA BARROS DE OLIVEIRA , 09/2016
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: um estudo de caso no Centro Educacional Antônio Ribeiro da Silva, GIOVANA DE JESUS DE SOUZA VIANA , 08/2017
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: um estudo na Escola Comunitária Oito de Dezembro, ILDINETE MARIA ABREU MOREIRA , 07/2018
A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA A POPULAÇÃO AFRO-BRASILEIRA, SUSANE ATAIDE MARQUES , 02/2021
Orientação em pós-graduação (20)
Mestrado, CLENIA DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS, 03/2016 - , Concluída em 07/2018
Mestrado, MARCOS AURELIO DOS SANTOS FREITAS, 03/2019 - , Concluída em 12/2021
Mestrado, SONIA LUZIA NOGUEIRA DA FONSECA, 03/2019 - , Concluída em 02/2022
Mestrado, LUIS FELIX DE BARROS VIEIRA ROCHA, 03/2016 - , Concluída em 07/2018
Mestrado, ANA PAULA BACELAR DE LIRA, 03/2017 - , Concluída em 08/2019
Mestrado, KATIUCIA ERMIZA MOREIRA DA SILVA PEREIRA, 03/2020 - , Concluída em 09/2023
Mestrado, ILANA SILVA SOUSA, 03/2020 - , Concluída em 01/2024
Mestrado, ROSINELIA MACHADO BARBOSA, 03/2019 - , Concluída em 02/2024
Mestrado, ROSANGELA COELHO COSTA, 03/2017 - , Concluída em 08/2019
Mestrado, LUANDA MARTINS CAMPOS, 03/2018 - , Concluída em 08/2020
Mestrado, LUCILEIDE MARTINS BORGES FERREIRA, 03/2018 - , Concluída em 08/2020
Mestrado, ALINE RACHEL FRAZAO SILVA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, LUIS FELIX DE BARROS VIEIRA ROCHA, 03/2016 - , Orientação em Andamento
Mestrado, CLENIA DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS, 03/2016 - , Orientação em Andamento
Mestrado, LAÍZE VANESSA FROES MARQUES, 06/2021 - , Orientação em Andamento
Mestrado, CRISTHIANE SAMPAIO ARAGÃO FONTENELE, 05/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ANGELA RIBEIRO CASAS NOVA DE SOUSA, 06/2021 - , Orientação em Andamento
Mestrado, CHARLLYS RIBEIRO DIAS E SILVA, 05/2022 - 09/2022 , Orientação em Andamento
Mestrado, ANTONIA SOARES DE OLIVEIRA, 06/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, FELIPE COSTA CAMARAO, 06/2021 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo