ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
DEEI - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Coordenação de grupo de pesquisa (1) |
10/2020 GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA INVESTIGAÇÕES PEDAGÓGICAS AFRO-BRASILEIRAS (GIPEAB), |
Artigos (18) |
2023, Percursos históricos da identidade étnico-racial negra no Brasil, ISSN: 00105236 |
2022, A Imprensa Alternativa Negra como legado para o jornalismo brasileiro, ISSN: 25258761 |
2022, O coordenador pedagógico em movimento perspectivas e desafios, ISSN: 25258761 |
2021, O centro de cultura negra do Maranhão no contexto das ações afirmativas, ISSN: 25258761 |
2021, O mito da democracia racial no contexto do sistema de cotas para estudantes negros tudo continua como dantes no quartel de abrantes, ISSN: 25258761 |
2021, Ensino de arte e educação quilombola - etnorracialidade e descolonização do olhar, ISSN: 16575830 |
2021, Políticas de ação afirmativa no Brasil: reflexões históricas, ISSN: 25258761 |
2021, Produções Acadêmicas sobre o ensino de História Africana e Afro-brasileira nos anos iniciais do Ensino Fundamental: levantamento e análise de propostas de intervenção, ISSN: 25258761 |
2021, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULOS QUILOMBOLAS NO NORDESTE DO BRASIL??, ISSN: 25258761 |
2020, O reggae como tema gerador de projeto de trabalho:uma proposta pedagógica no contexto das relações étnicos ?raciais, ISSN: 25258761 |
2019, O BAIÃO DE PRINCESAS DA CASA FANTI-ASHANTI: um estudo cromático no ensino de Arte à luz da Lei Nº 10.639/03, ISSN: 22379460 |
2019, A Lei 10.639/03 como instrumento político-pedagógico na perspectiva do combate ao racismo na educação básica, ISSN: 22366377 |
2019, Formação docente e relações étnico-raciais, ISSN: 21764360 |
2019, Formação para o trabalho em ead: estratégias para produção de materiais didáticos no âmbito da uab/ifma, ISSN: 25258761 |
2018, A Lei 10.639/03 como instrumento político-pedagógico na perspectiva da Interculturalidade, ISSN: 19839294 |
2016, A INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS: um olhar retrospectivo e prospectivo, ISSN: 24479373 |
2016, ESTUDO SOBRE O DESEMPENHO DE ESTUDANTES COTISTAS NEGROS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, ISSN: 01018701 |
2012, O PAPEL DA IMPRENSA ALTERNATIVA NEGRA (IAN) NO CONTEXTO DA TEORIA HISTÓRICO SOCIAL DA FORMAÇÃO DO INDÍVIDUO., ISSN: 19833946 |
Publicação em eventos (86) |
2022, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'METODOLOGIAS ATIVAS E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo |
2022, Antonio de Assis Cruz Nunes, BUMBA-MEU-BOI DO MARANHÃO: o sotaque de Zabumba na perspectiva da Lei n°10.639/2003, XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo |
2022, Antonio de Assis Cruz Nunes, BUMBA-MEU-BOI DO MARANHÃO: o sotaque de Zabumba na perspectiva da Lei n°10.639/2003, XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Trabalho Completo |
2022, Antonio de Assis Cruz Nunes, ORALIDADE DE BASE AFRICANA: instrumento histórico e pedagógico na formação da consciência negra, XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo |
2022, Antonio de Assis Cruz Nunes, METODOLOGIAS ATIVAS E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Trabalho Completo |
2022, Antonio de Assis Cruz Nunes, ORALIDADE DE BASE AFRICANA: instrumento histórico e pedagógico na formação da consciência negra, XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Trabalho Completo |
2020, Antonio de Assis Cruz Nunes, RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº10 639 : PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO PEDAGÓGICO PARA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA A CRIANÇAS NEGRAS NA UEB MONSENHOR FREDERICO CHAVES, XXV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo |
2020, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'PRÁTICAS DE ENSINO ANTIRRACISTA: (RE)CONSTRUINDO A AUTOACEITAÇÃO DA NATURALIDADE DOS CABELOS DOS(AS) ALUNO(AS) AFRO-MARANHENSE NA SALA DE AULA., ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo |
2020, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'A LEI N. 10.639/2003 NA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: um olhar sobre o papel da escola e os saberes docentes', ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo |
2020, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº10 639 : PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO PEDAGÓGICO PARA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA A CRIANÇAS NEGRAS NA UEB MONSENHOR FREDERICO CHAVES .', ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo |
2020, Antonio de Assis Cruz Nunes, A LEI N. 10.639/2003 NA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: um olhar sobre o papel da escola e os saberes docentes', XXV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo |
2020, Antonio de Assis Cruz Nunes, A Implementação da Lei 10.639/03 nas Escolas de Educação Básica no ', no GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais., XXV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo |
2020, Antonio de Assis Cruz Nunes, PRÁTICAS DE ENSINO ANTIRRACISTA: (RE)CONSTRUINDO A AUTOACEITAÇÃO DA NATURALIDADE DOS CABELOS DOS(AS) ALUNO(AS) AFRO-MARANHENSE NA SALA DE AULA.. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, XXV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo |
2020, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'A Implementação da Lei 10.639/03 nas Escolas de Educação Básica no ', no GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais, ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo |
2019, Antonio de Assis Cruz Nunes, luis félix de barros vieira rocha, Maria Neuraildes Gomes Viana, CECILNA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA, O PROCESSO DE FOLKCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL MARANHENSE: uma visão sobre o Tambor de Crioula de São Luis, III Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, Trabalho Completo |
2019, Antonio de Assis Cruz Nunes, luis félix de barros vieira rocha, Maria Neuraildes Gomes Viana, CECILNA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA: um estudo sobre a inclusão de Discentes com deficiência intelectual na escola municipal Júlia Fonseca Barbosa no município de Matões do Norte/MA, III Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedad, Trabalho Completo |
2019, Antonio de Assis Cruz Nunes, luis félix de barros vieira rocha, Maria Neuraildes Gomes Viana, A MANIFESTAÇÃO DA DISLEXIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, IIII Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, Trabalho Completo |
2019, Antonio de Assis Cruz Nunes, luis félix de barros vieira rocha, Maria Neuraildes Gomes Viana, A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM: um estudo na Unidade Integrada Raimundo Aquino Macedo, IIII Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, Trabalho Completo |
2019, Antonio de Assis Cruz Nunes, Maria Neuraildes Gomes Viana, Luis Félix de Barros Vieira Rocha, A MANIFESTAÇÃO DA DISLEXIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM., IIII Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, Resumo |
2019, Antonio de Assis Cruz Nunes, Luis Félix de Barros Vieira Rocha, Maria Neuraildes Gomes Viana, A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM: um estudo na Unidade Integrada Raimundo Aquino Macedo., IIII Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, Resumo |
2018, , Educação: sexualidades, gênero e questões étnico-racional', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica da Regional Nordeste da ANPEd, |
2018, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL ', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Resumo |
2018, , 'O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL ', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, |
2018, , 'FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03: o enfoque da educação intercultural numa escola municipal de Paço do Lumiar/Maranhão', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, |
2018, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03: o enfoque da educação intercultural numa escola municipal de Paço do Lumiar/Maranhão',, XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Resumo |
2018, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL ', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Trabalho Completo |
2018, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'PROJETO DE TRABALHO SOBRE O REGGAE: um estudo sobre a aplicabilidade da Lei Nº 10.639 no contexto do ensino de Geografia ', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica da Regional Nordeste da ANPEd, Trabalho Completo |
2018, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'MULTICULTURALIDADE E INTERCULTURALIDADE: compreendendo os termos no âmbito da Educação para as Relações Étnico-raciais', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica da Regional Nordeste da ANPEd, Trabalho Completo |
2018, , 'FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03: o enfoque da educação intercultural numa escola municipal de Paço do Lumiar/Maranhão',, XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, |
2018, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03: o enfoque da educação intercultural numa escola municipal de Paço do Lumiar/Maranhão',, XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Trabalho Completo |
2018, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03: o enfoque da educação intercultural numa escola municipal de Paço do Lumiar/Maranhão', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Resumo |
2018, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03: o enfoque da educação intercultural numa escola municipal de Paço do Lumiar/Maranhão', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Trabalho Completo |
2018, Antonio de Assis Cruz Nunes, 'O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL ', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Trabalho Completo |
2017, Antonio de Assis Cruz Nunes, luis félix de barros vieira rocha, Walter Rodrigues Marques, ARTES VISUAIS E OS SABERES DOCENTES., XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil, Trabalho Completo |
2017, Antonio de Assis Cruz Nunes, luis félix de barros vieira rocha, Rosângela Coêlho Costa, caroliny santos lima, A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA PARA O DESENVOLVIMENTO UMA POSTURA CRÍTICO REFLEXIVA, II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do PGCult, Trabalho Completo |
2017, Antonio de Assis Cruz Nunes, Amanda Marcos Coelho, O Lúdico no Contexto Escolar de Crianças Negras: um olhar numa escola pública de educação infantil em São Luís., IX Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo |
2017, Antonio de Assis Cruz Nunes, Rosângela Coêlho Costa, Ana Paula Bacelar Lira, NA LINHA DO TEMPO: De Aleijadinho a Mestre Didi um estudo dos pintores afro brasileiros., III SIMPÓSIO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E E SOCIEDADE DO PGCULT, Trabalho Completo |
2017, Antonio de Assis Cruz Nunes, Ana Paula Bacelar Lira, Rosângela Coêlho Costa, O currículo como instrumento de enfrentamento ao racismo no ambiente escolar na perspectiva da Lei Nº 10.639/03, I Congresso de Pesquisadores (as) Negros(as) do Nordeste, Trabalho Completo |
2017, Antonio de Assis Cruz Nunes, Ana Paula Bacelar Lira, Rosângela Coêlho Costa, EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO SOBRE A AUTOESTIMA DE DISCENTES NEGROS À LUZ DA LEI 10639/2003 NA UNIDADE BÁSICA DE EDUCAÇÃO DOM JOSÉ DE MEDEIROS DELGADO, IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, Trabalho Completo |
2016, Antonio de Assis Cruz Nunes, caroliny santos lima, luis félix de barros vieira rocha, DO TERREIRO DO ÉGITO A CASA FANTI ASHANTI: Uma descrição ritualística do Baião de Princesa em São Luís do Maranhão, VII FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, Trabalho Completo |
2016, Antonio de Assis Cruz Nunes, O REGGAE COMO TEMA GERADOR DE PROJETO DE TRABALHO: uma proposta pedagógica no contexto das relações étnicas e raciais, Anped Norte, Trabalho Completo |
2016, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clenia de Jesus Pereira dos Santos, luis félix de barros vieira rocha, 'A LEI Nº 10639/2003 NA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: Um estudo numa escola pública municipal de São Luís/MA, ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Trabalho Completo |
2016, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clenia de Jesus Pereira dos Santos, luis félix de barros vieira rocha, AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES NEGROS (AS) NO CONTEXTO ESCOLAR: Um estudo numa escola pública municipal de São Luís/MA, ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Trabalho Completo |
2016, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clenia de Jesus Pereira dos Santos, luis félix de barros vieira rocha, A LEI Nº 10639/2003 NA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: Um estudo numa escola pública municipal de São Luís/MA, ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo |
2016, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clenia de Jesus Pereira dos Santos, luis félix de barros vieira rocha, AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES NEGROS (AS) NO CONTEXTO ESCOLAR: Um estudo numa escola pública municipal de São Luís/MA, ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo |
2016, Antonio de Assis Cruz Nunes, caroliny santos lima, luis félix de barros vieira rocha, DO TERREIRO DO ÉGITO A CASA FANTI ASHANTI: Uma descrição ritualística do Baião de Princesa em São Luís do Maranhão, VII FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, Resumo |
2016, Antonio de Assis Cruz Nunes, O REGGAE COMO TEMA GERADOR DE PROJETO DE TRABALHO: uma proposta pedagógica no contexto das relações étnicas e raciais, ANPED NORTE, Resumo |
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, ELIZANIA CANTANHEDE RIBEIRO, ERALDO FRANCISCO BARBOSA COSTA, IDENTIDADE ÉTNICA: Um estudo do papel da escola em espaços quilombolas, Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, Resumo |
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, Claudionice Alves Durans, Grupo de Mulheres Negras 'Preta Anastácia: resistência política e cultural feminina dentro e fora do hip hop, Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, Resumo |
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, Celiane Vieira Louzeiro Pereira, Karine Cristine Costa, Teoria do branqueamento no Século XX na obra de Modesto Brocos, Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, Resumo |
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, ELIZANIA CANTANHEDE RIBEIRO, ERALDO FRANCISCO BARBOSA COSTA, IDENTIDADE ÉTNICA: Um estudo do papel da escola em espaços quilombolas, Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, Trabalho Completo |
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, luis félix de barros vieira rocha, ivanildo abreu cardoso, andrea luisa frazão silva, Casa de Nagô e Casa das Minas: por que os homens não podem entrar em transe?, Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, Trabalho Completo |
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, O mito da democracia racial no contexto da Lei 12.711/12: tudo continua como dantes no quartel de Abrantes, XXII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, Resumo |
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, O mito da democracia racial no contexto da Lei 12.711/12: tudo continua como dantes no quartel de Abrantes, XXII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, Trabalho Completo |
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, Claudionice Alves Durans, Grupo de Mulheres Negras 'Preta Anastácia: resistência política e cultural feminina dentro e fora do hip hop, Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, Trabalho Completo |
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, Celiane Vieira Louzeiro Pereira, Karine Cristine Costa, Teoria do branqueamento no Século XX na obra de Modesto Brocos, Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, Trabalho Completo |
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, andrea luisa frazão silva, ivanildo abreu cardoso, luis félix de barros vieira rocha, Casa de Nagô e Casa das Minas: por que os homens não podem entrar em transe?, Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, Resumo |
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, Rosângela Coêlho Costa, O reggae roots no espaço da Ilha de São Luís: o resgate do rtmo como afirmação da identidade cultural afromaranhense, Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, Trabalho Completo |
2014, Antonio de Assis Cruz Nunes, Rosângela Coêlho Costa, O reggae roots no espaço da Ilha de São Luís: o resgate do rtmo como afirmação da identidade cultural afromaranhense, Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, Resumo |
2013, Antonio de Assis Cruz Nunes, POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO BRASIL: Um olhar histórico reflexivo, I CONGRESSO SOBRE GÊNERO, EDUCAÇÃO E AFRODESCENDÊNCIA, Trabalho Completo |
2013, Antonio de Assis Cruz Nunes, O SISTEMA MERITOCRÁTICO: um estudo sobre o desempenho de estudantes cotistas negros após suas aprovações no vestibular, Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo |
2013, , O SISTEMA MERITOCRÁTICO: um estudo sobre o desempenho de estudantes cotistas negros após suas aprovações no vestibular, Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, |
2013, Antonio de Assis Cruz Nunes, Joice Santos Verde, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana ou Lei 10.639/03 no contexto da Educação Brasileira, Encontro Humanístico, Resumo |
2013, Antonio de Assis Cruz Nunes, Joice Santos Verde, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana ou Lei 10.639/03 no contexto da Educação Brasileira, Encontro Humanístico, Trabalho Completo |
2013, Antonio de Assis Cruz Nunes, POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO BRASIL: Um olhar histórico reflexivo, I CONGRESSO SOBRE GÊNERO, EDUCAÇÃO E AFRODESCENDÊNCIA, Resumo |
2013, , Em favor da educação intercultural: um estudo sobre relações étnicas e raciais no contexto educacional, UFMA, |
2013, Antonio de Assis Cruz Nunes, O SISTEMA MERITOCRÁTICO: um estudo sobre o desempenho de estudantes cotistas negros após suas aprovações no vestibular, Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo |
2013, , Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana ou Lei 10.639/03 no contexto da Educação Brasileira, , |
2013, Antonio de Assis Cruz Nunes, Em favor da educação intercultural: um estudo sobre relações étnicas e raciais no contexto educacional, Encontro Humanístico, Resumo |
2013, , POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO BRASIL: Um olhar histórico reflexivo., I CONGRESSO SOBRE GÊNERO, EDUCAÇÃO E AFRODESCENDÊNCIA, |
2013, Antonio de Assis Cruz Nunes, Em favor da educação intercultural: um estudo sobre relações étnicas e raciais no contexto educacional, XIII Encontro Humanístico, Trabalho Completo |
2012, Antonio de Assis Cruz Nunes, As cotas para negros como instrumento de acesso ao ensino superior nas universidades brasileiras: uma análise jurídica, VII Congresso de Pesquisadores Negros (COPENE), Resumo |
2012, , As cotas para negros como instrumento de acesso ao ensino superior nas universidades brasileiras: uma análise jurídica, VII Congresso de Pesquisadores Negros (COPENE), |
2012, Antonio de Assis Cruz Nunes, As cotas para negros como instrumento de acesso ao ensino superior nas universidades brasileiras: uma análise jurídica, VII Congresso de Pesquisadores Negros (COPENE), Trabalho Completo |
2009, , O Centro de Cultura Negra do Maranhão no Contexto das Ações Afirmativas, 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, |
2009, Antonio de Assis Cruz Nunes, O Centro de Cultura Negra do Maranhão no Contexto das Ações Afirmativas, 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo |
2009, Antonio de Assis Cruz Nunes, O Centro de Cultura Negra do Maranhão no Contexto das Ações Afirmativas, 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo |
2008, , As cotas para negro no ensino superior como instrumento de ação afirmativa, 1º Seminário de Relações Internacionais e Direitos Humanos:60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, |
2008, Antonio de Assis Cruz Nunes, sistema de cotas para negros como política de ação afirmativa: Um estudo de caso na UFMA, X Seminário de Pesquisa, Trabalho Completo |
2008, Antonio de Assis Cruz Nunes, sistema de cotas para negros como política de ação afirmativa: Um estudo de caso na UFMA, X Seminário de Pesquisa, Resumo |
2008, Antonio de Assis Cruz Nunes, Ações Afirmativas: aspectos meritocráticos e jurídicos das cotas para negros nas universidades públicas brasileiras, Conferência Internacional:Educação, Globalização e cidadania - novas perspectivas da Sociologia da educação, Trabalho Completo |
2008, Antonio de Assis Cruz Nunes, Ações Afirmativas: aspectos meritocráticos e jurídicos das cotas para negros nas universidades públicas brasileiras, Conferência Internacional:Educação, Globalização e cidadania - novas perspectivas da Sociologia da educação, Resumo |
2007, Antonio de Assis Cruz Nunes, Em favor do Interculturalismo na Educação, II Foro de Ciências Sociais e Humanas, Resumo |
2007, Antonio de Assis Cruz Nunes, Em favor do Interculturalismo na Educação, II Foro de Ciências Sociais e Humanas, Trabalho Completo |
2003, Antonio de Assis Cruz Nunes, Os processos seletivos de acesso ao ensino superior no contexto das políticas de ação afirmativa, XVI Encontro de Pesquisa educacional do Norte e Nordeste, Resumo |
2003, Antonio de Assis Cruz Nunes, Os processos seletivos de acesso ao ensino superior no contexto das políticas de ação afirmativa, XVI Encontro de Pesquisa educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo |
Capítulos de livros (19) |
2023, O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE: ORIENTAÇÕES DE UMA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, Diálogos interdisciplinares na educação básica, Antonio de Assis Cruz Nunes, Ilana Silva Sousa |
2023, RELAÇÕES ÉTNICO - RACIAIS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO NA UEB DÍLSON RAMOS BESSA, Diálogos interdisciplinares na educação básica, Antonio de Assis Cruz Nunes, Katiúcia Ermiza Moreira Da Silva Pereira |
2023, OS COMPONENTES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM CURSOS DE PEDAGOGIA DO NORDESTE: OLHARES DOCENTES E ESTUDANTIS, Antonio de Assis Cruz Nunes |
2022, CONTOS LITERÁRIOS AFRO-BRASILEIROS COMO INSTRUMENTOS PARA ABORDAGEM DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NEGRITUDE EM MOVIMENTO: (re) construindo percursos de luta e resistência, Antonio de Assis Cruz Nunes, Lucileide Martins Borges Ferreira |
2022, AVANÇOS E DESAFIOS NA INCLUSÃO E VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA DOS POVOS FRICANOS E AFRO-BRASILEIROS NO CONTEXTO ESCOLAR, NEGRITUDEEMMOVIMENTO: (re) construindo percursos de luta e resistência, Antonio de Assis Cruz Nunes, CLÊNIA DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS |
2022, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA EM SALA DE AULA: ESTADO DA ARTE DAS DISSERTAÇÕES DA REGIÃO NORDESTE NO PERÍODO DE 2016 A 2018, NEGRITUDE EM MOVIMENTO: (re) construindo percursos de luta e resistência, Antonio de Assis Cruz Nunes, Luanda Martins Campos |
2022, CONSCIÊNCIA NEGRA: O REGGAE COMO ENFOQUE GLOBALIZADOR DE PROJETO DE TRABALHO NO FOMENTO À PERTENÇA IDENTITÁRIA DOS(AS) ALUNOS(AS) AFRO-MARANHENSES DA ESCOLA MUNICIPAL MAIOBINHA., NEGRITUDE EM MOVIMENTO: (re) construindo percursos de luta e resistência, Antonio de Assis Cruz Nunes, Rosângela Coêlho Costa |
2022, Saberes e perspectivas na educação: múltiplos olhares, A REPRESENTAÇÃO DO TAMBOR DE CRIOULA COMO ELEMENTO ARTÍSTICO E CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Antonio de Assis Cruz Nunes, Marcos Aurelio dos Santos Freitas, Rosinélia Machado Barbosa, Sonia Luzia Nogueira da Fonseca |
2020, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A INFÂNCIA: VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS E PREVENÇÃO DE PRECONCEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, As faces da educação: diálogos na diversidade escolar, Antonio de Assis Cruz Nunes, Luanda Martins Campos, Lucileide Martins Borges Ferreira |
2020, AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES, GESTÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: apontamentos sobre currículo e formação de professores, Natalia Ribeiro Ferreira, Rosângela Coêlho Costa, Antonio de Assis Cruz Nunes |
2018, Colóquio de Pesquisadoras/es das epistemologias étnico-raciais e de gênero na educação (COPERGE): vozes epistêmicas e saberes plurais na educação., PUBLICIDADE MARANHENSE: uma discussão sobre o papel da mulher negra no espaço publicitário contemporâneo, Rosângela Coêlho Costa, Suzana Cristina dos Santos, Antonio de Assis Cruz Nunes |
2017, O LUGAR DO CURRÍCULO NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10639/2003, Conhecimentos, saberes e experiências na educação básica - educação e inclusão: diálogos pedagógicos, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clenia de Jesus Pereira dos Santos, luis félix de barros vieira rocha |
2017, O LUGAR DO CURRÍCULO NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10639/2003, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA- Educação e Inclusão: diálogos pedagógicos, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clenia de Jesus Pereira dos Santos, luis félix de barros vieira rocha |
2017, CAMINHOS HISTÓRICOS NO SÉCULO XIX: encaminhamentos legais e seus reflexos no ensino de música, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Práticas Curriculares na Educação Básica, Antonio de Assis Cruz Nunes, Viviane Moura da Rocha, Diego Ted Rodrigues Bogéa |
2017, CAMINHOS HISTÓRICOS NO SÉCULO XIX: encaminhamentos legais e seus reflexos no ensino de música, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Práticas Curriculares na Educação Básica, Antonio de Assis Cruz Nunes, Diego Ted Rodrigues Bogéa, Viviane Moura da Rocha |
2016, AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES NEGROS (AS) NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS/MA, CAMINHOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO NORDESTE DO BRASIL, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clenia de Jesus Pereira dos Santos, luis félix de barros vieira rocha |
2016, A LEI Nº 10639/2003 NA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: UM ESTUDO NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS/MA, CAMINHOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO NORDESTE DO BRASIL, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clenia de Jesus Pereira dos Santos, luis félix de barros vieira rocha |
2013, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS, TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA APROVAÇÃO DO SISTEMA DE COTAS PARA NEGROS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, Antonio de Assis Cruz Nunes |
2009, Ações afirmativas: aspectos meritocráticos e jurídicos das cotas para negros nas universidades públicas brasileiras, Sobre Políticas Educacionais no Brasil: interpretações das lutas, conquistas e os desafios para a educação no século XXI, Antonio de Assis Cruz Nunes |
Livros (6) |
2022, NEGRITUDE EM MOVIMENTO: (re) construindo percursos de luta e resistência, Antonio de Assis Cruz Nunes, Walter Rodrigues Marques, Adomair O. Ogunbiyi;, Ana Valéria Lucena Lima Assunção, Ilma Fátima de Jesus, CLÊNIA DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS, Lucileide Martins Borges Ferreira, Luanda Martins Campos, Luis Félix de Barros Vieira Rocha, Rosangela Coelho Costa |
2017, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Educação e Inclusão: diálogos pedagógicos, Antonio de Assis Cruz Nunes, Johanna Camacho Gonzalez, Maria da Gloria Rocha Ferreira, Oswaldo Lorenzo Quiles, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes |
2017, Conhecimentos, saberes e experiências na educação básica: educação e inclusão: diálogos pedagógicos, Antonio de Assis Cruz Nunes, Johanna Camacho Gonzalez, Maria da Gloria Rocha Ferreira, Maria José Albuquerque Santos, Oswaldo Lorenzo Quiles, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes |
2017, Conhecimentos, saberes e experiências na educação básica: práticas curriculares na educação básica, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clara Maria Gil Ferreira Fernandes Pereira Coutinho, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Johanna Camacho Gonzalez, Maria da Gloria Rocha Ferreira, MARIZE BARROS ROCHA ARANHA, Maria José Albuquerque Santos, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes |
2017, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Práticas Curriculares na Educação Básica, Antonio de Assis Cruz Nunes, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, Maria José Albuquerque Santos, MARIZE BARROS ROCHA ARANHA, Johanna Camacho Gonzalez, Maria da Gloria Rocha Ferreira, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Clara Maria Gil Ferreira Fernandes Pereira Coutinho |
2013, O sistema de cotas para negros na Universidade Federal do Maranhão: uma política de ação afirmativa para a população afromaranhense, Antonio de Assis Cruz Nunes |
Participações em Bancas de Cursos (33) |
2016, Monografia de Graduação PEDAGOGIA CATEQUETICA: um estudo da pratica pedagogica da catequese do Santuario Nossa Senhora da Conceicao, ALINE GUANARE LIMA BORGES |
2016, Monografia de Graduação ALFABETIZACAO DE CRIANCAS: um olhar na Unidade Integrada Jose Giorceli Costa, VALDIR SANTOS CUTRIM |
2016, Monografia de Graduação O DESENVOLVIMENTO DA LEI Nº 10.639/03 NO CONTEXTO DA UNIDADE ESCOLAR ASSOCIACAO CLUBE DAS MAES., JOSE ISMAEL DA CONCEICAO |
2015, Monografia de Graduação EDUCACAO E AMBIENTE: Uma analise politica e pedagogica na Unidade de Educacao Basica Primavera, ELIAS AUGUSTO RIBEIRO NETO |
2015, Monografia de Graduação O PAPEL DA ESCOLA EM ESPACO QUILOMBOLA: um estudo na Escola Municipal Santa Tereza no Municipio de Alcantara, ELIZANIA CANTANHEDE RIBEIRO |
2014, Monografia de Graduação ORIENTACAO SEXUAL NA ESCOLA: um estudo reflexivo na Unidade Integrada Joao Paulo II, LYDIANE DO LIVRAMENTO SILVA BARROS |
2014, Monografia de Graduação DEMOCRACIA NA ESCOLA: um olhar reflexivo sobre o tema da gestao democratica escolar, VANILSON MEIRELES DE SÁ |
2014, Monografia de Graduação PEDAGOGIA HOSPITALAR: abordagem sobre a atuacao do pedagogo na classe hospitalar em hospital de Sao Luis, MARIA DO ESPIRITO SANTO SILVA |
2014, Monografia de Graduação EDUCACAO INFANTIL E RELACOES ETNICO-RACIAIS: reflexoes sobre a pratica pedagogica e a construcao da identidade negra em escolas publicas de Sao Luis – MA., VANDA CONCEICAO DA SILVA PONTES |
2014, Monografia de Graduação EDUCACAO NAO ESCOLAR: um estudo de caso na Brinquedoteca Hospitalar em Sao Luis - MA, RAFYSE ARAUJO GONÇALVES |
2014, Monografia de Graduação PONTO DE CULTURA ARTE NOSSA: uma analise didatica e pedagogica da Oficina de Tambor de Crioula, BRUNA MONIQUE CUNHA RODRIGUES |
2014, Monografia de Graduação EDUCACAO SEXUAL EM CONTEXTOS ESCOLARES: um olhar reflexivo no Centro de Ensino Dr. Francisco de Assis Ximenes Aragao Filho, ALLYSONY MARTHA MEIRELES AYRES |
2014, Monografia de Graduação AS RELACOES ETNICAS E RACIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: um estudo de caso na Unidade de Educacao Basica Professor Nascimento de Moraes, JOICE SANTOS VERDE |
2014, Monografia de Graduação A RELACAO ENSINO-APRENDIZAGEM NO HOSPITAL: desafio para a pratica pedagogica do pedagogo, CLAUDIA ARAUJO DA PAZ |
2014, Monografia de Graduação A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE DE EDUCACAO BASICA CIDADE OLIMPICA: reflexoes sobre as praticas pedagogicas em prol da formacao de leitores., ELILSON TARCIO DE SOUSA E SOUSA |
2013, Monografia de Graduação A LEI 10.639/03: Um estudo no Centro de Ensino Benedito Leite - Escola Modelo, ELENE CAROLLINE SILVA DA ROCHA |
2013, Monografia de Graduação BIBLIOTECA DO SESC: um olhar sobre a pratica pedagogica na Biblioteca Rosa Castro, KELMA SUANY RODRIGUES PINHEIRO |
2013, Monografia de Graduação BIBLIOTECA DO SESC: um olhar sobre a pratica pedagogica na Biblioteca Rosa Castro, KELMA SUANY RODRIGUES PINHEIRO |
2013, Monografia de Graduação AS POLITICAS EDUCACIONAIS PARA OS ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: um estudo na Escola de Cegos no Maranhao (ESCEMA), WANESSA SEREJO CARDOSO |
2013, Monografia de Graduação AUTISMO: um Estudo no Centro de Ensino de Educacao Especial Padre Joao Mohana, POLIANA DA SILVA COSTA |
2013, Monografia de Graduação EDUCACAO DO CAMPO: um estudo de caso sobre a pratica pedagogica na Unidade de Educacao Basica Joao do Vale., DAYSE COSTA DOS SANTOS |
2013, Monografia de Graduação HOMOSSEXUALIDADE: um estudo sobre as acoes educativas do grupo Gayvota, IVANILDO ABREU CARDOZO |
2013, Monografia de Graduação A PRATICA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo de caso na Unidade Integrada Arnaldo Ferreira, CRISTIANE DE JESUS COSTA |
2013, Monografia de Graduação O ALUNO DO 2º ANO DA ESCOLA X COM DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM:um desafio para educacao , LEIDINALVA DE ANDRADE RIBEIRO |
2013, Monografia de Graduação O CONSELHO ESCOLAR NA ESCOLA PUBLICA DA REDE ESTADUAL: limites e desafios para a gestao democratica., CELIA MARIA DURANS BRAGA |
2013, Monografia de Graduação O LUDICO NA EDUCACAO INFANTIL: um estudo na Creche Escola Sementinha. , ROSEMARY DIAS PEREIRA |
2013, Monografia de Graduação AS DROGAS NA ESCOLA E SUAS IMPLICACOES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: uma analise sobre a realidade do Centro de Ensino Benedito Leite., NENILDE SANTOS DO LAGO |
2013, Monografia de Graduação O PRECONCEITO E A DISCRIMINACAO RACIAL NO AMBITO ESCOLAR: um estudo de caso na Unidadde Integrada Haydee Chaves. , TAYANNE BERREDO REIS |
2013, Monografia de Graduação O ENSINO PROFISSIONALIZANTE: um estudo no Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Maranhao – IFMA., LEANDRA LUIZA GOMES DE MENEZES |
2013, Monografia de Graduação POLITICAS EDUCACIONAIS DA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS: um estudo na Unidade Integrada Jose Giorceli Costa., JOSE ORLANDO PEREIRA FURTADO |
2013, Monografia de Graduação GENERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: um estudo sobre relacoes de genero diferencas na Unidade de Ensino Basico Meus Amiguinhos., STEFANY MACHADO DE LIMA |
2012, Monografia de Graduação A LEITURA NA EDUCACAO INFANTIL: a hora da historia como momento privilegiado para as criancas pequenas, HELOISA VITORIA FERREIRA GOMES |
2012, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS: um estudo na Unidade Integrada Julio de Mesquita Filho/Sao Luis-MA, ANANDA LIMA COSTA |
Trabalho de conclusão de curso (45) |
A PRÁTICA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo de caso na Unidade Integrada Arnaldo Ferreira, CRISTIANE DE JESUS COSTA , 08/2013 |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um estudo na Unidade Integrada Júlio de Mesquita Filho/São Luís-MA, ANANDA LIMA COSTA , 11/2012 |
GENERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: um estudo sobre relações de gênero diferenças na Unidade de Ensino Básico Meus Amiguinhos., STEFANY MACHADO DE LIMA , 03/2013 |
O ENSINO PROFISSIONALIZANTE: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA., LEANDRA LUIZA GOMES DE MENEZES , 03/2013 |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um estudo na Unidade Integrada José Giorceli Costa., JOSE ORLANDO PEREIRA FURTADO , 03/2013 |
O PRECONCEITO E A DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO ÂMBITO ESCOLAR: um estudo de caso na Unidade Integrada Haydée Chaves., TAYANNE BERREDO REIS , 03/2013 |
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:UM ESTUDO NA CRECHE ESCOLA SEMENTINHA., ROSEMARY DIAS PEREIRA , 04/2013 |
PEDAGOGIA HOSPITALAR: abordagem sobre a atuação do pedagogo na classe hospitalar em hospital de São Luís, MARIA DO ESPIRITO SANTO SILVA , 08/2014 |
AUTISMO: um Estudo no Centro de Ensino de Educação Especial, POLIANA DA SILVA COSTA , 09/2013 |
HOMOSSEXUALIDADE: um estudo sobre as ações educativas do grupo Gayvota, IVANILDO ABREU CARDOZO , 08/2013 |
JOGOS E RECURSOS LÚDICOS NO ENSINO E APRENDISAGEM., MAYANA CRISTINA AQUINO SANTOS , 09/2013 |
AS POLITICAS EDUCACIONAIS PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: um estudo na escola de cegos no Maranhão, WANESSA SEREJO CARDOSO , 09/2013 |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: um estudo de caso sobre a prática pedagógica na Unidade de Educação Básica João do Vale, DAYSE COSTA DOS SANTOS , 09/2013 |
BOBLIOTECA DO SESC: um olhar sobre a prática pedagógica na Biblioteca Rosa Castro, KELMA SUANY RODRIGUES PINHEIRO , 09/2013 |
A LEI 10.639/03: Um estudo no Centro de Ensino Benedito Leite - Escola Modelo, ELENE CAROLLINE SILVA DA ROCHA , 09/2013 |
AS RELAÇÕES ÉTNICAS E RACIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: um estudo de caso na Unidade de Educação Básica Professor Nascimento de Moraes, JOICE SANTOS VERDE , 02/2014 |
PONTO DE CULTURA ARTE NOSSA: uma análise didática e pedagógica da Oficina de Tambor de Crioula, BRUNA MONIQUE CUNHA RODRIGUES , 02/2014 |
EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTOS ESCOLARES: um olhar reflexivo no Centro de Ensino Dr. Francisco de Assis Ximenes Aragão Filho, ALLYSONY MARTHA MEIRELES AYRES , 02/2014 |
EDUCAÇÃO PARA ALUNOS SURDOS: um estudo do caso na unidade escolar básica Luis Viana., MARIA EDUARDA ROCHA DA SILVA , 08/2014 |
A INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA INVESTIGAÇÃO NA UNIDADE INTEGRADA RAIMUNDO RIBEIRO SILVA , ELIANE DE ARAUJO BORGES , 12/2014 |
A AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA UNIDADE INTEGRADA ARTUR AZEVEDO, EVANILDE NOVAIS DA COSTA , 12/2014 |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO NA UNIDADE INTEGRADA CASTRO ALVES, LUANA DO NASCIMENTO DE SOUZA CRUZ , 12/2014 |
A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO DE ENSINO: UMA ANÁLISE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA UNIDADE INTEGRADA DOUTOR FRANCISCO BATISTA, MARIA REGINA DOS SANTOS COSTA , 12/2014 |
A Lei 10.639/03: um estudo na unidade integrada Anna Maria Patello Saldanha., ILDENE DE SOUSA , 12/2014 |
O PAPEL DA ESCOLA EM ESPAÇO QUILOMBOLA: um estudo na Escola Municipal Santa Tereza no Município de Alcântara , ELIZANIA CANTANHEDE RIBEIRO , 01/2015 |
EDUCAÇÃO E AMBIENTE: Uma análise política e pedagógica na Unidade de Educação Básica Primavera , ELIAS AUGUSTO RIBEIRO NETO , 02/2015 |
O DESENVOLVIMENTO DA LEI Nº 10.639/03 NO CONTEXTO DA UNIDADE ESCOLAR ASSOCIAÇÃO CLUBE DAS MÃES., JOSE ISMAEL DA CONCEICAO , 01/2016 |
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: um olhar na Unidade Integrada José Giorceli Costa, VALDIR SANTOS CUTRIM , 04/2016 |
O ENSINO DE CIÊNCIAS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise na Escola Municipal Profª Olga Damous, IVANA DA SILVA RIBEIRO , 06/2016 |
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: um estudo na Escola Municipal Severa Mafra, JOSE ROBERTO RIBEIRO SOUZA , 06/2016 |
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (DCNEI): O que Pensam os Professores da Escola Municipal de Educação Infantil Canto do Rouxinol, JEREMIAS DE JESUS ABREU , 06/2016 |
O CURRICULO NO CONTEXTO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: um estudo na Escola Municipal Severa Mafra, HILDILENE NASCIMENTO FERREIRA , 06/2016 |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos no Centro Educacional Professora Olga Damous, EUGENIA ILDA NASCIMENTO FERREIRA , 06/2016 |
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): um estudo na Escola Municipal de Castanhal, JOSELINA MAIA , 06/2016 |
CONSELHO TUTELAR: Uma Análise no Conselho Tutelar de Turiaçu., LEONILDO JOSE FRANCA MARQUES , 06/2016 |
RECURSOS DE ENSINO EM SALA DE AULA: Um olhar sobre suas utilizações na Unidade de Educação Básica Ministro Mário Andreazza, JULIANA DE MEDEIROS GONCALVES E SILVA , 09/2016 |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS AFROBRASILEIRAS: um estudo da Lei 10.639/03 na Unidade de Educação Básica Mario Andreazza, MARIA EUGENIA DUTRA PEREIRA , 09/2016 |
O LÚDICO NO CONTEXTO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS: um olhar numa Escola Pública de Educação Infantil em São Luís, AMANDA MARCOS COELHO , 09/2016 |
PEDAGOGIA CATEQUÉTICA: um estudo da prática pedagógica da catequese do Santuário Nossa Senhora da Conceição, ALINE GUANARE LIMA BORGES , 04/2016 |
FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DO TRABALHO DOCENTE: uma análise na Unidade Integrada José Giorceli Costa, LOUISE CASTRO DA SILVA , 09/2016 |
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: Uma análise pedagógica na Igreja Presbiteriana de São Luís, LUIS FERNANDO SARAIVA DA SILVA , 09/2016 |
MENINAS E MENINOS: um estudo de gênero no Centro de Ensino Antônio Ribeiro da Silva, LETICIA BARROS DE OLIVEIRA , 09/2016 |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: um estudo de caso no Centro Educacional Antônio Ribeiro da Silva, GIOVANA DE JESUS DE SOUZA VIANA , 08/2017 |
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: um estudo na Escola Comunitária Oito de Dezembro, ILDINETE MARIA ABREU MOREIRA , 07/2018 |
A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA A POPULAÇÃO AFRO-BRASILEIRA, SUSANE ATAIDE MARQUES , 02/2021 |
Orientação em pós-graduação (20) |
Mestrado, CLENIA DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS, 03/2016 - , Concluída em 07/2018 |
Mestrado, MARCOS AURELIO DOS SANTOS FREITAS, 03/2019 - , Concluída em 12/2021 |
Mestrado, SONIA LUZIA NOGUEIRA DA FONSECA, 03/2019 - , Concluída em 02/2022 |
Mestrado, LUIS FELIX DE BARROS VIEIRA ROCHA, 03/2016 - , Concluída em 07/2018 |
Mestrado, ANA PAULA BACELAR DE LIRA, 03/2017 - , Concluída em 08/2019 |
Mestrado, KATIUCIA ERMIZA MOREIRA DA SILVA PEREIRA, 03/2020 - , Concluída em 09/2023 |
Mestrado, ILANA SILVA SOUSA, 03/2020 - , Concluída em 01/2024 |
Mestrado, ROSINELIA MACHADO BARBOSA, 03/2019 - , Concluída em 02/2024 |
Mestrado, ROSANGELA COELHO COSTA, 03/2017 - , Concluída em 08/2019 |
Mestrado, LUANDA MARTINS CAMPOS, 03/2018 - , Concluída em 08/2020 |
Mestrado, LUCILEIDE MARTINS BORGES FERREIRA, 03/2018 - , Concluída em 08/2020 |
Mestrado, ALINE RACHEL FRAZAO SILVA, 03/2024 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, LUIS FELIX DE BARROS VIEIRA ROCHA, 03/2016 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, CLENIA DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS, 03/2016 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, LAÍZE VANESSA FROES MARQUES, 06/2021 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, CRISTHIANE SAMPAIO ARAGÃO FONTENELE, 05/2022 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, ANGELA RIBEIRO CASAS NOVA DE SOUSA, 06/2021 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, CHARLLYS RIBEIRO DIAS E SILVA, 05/2022 - 09/2022 , Orientação em Andamento |
Mestrado, ANTONIA SOARES DE OLIVEIRA, 06/2023 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, FELIPE COSTA CAMARAO, 06/2021 - , Orientação em Andamento |