ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
DEEI - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Coordenação de grupo de pesquisa (1) |
06/2018 Feminismo decolonial, Formação de professoras e Campesinato, |
Artigos (5) |
2023, educação de mulheres no Brasil e a profissionalização do Magistério numa perspectiva decolonial, ISSN: 21780498 |
2023, A contribuição de Paulo Freire para uma educação decolonial em Assentamentos da Reforma Agrária, ISSN: 21777691 |
2021, O currículo e as relações de gênero na primeira infância, ISSN: 16575830 |
2020, A LITERATURA INFANTIL COMO UM DOS CAMINHOS POSSIVEIS PARA A CONSTRUÇÃO E VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NAS CRIANÇAS / CHILDREN'S LITERATURE AS ONE OF THE POSSIBLE WAYS TO BUILD AND VALUE BLACK IDENTITY IN CHILDREN, ISSN: 25258761 |
2008, CONTRIBUIÇÃO PARA A MEMÓRIA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MARANHENSE, ATRAVÉS DA MULHER-PROFESSORA, ISSN: 15180743 |
Publicação em eventos (84) |
2021, , RODA VIRTUAL DE DIÁLOGO 1: GÊNERO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS NO CAMPO EDUCACIONAL, III EMGES E I SICODE, |
2021, Dayse Costa dos Santos, Elisangela Santos de Amorim, PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, III EMGES - Encontro Maranhense sobre Gênero, Educação e Sexualidades e I SICODE - Simpósio Nacional Corpos e Diversidade na educação, Trabalho Completo |
2021, , REENCONTRANDO PAULO FREIRE COMO PENSADOR DECOLONIAL, ENDIFRE: Encontro Nacional de Diálogos freirianos na UFMA, |
2021, , PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, III EMGES e I SICODE, |
2021, , A perspectiva da educação da mulher fora do espaço urbano, VIII Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar-EMEMCE, e o VIII Simpósio Maranhense de pesquisadoras/es sobre Mulheres, Relações de Gênero e Educação-SIMPERGEN com, |
2021, , O Pensamento decolonial no Feminismo e sua inflexão nos estudos de gênero no Brasil, WEBINÁRIO DE GÊNERO, INTERSECCIONALIDADE E DIREITOS HUMANOS - ESPERANÇA GARCIA, |
2020, , Quem tem medo do Feminismo? o que nos dia o dia 8 de maio, , |
2020, , Quem tem medo do Feminismo? Reflexões acerca das lutas e conquistas das mulheres, , |
2019, Claudia Mendes Ribeiro Moura, Brenda Martinha Caldas Azevedo, Elisangela Santos de Amorim, As Relações de gênero na Escola: Em busca de uma coeducação, VI CONEDU, Trabalho Completo |
2019, , O feminismo nos movimentos sociais, VII Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de gênero no Cotidiano Escolar - EMEMCE, |
2019, , Estágio na Educação Infantil: experiências no campo, na cidade, nas ilhas e nos quilombos, X SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA, |
2019, , Mulheres professoras e sua relação com o Feminismo latino americano decolonial no contexto da Educação na Reforma agrária, VII EMEMCE, |
2018, Amanda Marinho Bogea, Elisangela Santos de Amorim, Práticas Educativas: Um olhar reflexivo sobre o estágio em docência na educação infantil, V CONEDU, Trabalho Completo |
2018, , Inflexões a partir das teorias feministas decoloniais: Um novo olhar sobre as mulheres-professoras de assentamentos da Reforma agrária, XI Encontro Maranhense de História da Educação, |
2018, , Inflexões a partir das teorias feministas decoloniais: um novo olhar sobre as mulheres-professoras em assentamentos da Reforma agrária., XI Encontro Maranhense de História da Educação: História da Escola: Métodos, disciplinas e currículos, |
2018, , Mulheres ? professoras de assentamentos da Reforma Agrária no Estado Maranhão, Mulher e Relações de Gênero, |
2018, , Mulheres ? professoras de assentamentos da Reforma Agrária no Estado Maranhão, no dia 23 de abril de 2018, , |
2018, Maria Cristina da Cruz Barreto Neta, Elisangela Santos de Amorim, A formação do professor no contexto do estágio em docência na educação infantil, IX Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia, Trabalho Completo |
2018, Karla Raquel Lima Pereira, Elisangela Santos de Amorim, A aprendizagem da docência no contexto da educação infantil: Um olhar investigativo, IX Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia - SESUPED, Trabalho Completo |
2017, , A inserção das Mulheres na estrutura de ensino nos assentamentos da Reforma Agrária no Estado do Maranhão, Mulher e Relações de Gênero, |
2017, , A inserção das Mulheres na estrutura de ensino nos assentamentos da Reforma Agrária no Estado do Maranhão, , |
2013, , Construção Cultural da agência de professoras em assentamentos da Reforma Agraria, II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, |
2013, Elisangela Santos de Amorim, Joana Maria Pedro, Luzinete Simões Minella, Construção Cultural da agência de professoras em assentamentos da Reforma Agraria, II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, Trabalho Completo |
2013, , Relações de gênero no processo de escolarização de mulheres em assentamentos da Reforma Agrária, Seminário Internacional Fazendo Gênero 10, |
2013, Elisangela Santos de Amorim, Joana Maria Pedro, Relações de gênero no processo de escolarização de mulheres em assentamentos da Reforma Agrária, Seminário Internacional Fazendo Gênero 10: Desafios atuais dos feminismos, Trabalho Completo |
2012, Elisangela Santos de Amorim, Joana Maria Pedro, Memórias de Mulheres Professoras: Um abordagem Interdisciplinar, Perspectivas e desafios da interdisciplinaridade, Trabalho Completo |
2012, José Fernando Manzke, Elisangela Santos de Amorim, A constituição do sistema escolar maranhense e seus espaços no século XIX, IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Rituais, Espaços e Patrimônios Escolares, Trabalho Completo |
2012, Elisangela Santos de Amorim, Nalini Mendes Gomes, José Fernando Manzke, História e Memória de Mulheres-Professoras: Um estudo de gênero e representatividade na região Tocantina do Maranhão, V Encontro Maranhense de História da Educação, Trabalho Completo |
2012, , Memórias de Mulheres Professoras: Um abordagem Interdisciplinar, CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, |
2012, , História e Memória de Mulheres-Professoras: Um estudo de gênero e representatividade na região Tocantina do Maranhão, V Encontro Maranhense de História da Educação, |
2012, , Representações e Memórias de Professoras: Um estudo das relações sociais de gênero de mulheres camponesas, V Cipa - Congresso Internacional de Pesquisa (auto)Biográfica, |
2012, , Memórias e Representações de Mulheres-Professoas Primárias no Maranhão Rural, V Encontro Maranhense de História da Educação, |
2012, , História e Memória de Mulheres-Professoras: Um estudo de gênero e representatividade na região Tocantina do Maranhão, 64ª Reunião Anual da SBPC, |
2012, Elisangela Santos de Amorim, José Fernando Manzke, A mulher-professora e o espaço escolar em assentamentos da Reforma Agrária, IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Rituais, Espaços e Patrimônios Escolares, Trabalho Completo |
2012, Elisangela Santos de Amorim, José Fernando Manzke, Representações e Memórias de Professoras: Um estudo das relações sociais de gênero de mulheres camponesas, V Congresso Internacional de Pesquisa (auto)biográfica, Trabalho Completo |
2011, Elisangela Santos de Amorim, José Fernando Manzke, A constituição do sistema escola maranhense no contexto regencial e de início do segundo reinado (1831-1850), VI Congresso Brasileiro de História da Educação, Trabalho Completo |
2011, José Fernando Manzke, Elisangela Santos de Amorim, A escrita da história da mulher professora em assentamento da Reforma Agrária, XX EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - Educação, Culturas e Diversidades, Trabalho Completo |
2011, , VI Congresso Brasileiro de História da Educação, VI Congresso Brasileiro de História da Educação, |
2011, , A escrita da história da mulher professora em assentamento da Reforma Agrária, XX EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, |
2011, , A escrita da História da Mulher Professora em Assentamento da Reforma Agrária, XX EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - Educação, Culturas e Diversidades, |
2010, Elisangela Santos de Amorim, José Fernando Manzke, Histórias de Vida e Escrita na Biografia de Mulheres-Professoras em Assentamentos da Reforma Agrária, IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, Trabalho Completo |
2010, , HIstórias de Vida e Escrita na Biografia de Mulheres-Professoras em Assentamentos da Reforma Agrária, IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, |
2010, , O Brincar e as Relações de Gênero na Educação Infantil, I Jornada Científica do Centro de Ciências Sociais, |
2010, , A escolarização de meninas no interior do Maranhão Oitocentista (1831-1840), VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, |
2010, Elisangela Santos de Amorim, José Fernando Manzke, A escolarização de meninas no interior do Maranhão oitocentista (1831-1840), VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, Trabalho Completo |
2009, , A mulher professora e Camponesa: Relações de gênero e representações sociais, 19º EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, |
2009, José Fernando Manzke, Elisangela Santos de Amorim, Uma Abordagem Histórico-Cultural na Educação de Jovens e Adultos, 19º EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo |
2009, , A construção da identidade social de gênero de mulheres professoras-camponesas no contexto da América Latina, IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana, |
2009, Elisangela Santos de Amorim, José Fernando Manzke, A construção da identidade social de gênero de mulheres professoras-camponesas no contexto da América Latina, IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana, Trabalho Completo |
2009, , A releitura do Município por uma Mulher-Professora, II Encontro Maranhense de História da Educação, |
2009, Elisangela Santos de Amorim, José Fernando Manzke, A Mulher-Professora e Camponesa: Relações de gênero e Representações sociais, 19º EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo |
2009, Elisangela Santos de Amorim, José Fernando Manzke, Dar voz a mulher professora: trajetória docente de professoras de assentamentos da reforma agrária na região Tocantina-MA, II Encontro Maranhense de História da Educação, Resumo |
2009, Diomar das Graças Motta, Elisangela Santos de Amorim, A reeleitura do Município por uma Mulher-Professora, II Encontro Maranhense de História da Educação, Trabalho Completo |
2009, , Dar voz a mulher professora: trajetória docente de professoras de assentamentos da reforma agrária na região Tocantina-Ma, II Encontro Maranhense de História da Educação, |
2009, , Uma Abordagem Histórico-Cultural na Educação de Jovens e Adultos, 19º EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, |
2009, , Uma Abordagem Histórico-Cultural na Educação de Jovens e Adultos, 19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, |
2008, Elisangela Santos de Amorim, A mulher professora de assentamento da Reforma Agrária: Uma história a ser escrita, V Congresso Brasileiro de História da Educação, Trabalho Completo |
2008, Elisangela Santos de Amorim, Mulheres Sindicalistas Assentadas e Relações de Gênero na região Tocantina-MA, III Encontro Amazônico sobre a Mulher e Gênero: As faces da Diversidade, Resumo |
2008, , A violência entre mulheres-professoras do campo e do espaço urbano maranhense, Seminário Internacional Fazendo Gênero 8, |
2008, Elisangela Santos de Amorim, Trajetória Educacional de Mulher Camponesa Migrante, VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Cultura escolar, Migrações e Cidadania, Resumo Expandido |
2008, Diomar das Graças Motta, Elisangela Santos de Amorim, A violência entre mulheres-professoras do campo e do espaço urbano maranhense, Seminário Internacional Fazendo Gênero 8: Corpo, Violência e Poder, Trabalho Completo |
2008, , Mulheres sindicalistas e relações de gênero na região Tocantina, III Encontro Amazônico sobre Mulher e Gênero: As faces da diveridade, |
2008, Diomar das Graças Motta, Elisangela Santos de Amorim, A violência entre mulheres-professoras do campo e do espaço urbano maranhense, Seminário Internacional Fazendo Gênero 8, Trabalho Completo |
2008, , RELAÇÕES DE GÊNERO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO DE MULHERES EM ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA NA REGIÃO TOCANTINA-MA, II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de gênero no cotidiano escolar, |
2008, Elisangela Santos de Amorim, A mulher professora de assentamento da Reforma Agrária: Uma história a ser escrita, V Congresso Brasileiro de História da Educação - VCBHE, Resumo |
2008, Elisangela Santos de Amorim, A mulher professora de assentamento da Reforma Agrária: Uma história a ser escrita, V Congresso Brasileiro de História da Educação: O Ensino e a Pesquisa em História da Educação, Trabalho Completo |
2008, Elisangela Santos de Amorim, Relações de gênero e representações sociais na educação de mulheres em assentamentos da Reforma Agrária na região Tocantina-MA, II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de gênero no cotidiano escolar - EMEMCE, Resumo |
2008, , Relações de gênero e Representações Sociais na Educação de Mulheres em assentamentos da Reforma Agrária na região Tocantina-MA, II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de gênero no Cotidiano Escolar - II EMEMCE, |
2008, , A mulher professora de assentamento da Reforma Agrária: Uma história a ser escrita, V Congresso Brasileiro de História da Educação, |
2007, Elisangela Santos de Amorim, O protagonismo feminino na américa latina no século XIX, Feminismo Ciências e Universidade, Resumo |
2007, Elisangela Santos de Amorim, O protagonismo feminino na América Latina no século XIX, III Encontro de Pesquisadoras/es Maranhenses sobre Gênero, Mulheres e Cidadania, Resumo |
2006, , Relações de gênero e educação de mulheres jovens e adultas em assentamentos da Reforma Agrária, II ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO, |
2006, Elisangela Santos de Amorim, Relações de gênero e educação de mulheres jovens e adultas em assentamentos da Reforma Agrária, II ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: pesquisas e experiências, Resumo |
2006, Elisangela Santos de Amorim, José Fernando Manzke, Propuesta curricular para educación de jóvenes y adultos campesinos, La Formación Universitaria del personal docente en el mejoramiento de la calidad de al educación, Resumo |
2006, Elisangela Santos de Amorim, José Fernando Manzke, Enfoque histórico-cultural da EJA no Maranhão, VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - ENEJA, Resumo |
2006, , Relações de gênero na EJA do PRONERA, III Seminário de Educação e Gênero e II Seminário sobre Infância, |
2006, , Propuesta Curricular para educación de jóvenes y adultos campesinos, UNIVERSIDAD 2006, |
2005, Elisangela Santos de Amorim, José Fernando Manzke, O Convênio EJA Tocantins do Maranhão, I ENCONTRO DO PRONERA DA REGIÃO NORDESTE, Resumo |
2005, , Relações de gênero na Educação de Jovens e Adultos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA, I ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, |
2005, Elisangela Santos de Amorim, Relações de gênero na EJA do PRONERA, Encontro Internacional de Educação, Resumo |
2005, , A experiência do PRONERA no Convênio EJA Tocantins, I Encontro do PRONERA da Região Nordeste, |
2005, , Relações de gênero na EJA do Pronera, Encontro Internacional de Educação, |
2004, , A contribuição da Pedagogia Histórico-Crítico para a aprendizagem de adultos, Educação e Diversidade no Campo, |
2003, , As escolas comunitárias e seu processo de desenvolvimento, Fórum Mundial de Educação, |
Capítulos de livros (9) |
2023, A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS), Diálogos interdisciplinares na educação básica, Santos, Dayse Costa dos, PINHEIRO, DELZA CRISTINA, Elisangela Santos de Amorim |
2022, Entre fios: As tessituras das construções identitárias de meninas negras na escola, Entre fios: As tessituras das construções identitárias de meninas negras na escola, Leticia Regia Gomes Sousa, Clenia de Jesus Pereira dos Santos, Elisangela Santos de Amorim, Claudia Simone Carneiro Lopes |
2022, Igualdade de gênero e artes na Educação Infantil, Saberes e perspectivas na educação: múltiplos olhares, Elisangela Santos de Amorim, Leticia Regia Gomes Sousa, Sonia Giselly Karolczyk Correia |
2022, A visibilidade das Mulheres na América Latina do século XIX, Ciências Humanas e Sociais: Aproximações interdisciplinares, Elisangela Santos de Amorim |
2022, Reencontrando Paulo Freire como pensador decolonial, Centenário de Paulo Freire: dialogicidade e educação entre lutas e amorosidade, Elisangela Santos de Amorim, ELISANGELA SANTOS DE AMORIM |
2020, As relações de gênero na escola: Em busca da coeducação, Série Educar - Diversidade, Brenda Martinha Caldas Azevedo, Claudia Mendes Ribeiro Moura, Elisangela Santos de Amorim |
2019, Inflexões decoloniais: As relações de gênero na vida das mulheres-professoras em assentamentos da Reforma agrária - MA, Descolonizar a prática e o sexo, Elisangela Santos de Amorim |
2012, O estado do Maranhão e a institucionalização da escola graduada na Primeira República, O estado do Maranhão e a institucionalização da escola graduada na Primeira República, Diomar das Graças Motta, Iran de Maria Leitão Nunes, Acildo Leite da Silva, Elisangela Santos de Amorim |
2011, A construção da identidade social de gênero de mulheres professoras de assentamentos da Reforma Agrária, Mulheres, professoras, artistas e intelectuais: ensaios biográficos, Elisangela Santos de Amorim, José Fernando Manzke |
Livros (6) |
2019, Representações e memórias de professoras: um estudo das relações sociais de gênero de mulheres camponesas, Elisangela Santos de Amorim, José Fernando Manzke |
2019, A mulher-professora em assentamentos da Reforma agária: uma escrita que se faz história, Elisangela Santos de Amorim, José Fernando Manzke |
2009, Gênero em Debate: Territorialidade e Cultura Escolar, Diomar das Graças Motta, Elisangela Santos de Amorim |
2009, Trajetória Educacional de Mulheres em Assentamentos de Reforma Agrária na região Tocantina-Ma, Elisangela Santos de Amorim |
2005, Eu e o Mundo, Elisangela Santos de Amorim, José Fernando Manzke |
2004, Eu e o Mundo, Elisangela Santos de Amorim, José Fernando Manzke |
Participações em Bancas de Cursos (67) |
2024, Dissertação de Mestrado A FORMACAO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE SEXUAL: proposicoes para a formacao docente no Colegio Universitario em Sao Luis - MA, ALUIZIO TORRES DA COSTA NETO |
2024, Monografia de Graduação O TEXTO LITERARIO (POESIA) NA ESCOLA: contribuicoes para a formacao leitora de criancas nos anos iniciais da U.I Valter Abtibol. , FERNANDA DE JESUS DUTRA MARTINS |
2024, Monografia de Graduação JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCACAO INFANTIL: uma analise dos processos de socializacao na Creche Vovo Bela., RANIERE DUTRA DOS SANTOS |
2024, Monografia de Graduação OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DAS TURMAS MULTISSERIADAS NO MUNICIPIO DE BELAGUA-MA, ELINETH PROTACIO DE SOUSA |
2024, Monografia de Graduação ALFABETIZACAO DISCURSIVA/HUMANIZADORA NO MUNICIPIO DE URBANO SANTOS-MA: A experiencia de uma professora alfabetizadora , JORDELLY DAVILLA SOUSA GOMES |
2024, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA EDUCACAO ANTIRRACISTA NA EDUCACAO INFANTIL: RELATOS DE VIVENCIAS NA SALA DE AULA, ALVERLANDIA SOUZA ALMEIDA |
2024, Monografia de Graduação A GESTAO DOS ESPACOS ESCOLARES COMO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: desafios da direcao escolar, FRANCISCA MARQUES DA SILVA |
2024, Monografia de Graduação O ENCANTO DA INFANCIA: A ESCOLA COMO ESPACO DE BRINCADEIRA NA EDUCACAO INFANTIL, MILENA SILVA BARBOSA |
2024, Monografia de Graduação RODA DE CONVERSA NA EDUCACAO INFANTIL: Valorizacao da escuta das criancas., MARIZETE MENDONÇA SANTOS |
2024, Monografia de Graduação AS BRINCADEIRAS E O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DAS CRIANCAS NA EDUCACAO INFANTIL, MAIRLA BEZERRA VIANA |
2024, Monografia de Graduação O PLANEJAMENTO NA EDUCACAO INFANTIL: A experiencia do Estagio Supervisionado na docencia da Educacao Infantil, ANTONIO JOSE ARAUJO DOS SANTOS |
2024, Monografia de Graduação A FORMACAO LUDICA DA PROFESSORA NA EDUCACAO INFANTIL, RAMINUNDA NONATA SANTOS DE SOUSA |
2024, Monografia de Graduação AS PEDAGOGIAS DECOLONIAIS E SUAS CONTRIBUICOES PARA UMA EDUCACAO ANTIRRACISTA, JESSIANE LIMA NASCIMENTO |
2024, Monografia de Graduação BRINCAR E COISA SERIA: AS BRINCADEIRAS E AS INTERACOES NO PLANEJAMENTO DA EDUCACAO INFANTIL, FERNANDA NASCIMENTO DOS SANTOS |
2024, Monografia de Graduação A CONTRIBUICAO DA LEITURA LITERARIA NA EDUCACAO INFANTIL PARA A CONSCIENCIA RACIAL, JORDANA DE LIMA LAGO |
2024, Monografia de Graduação O PAPEL DA FAMILIA NA PARTICIPACAO DA GESTAO ESCOLAR NA EDUCACAO INFANTIL, DANIELE ROSA MENDONÇA |
2024, Monografia de Graduação OS MATERIAIS LUDICOS NA ORGANIZACAO DOS ESPACOS NA EDUCACAO INFANTIL, DAIANE DE SOUZA MACÊDO |
2024, Monografia de Graduação AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMACAO E COMUNUNICACAO (TDICs) NA EDUCACAO INFANTIL: um estudo de caso sobre as potencialidades e limites da ferramenta GraphoGame., GRAZIELA REIS MOREIRA |
2024, Monografia de Graduação O ESPACO NA EDUCACAO INFANTIL: O que dizem as criancas? , ANTONIO BASILIO DE SOUSA FILHO |
2024, Monografia de Graduação O BRINCAR COMO DIREITO DAS CRIANCAS NO CONTEXTO DA EDUCACAO INFANTIL , DAIANE SILVA DE AGUIAR |
2024, Monografia de Graduação A ESCOLA DA INFANCIA DOS SONHOS: O que dizem as criancas? , DAIANE DA ROCHA SILVA |
2024, Monografia de Graduação LINGUAGEM MUSICAL E SUA FUNCAO DIDATICO-PEDAGOGICA NA FORMACAO DE CRIANCAS COM TEA , ENILDES SANTOS CARDOSO |
2024, Monografia de Graduação GESTAO ESCOLAR DEMOCRATICA E A PARTICIPACAO DA FAMILIA: socializando experiencias, ELIANE DA SILVA ANUNCIO |
2024, Dissertação de Mestrado EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS, RESSIGNIFICACAO CURRICULAR E MULTICULTURALISMO: um estudo no Centro de Ensino Vicente Maia, JEANNE PINTO DURANS |
2024, Dissertação de Mestrado LGBTFOBIA E EDUCACAO: UM ESTUDO SOBRE ENFRENTAMENTOS A VIOLENCIA DE GENERO E SEXUAL NO CENTRO EDUCA MAIS MARIA MONICA VALE, ANA PAULA DOS SANTOS SOARES |
2024, Dissertação de Mestrado RELACOES DE GENERO NA ESCOLA: desconstruindo estereotipos na Educacao Infantil , STEFANY MACHADO DE LIMA |
2023, Monografia de Graduação A CONTRIBUICAO DAS PRATICAS PEDAGOGICAS PARA UMA EDUCACAO NAO-SEXISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, LETICIA BATISTA MELO |
2023, Monografia de Graduação A FEMINIZACAO DO MAGISTERIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINOFUNDAMENTAL: O QUE DIZEM OS DISCENTES E EGRESSAS/OS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA, HELLEN DI PAULLA CORREA DOS SANTOS |
2023, Monografia de Graduação ARQUEOLOGIA DE AFRO-MEMORIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO, THAYS COELHO FRANCA |
2023, Dissertação de Mestrado BRINCADEIRAS/BRINQUEDOS DE CRIANCAS TEM GENERO? Representacoes sociais das professoras da Creche Escola Elza Maria Rodrigues da Silva, DELZA CRISTINA PINHEIRO |
2023, Dissertação de Mestrado O NOVO CURRICULO DO ENSINO MEDIO E A ATUACAO DOCENTE EM PROJETO DE VIDA NO C. E. M. MARIA MONICA VALE EM SAO LUIS - MA, IZAMOEMA DE SANTANA |
2023, Dissertação de Mestrado PRATICAS EDUCATIVAS ANTIRRACISTAS NA EDUCACAO INFANTIL: um estudo na Unidade de Educacao Basica (UEB) Sofia Silva em Sao Luis do Maranhao, DAYSE COSTA DOS SANTOS |
2023, Monografia de Graduação CURRICULO E DIVERSIDADES NO PROJETO PEDAGOGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA (UFMA/2007), LUANNA MARTINS DE ARAUJO |
2023, Dissertação de Mestrado A JUVENILIZACAO DA EJA E A (RE)SIGNIFICACAO CURRICULAR: alcances e limites da pratica educativa sob o multiculturalismo no CE Vicente Maia em Sao Luis do Maranhao, JEANNE PINTO DURANS |
2023, Dissertação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA PARA O USO DE RECURSOS DIGITAIS COMO PROCESSO DE INOVACAO NA FORMA DE ENSINAR: uma experiencia com professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamenta, FERNANDA SOARES SANTOS FERRAZ |
2023, Dissertação de Mestrado LGBTFOBIA E EDUCACAO: um estudo sobre enfrentamentos a violencia de genero e sexual no Centro Educa Mais Maria Monica Vale, ANA PAULA DOS SANTOS SOARES |
2023, Dissertação de Mestrado A REFORMA CURRICULAR DO ENSINO MEDIO: a atuacao docente em Projeto de Vida nos Centros Educa Mais em Sao Luis - MA, IZAMOEMA DE SANTANA |
2023, Dissertação de Mestrado O CURRICULO INTEGRADO NA EDUCACAO PROFISSIONAL: as possibilidades de novas praticas pedagogicas atraves de um caderno de orientacoes didaticas, DIONÍSIO LINDOSO DOURADO |
2022, Monografia de Graduação A CONTRIBUICAO DAS MULHERES PROFESSORAS NO CAMPO DOS ESTUDOS DAS RELACOES DE GENERO E DAHISTORIA DAS MULHERES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO (UFMA), LARISSA PIEDADE GOMES |
2022, Monografia de Graduação Relacoes de genero na educacao infantil: reflexoes sobre a formacao docente, ISABELLA CRISTINE AMORIM CAMPOS |
2022, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DO BRINCAR E SUAS CONTRIBUICOES PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA CRIANCA, ABILENE FARIAS RODRIGUES |
2022, Dissertação de Mestrado BRINCADEIRAS/BRINQUEDOS DE CRIANCAS TEM GENERO? Representacoes sociais das professoras da Creche Escola Elza Maria Rodrigues da Silva, DELZA CRISTINA PINHEIRO |
2022, Dissertação de Mestrado PRATICAS EDUCATIVAS ANTIRRACISTAS: um estudo na Unidade de Educacao Basica (UEB) Sofia Silva em Sao Luis-MA, DAYSE COSTA DOS SANTOS |
2022, Dissertação de Mestrado A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA COMO DISPOSITIVO DE EFETIVACAO DA LEI 10639/2003: uma proposta de ensino a partir das memorias literarias quilombolas de Jamary dos Pretos MA, ENIMEYRE DE MELO CAVALCANTI |
2022, Monografia de Graduação PLANEJAMENTO DE ENSINO: desafios e possibilidades em tempos de pandemia, ANA PAULA SANTOS DE SOUSA |
2021, Dissertação de Mestrado RELACOES DE GENERO: discursos e praticas docentes em anos iniciais na UEB Dom Delgado , SONIA GISELLY KAROLCZYK CORREIA |
2021, Qualificação de Mestrado EDUCACAO AMBIENTAL NA GESTAO DE RESIDUOS SOLIDOS: um estudo no 4º e 5º ano da U.E.B. Olinda Desterro , LETICIA REGIA GOMES SOUZA |
2021, Dissertação de Mestrado EDUCACAO PARA A IGUALDADE DE GENERO: desafios e perspectivas da Acao docente na UEB Moranguinho, LETICIA REGIA GOMES SOUZA |
2021, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA EDUCACAO SOCIOEMOCIONAL COMO PRATICA EDUCATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR, RAPHAELA DE LACERDA PAIVA |
2021, Monografia de Graduação O ESTAGIO EM GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS E INSTITUICOES DE ENSINO MEDIO: desafios e possibilidades no contexto da pandemia, DANIELE GONCALVES SILVA |
2021, Monografia de Graduação O CENARIO DA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS – EJA, EM SAO LUIS DO MARANHAO: Principais desafios da atualidade, ROBSON DUTRA DE SOUZA |
2020, Qualificação de Mestrado TAMBOR DE CRIOULA COMO PRESSUPOSTO PARA A IMPLEMENTACAODA LEI 10.639/2003: um estudo de caso na Unidade de Educacao Basica Professora Rosalia Freire Sao Luis, MARCOS AURELIO DOS SANTOS FREITAS |
2020, Qualificação de Mestrado RELACOES DE GENERO: discursos e praticas docentes em anos iniciais da UEB Dom Delgado, SONIA GISELLY KAROLCZYK CORREIA |
2020, Qualificação de Mestrado EDUCACAO PARA A IGUALDADE DE GENERO: desafios e perspectivas da Acao docente na UEB Liberalino de Jesus Pereira, LETICIA REGIA GOMES SOUZA |
2020, Qualificação de Mestrado AS ACOES LUDICAS E PRATICAS PEDAGOGICAS NAS EXPERIENCIAS INFANTIS: tecendo saberes e fazeres para educadores (as) de criancas pequenas, DANIA RAFAELA FERREIRA CARVALHO |
2020, Dissertação de Mestrado ENTRE NUMEROS E SAIAS: a trajetoria de mulheres professoras de Ciencias Exatas da Universidade Federal do Maranhao, FERNANDA VANESSA DE JESUS DA SILVA |
2019, Monografia de Graduação A GESTAO ESCOLAR E SUA RELACAO COM OS RESULTADOS DO Ideb: ESTUDO DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MARANHAO, GABRIELA CARNEIRO SILVA |
2019, Qualificação de Mestrado "ENTRE NUMEROS E SALAS: a trajetoria de mulheres professoras de Ciencias Exatas da Universidade Federal do Maranhao", FERNANDA VANESSA DE JESUS DA SILVA |
2019, Monografia de Graduação O INTERPRETE DE LIBRAS E O ALUNO SURDO: uma analise da atuacao do Interprete de Libras no Centro de Ensino Joao Francisco Lisboa- CEJOL, RAQUEL RIBEIRO DE OLIVEIRA |
2018, Monografia de Graduação ESCOLA E CONSELHO TUTELAR: dialogo, contribuicoes e direitos, BIANCA SENA DE SOUSA |
2018, Dissertação de Mestrado "GENERO E EDUCACAO INFANTIL: um estudo das atividades realizadas pelas professoras no contexto escolar.", THALITA DE FÁTIMA ARANHA BARBOSA SOUSA |
2018, Monografia de Graduação LICEU MARANHENSE E A ENTRADA DE MENINAS: tecendo trilhas na busca da primeira turma, NATALIA DE FATIMA CANTANHEDE AMORIM |
2018, Monografia de Graduação O NUCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTACAO “JOAOSINHO TRINTA”: implicacoes na aprendizagem e desenvolvimento de alunos (as) da rede publica de ensino de Sao Luis - MA, MARCELA DUTRA DE MORAES |
2018, Qualificação de Mestrado GENERO E EDUCACAO: um estudo das atividades realizadas pelo/a professor/a no contexto escolar, THALITA DE FÁTIMA ARANHA BARBOSA SOUSA |
2018, Monografia de Graduação PRATICA DOCENTE: o desafio de educar jovens e adultos, RENATA DE FATIMA MORAES DE SOUZA |
2018, Monografia de Graduação O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM INFANTIL: contribuicoes de Maria Montessori para a escola, RAIANNA MARIA RAMOS VAZ |
2014, Monografia de Graduação MEMORIAS DE MULHERES-PROFESSORAS: um estudo de genero e identidade social na regiao Tocantina do Maranhao, NALINI MENDES GOMES |
Trabalho de conclusão de curso (22) |
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR, RAPHAELA DE LACERDA PAIVA , 11/2021 |
Relações de gênero na educação infantil: reflexões sobre a formação docente, ISABELLA CRISTINE AMORIM CAMPOS , 12/2022 |
A CONTRIBUIÇÃO DAS MULHERES PROFESSORAS NO CAMPO DOS ESTUDOS DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E DA HISTÓRIA DAS MULHERES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), LARISSA PIEDADE GOMES , 12/2022 |
CURRÍCULO E DIVERSIDADES NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA (UFMA/2007), LUANNA MARTINS DE ARAUJO , 07/2023 |
A FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM OS DISCENTES E EGRESSAS/OS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA, HELLEN DI PAULLA CORREA DOS SANTOS , 12/2023 |
A CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO NÃO-SEXISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, LETICIA BATISTA MELO , 12/2023 |
O ENCANTO DA INFÂNCIA: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MILENA SILVA BARBOSA , 04/2024 |
O ENCANTO DA INFÂNCIA: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MILENA SILVA BARBOSA , 04/2024 |
OS MATERIAIS LÚDICOS NA ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DAIANE DE SOUZA MACÊDO , 04/2024 |
OS MATERIAIS LÚDICOS NA ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DAIANE DE SOUZA MACÊDO , 04/2024 |
A FORMAÇÃO LÚDICA DA PROFESSORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, RAIMUNDA NONATA SANTOS DE SOUSA , 04/2024 |
A FORMAÇÃO LÚDICA DA PROFESSORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, RAIMUNDA NONATA SANTOS DE SOUSA , 04/2024 |
O PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A experiência do Estágio Supervisionado na docência da Educação Infantil, ANTONIO JOSE ARAUJO DOS SANTOS , 04/2024 |
O PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A experiência do Estágio Supervisionado na docência da Educação Infantil, ANTONIO JOSE ARAUJO DOS SANTOS , 04/2024 |
AS BRINCADEIRAS E O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MAIRLA BEZERRA VIANA , 04/2024 |
AS BRINCADEIRAS E O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MAIRLA BEZERRA VIANA , 04/2024 |
RODA DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Valorização da escuta das crianças., MARIZETE MENDONÇA SANTOS , 04/2024 |
RODA DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Valorização da escuta das crianças., MARIZETE MENDONÇA SANTOS , 04/2024 |
AS PEDAGOGIAS DECOLONIAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, JESSIANE LIMA NASCIMENTO , 04/2024 |
AS PEDAGOGIAS DECOLONIAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, JESSIANE LIMA NASCIMENTO , 04/2024 |
BRINCAR É COISA SÉRIA: AS BRINCADEIRAS E AS INTERAÇÕES NO PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, FERNANDA NASCIMENTO DOS SANTOS , 04/2024 |
BRINCAR É COISA SÉRIA: AS BRINCADEIRAS E AS INTERAÇÕES NO PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, FERNANDA NASCIMENTO DOS SANTOS , 04/2024 |
Orientação em pós-graduação (7) |
Mestrado, DAYSE COSTA DOS SANTOS, 03/2020 - , Concluída em 10/2023 |
Mestrado, LETICIA REGIA GOMES SOUZA, 07/2020 - , Concluída em 03/2022 |
Mestrado, DELZA CRISTINA PINHEIRO, 03/2020 - , Concluída em 12/2023 |
Mestrado, ANA PAULA DOS SANTOS SOARES, 06/2021 - , Concluída em 02/2024 |
Mestrado, STEFANY MACHADO DE LIMA, 05/2022 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, VALDIRENE DA CUNHA MELO, 03/2024 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, ALUIZIO TORRES DA COSTA NETO, 05/2022 - , Orientação em Andamento |