Ir para acessibilidade
Foto do docente GISELE SOARES DE VASCONCELOS

GISELE SOARES DE VASCONCELOS

PGAC - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS/CCH

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
07/2016 Pedagogias do Teatro e Ação Cultural,
Artigos (15)
2023, POR QUE BRECHT VISITOU A MINHA ESCOLA? uma proposta de experimentação cênica, ISSN: 23583703
2022, Táticas de desmoronamento em teatro: sobre a urgência de sobreviver e levantar-se, ISSN: 22372660
2022, O SALTO É BELO, TAMBÉM O IMPULSO, ISSN: 23583703
2022, Circulação Teatral: A Experiência do Chão e do Giro, ISSN: 22363254
2020, Desejo do teatro no político, desejo do político no teatro e político teatro do desejo, ISSN: 23586958
2019, ENSINO DE TEATRO: A UTILIZAÇÃO DO VÍDEO-ESPELHO PARA O PROCESSO AVALIATIVO, ISSN: 25950479
2019, O PROCESSO DE CONTEXTUALIZAÇÃO A PARTIR DO CONTO: EXPERIÊNCIA COM O GRUPO DE TEATRO MÍMESIS E O CONTO HAMLET, ISSN: 25950479
2019, TRILHA DOS IPÊS: UMA EXPERIÊNCIA TEATRAL QUE RESSOA COMO AÇÃO ESTÉTICA E POLÍTICA NA ESCOLA, ISSN: 25950479
2016, A Carroça na Rota dos Balaios: Oralidade, Memória e Tradição, ISSN: 23169060
2015, A poética da voz que se faz presença, ISSN: 19831005
2015, A poética da voz que se faz presença, ISSN: 1809290X
2015, Enche a roda! Vem ouvir! As histórias da carroça que hoje passam por aqui!, ISSN: 2237387X
2012, ator contador como sujeito da experiencia, ISSN: 21769516
2010, FESTA E RISO EM SATA HELENA, ISSN: 21769516
2007, O RISIVEL NO BUMBA-MEU-BOI, ISSN: 19834527
Publicação em eventos (71)
2023, Gisele Soares de Vasconcelos, FIGUEIREDO, RENATA A ABREU LIMA DE, DEIXA GIRAR: ARTISTAS EM ESTADO DE CIRCULAÇÃO ISBN 2317-15961, PALCO GIRATÓRIO 2023, Trabalho Completo
2023, Gisele Soares de Vasconcelos, O QUE HÁ NESSAS MULHERES PARA O MUNDO QUERER CONTER?, Anais da XI Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE, Trabalho Completo
2022, , O que há nessas mulheres para o mundo querer conter, XI REUNIÃO DA ABRACE - ISBN MEMÓRIA ABRACE 21769516,
2022, , Empreendedorismo: novos horizontes na atuação no cinema, NA FRENTE DA CAMERA: SEMANA DE DIÁLOGOS SOBRE ATUAÇÃO PARA O CINEMA,
2021, , PROCESSOS DA CENA COSPLAY: APRESENTAÇÃO TRADICIONAL NO EVENTO UNIVERSO NERD, I MARAVILHA - SIMPOSIO NACIONAL DE ARTES CÊNICAS DO MARANHÃO,
2021, , SUBALTERNIZAÇÃO E POLÍTICAS DE RESISTÊNCIA NO CIRCO, I MARAVILHA - SIMPOSIO NACIONAL DE ARTES CÊNICAS DO MARANHÃO,
2020, , O que há nessas mulheres para o mundo querer conter?, I SEMINÁRIO AMPLIADO SOBRE TEATRO DE REVISTA,
2020, Gisele Soares de Vasconcelos, Como Luz Del Fuego: enfrentando os perigos da nudez. 9786586619089, IV Simpósio Nacional de Arte e Mídia - Imagina(R)Existências. ISBN: 978-65-86619-08-9 EDUFMA, 2020., Trabalho Completo
2019, , Contextos da produção artístico-cultural maranhense na contemporaneidade, Forum Estadual SESC Nordeste das Artes,
2019, , A Literatura Lobatiana e sua Influência na Formação Crítica do Leitor, XI SEMANA DE MONTEIRO LOBATO,
2019, , COMO LUZ DEL FUEGO: enfrentando os perigos da nudez, Simpósio Nacional de Arte de Mídia,
2018, , Circulação Nacional. A Carroça é Nossa, ,
2018, Meiriluce Portela Teles Carvalho, Gisele Soares de Vasconcelos, ENSINO DE ARTE: O USO DO VÍDEO-ESPELHO NO PROCESSO AVALIATIVO NAS AULAS DE TEATRO. ISBN 978-85-7862-9, VIII Encontro de Educadores: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2018, DOS SANTOS CARVALHÊDO, TISSIANA, Gisele Soares de Vasconcelos, Trilhas teatrais no IFMA campus Codó: uma análise sobre os saberes e fazeres do corpo, Colóquio Internacional De Pedagogia Do Teatro, Trabalho Completo
2017, , Circulação Teatral: As Três Fiandeiras (AC), Amazônia das Artes,
2017, , Circulação Teatral: As Três Fiandeiras (RR), Amazônia das Artes,
2017, , Circulação Teatral: As Três Fiandeiras (MT), Amazônia das Artes,
2017, , Circulação Teatral: As Três Fiandeiras (PA), Amazônia das Artes,
2017, , Circulação Teatral: As Três Fiandeiras (TO), Amazônia das Artes,
2017, , Circulação Teatral: As Três Fiandeiras (PI), Amazônia das Artes,
2017, , Circulação Teatral: As Três Fiandeiras (RD), Amazônia das Artes,
2017, , Circulação Teatral: As Três Fiandeiras (AP), Amazônia das Artes,
2017, , Circulação Teatral: As Três Fiandeiras (MA), Amazônia das Artes,
2017, , Circulação Teatral: As Três Fiandeiras (AM), Amazônia das Artes,
2016, , A Carroça é Nossa - Circulação Nacional Palco Giratório, Palco Giratório,
2016, , A Carroça é Nossa - Circulação Nacional, Palco Giratório,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (DF), Palco Giratório,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (PR), Palco Giratório,
2016, , A Carroça é Nossa - Circulação Nacional, Palco Giratório,
2016, , A Carroça é Nossa. Circulação Nacional Palco Giratório., Palco Giratório,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (SC), Palco Giratório,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (RD), Palco Giratório,
2016, , Carroça é Nossa - Palco Giratório, Palco Giratório,
2016, , A Carroça é Nossa - Palco Giratório, Palco Giratório,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (SP), Palco Giratório,
2016, , A Carroça é Nossa - circulação nacional, palco giratorio,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (SE), Palco Giratório,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (Umuarama/PR), Palco Giratório,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (Jacarezinho - PR), Palco Giratório,
2016, , A Carroça é Nossa. Circulação Nacional Palco Giratório., Palco Giratório 2016,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (Lajeado - RS), Palco Giratório,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (RJ), Palco Giratório,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (Currais Novos - RN), Palco Giratório,
2016, , A Carroça é Nossa - Palco Giratório, Palco Giratório,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (Paranavaí-PR), Palco Giratório,
2016, , SESC Palco Giratório. apresentação A Carroça é Nossa e oficina Contar Histórias, Palco Giratório,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (PI), Palco Giratório,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (Parnaíba-PI), Palco Giratório,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (Floriano - PI), Palco Giratório,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (Alegrete - RS), Palco Giratório,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (Passo Fundo - RS), Palco Giratório,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (Camaquã-RS)), Palco Giratório,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (ES), Palco Giratório,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (Ijuí- RS), Palco Giratório,
2016, , A Carroça é Nossa - Circulação Nacional, Palco Giratório,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (Carazinho - RS), Palco Giratório,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (Santa Rosa - RS), Palco Giratório,
2016, , Circulação Teatral: A Carroça é Nossa (Caicó - RN), Palco Giratório,
2015, Gisele Soares de Vasconcelos, A roda gira, a obra nasce: As Três Fiandeiras, 5º Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA), Trabalho Completo
2014, Gisele Soares de Vasconcelos, demonstração A Vida por um Fio: conexões entre o tecer e o narrar, VIII Congresso da ABRACE, Resumo Expandido
2014, , Demonstração 'A Vida por um fio: conexões entre o tecer e o narrar', 8º CONGRESSO DA ABRACE,
2013, , Tecendo o fio das ações do ator narrador. Narrar pra quê?, VI Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais,
2013, Gisele Soares de Vasconcelos, Tecendo o Fio das Ações do Ator Contador, VI Jornada LatinoAmericana de Estudos Teatrais, Trabalho Completo
2012, Gisele Soares de Vasconcelos, ator-contador como sujeito da experiência, VII Congresso da Abrace, Trabalho Completo
2011, , ATOR-CONTADOR A NARRATIVA EM PERFORMANCE, VII REUNIÃO CIENTÍFICA DA ABRACE,
2011, Gisele Soares de Vasconcelos, ator contador: a narrativa em performance, VI Reunião Científica da ABRACE, Trabalho Completo
2010, , FESTA E RISO EM SANTA HELENA, VI CONGRESSO DA ABRACE,
2010, Gisele Soares de Vasconcelos, FESTA E RISO EM SATA HELENA, VI CONGRESSO DA ABRACE, Trabalho Completo
2004, , Contar Histórias, uma aprendizagem afetiva e cognitiva na sala de aula, Semana Pedagógica,
2004, , A Narrativa em Sala de Aula: Uma aprendizagem emotiva e cognitiva, Ciclo de Palestras Educação,
2003, , Histórias da Ilha, Simpósio Internacional de Contador de Histórias: o mar é o caminho,
Capítulos de livros (5)
2022, Circo e Acessibilidade: uma análise sobre a cena circense em São Luís - MA, Um voo sobre as Artes Cênicas: olhares, perspectivas e experiências em pesquisa, Gisele Soares de Vasconcelos, SANDRA SILVA NUNES
2022, Do Evento aos encontros cênicos., ENSINO DA ARTE NA ESCOLA CONTEMPORANEA NO MARANHÃO A PARTIR DE RESULTADOS DE PESQUISA, Gisele Soares de Vasconcelos, Tatiana Fernandes Viana
2022, Artes da cena: recortes educativos de registro e criação com o uso do celular, ENSINO DA ARTE NA ESCOLA CONTEMPORANEA NO MARANHÃO A PARTIR DE RESULTADOS DE PESQUISA, Gisele Soares de Vasconcelos, Meiriluce Portela Teles Carvalho
2016, Para Tita e para cada um de nós! Considerações sobre o ator-narrador, Cena Contemporânea: estudos de encenação e atuação em Potestade, Gisele Soares de Vasconcelos
2012, A Arte de Contar Histórias: a arte de brincar com as palavras, PROINFANTIL e sua interface com a formação continuada de professores, Gisele Soares de Vasconcelos, Renata Figueiredo
Livros (1)
2023, A VAGABUNDA - REVISTA DE UMA MULHER SÓ ISBN 9788546222742, Gisele Soares de Vasconcelos, NICOLLE MACHADO, Nádia Ethel Basanta Bracco
Produção artística, literária e visual (42)
2024, O TEATRO TE XAMA 15 ANOS EM 15 DIAS: circulação por 3 estados (PA, MA, CE) com espetáculos do Xama Teatro. Seleção em Edital Instituto Cultural Vale, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, LAUANDE AIRES CUTRIM, Nadia Ethel, Renata Figueiredo, Cris Campos, NICOLLE MACHADO
2022, A CARROÇA É NOSSA. Atriz e produtora. 09 cidades de São Paulo. Mauá, Diadema, São Caetano, Itaquaquecetuba, Salesópolis, Ferraz de Vasconcelos, Garça, Marília e Avaré. Turnê teatral. Convite. SESC CIRCUITO DE ARTES 2022. Vinculado ao projeto de pesquisa Táticas de Sobrevivência. Abrangência nacional., Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, Renata Figueiredo, Cris Campos, Lauande Aires
2022, A CARROÇA É NOSSA - APRESENTAÇÃO UNICA - EDITAL - AMAZONIA ENCENA NA RUA, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, LAUANDE AIRES CUTRIM, Cris Campos, Renata Figueiredo
2022, A VAGABUNDA - REVISTA DE UMA MULHER SÓ - TEMPORADA 4 APRESENTAÇÕES - TEATRO XAMA - SÃO LUÍS - MA - VINCULADA A PROJETO DE PESQUISA, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, NICOLLE MACHADO, Nádia Ethel Basanta Bracco
2021, ESPETÁCULO A VAGABUNDA. VINCULADO A PROJETO DE PESQUISA. ABRANGENCIA NACIONAL. INTERPRETE., Artistico, Trilha Sonora, Gisele Soares de Vasconcelos
2021, A VAGABUNDA - REVISTA DE UMA MULHER SÓ. SEMANA DO TEATRO. ATUAÇÃO E DRAMATURGIA. SELECIONADO EM EDITAL. ABRANGÊNCIA NACIONAL. PRÊMIO, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, Nádia Ethel Basanta Bracco, NICOLLE MACHADO
2021, A CARROÇA É NOSSA. ATRIZ. APRESENTAÇÃO ÚNICA. EDITAL FESTIVAL ARTE COMO RESPIRO.. ITAÚ CULTURAL, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, LAUANDE AIRES CUTRIM, Renata Figueiredo, Cris Campos
2021, A VAGABUNDA - REVISTA DE UMA MULHER SÓ. ATUAÇÃO, PRODUÇÃO E DRAMATURGIA. TEMPORADA 2021. TEATRO XAMA. SÃO LUÍS, MARANHÃO, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, NICOLLE MACHADO, Nadia Ethel
2021, A VAGABUNDA - REVISTA DE UMA MULHER SÓ. ATRIZ E DRAMATURGA. APRESENTAÇÃO ÚNICA. CONVITE. CICLO DE LEITURAS DRAMATURGAS BRASILEIRAS. MIDRASH (RIO DE JANEIRO), Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, Nadia Ethel, NICOLLE MACHADO
2021, A VAGABUNDA - REVISTA DE UMA MULHER SÓ. SELECIONADO EM EDITAL. ABRANGÊNCIA LOCAL. PRÊMIO SATED. MELHOR ATRIZ. MELHOR FIGURINO. MELHOR DRAMATURGIA, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, Nádia Ethel Basanta Bracco, NICOLLE MACHADO
2020, A Carroça é Nossa. Atriz. 5 apresentações. Circulação. Edital BASA Cultural. LEI FEDERAL. PARÁ, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, Lauande Aires, Renata Figueiredo, Cris Campos
2020, CIRCUITO SESC SAO PAULO. CIRCULAÇÃO NACIONAL. CONVITE. 9 CIDADES, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, LAUANDE AIRES CUTRIM, Renata Figueiredo, Cris Campos
2020, CIRCULAÇÃO XAMA TEATRO NA ROTA DOS RIOS NA AMAZÔNIA. CIRCULAÇÃO NACIONAL 5 CIDADES, 2 ESTADOS. SELECIONADO EM EDITAL, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, LAUANDE AIRES CUTRIM, Renata Figueiredo, Cris Campos, Rosa Ewerton
2020, A VAGABUNDA - REVISTA DE UMA MULHER SÓ (1º ato), Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos
2018, 4 apresentações do espetáculo A Carroça é Nossa, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, Lauande Aires, Cris Campos, Renata Figueiredo
2018, 1 apresentação do show Cale-se no projeto OcupaCCVM, Artistico, Outra, Gisele Soares de Vasconcelos
2018, 10 apresentações do espetáculo As Três Fiandeiras no projeto SESC Amazônia das Artes, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, Renata Figueiredo, Igor Nascimento, Rosa Ewerton
2017, JOÃO DO VALE - O MUSICAL, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, VINICIUS ARNEIRO
2016, 35 apresentações do espetáculo A carroça é Nossa no projeto SESC Palco Giratório, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, Renata Figueiredo, Lauande Aires, Cris Campos
2016, Poema Sujo, Artistico, Perfomática, Gisele Soares de Vasconcelos, Claudio Marconcine, Marcio Vasconcelos
2015, As Três Fiandeiras, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos
2015, 10 apresentações na temporada de estreia do espetáculo As Três Fiandeiras, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, Igor Nascimento, Renata Figueiredo, Rosa Ewerton, Gustavo Correia
2014, II FESTIVAL LATINO AMERICANO DE MONÓLOGO Y PREMIO TERRY (CUBA). ESPETÁCULO A BESTA FERA - BIOGRAFIA CÊNICA DE MARIA ARAGÃO. SELEÇÃO INTERNACIONAL. EDITAL, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, Maria Ethel
2014, A CARROÇA É NOSSA. ATRIZ. APRESENTAÇÃO ÚNICA. EDITAL. MOSTRA SESC CARIRI . CEARÁ, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, Lauande Aires, Cris Campos, Renata Figueiredo
2014, A vida por um fio, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, Igor Nascimento
2014, FESTIVAL TEATRO DE ARAÇATUBA. A CARROÇA É NOSSA. ATRIZ. APRESENTAÇÃO ÚNICA. EDITAL NACIONAL. SÃO PAULO, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, Lauande Aires, Renata Figueiredo, Cris Campos
2014, 42º FENATA - FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO 2014. A CARROÇA É NOSSA. ATRIZ. APRESENTAÇÃO ÚNICA. EDITAL NACIONAL. SÃO PAULO, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, Lauande Aires, Renata Figueiredo, Cris Campos
2014, FESTIVAL IPITANGA DE TEATRO. espetáculo A CARROÇA É NOSSA.EDITAL. Bahia, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos
2014, MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURAS. ESPETÁCULO A CARROÇA É NOSSA. EDITAL NACIONAL., Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, Lauande Aires, Renata Figueiredo, Cris Campos
2013, 22 apresentações do espetáculo A Carroça é Nossa no Projeto A Carroça na Estrada, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, Renata Figueiredo, Lauande Aires, Cris Campos
2010, Macaco, macaquice e Macacada, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, Renata Figueiredo
2010, A CARROÇA É NOSSA!, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos
2008, A Besta Fera - biografia cênica de Maria Aragão, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, Maria Ethel
2005, Dorotéia - uma farsa irresponsável, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos
2004, IAÔ - O Caminho dos Mistérios, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos
2004, A Carroça é nossa, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos
2004, Histórias da Ilha, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos
2001, GALATEIA CLUB, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, Tapete Criações Cênicas
1998, A Missão, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, Heiner Muller
1996, Alice no País das Maravilhas, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos
1996, Folia dos Três Bois, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos, Silvia Orthoff
1994, Os Saltimbancos, Artistico, Teatral, Gisele Soares de Vasconcelos
Participações em Bancas de Cursos (88)
2024, Monografia de Graduação QUEM DEVORA O DEVORADOR E QUEM LUTA: NOTAS SOBRE MEDIACAO TEATRAL E FORMACAO ANTIRRACISTA DO ESTUDANTE-ESPECTADOR, WILTON HUDSON TAVARES PINTO
2024, Dissertação de Mestrado AFROPERFORMANCES - MANIFESTOS em movimento : o ativismo presente nas performances do Teatro Negro Performativo realizado por artistas mulheres negras na contemporaneidade, CARLA MARIA RAMOS AMORIM
2024, Dissertação de Mestrado TEATRO NEGRO DECOLONIAL: Uma perspectiva a partir do Palco Giratorio em Sao Luis (2018), JOSIANE DE JESUS DA SILVA
2024, Dissertação de Mestrado LUZ, O PRINCIPIO DA CENA: deslocamento estetico da cena teatral produzida por mulheres iluminadoras em Sao Luis do Maranhao no seculo XXI, ONA CARLA SILVA CÂMARA
2023, Monografia de Graduação EU VEJO: AFROGRAFIAS NA PESQUISA- CRIACAO DO ESPETACULO MARIA FIRMINA DOS REIS, UMA VOZ ALEM DO TEMPO., ANA JULIA MARTINS FERREIRA
2023, Monografia de Graduação O Encanto Por Tras dos Palcos: Um Olhar Sobre a Producao do Teatro Musical em Sao Luis do Maranhao., RAYSSA CONCEICAO BAIMA MARQUES
2023, Monografia de Graduação JOGOS E POSSIBILIDADES: aplicacao de jogos e improvisacao teatral com alunos do 5° ano da escola Luis Gonzaga Ferreira, comunidade Vila Luizao em Sao Luis-MA, KEILIANE ARAUJO BEZERRA
2023, Dissertação de Mestrado APRENDER BRINCANDO: Alfabetizando com o Teatro de Bonecos , ANA CRISTINA SOUZA SILVA
2023, Dissertação de Mestrado CENA COSPLAY: POETICAS DE CRIACAO, ANDERSON SANTOS RÊGO GARROS MARINHO
2023, Dissertação de Mestrado CACURIANDO CORPOS: OS CORPOS DAS MULHERES NA DANCA DO CACURIA, DISCURSOS E EMPODERAMENTO., LUANA REIS BRITO
2023, Dissertação de Mestrado A Dramaturgia Musical Descolonial do Grupo Grita na Via Sacra A Voz e o Corpo da Comunidade., RICARDO WAYLAND GOMES SANTOS
2023, Dissertação de Mestrado PRODUCAO, GESTAO E CURADORIA: um estudo sobre o Sesc Circo em Sao Luis – MA., SANDRA SILVA NUNES
2023, Dissertação de Mestrado POR QUE BRECHT VISITOU MINHA ESCOLA? UM ESTUDO TEORICO-PRATICO SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEATRO., IDAIANA DA SILVA NEVES PEREIRA
2023, Dissertação de Mestrado POR QUE BRECHT VISITOU MINHA ESCOLA? UM ESTUDO TEORICO-PRATICO SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEATRO., IDAIANA DA SILVA NEVES PEREIRA
2023, Dissertação de Mestrado “SAO LENDAS”: Proposicoes pedagogicas e reflexoes conceituais de praticas e saberes da oralidade que habitam o imaginario ludovicense., SARAH JOVITA SOUZA DE ALMEIDA
2023, Dissertação de Mestrado MASCARAS & MASMORRAS Um estudo da mascara como elemento de transicao do RPG de mesa para o palco., RICARDO VINICIUS DE CARVALHO DELGADO
2022, Dissertação de Mestrado Quadro de antagonicos: aplicabilidade fisico-energetica no processo criador da Pequena Companhia de Teatro, JOSÉ CLÁUDIO MARCONCINE
2022, Dissertação de Mestrado LUZ, O PRINCIPIO DA CENA: deslocamento estetico da cena teatral produzida por mulheres iluminadoras em Sao Luis do Maranhao no seculo XXI , ONA CARLA SILVA CÂMARA
2022, Dissertação de Mestrado Mascaras & Masmorras: Um estudo das formas animadas como elemento do RPG de mesa, RICARDO VINICIUS DE CARVALHO DELGADO
2022, Dissertação de Mestrado SESC CIRCO: acoes de fomento para a linguagem circense no Maranhao, SANDRA SILVA NUNES
2022, Dissertação de Mestrado SAO LENDAS: PROPOSICOES PEDAGOGICAS E REFLEXOES CONCEITUAIS DE PRATICAS E SABERES DA ORALIDADE QUE HABITAM O IMAGINARIO LUDOVICENSE., SARAH JOVITA SOUZA DE ALMEIDA
2022, Monografia de Graduação Redes performaticas da memoria: narrativas dos pescadores do municipio de Raposa/MA, ANDREA MENDES PEREIRA DE BRITO
2022, Dissertação de Mestrado Modos de criacao-autogestao teatral vinculados a um projeto em Sao Luis, NADIA ETHEL BASANTA BRACCO
2022, Dissertação de Mestrado Dramaturgia do ator: processos criadores na Pequena Companhia de Teatro, JOSÉ CLÁUDIO MARCONCINE
2022, Monografia de Graduação Contar e encantar: uma analise de praticas do Grupo Xama Teatro com anarracao de historias aliada a tecnologia, CARLOS AUGUSTO CARDOZO TORRES
2021, Dissertação de Mestrado O ATOR BRINCANTE: um brinquedo-treinamento nos passos do boi. , LAUANDE AIRES CUTRIM
2021, Monografia de Graduação BUMBA-MEU-BOI DE CABACEIRAS: Investigacao das motrizes corporais nadanca das indias guerreiras., CLARA DINIZ DA SILVA
2021, Monografia de Graduação DANCE PARA NAO DANCAR: atravessamentos entre a danca de rua e a juventude periferica da Vila Embratel., ARISON ROBERT CAMPOS NASCIMENTO
2020, Dissertação de Mestrado A VALORIZACAO DA ARTE NA ESCOLA: a Expoarte como experiencia pedagogica , JACQUELINE BEZERRA FERREIRA LEMOS
2020, Dissertação de Mestrado EVENTOS CENICOS: encontros, acoes e reflexoes., TATIANA FERNANDES VIANA
2020, Qualificação de Mestrado O TEATRO DE BONECOS DO ESPETACULO A CANGA, SILVANA RAPOSO CARTÁGENES
2020, Dissertação de Mestrado A CRIACAO TEATRAL A PARTIR DO CONTO “O GATO PRETO” DE EDGAR ALLAN POE: processos cenicos com o Grupo de Teatro Mimesis do IFMA/Campus Grajau. , RAFAELA MARIA FRANÇA GUIMARÃES
2020, Qualificação de Mestrado FERRAMENTAS ALTERNATIVAS DE AUTOGESTAO E PRODUCAO, VINCULADAS AO PROCESSO DE CRIACAO DE UM PROJETO TEATRAL EM SAO LUIS, NADIA ETHEL BASANTA BRACCO
2020, Qualificação de Mestrado O ATOR BRINCANTE NOS PASSOS DO BOI, LAUANDE AIRES CUTRIM
2020, Dissertação de Mestrado DO REGISTRO A CRIACAO: possibilidades do uso do celular no ensino e aprendizagem em artes da cena , MEIRILUCE PORTELA TELES CARVALHO
2020, Qualificação de Mestrado A Arte invade a escola: Construcao da autonomia discente a partir da ocupacao escolar. , JACQUELINE BEZERRA FERREIRA LEMOS
2020, Qualificação de Mestrado DO REGISTRO A CRIACAO: possibilidades do uso do celular no ensino e aprendizagem em artes da cena , MEIRILUCE PORTELA TELES CARVALHO
2020, Qualificação de Mestrado EVENTO CENICO: uma proposta pedagogica., TATIANA FERNANDES VIANA
2020, Qualificação de Mestrado A CRIACAO TEATRAL A PARTIR DOS CONTOS DE EDGAR ALLAN POE: processos cenicos com o Grupo de Teatro Mimesis do IFMA/Campus Grajau., RAFAELA MARIA FRANÇA GUIMARÃES
2019, Monografia de Graduação INTERSECCOES DE UM DESPERTAR PRETO: ELEMENTOS DA NEGRITUDE NO ESPETACULO SINO, RENATO GUTERRES
2019, Monografia de Graduação FESTIVAL GODOVIRA DE CENAS CURTAS: um espaco de formacao, difusao e intercambio para a cena teatral ludovicense., JAIRIANE MUNIZ DA SILVA
2019, Monografia de Graduação PRATICA PEDAGOGICA: ressignificando o fazer/saberes do Ensino do Teatro na Educacao Infantil, ELIANY MEDEIROS DOS SANTOS
2019, Monografia de Graduação ABREM-SE AS CORTINAS DO PALCO DA MEMORIA: dialogos com o real em Negro Cosme em Movimento do Grupo Cena Aberta., JOÃO VICTOR DA SILVA PEREIRA
2019, Monografia de Graduação GAME-ESPETACULO: Poeticas intermediais e reverberacoes dos games eletronicos no teatro , JEAN RENAN BECKMAN SOARES DA CRUZ
2019, Monografia de Graduação TEATRO NA ESCOLA: Recriando estrategias de acao e avaliacao atraves da aplicacao do jogo Caca ao Tesouro no Colegio Universitario., FABYANA DE DEUS DE JESUS
2019, Monografia de Graduação ENTRES DA EXPERIENCIA E DA NAO-REPRESENTACAO NO PROCESSO DE CRIACAO DO ESPETACULO PACTO, NICOLLE SILVA MACHADO
2019, Monografia de Graduação A PREPARAcaO DE ATORES PARA O AUDIOVISUAL: a microsserie Amorteamo como espaco de experimentacao estetica, LUIS FELIPE COSTA LIMA
2018, Monografia de Graduação A MULHER DE BRANCO Performatividade no processo criativo, LUCIANO BARROS TEIXEIRA
2018, Monografia de Graduação CONEXAO DANCA Formacao, producao e curadoria no campo das artes cenicas , ERIVELTO VIANA PINTO
2018, Monografia de Graduação TEATRO, MITOLOGIA E GENERO: OS PROCESSOS CRIATIVOS DE UMA ALUNA-BRUXA, CAROLINA SIMOES MACHADO
2018, Monografia de Graduação "CARTUNS" Uma narrativa pantomimica das expressoes populares do Tambor de Crioula e auto do Bumba Meu Boi do Maranhao, GILSON CESAR NUNES DE OLIVEIRA
2018, Monografia de Graduação O GIOCO DELL’ ARTE E A AVALIACAO NO ENSINO DE TEATRO: analise de um jogo de tabuleiro criado por bolsistas do PIBID/UFMA, LARISSA CUTRIM DA ROCHA
2018, Monografia de Graduação CONFISSOES: Narativa de um contador de historia, ALYSSON ERICEIRA SOUSA
2018, Monografia de Graduação OS BASTIDORES DA CENA: uma analise da Producao Teatral no espetaculo Pao com Ovo da Santa Ignorancia Cia de Teatro., RAYSSA CARVALHO PIRES
2018, Dissertação de Mestrado REVITALIZANDO A CENA DO CENTRO HISTORICO: PROCESSO DE CRIACAO CENICA, ABEL LOPES PEREIRA
2018, Dissertação de Mestrado Trilhas de Vida e Arte:a geopoetica do reparar na aventura de fazer e pensar teatro no IFMA campus Codo, TISSIANA DOS SANTOS CARVALHEDO
2018, Monografia de Graduação LUZ, O PRINCIPIO DA CENA: As mulheres iluminadoras em Sao Luis no seculo XXI, ONA CARLA SILVA CAMARA
2018, Monografia de Graduação A Formacao de uma Artista/Docente: a performance enquanto caminho de experiencia e educacao estetica, FRANCISCA AHTANGE TAVARES DE OLIVEIRA
2018, Dissertação de Mestrado BANQUETE “ROMEU E JULIETA”:UMA EXPERIENCIA ESTESIOLOGICA COM TEATRO E GASTRONOMIA , FERNANDA SILVA ZAIDAN
2018, Dissertação de Mestrado “CADA PESSOA QUE PASSA EM NOSSA VIDA DEIXA UM POUCO DE SI E LEVA UM POUCO DE NOS”: narrativas sobre experiencias em teatro e educacao no GEPAT-Pessoas/IFMA-Campus Ze Doca, KARINA VELOSO PINTO
2018, Monografia de Graduação O ATOR BRINCANTE NOS PASSOS DO BOI, LAUANDE AIRES CUTRIM
2018, Monografia de Graduação NA PISADA DO BRINCANTE: A DANCA DO TAMBOR DE CRIOULA MARANHENSE E OS CANTOS DE TRABALHO PORTUGUESES COMO POSSIBILIDADES CORPORAIS NO PROCESSO DE CRIACAO, DOROTI FERREIRA MARTZ
2018, Monografia de Graduação NA PISADA DO BRINCANTE: A DANCA DO TAMBOR DE CRIOULA MARANHENSE E OS CANTOS DE TRABALHO PORTUGUESES COMO POSSIBILIDADES CORPORAIS NO PROCESSO DE CRIACAO , DOROTI FERREIRA MARTZ
2018, Monografia de Graduação METODO LINKLATER: UMA EXPERIENCIA DO CORPOVOZ NA FORMACAO DO ARTISTA, BRENDA OLIVEIRA DA COSTA
2017, Qualificação de Mestrado EXPERIENCIA DE CRIACAO CENICA NO IFMA CAMPUS CODO: o eu e o (s) outro (s) na poesia do processo criativo., TISSIANA DOS SANTOS CARVALHEDO
2017, Qualificação de Mestrado A PRATICA PEDAGOGICA EM TEATRO IFMA – CAMPUS – ZE DOCA , KARINA VELOSO PINTO
2017, Qualificação de Mestrado E O ARTISTA, O QUE E?Identidade e trabalho de artistas cenicos em Sao Luis do Maranhao, RODRIGO FRANCA SILVA
2017, Monografia de Graduação ILE AXE ALAGBEDE OLODUMARE: UM ESTUDO DE CORPOREIDADE, DIDAM HOU RIBEIRO BRAGA
2017, Monografia de Graduação FIAT LUX: Estudo Teorico e Pratico sobre Iluminacao Cenica, ARLINDA SOUZA MENEZES
2017, Monografia de Graduação FIAT LUX: Estudo Teorico e Pratico sobre Iluminacao Cenica, ARLINDA SOUZA MENEZES
2017, Dissertação de Mestrado NAS COXIAS DO TEXTO: Confeccao da Dramaturgia de As Tres Fiandeiras, IGOR FERNANDO DE JESUS NASCIMENTO
2013, Monografia de Graduação A INFLUENCIA DA ILUMINACAO CENICA NA FORMACAO DO TEATRO-EDUCADOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO - UFMA, THYAGO AUGUSTO LIMA CORDEIRO
2012, Monografia de Graduação BRECHT: o efeito do distanciamento como ferramenta pedagogica, JORGE HENRIQUE SANTOS SEIXAS
2012, Monografia de Graduação BRECHT: O efeito do distanciamento como ferramenta pedagogica. , JORGE HENRIQUE SANTOS SEIXAS
2012, Monografia de Graduação JOGOS TEATRAIS:Construindo cenas em Baden-Baden de Bertolt Brecht., SILMARA LAYCE PEREIRA GARCIA
2012, Monografia de Graduação A CONTACAO DE HISTORIAS COMO PROCEDIMENTO METODOLOGICO PARA A FORMACAO ESTETICO ARTISTICO DO EDUCANDO: o caso do programa Correcao de Fluxo Escolar na alfabetizacao em uma escola no municipio de Sao Luis-Ma., ANA FLAVIA FROTA FERREIRA DA COSTA
2012, Monografia de Graduação INFINITOS PARTICULARES: uma reflexao sobre a etica do teatro/educador., ROBERTA SORAYA MARIA RODRIGUES DA SILVA
2012, Monografia de Graduação "A PALAVRA COMO PROTAGONISTA": a construcao da narrativa no espetaculo Barbazul: amor e solidao., TEÓFILA JACIRA CORREIA LIMA
2011, Monografia de Graduação TEATRO LAMBE-LAMBE: da micro-cena ao macro-olhar., EZEQUIAS ROLAND FERREIRA
2011, Monografia de Graduação POLITICA CULTURAL: uma investigacao conceitual, ANTONIO CHARLES DE MELO PEQUENO
2011, Monografia de Graduação O TEATRO DE ANIMACAO NA EDUCACAO BASICA DE SAO LUIS-MA: uma experiencia de estagio supervisionado, FRANCISCO DIÊGO GARCÊZ DO NASCIMENTO
2011, Monografia de Graduação EXPERIENCIA ESTETICA TEATRAL BRECHTIANA: formacao do individuo critico social, CAMILA KELLY FEITOSA SAMPAIO
2011, Monografia de Graduação TEATRO NO ENSINO REGULAR: um parametro comparativo da docencia em teatro entre as escolas publicas e particulares de Sao Luis, MARILENE GONÇALVES MORAIS
2011, Monografia de Graduação TEATRO DE SOMBRAS COM UM RECURSO DE APOIO PEDAGOGICO: relato de uma experiencia, VANESSA DE SOUSA BASTOS
2010, Monografia de Graduação REDESCOBRINDO ARTE NA TERCEIRA IDADE: avaliacao da pratica teatral em instiuticoes de Sao Luis, Maranhao, Brasil., GRACIELLE ELAINE RAMOS COSTA
2010, Monografia de Graduação E.V.A. - Um monologo, EDIANE KARLESIA DOS SANTOS COSTA
2009, Monografia de Graduação UM JANTAR PARA ALICE, IVALDO CANTANHEDE JUNIOR
2009, Monografia de Graduação AS CORES DE FRIDA, LEONIDAS DE SOUZA SANTOS PORTELA
Trabalho de conclusão de curso (17)
JOGOS TEATRAIS: Construindo cenas em Baden-Baden de Bertolt Brecht, SILMARA LAYCE PEREIRA GARCIA , 11/2012
BRECHT: O efeito de distanciamento como ferramenta pedagógica, JORGE HENRIQUE SANTOS SEIXAS , 11/2012
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO PARA A FORMAÇÃO ESTÉTICO ARTÍSTICO DO EDUCANDO: o caso do programa Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização em escola no município de São Luís-MA , ANA FLAVIA FROTA FERREIRA DA COSTA , 11/2012
FIAT LUX: estudo Teórico e Prático sobre Iluminação Cênica, ARLINDA SOUZA MENEZES , 01/2017
FIAT LUX: Estudos Teórico e Prática sobre Iluminação Cênica, ARLINDA SOUZA MENEZES , 01/2017
O ATOR BRINCANTE NOS PASSOS DO BOI., LAUANDE AIRES CUTRIM , 06/2018
“CARTUNS” Uma narrativa pantomímica das expressões populares do Tambor de Crioula e auto do Bumba Meu Boi do Maranhão., GILSON CESAR NUNES DE OLIVEIRA , 07/2018
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO AMBIENTE ESCOLAR: caminhos para a alfabetização teatral, MARLUCIE EMILY SOUSA SILVA , 07/2018
CONEXÃO DANÇA: Formação, produção e curadoria no campo das artes cênicas , ERIVELTO VIANA PINTO , 07/2018
CONFISSÕES: Narrativas de um contador de história., ALYSSON ERICEIRA SOUSA , 07/2018
A PAZ E MEU FILHO: Proposta de iluminação cênica utilizando softwares e equipamentos digitais do Teatro de Bolso Nerine Lobão , EUDEJAMES LOPES CALDAS , 01/2019
INTERSECÇÕES DE UM DESPERTAR PRETO: ELEMENTOS DA NEGRITUDE NO ESPETÁCULO SINO , RENATO GUTERRES , 07/2019
FESTIVAL GODÔVIRÁ DE CENAS CURTAS: um espaço de formação, difusão e intercambio para a cena teatral ludovicense., JAIRIANE MUNIZ DA SILVA , 07/2019
"DANCE PARA NÃO DANÇAR: atravessamentos entre a dança de rua e a juventude periférica da Vila Embratel”, ARISON ROBERT CAMPOS NASCIMENTO , 04/2021
Contar e Encantar: uma análise de práticas do Grupo Xama Teatro com a narração de histórias aliada à tecnologia, CARLOS AUGUSTO CARDOZO TORRES , 02/2022
EU VEJO: AFROGRAFIAS NA PESQUISA- CRIAÇÃO NO ESPETÁCULO MARIA FIRMINA DOS REIS, UMA VOZ ALÉM DO TEMPO., ANA JULIA MARTINS FERREIRA , 07/2023
"CORPO MANGANGÁ: Arte mãe como presença cênica", WESLEY JHONE ALVES SANTOS , 12/2023
Orientação em pós-graduação (14)
Mestrado, SANDRA SILVA NUNES, 11/2020 - , Concluída em 04/2023
Mestrado, NADIA ETHEL BASANTA BRACCO, 09/2020 - , Concluída em 05/2022
Mestrado, LAUANDE AIRES CUTRIM, 09/2019 - , Concluída em 11/2021
Mestrado, RAFAELA MARIA FRANÇA GUIMARÃES, 08/2018 - , Concluída em 10/2020
Mestrado, SARAH JOVITA SOUZA DE ALMEIDA, 03/2021 - , Concluída em 09/2022
Mestrado, IDAIANA DA SILVA NEVES PEREIRA, 03/2021 - , Concluída em 03/2023
Mestrado, TATIANA FERNANDES VIANA, 09/2018 - , Concluída em 10/2020
Mestrado, TISSIANA DOS SANTOS CARVALHEDO, 02/2017 - , Concluída em 07/2018
Mestrado, MEIRILUCE PORTELA TELES CARVALHO, 09/2018 - , Concluída em 07/2020
Mestrado, DARCILENE ROCHA COSTA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ANDERSON SANTOS RÊGO GARROS MARINHO, 10/2021 - 11/2023 , Orientação em Andamento
Mestrado, AYLAN CARVALHO DE SOUZA, 12/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, LISLANE FEITOSA COELHO, 10/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, NADIA ETHEL BASANTA BRACCO, 09/2019 - 03/2020 , Orientação em Andamento
fim do conteúdo