Ir para acessibilidade

LUCINETE MARQUES LIMA

DEEI - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Artigos (7)
2018, Estratificação educacional e desigualdades no sucesso acadêmico em Medicina e em Serviço Social, ISSN: 23593296
2017, SELETIVIDADE E/OU DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DO SISU, ISSN: 21782865
2016, Antecedentes históricos dos mecanismos seletivos para ingresso nos cursos superiores no Brasil: revisitando o passado, ISSN: 21782229
2016, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL PÓS LDB 1996: contradições e sentidos, ISSN: 21782229
2016, A formação dos profissionais do magistério nos planos de educação: um enfoque no PNE e no Plano Estadual do Maranhão, ISSN: 22370315
2016, O PRONATEC como expressão de política pública brasileira: concepção, amplitude e reações, ISSN: 23584319
2014, HUMANIZAÇÃO E ATIVIDADE ESCOLAR NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, ISSN: 21782229
Publicação em eventos (32)
2019, Téssia Luana Castro Guimarães, Suly Alves dos Santos, Lucinete Marques Lima, Contribuições filosóficas e educação emancipatória no pensamento de Kant., VIII ENCONTRO DE EDUCADORES pesquisas e experiências, Resumo
2019, Ester Sponholz, Lucinete Marques Lima, Perfil de estudantes concluintes de Pedagogia: evidências em instituições de educação superior pública e privada, VIII ENCONTRO DE EDUCADORES pesquisas e experiências, Resumo
2019, Maria Luiza Miranda Ribeiro, Lucinete Marques Lima, Uso dos resultados do Ideb: o estado da arte (2013 - 2017, VIII ENCONTRO DE EDUCADORES pesquisas e experiências, Resumo
2019, Maria do Rosário de Fátima Fortes Braga, Lucinete Marques Lima, O estado da arte sobre as ações afirmativas das universidades federais do Nordeste, VIII ENCONTRO DE EDUCADORES pesquisas e experiências, Resumo
2019, Allana Sousa Silva, Lucinete Marques Lima, A assistência estudantil nas universidades federais: um estudo do tipo estado da arte (2013 - 2017), VIII ENCONTRO DE EDUCADORES pesquisas e experiências, Resumo
2019, Iracema Melo Claudino Sales, Lucinete Marques Lima, PROUNI na interface público e privado, VIII ENCONTRO DE EDUCADORES pesquisas e experiências, Resumo
2018, , Políticas para a educação básica no Estado do Maranhão 2014 - 2018, Seminário Internacional Valorização Docente na educação Básica,
2018, , A consolidação do sistema nacional de 3 educação ? SNE e o Plano Nacional de Educação ? PNE: monitoramento, avaliação e 4 proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, 5 gratuita e laica., Conferência Intermunicipal de Educação de Itapecuru-Mirim 2018,
2016, Ana Carolina Balbinoi Bezerra, Lucinete Marques Lima, A formação inicial do professor de matemática: velhos dilemas e ação política, VII ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2016, Cláudio Henrique Viegas Rodrigues, Lucinete Marques Lima, A formação do trabalhador e a ideologia da empregabilidade: algumas considerações à luz do processo de reestruturação produtiva, VII ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2016, Iracema Melo Claudino Sales, Lucinete Marques Lima, Programa Universidade para Todos e sua perspectiva de democratização do acesso na educação superior, VII ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2016, Evandicleia Ferreira de Carvalho, Lucinete Marques Lima, O REUNI e a expansão/interiorização da UFMA: sentidos e desafios para a democratização do direito à educação, VII Encontro de Educadores: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2016, Lucinete Marques Lima, Angelo Rodrigo Bianchini, Seletividade e/ou democratização da educação superior em tempos do Sisu: algumas evidências nos campi universitários da UFMA, VII ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2016, Janaína Itapotiara Nunes Lima, Lucinete Marques Lima, Responsabilidade social na educação superior:, VII ENCONTRO DE EDUCADORES: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2014, Francilene do Rosário de Matos, Lucinete Marques Lima, Reestruturação produtiva, organização do trabalho e qualificação profissional: desafios contemporâneos, XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste: reunião científica regional da Anped, Trabalho Completo
2014, Allana Sousa Silva, Lucinete Marques Lima, Entre a inclusão e a exclusão no ensino superior: o perfil do estudante ingressante no curso de Pedagogia, turno noturno, e relação com a escolha do curso e valorização do Sisu, VI Encontro dos Educadores, Resumo
2014, Francilene do Rosário de Matos, Lucinete Marques Lima, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec): abrangência, adesões e reações, VI Encontro dos Educadores, Trabalho Completo
2014, , Avaliação do PNAIC: dilemas e desafios para o diálogo das funções diagnóstica, formativa e regulatória, IV Forum das Univeridades participantes do Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa (PNAIC),
2014, , Minicurso: Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões e sugestões, I Seminário Estadual do pacto nacional pela Alfabetização na Idade Certa,
2013, , Desafios para concretização do regime de colaboração: sistemas, redes e escolas, I Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae),
2013, , O ingresso e permanência no curso de Pedagogia na Ufma: significados e desafios, Aula Inaugural do curso de Pedagogia/PROFEBPAR/UFMA, em 13.09.2013,
2013, , Minicurso: Trabalhos científicos: elaboração e organização, II Seminário do PARFOR do IFMA: Docência, avanços edesafios,
2013, , A integração ensino, pesquisa e extensão: perspectiva na formação docente, I Encontro das Licenciaturas do IFMA,
2013, , Qualidade da educação: democratização do acess, permanência, avaliação e condições de participação e aprendizagem, Conferência Maranhense de Educação (COMAE), 2013,
2012, Ana Júlia Viégas Gomes Oliveira, Lucinete Marques Lima, Políticas de formação continuada de professores da educação infantil: do discurso oficial à percepção docente, V Encontro de Educadores do Maranhão: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2012, Ana Júlia Viégas Gomes Oliveira, Lucinete Marques Lima, Política de formação continuada de professores de educação infantil: do discurso oficial à percepção docente, V Encontro de Educadores do Maranhão: pesuisas e experiências, Trabalho Completo
2012, Lucinete Marques Lima, REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO GOVERNO FHC: ATOS NORMATIVOS E ÊNFASES, V Encontro de Educadores do Maranhão: pesuisas e experiências, Trabalho Completo
2009, Lucinete Marques Lima, Sinai(s) e modelos institucional(is), II Seminário de Educação Brasileira: Os desafios contemporâneos para a educação brasileira e os processos de regulação, Trabalho Completo
2009, , Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar. COMAE, 2009. São Luís.São luís, COMAE, Conferência Maranhense de Educação (COMAE), 2009,
2008, Lucinete Marques Lima, Processo de autoavaliação institucional da Ufma e gestão democrática no período 2004-2006, X Seminário de Pesquisa do programa de Pós-Graduação em Educação, Trabalho Completo
1999, Lucinete Marques Lima, Formação e Trabalho do Professor Comunitário: realidade e tentativa de intervenção na formação continuada. 10p., XIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Trabalho Completo
1997, Lucinete Marques Lima, Uma reflexão sobre formação e trabalho docente na pré-escola no município de São Luís-MA, XIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Trabalho Completo
Capítulos de livros (13)
2020, Políticas educacionais e a questão étnico-racial: entrecruzamento planos de educação e ações programáticas no Maranhão, Interdisciplinaridade, Interculturalidade e Interseccionalidade: faces negras na escola, Angelo Rodrigo Bianchini, Lucinete Marques Lima
2019, Educação Básica no Maranhão no primeiro governo Dino: plíticas e ações., A política educacional em contexto de desigualdade: uma análise das redes públicas de ensino da região nordeste., Lucinete Marques Lima, BIANCHINI, ANGELO RODRIGO, LIMA, Francisca das Chagas Silva
2016, O REUNI e a expansão da educação superior: ambiguidades e desafios, Educação e cidadania, Evandicleia Ferreira de Carvalho, Lucinete Marques Lima
2016, Avaliação nos planos de pós-graduação: percursos históricos e modelos., Caminhos da pós-graduação em educação no Nordeste do Brasil: avaliação, financiamento, redes e produção científica, Lucinete Marques Lima
2016, Estado de conhecimento sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na pós-graduação em educação da região Nordeste, Educação e cidadania, Ana Carolina Balbinoi Bezerra, Lucinete Marques Lima
2014, Planos de Educação no federalismo brasileiro: os desafios da eleboração e implementação numa perspectiva democrática, Políticas educacionais: gestão e controle social, Francisca das Chagas Silva Lima, Lucinete Marques Lima, Maria José Pires Barros Cardozo
2013, Educação integral: confrontos lilosóficos e reconhecimento político., Educação integral: ideário pedagógico, políticas e práticas, Lucinete Marques Lima
2013, Ciência, aproprição e ética, Conhecimento científico: entre saberes e fazeres pedagógicos, Lucinete Marques Lima
2013, A busca de sentidos para políticas e práticas de educação inntegral, Educação integral: ideário pedagógico, políticas e práticas, Francisca das Chagas Silva Lima, Lucinete Marques Lima, Maria José Pires Barros Cardozo
2012, Introdução: desafios da democratização do direito educacional, Políticas educacionais e gestão escolar: os desafios da democratização, Francisca das Chagas Silva Lima, Lucinete Marques Lima, Mmaria José Pires Barros Cardozo
2012, Estado, regulação e democratização, Políticas educacionais e gestão escolar: os desafios da democratização, Lucinete Marques Lima
2011, Ciência, democratização e escola comum na experiência anisiana, Democratização e educação pública: sendas e veredas, Lucinete Marques Lima
2009, Sinaes e modelo(s) institucional(ais), Reflexões sobre políticas eucacionais no Brasil: consensos e dissensos sobre a educação pública, Lucinete Marques Lima
Trabalho de conclusão de curso (30)
DIRETIRZES CURRICULARES NACIONAIS E O CURSO DE PEDAGOGIA NA UFMA CAMPUS I (SÃO LUÍS): encontros e desencontros, KASSIANE MESQUITA SILVA , 02/2014
O CURRÍCULO INTEGRADO DO PROJOVEM: análise sobre uma concepção interdisciplinar dos eixos escolarização, qualificação profissional e ação comunitária e seus indicadores na realidade dos sujeitos egressos deste Programa., JOILMA SANTOS FONSECA , 08/2013
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: discurso oficial e percepção docente , ANA JULIA VIEGAS GOMES OLIVEIRA , 11/2012
A AÇÃO PEDAGÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS: um estudo de caso em uma escola da rede privada de ensino em São Luís - MA, ADAILI SERRA DE OLIVEIRA SOARES , 01/2014
JOGOS E RECURSOS LÚDICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM, MAYANA CRISTINA AQUINO SANTOS , 09/2013
A PRÁTICA AVALIATIVA E RELAÇÃO COM PROJETO CURRICULAR NUMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: INTENCIONALIDADES FORMATIVAS OU CLASSIFICATÓRIAS, PRISCILA LOUREIRO DE SALES , 09/2013
UNIVERSIDADE CORPORATIVA: trajetórias e implicações., ANA CAROLINE FERREIRA DE SOUSA , 12/2008
O TRABALHO PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: desafios e possibilidades., ALBA VALERIA GOMES LIMA , 01/2014
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DO/A PEDAGOGO/A: o que revelam as pesquisas recentes?, JULIANA RODRIGUES OLIVEIRA , 01/2014
VIOLÊNCIA ESCOLAR: o bullying numa escola municipal de São Luís - MA, PATRICIA FERNANDA JANSEN AMORIM , 02/2014
O DESAFIO DO EDUCADOR NA AÇÃO DOCENTE À CRIANÇA HOSPITALIZADA: uma experiência pedagógica no Hospital Materno Infantil., CLAUDIA REGINA OLIVEIRA CORREIA , 02/2014
O OLHAR DOCENTE SOBRE O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA NUMA ESCOLA MUNICIPAL, HADILA DOS REIS SANTOS , 07/2015
INGRESSO E CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO NA UFMA: visão de estudantes concluintes, JOSE MARIANO ROCHA COELHO , 08/2014
ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: um estudo reflexivo na Unidade Integrada João Paulo II, LYDIANE DO LIVRAMENTO SILVA BARROS , 08/2014
A EDUCAÇÃO ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO HUMANO E DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA AUTISTA: um estudo de caso em uma escola da rede privada de São Luís/MA”, LEURIDES COSTA DE ARAUJO SOARES , 08/2014
INCLUSÃO: Uma análise crítica da acessibilidade nos museus de São Luís pertencentes ao circuito de museus da SCP – MA., TALITA CLEA SOARES EVERTON CHAVES , 08/2014
DEMOCRACIA NA ESCOLA: um olhar reflexivo sobre o tema da gestão democrática escolar, VANILSON MEIRELES DE SÁ , 08/2014
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: reflexões sobre a sua atuação como gestor na educação profissional , JULIANA MAGDA DOS SANTOS , 08/2014
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: antecedentes e concepção de educação integral, ANA PAULA LIMA PEREIRA , 08/2014
PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO DO PNAIC EAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE, FRANCIMAR DE SOUSA E SILVA LIMA , 10/2015
AVALIAÇÃO E PRODUTIVISMO ACADÊMICO NA PÓS-GRADUAÇÃO: IMPLICAÇÕES NO PERFIL DO PROFESSOR-PESQUISADOR DA EDUCAÇÃO NA UFMA, JULIANA SOUZA LEITE , 07/2015
AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA MONTESSORIANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL., IRACEMA DE OLIVEIRA CASTELO BRANCO , 10/2015
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL NO MUNICÍPIO DE COROATÁ., ALEXANDRE SOUSA MAIA , 07/2015
O BULLYING NUMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO MUNICÍPIO DE COROATÁ-MA , ALDINEIA SOARES MOURA , 07/2015
EDUCAÇÃO DO CAMPO: limites e possibilidades pós LDB, ANTONIO WILSON SILVA DE PAIVA , 10/2015
O FENÔMENO DA TIMIDEZ E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR., GRACIELLE VERONICA DE MACEDO SILVA , 10/2016
O FENÔMENO DA TIMIDEZ E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR., GRACIELLE VERONICA DE MACEDO SILVA , 10/2016
INGRESSANTE NO CURSO NOTURNO DE PEDAGOGIA/UFMA PELO SISU: Perfil e relações com a docência universitária, ALLANA SOUSA SILVA , 02/2017
O INGRESSO NA PEDAGOGIA/UFMA PELO SISU E SUAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLHA E PERMANÊNCIA DO CURSO E NO PERFIL DO ESTUDANTE, IZADORA VERAS ALMOSTER , 03/2017
O PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DE ESTUDANTES INGRESSANTES NA PEDAGOGIA DA UFMA (2017 – 2019) EM TEMPOS DE SISU, SILVIA HELENA FONSECA DOS SANTOS , 02/2021
Orientação em pós-graduação (24)
Doutorado, ADELSON CHEIBEL SIMOES, 05/2023 - , Orientação em Andamento
Doutorado, CRISTIANE KUHN DE OLIVEIRA, 06/2022 - , Orientação em Andamento
Doutorado, RAIMUNDA RAMOS MARINHO, 03/2020 - , Orientação em Andamento
Doutorado, ARTHUR FURTADO BOGEA, 06/2021 - , Orientação em Andamento
Doutorado, ROSANI BRUNE DE ALMEIDA DIAS, 06/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, IRACEMA MELO CLAUDINO SALES, 08/2016 - , Concluída em 01/2019
Mestrado, IRACEMA MELO CLAUDINO SALES, 08/2016 - , Concluída em 01/2019
Mestrado, MARIA DO ROSARIO DE FATIMA FORTES BRAGA, 09/2017 - , Concluída em 02/2020
Mestrado, ALLANA SOUSA SILVA, 09/2017 - , Concluída em 02/2020
Mestrado, JANAÍNA ITAPOTIARA NUNES LIMA, 08/2016 - , Concluída em 02/2019
Mestrado, CLAUDIO HENRIQUE VIEGAS RODRIGUES, 04/2013 - , Concluída em 09/2015
Mestrado, MARIA LUIZA MIRANDA RIBEIRO, 05/2018 - , Concluída em 05/2022
Mestrado, ANAMARILIA VIANA SILVA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, MOISES DIAS SA, 06/2021 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ANAMARILIA VIANA SILVA, 04/2020 - 05/2021 , Orientação em Andamento
Mestrado, MARILEA DE JESUS MENDES EVERTON PINHO, 09/2017 - 12/2020 , Concluída em 12/2020
Mestrado, AUREA REGINA DOS PRAZERES MACHADO, 06/2021 - , Orientação em Andamento
Mestrado, HANNAH ALLETHIA SILVEIRA SILVA, 06/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, SARA SILVA AMBROZIO DE OLIVEIRA, 04/2020 - , Orientação em Andamento
Mestrado, IGOR JOSE MOREIRA MACHADO, 05/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, FRANCILENE DO ROSARIO DE MATOS, 03/2014 - , Concluída em 03/2015
Mestrado, SIMONE MARANHÃO COSTA ALMEIDA, 05/2014 - , Concluída em 07/2016
Mestrado, EVANDICLEIA FERREIRA DE CARVALHO, 05/2014 - , Concluída em 11/2016
Mestrado, ANA CAROLINA BALBINO BEZERRA, 05/2015 - , Concluída em 10/2017
fim do conteúdo