Ir para acessibilidade
Foto do docente MARIZE BARROS ROCHA ARANHA

MARIZE BARROS ROCHA ARANHA

DLER - DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (2)
05/2017 GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA ENSINO DE LÍNGUAS E DISCURSO,
04/2017 GRUPO DE PESQUISA ENSINO DE LÍNGUAS E DISCURSO,
Artigos (22)
2022, O discurso motivacional nos perfis de Teachgrams, ISSN: 16575830
2022, LITERATURA E JUSTIÇA CURRICULAR: O TEXTO LITERÁRIO NO PROCESSO DE EMPODERAMENTO EMPODERAMNETO FEMININO, ISSN: 18091628
2022, ESTADO DA ARTE DOS MEMES, ISSN: 23163100
2021, ENGLISH LANGUAGE TEACHING AND WEBQUEST METHODOLOGY: A POSSIBILITY FOR INQUIRY-ORIENTED ACTIVITIES ON THE WEB, ISSN: 22309926
2021, Leitura e tecnologia: ensino emergencial nos tempos de pandemia, ISSN: 25258761
2021, O estruturalismo nos perfis de Teachgrams, ISSN: 16575830
2020, PRATICAS DISCURSIVAS SOBRE CABELOS CACHEADOS: UMA ANALISE ARQUEOLÓGICA, ISSN: 22309926
2019, FORMAÇÃO PARA O TRABALHO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estratégias para produção de materaisl didáticos no âmbito da UAB/IFMA, ISSN: 25258761
2018, IDENTIDADE, REFERENCIAÇÃO E TEXTO DIGITAL: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA, ISSN: 01026267
2018, APLICAÇÃO DE SOFTWARES LIVRES NO ENSINO DE INGLÊS TÉCNICO: UMA PESQUISA INTERACIONISA, ISSN: 18943264
2018, IDENTIDADES DO SUJEITO APRENDIZ DE LÍNGUA INGLESA DOS CURSOS DE LETRAS DA MODALIDADE EAD, ISSN: 21778868
2018, -Será que vai aparecer um boy na sua vida?-: análise linguística do discurso de autoajuda para adolescentes, ISSN: 1984591X
2017, A atuação dos professores como intelectuais transformadores:a sociedade do conhecimento e a quebra de paradigma s, ISSN: 23870907
2017, -Por que você não confia no seu potencial? Para tudo, gata!-: análise linguística do discurso de autoajuda para adolescentes, ISSN: 24474207
2017, O Aplicativo Raz-Kids como Ferramenta de Monitoramento de Leitura em Língua Inglesa, ISSN: 19844751
2017, 'Você tem medo de ser uma garota fácil?': foricidade, dêixis e aforização no discurso de autoajuda para adolescentes., ISSN: 19822243
2017, O aplicativo Raz-kids como ferramenta de monitoramento de leitura em Língua Inglesa, ISSN: 19844751
2015, "Pronta para brilhar muito, Aquariana?": o ethos do discurso de autoajuda para adolescentes, ISSN: 14158698
2004, As estratégias das empresas na área da construção civil no Maranhão para, ISSN: 16776097
2003, O perfil profissional dos técnicos de nível médio que atuam na área da construção civil no Maranhão, ISSN: 16776097
2002, A formação profissional dos técnicos de nível médio que atuam na área da construção civil no Maranhão, ISSN: 16776097
2000, The teaching of English: revisiting some of the approaches, ISSN: 15170136
Publicação em eventos (66)
2020, Marize Barros Rocha Aranha, DANDARA MESQUITA MELO, ASPECTOS DISCURSIVOS NA TRADUÇÃO E RETRADUÇÃO PARA O INGLÊS DE O CORTIÇO, I CONGRESSO INTERNACIONAL DE FICÇÃO ESPECULATIVA (CONIFE) E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE FICÇÃO E DISCURSO (CONIFID), Resumo
2019, , A LITERATURA EM FOCO: UM RELATO DE EXPERIÊECIA DO TRABALHO EM SALA DE AULA COM A OBRA DOM CAMURRO, SIMPÓSIO INTERNACIONAL, IMPRENSA,LITERATURA, LINGUAGEM E HISTÓRIA,
2019, Marize Barros Rocha Aranha, A LITERATURA EM FOCO: UM RELATO DE EXPERIÊECIA DO TRABALHO EM SALA DE AULA COM A OBRA DOM CAMURRO., SIMPÓSIO INTERNACIONAL, IMPRENSA,LITERATURA, LINGUAGEM E HISTÓRIA, Resumo
2019, Rosa de Sharon Pereira do Nascimento Silva, Marize Barros Rocha Aranha, COGNIÇÃO, METÁFORA E ENSINO DE LÍNGUAS: O uso de metáforas primárias presentes na produção de sentido no texto final dos Relatórios de Estágios de Línguas do Ensino Médio elaborados pelos licenciandos do Curso de Letras da UFMA., I Congresso de Linguística Aplicada, Resumo
2019, Rosa de Sharon Pereira do Nascimento Silva, Marize Barros Rocha Aranha, O USO DE METÁFORAS CONCEPTUAIS PRESENTES NA PRODUÇÃO DE SENTIDO NO TEXTO FINAL DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS DE LÍNGUA NO ENSINO MÉDIO ELABORADOS PELOS LICENCIANDOS DO CURSO DE LETRAS DA UFMA, I Congresso Nacional de Linguística Aplicada, Trabalho Completo
2018, , ​Estratégias de Leitura em Língua Inglesa: uma aplicação de softwares livres no ensino de Inglês Técnico, III SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO,
2018, , A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E DE REFERENTE NO TEXTO PUBLICITÁRIO BRASILEIRO, ABRALIN EM CENA 2018,
2018, Marize Barros Rocha Aranha, MARIA RIBAMAR LOPES DOS SANTOS, A LITERATURA EM FOCO: UM RELATO DE EXPERIÊECIA DO TRABALHO EM SALA DE AULA COM A OBRA DOM CAMURRO, SIMPÓSIO INTERNACIONAL, IMPRENSA,LITERATURA, LINGUAGEM E HISTÓRIA, Trabalho Completo
2018, , O USO DE METÁFORAS CONCEPTUAIS PRESENTES NA PRODUÇÃO DE SENTIDO NO TEXTO FINAL DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS DE LÍNGUA NO ENSINO MÉDIO ELABORADOS PELOS LICENCIANDOS DO CURSO DE LETRAS DA UFMA, I congresso Nacional de Linguistica Aplicada e IV Encontro Nacional de Ficção Discurso e memória,
2018, Marize Barros Rocha Aranha, O USO DE METÁFORAS CONCEPTUAIS PRESENTES NA PRODUÇÃO DE SENTIDO NO TEXTO FINAL DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS DE LÍNGUA NO ENSINO MÉDIO ELABORADOS PELOS LICENCIANDOS DO CURSO DE LETRAS DA UFMA, I Congresso Nacional de Linguística Aplicada, Resumo
2018, Marize Barros Rocha Aranha, MARIA RIBAMAR LOPES DOS SANTOS, TEREZA MARIA MORAES PEREIRA, A LITERATURA EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO TRABALHO COM A OBRA DOM CASMURRO, SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE IMPRENSA, LITERATURA, LINGUAGEM E HISTÓRIA, Resumo
2018, , APLICABILIDADE DA LINGUISTICA TEXTUAL NO ENSINO DE LINGUUA, ABRALIN EM CENA 2018,
2017, MARIA RIBAMAR LOPES DOS SANTOS, TEREZA MARIA MORAES PEREIRA, Marize Barros Rocha Aranha, A PARÓDIA COMO PRÁTICA CONSTRUTIVA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO, I CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS NO MUNDO, Trabalho Completo
2017, ANA LOURDES QUEIROZ DA SILVA, Marize Barros Rocha Aranha, Sônia Maria Pereira de Almeida, MULATA PARA FORNICAR E PRETA PARA TRABALHAR: ETHOS DISCURSIVO DA MULHER NEGRA NA PUBLICIDADE, COLOQUIO INTERNCIONAL MÍDIA DISCURSO NA AMAZÔNIA E II SEMINÁRIO NACIONAL GPELD, Resumo
2017, ADRIANA DOS ANJOS REIS, LEANDRO LINDOSO COELHO, Marize Barros Rocha Aranha, UMA ANÁLISE LITERÁRIA E SOCIAL DA OBRA CAPITÃES DE AREIA DE JORGE AMADO, XXXVIII ENCONTRO NACIONAL ESTUDANTE DE LETRAS, Trabalho Completo
2017, , MULATA PARA FORNICAR E PRETA PARA TRABALHAR: ETHOS DISCURSIVO DA MULHER NEGRA NA PUBLICIDADE, COLOQUIO INTERNCIONAL MÍDIA DISCURSO NA AMAZÔNIA E II SEMINÁRIO NACIONAL GPELD,
2017, , O PORTUGUÊS BRASILEIRO E A GRAMÁTICA NORMATIVA, ,
2017, ADRIANA DOS ANJOS REIS, LEANDRO LINDOSO COELHO, Marize Barros Rocha Aranha, O VELHO DO RESTELO, I CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS NO MUNDO, Trabalho Completo
2017, ANA LOURDES QUEIROZ DA SILVA, Marize Barros Rocha Aranha, SONIA MARIA PEREIRA MUGSCHL, MULATA PARA FORNICAR E PRETA PARA TRABALHAR: ETHOS DISCURSIVO DA MULHER NEGRA NA PUBLICIDADE, COLOQUIO INTERNACIONAL MÍDIA DISCURSO NA AMAZÔNIA E II SEMINÁRIO NACIONAL DO GPELD, Trabalho Completo
2017, , IDENTIDADES DO SUJEITO APRENDIZ DE LÍNGUA INGLESA DOS CURSOS DE INGLÊS ON-LINE, COLOQUIO INTERNCIONAL MÍDIA DISCURSO NA AMAZÔNIA E II SEMINÁRIO NACIONAL GPELD,
2017, NATHIELE CORREIA CUNHA, Marize Barros Rocha Aranha, IDENTIDADES DO SUJEITO APRENDIZ DE LÍNGUA INGLESA DOS CURSOS DE INGLÊS ON-LINE, COLOQUIO INTERNACIONAL MÍDIA DISCURSO NA AMAZÔNIA E II SEMINÁRIO NACIONAL DO GPELD, Resumo
2016, CLÁUBERSON CORREA CARVALHO, Marize Barros Rocha Aranha, 'Você tem medo de ser uma garota fácil? análise linguistica do discurso de autoajuda para adolescentes, ENELIN - Encontro Nacional de Ensino e LINguagem, Trabalho Completo
2016, Edvana Valéria Rosa Siqueira, Marize Barros Rocha Aranha, LÍNGUA PORTUGUESA E ENSINO: PARTICULARIDADES DO FAZER DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)., XXIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (EPEN), Trabalho Completo
2016, , Bilinguismo: perspectivas e desafios, I Ciclo de debates e Estudos em Linguística Aplicada,
2016, , A Metáfora na fala cotidiana: das origens à abordagem discursiva, I Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso - CONFID,
2016, , Do Pregoeiro ao Camelô; A Construção do Gênero Pregão Moderno, I Congresso Internacional de Ficção Identidade e Discurso,
2013, Marize Barros Rocha Aranha, Impactos e perspectivas do PIBID do Curso de Letras na UFMA, XVIII Encontro Humanistico, Resumo
2013, Marize Barros Rocha Aranha, Impactos e perspectivas do PIBID do Curso de Letras na UFMA, XVIII Encontro Humanistico, Trabalho Completo
2012, Vandinalva de Jesus Coelho Campos, Sania Tereza Costa, Marize Barros Rocha Aranha, Fábia Elina Araújo, MARCAS DA ORALIDADE NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE ENSINO HUMBERTO DE CAMPOS NA CIDADE DE HUMBERTO DE CAMPOS ? MA, XVI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, Trabalho Completo
2012, Vandinalva de Jesus Coelho Campos, Marize Barros Rocha Aranha, Fábia Elina Araújo, CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/LETRAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, XVI CONGRESSO NACIONAL DELINGUÍSTICA E FILOLOGIA, Trabalho Completo
2012, Marize Barros Rocha Aranha, Danielle Gomes Mendes, Therciana Silva Silveira, Uma análise das interações de ensino de língua materna na sala de aula, Encontro Maranhense de História da Educação: A instrução no oitocentos - perspectiva históricas, Resumo
2012, Vandinalva de Jesus Coelho Campos, Sânia Tereza Costa, Fábia Elina Araújo, Marize Barros Rocha Aranha, ANÁLISE DAS MARCAS DE ORALIDADE NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE HUMBERTO DE CAMPOS ?MA, XVI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, Resumo
2012, Vandinalva de Jesus Coelho Campos, Marize Barros Rocha Aranha, Fábia Elina Araújo, CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/LETRAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, XVI CONGRESSO NACIONAL DELINGUÍSTICA E FILOLOGIA, Resumo
2012, , Marcas da oralidade nas produções textuais dos alunos do Ensino Médio na Escola C.E. Humberto de Campos na cidade de Humberto de Campos - Ma, I Encontro do PIBID/UEM,
2011, Danielle Gomes Mendes, Therciana Silva Silveira, Marize Barros Rocha Aranha, PIBID:Uma ponte interdisciplinar entre o Ensino Superior e o Ensino Médio, XI CONGRESO IBEROAMERICANO DE EXTENSION UNIVERSITARIA, Trabalho Completo
2011, , O conceito de gênero para além da concepção de moldura, III Seminário de Pesquisa Linguagem e identidades: múltiplos olhares,
2011, Therciana Silva Silveira, Danielle Gomes Mendes, Marize Barros Rocha Aranha, PIBID:uma ponte interdisciplinar entre o ensino superior e o Ensino Médio, XI Congresso Iboamericano de Extensão Universitária, Resumo
2010, Marize Barros Rocha Aranha, Teresinha de Jesus Baldez e Silva, Luciana Rocha Cavalcante, Do pregoeiro ao camelô: a construção do gênero pregão pós-moderno (Mesa Redonda), X Encontro Humanístico, Resumo
2009, , A fala do camelô: a possibilidade de localização de um gênero, II Colóquio Internacional de Análise do Discurso,
2008, , A pressuposição presente na fala dos camelôs em São Luis - Ma, II Seminário do DINTER: ?As múltiplas faces da linguagem?,
2008, , INTENCIONALIDADE E ARGUMENTAÇÃO: uma análise dos estranhamentos presentes na fala dos vendedores ambulantes do Centro Comercial de São Luis., 7ª Semana de Letras - Mesa Redonda - DINTER _UNESP _UFMA_ CEFET,
2008, Marize Barros Rocha Aranha, TEMA ECOLÓGICO PARA A LOUIS VUITTON: uma análise semiótica das categorias semanticas cultura e natureza, VII ENCONTRO HUMANISTICO, Trabalho Completo
2008, Maria da Graça Pereira Guimarães Correa, Marize Barros Rocha Aranha, Luís Rodolfo Cabral Sales, TEMA ECOLÓGICO PARA A LOUIS VUITTON: uma análise semiótica das categorias semânticas cultura e natureza, VII Encontro Humanístico, Trabalho Completo
2008, , Revisitando a abordagem instrumental no ensino de línguas, 7ª Semana de Letras,
2008, Marize Barros Rocha Aranha, O poder de argumentação dos vendedores ambulantes do Centro Comercial de São Luís: uma análise dos pressupostos e subentendidos, Encontro Internacional Texto e Cultura, Resumo
2008, Marize Barros Rocha Aranha, O poder de argumentação dos vendedores ambulantes do Centro Comercial de São Luís: uma análise dos pressupostos e subentendidos, Encontro internacional texto e cultura, Trabalho Completo
2008, , O poder de argumentação dos vendedores ambulantes do Centro Comercial de São Luís: uma análise dos pressupostos e subentendidos, Encontro Internacional texto e cultura,
2007, , INTENCIONALIDADE E ARGUMENTAÇÃO: uma análise dos estranhamentos presentes na fala dos vendedores ambulantes do Centro Comercial de São Luis., I Seminário de Pesquisa Doutorado interinstitucional em Linguística e Lígua Portuguesa . Linguagem, cultura, identidade,
2007, Marize Barros Rocha Aranha, Análise semiótica de uma propaganda da lingerie ?Fruit de la passion?, VI ENCONTRO HUMANÌSTICO, Trabalho Completo
2007, , Tema ecológico para Louis Vuitton: uma análise semiótica das categorias semânticas cultura e natureza, VII Encontro Humanístico,
2006, , I Encontro Municipal de Estudantes de Língua Inglesa de Lago da Pedra - MA, ,
2006, , Minicurso: Inglês Instrumental - Técnicas de Tradução e Interpretação de Texto, ,
2005, Marize Barros Rocha Aranha, Os impactos da globalização e da reestruturação produtiva no mundo do trabalho: a exigência da Lingua Inglesa como competência técnica no mercado de trabalho no Maranhão, XVII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo
2005, Marize Barros Rocha Aranha, Suzana maria Lucas Santos, Conhecendo o Inglês instrumental: Uma parceria entre a UFMA e a Rede Estadual do Maranhão, XIX Seminário Nacional de Inglês Instrumental e VII Seminário Nacional de línguas instrumentais, Resumo
2005, Marize Barros Rocha Aranha, Ilzeni Silva Dias, Gezane Leite Frazão, Inovações técnicos organizacionais e formação profissional naárea da construção civil no Maranhão, Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo
2005, Marize Barros Rocha Aranha, Os impactos da globalização e da reestruturação produtiva no mundo do trabalho: a exigência da Lingua Inglesa como competência técnica no mercado de trabalho no Maran, XVII EPENN, Trabalho Completo
2005, , A importância da Língua Inglesa, ,
2005, Marize Barros Rocha Aranha, A língua Inglesa como competência técnica exigida no mercado de trabalho no Maranhão, XIX Seminário Nacional de Inglês Instrumental e VII Seminário Nacional de línguas instrumentais, Resumo
2005, Marize Barros Rocha Aranha, Suzana maria Lucas Santos, English for specific purpose: apresentando a abordagem Instrumental aos professores do Ensino Médio, V Encontro Humanístico, Resumo
2004, , Os impactos da globalização e da reestruturação produtiva no mundo do trabalho: a exigencia da língua Inglesa como competência técnica no mercado de trabalho no Maranhão - Semana Cultural de Língua e Literatura, ,
2004, Marize Barros Rocha Aranha, Os impactos da globalização e da resstruturação produtiva no mundo do trabalho, Encontro de educadores do maranhão: pesquisas e experiências, Resumo
2004, Marize Barros Rocha Aranha, Ilzeni Silva Dias et. al., A formação profissional dos técnicos de nivel Médio que atuam na área da construção no Maranhão, 1º Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão da UFMA - CONEPEX e II Encontro de Pesquisadores da UFMA - 1º Seminário de Pós-Graduação, Resumo
2004, Marize Barros Rocha Aranha, A Língua Inglesa como competência técnica exigida no mercado de trabalho no Maranhão, 1º Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão da UFMA - CONEPEX e II Encontro de Pesquisadores da UFMA - 1º Seminário de Pós-Graduação, Resumo
2003, Marize Barros Rocha Aranha, Ilzeni Silva Dias et. al., A formação profissional dos técnicos de nível médio que atuam na área da construção civil no Maranhão, XVI EPENN, Resumo
2003, Marize Barros Rocha Aranha, A formação profissional dos técnicos de nível médio que atuam na área da construção civil no Maranhão, XVI EPENN, Trabalho Completo
1988, , Situação do ensino da Língua Inglesa nas Escolas de 1º Grau da rede Estadual do Maranhão, ,
Capítulos de livros (31)
2023, A IDENTIDADE LEITORA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA, DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Marize Barros Rocha Aranha, Raniele Sampaio Costa, Iranilde do Rosário Gomes Melo
2023, A CONSTRUÇÃO METAFÓRICA 'COVID 19 É GUERRA'EM CAMPANHAS DE PREFEITURAS BRASILEIRAS PARA CONTER O AVANÇO DO CORONAVÍRUS., linguagem e prática discursivas: questões teóricas e metodológicas, Marize Barros Rocha Aranha, Jackeline Braga Cunha
2022, O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS COM BASE EM TAREFAS DE APRENDIZAGEM, ESTUDOS DA LINGUAGEM: Instrumentos teóricos e metodológicos VOL I, Marize Barros Rocha Aranha, AZEVEDO VIEIRA SILVA, KLAYTON
2022, A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA POR UMA APRENDIZAGEM DESGRAMATICALIZADA DOS GÊNEROS TEXTUAIS, MIRANTES EPISTEMOLÓGICOS DA LINGUAGEM. PESQUISAS LINGUÍSTICO-LITERÁRIAS NA CONTEMPORANEIDADE, Marize Barros Rocha Aranha, ANGELA MARIA NASCIMENTO
2022, A CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES E METODOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM TEXTOS LITERÁRIOS ., ESTUDOS DA LINGUAGEM: Instrumentos teóricos e metodológicos VOL II, Marize Barros Rocha Aranha, Marília Cristiane Valente Viana
2021, SINAIS DO ETHOS DISCURSIVO NA DESCRIÇÃO LINGUÍSTICA:ANÁLISES DOSEFEITOS DE SETIDO DE BRILHO E DOM EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS SOBRE A MULHER, ESTUDOS DA LINGUAGEM:DA DESCRIÇÃO LINGUISTICA A SUAS INTERPRETAÇÕES, ANA LOURDES QUEIROZ DA SILVA, Marize Barros Rocha Aranha, SONIA MARIA PEREIRA MUGSCHL
2021, O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E A METODOLOGIA WEBQUEST: UMA POSSIBILIDADE PARA ATIVIDADES ORIENTADAS DE PESQUISA NA WEB, Tecnologias e ensino de línguas: metodologias e práticas, CLÁUDIA CRISTINA CÓLINS PEREIRA, Samara de oliveira Gois, Marize Barros Rocha Aranha
2020, A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE E O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E DE LÍNGUA INGLESA, AS FACES DA EDUCAÇÃO: DIALOGOS NA DIVERSIDADE ESCOLAR, Marize Barros Rocha Aranha, CLÁUDIA CRISTINA CÓLINS PEREIRA, RAKELL AINY FREITAS LUZ
2020, ASPECTOS DISCURSIVOS NA TRADUÇÃO E RETRADUÇÃO PARA O INGLÊS DE O CORTIÇO, NO PERCURSO DISCURSIVO: POLITICA, IDENTIDADE E LITERATURA, Marize Barros Rocha Aranha, DANDARA MESQUITA MELO
2020, TECENDO SABERES SOBRE O NEGRO NAS TRAMAS DA PUBLICIDADE, Mídia linguagem e sociedade:espaços corpos e vozes na atualização da resistência, Marize Barros Rocha Aranha, ANA LOURDES QUEIROZ DA SILVA
2020, ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: configurações e percepções do currículo no âmbito dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública��, GESTÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: apontamentos sobre currículo e formação de professores, Francinete Braga Santos, Marize Barros Rocha Aranha, Samara Oliveira de Góis
2019, Os traços de argumentativas presentes nos slogans da Semana Interna de prevenções de Acidentes do Trabalho - SIPAT, i JORNADA DE LINGUÍSTICA TEXUAL> DIÁLOGOS EM ESTUDOS DA LINGUAGEM, Marize Barros Rocha Aranha, ANDREIA DELANO
2019, UM OLHAR SOB O PERFIL PROFISSIONAL DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA, LETRAS EM FOCO: A LINGUAGEM SOB DIVERSOS OLHARES, Samara de oliveira Gois, Marize Barros Rocha Aranha
2019, UMA REFLEXÃO SOB O OLHAR DISCUSSIVO ACERCA DA PRÁTICA TRADUTÓRIA, I JORNADA DE LINGUÍSTICA TEXUAL> DIÁLOGOS EM ESTUDOS DA LINGUAGEM, Marize Barros Rocha Aranha, DANDARA MESQUITA MELO
2019, METÁFORAS CONCEITUAIS PRESENTES NOS NA CONSTRU/CÃO DE ARGUMENTOS NOS TEXTOS PUBLICITÁRIOS, I JORNADA DE LINGUÍSTICA TEXUAL> DIÁLOGOS EM ESTUDOS DA LINGUAGEM, Marize Barros Rocha Aranha, Rosa de Sharon Pereira do Nascimento Silva
2018, ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE TEXTOARGUMENTATIVO, ENSINO DE LÍNGUAS: TTECNOLOGIAS, INTERAÇÃO E INTERFACES, Marize Barros Rocha Aranha, MARIA DA GRAÇA DOS SANTOS FARIA
2018, ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA HABILIDADE SPEAKING EM LÍNGUA INGLESA NO CURSO DE LETRAS DA UFMA, ENSINO DE LÍNGUAS: INTERFACES E NOVAS PERSPECTIVAS, Marize Barros Rocha Aranha, NATHIELE CORREIA CUNHA
2018, DIÁLOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA - DDS: QUE GÊNERO É ESSE?, ESTUDOS SOBRE LINGUAGEM: ANALISES LINGUISTICAS, DISCURSIVAS E LITERÁRIAS, ANDREIA DELANO, Marize Barros Rocha Aranha
2018, EL ORIGEN DEL IDIOMA INGLÉS Y LA GÉNESIS DE SU ENSEÑANZA EN CUENTO LENGUA EXTRANJERA EN BRASIL, ENSINO DE LÍNGUA; TECNOLOGIA,INTERAÇÃO E INTERFACES, Marize Barros Rocha Aranha, Ivete Maria Martel da Silva
2017, DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE ESTADUAL DO MARANHÃO: uma análise discursiva do ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio, EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - VOL 2 : PRÁTICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA., José de RIbamar Mendes Bezerra, Marize Barros Rocha Aranha, CLÁUDIA MARTINS DE sÁ
2017, UMA ANÁLISE LITERÁRIA E SOCIAL DA OBRA CAPITÃES DA AREIA DE JORGE AMADO, LETRAS DA AMAZÔNIA, LETRAS DO BRASIL, LIVROS DE TRABALHO DO ENEL 2017, Marize Barros Rocha Aranha, ADRIANA DOS ANJOS REIS, LEANDRO LINDOSO COELHO
2017, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO EJA: CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEXTOS, CONHECIMENTOS,SABERES E EXPERIÊNCIASNA EDUCAÇÃO BÁSICA - VOLUME 1 | Educação e Inclusão: diálogos pedagógicos., Marize Barros Rocha Aranha, EDIVANA VALÉRIA ROSA SIQUEIRA
2017, DO STATUS DA LÍNGUA ÀS RELAÇÕES DE PODER: OS SENTIDOS DO DISCURSO DAS ESCOLAS BILÍNGUES, DISCURSOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS: investigações em Letras, Wallysson Rodrigo Silva dos Santos, Marize Barros Rocha Aranha
2016, ANÁLISE DOS RECURSOS COGNITIVOS ARGUMENTATIVOS PRESENTES NAS ELOCUÇÕES DO CAMELÔ, IDENTIDADE E DISCURSO: UMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR, Marize Barros Rocha Aranha
2016, AUTOAJUDA, JORNALISMO E IDENTIDADE: PRIMEIRAS IMPRESSOES SOBRE A REVISTA CAPRICHO, IDENTIDADE: DETERMINAÇÕES E RESSONÂNCIAS DA PESQUISA EM LINGUAGEM E SOCIEDADE, Marize Barros Rocha Aranha
2015, O PIBID do Curso de Letras na Universidade Federal do Maranhão: impactos e perspectivas, Letras em extensão: discurso, formação e ensino, Marize Barros Rocha Aranha
2015, Metáforas da morte na poesia de bocage: uma abordagem sob a otica da Linguística Cognitiva, Literatura e outros saberes: linguagem, identidade e discurso, MARIA DA GRAÇA DOS SANTOS FARIA, Marize Barros Rocha Aranha, Monica Fontenelle carneiro
2015, Origem da Línhua Inglesa e gênese do seu ensino como língua estrangeira no Brasil, Ensino de Línguas e discurso: reflexões e práticas, Marize Barros Rocha Aranha
2012, Os efeitos do discurso oficial na implementação das 400 horas de prática nos currículos dos Cursos de Licenciatura em Letras em duas IES, Ensino de Língua Portuguesa: dos conteúdos às metodologias, Marize Barros Rocha Aranha, Hermes Luiz de Sousa Santos Júnior
2012, Estágio do Curso de Licenciatura em Letras: confronto entre o discurso oficial e o acadêmico, Ensino de Língua Portuguesa: dos conteúdos às metodologias, Sônia Maria Pereira de Almeida, Marize Barros Rocha Aranha
2004, Inovações técnicos organizacionais e os novos contornos dos perfis profissionais, A Formação do Professor na Sociedade Informacional, Ilzeni Silva Dias, Maria Simara Torres Barbosa, Maria do Socorro Coelho Botelho, Marize Barros Rocha Aranha, Alexsandro Sousa Brito, Déa Nunes Fernandes, Eliane maria Pinto Pedrosa, Francinete Soares da Silva, Gezane Leite Frazão, Iracema Melo C. Sales, Jandira Pereira Souza, Marise Piedade de carvalho
Livros (10)
2022, ESTUDOS DA LINGUAGEM: Instrumentos teóricos e metodológicos VOL II, Ilza Galvão Cutrim, Marize Barros Rocha Aranha, Mônica da Silva Cruz
2021,  TECNOLOGIA E ENSINO DE LÍNGUAS: METODOLOGIAS E PRÁTICAS, Marize Barros Rocha Aranha, João da Silva Araújo Júnior, Ana Lucia Silva Rocha
2019, I JORNADA DE LINGUÍSTICA TEXUAL> DIÁLOGOS EM ESTUDOS DA LINGUAGEM, MARIA DA GRAÇA DOS SANTOS FARIA, Marize Barros Rocha Aranha, Ilza Galvão Cutrim, Mônica da Silva Cruz
2019, LETRAS EM FOCO: A LINGUAGEM SOB DIVERSOS OLHARES, MARIA DA GRAÇA DOS SANTOS FARIA, Marize Barros Rocha Aranha, Naiara Sales Araújo Santos
2018, ESTUDOS SOBRE LINGUAGEM: ANÁLISES LINGUÍSTICAS, DISCURSIVAS E LITERÁRIAS, MARIA DA GRAÇA DOS SANTOS FARIA, Marize Barros Rocha Aranha, Naiara Sales Araújo Santos
2017, EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - VOL 2 : PRÁTICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA., Marize Barros Rocha Aranha, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clara Pereira Coutinho, vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, Johanna Camacho Gonzalez, Maria da Glória Rocha Ferreira, Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Maria José Albuquerque Santos
2017, Discursos linguísticos e literários: investigações em Letras, Marize Barros Rocha Aranha, Naiara Sales Araújo Santos, Sônia Maria Pereira de Almeida
2016, IDENTIDADE: DETERMINAÇÕES E RESSONÂNCIAS DA PESQUISA EM LINGUAGEM E SOCIEDADE, Marize Barros Rocha Aranha, Naiara Sales Araújo Santos, SONIA MARIA PEREIRA MUGSCHL
2016, IDENTIDADE E DISCURSO; UMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR, Marize Barros Rocha Aranha, Naiara Sales Araújo Santos, SONIA MARIA PEREIRA MUGSCHL
2006, Inovações técnico-organizacionais na área da construção civil: os impactos na formação e na subjetividade do trabalhador, Ilzeni Silva Dias, Maria do Socorro Coelho Botelho, Alexsandro Sousa Brito, Déa Nunes Fernandes, Eliane maria Pinto Pedrosa, Francinete Soares da Silva, Gezane Leite Frazão, Marize Barros Rocha Aranha, Marise Piedade de carvalho, Maria Simara Torres Barbosa
Trabalho de conclusão de curso (24)
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PIBID: QUESTÕES DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL, ELAINE CRISTINA ROCHA , 08/2013
Why is Rare to achieve native like competency in second language acquisition, JOELLY RIBEIRO COIMBRA , 12/2011
PREGÃO: UM CANTO QUE NÃO PODE CALAR, KATIELLEN ANDRADE DE SOUSA , 07/2013
PREGÃO: UM CANTO QUE NÃO PODE CALAR, KATIELLEN ANDRADE DE SOUSA , 06/2014
O Olho mais Azul: a visão branca do negro americano marginalizado, através do discurso feminista de Toni Morrison, DANIELLE GOMES MENDES , 01/2015
A origem do ensino de língua inglesa como língua estrangeira no Brasil, ROMILDO LIMA DE ARAUJO , 07/2016
O BUMBA BOI DE CANTANHEDE: Estudo semântico lexical, ERIKA REGINA PEREIRA , 07/2016
O Processo Ensino Aprendizagem da Língua Inglesa no 9º ano da Escola Municipal Hildo Oliveira Rocha em Cantanhede – MA, JOSE HENRIQUE DA SILVA REIS , 07/2016
A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA HILDO OLIVEIRA ROCHA , MARIA DO CARMO CALDAS DA SILVA , 07/2016
A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL DO 1º ANO DO CENTRO DE ENSINO “GETÚLIO VARGAS” EM CANTANHEDE-MA., FRANCINALVA FREIRE DA SILVA , 07/2016
O HISTÓRICO DOS MÉTODOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO BRASIL, LEUSIO DOS SANTOS SOUSA , 07/2016
ANÁLISE DOS GÊNEROS TEXTUAIS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA TIME TO SHARE FOR ENGLISH DO 7º ANO, HEBE DE FATIMA PINHEIRO , 06/2019
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NAS SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL JOÃO GOULAR NUNES EM CUMÃ-GUIMARÃES-MA, JUCILEIDE MARTINS DIAS CUNHA , 06/2019
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO , VALMIR SANTOS MENDONCA , 06/2019
O DESEMPENHO DO ALUNO LEITOR NO 8º ANO NA UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL JOÃO GOULAR NUNES EM CUMà –GUIMARÃES, MARIA DA GRAÇA RIBEIRO DE ARAUJO MORAES , 06/2019
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/LETRAS PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA, TARCIA ALVES RIBEIRO , 06/2019
O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE MIRINZAL-MA., LIDIOMAR MACEDO DE LIMA , 06/2019
O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DOS LICENCIADOS DO CURSO DE LETRAS DA UFMA, ALBERTH AMORIM SOUSA , 12/2019
O NOVO MUNDO DO AUTISMO: Movimentos de sentidos para o autismo/autista nos enunciados das revistas Veja e Época, MAXSOEL COSTA , 01/2020
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID LETRAS DA UFMA PARA FORMAÇÃO DOCENTE: o trabalho com texto nas aulas de Língua Portuguesa, TARCIA ALVES RIBEIRO , 03/2020
O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE LETRAS DA UFMA, ALBERTH AMORIM SOUSA , 04/2021
"Nam mermã": análise das expressões tipicamente maranhenses impressas nas tampas da Cerveja Magnifica como símbolo de identidade de um povo, LEANDRO LINDOSO COELHO , 12/2020
“ANDRÉ, DE PRÓDIGO A DESGARRADO: RELAÇÃO DE TRANSTEXTUALIDADE ENTRE LAVOURA ARCAICA E A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO”, MAXSOEL COSTA , 02/2022
“NAM MERMÔ: ANÁLISE DAS EXPRESSÕES TIPICAMENTE MARANHENSES IMPRESSAS NAS TAMPAS DA CERVEJA MAGNIFICA, UTILIZADAS COMO SÍMBOLO DE IDENTIDADE DE UM POVO, LEANDRO LINDOSO COELHO , 01/2022
Orientação em pós-graduação (28)
Mestrado, DANDARA MESQUITA MELO, 03/2019 - , Concluída em 09/2021
Mestrado, FABÍOLA CHRISTIANE ROCHA FROTA FERREIRA, 03/2020 - , Concluída em 09/2023
Mestrado, ANDREIA DELLANO MENDES NUNES, 03/2018 - , Concluída em 06/2020
Mestrado, WALLYSSON RODRIGO SILVA DOS SANTOS, 05/2016 - , Concluída em 06/2018
Mestrado, CLAUBERSON CORREA CARVALHO, 04/2015 - , Concluída em 03/2017
Mestrado, NATHIELE CORREIA CUNHA, 03/2017 - , Concluída em 05/2019
Mestrado, ANA LOURDES QUEIROZ DA SILVA, 03/2017 - , Concluída em 12/2017
Mestrado, MARILIA CRISTINE VALENTE VIANA, 06/2021 - , Concluída em 04/2024
Mestrado, EDIVANA VALÉRIA ROSA SIQUEIRA, 03/2016 - , Concluída em 03/2018
Mestrado, SAMARA OLIVEIRA DE GÓIS, 03/2017 - , Concluída em 08/2019
Mestrado, RAKELL AINY FREITAS LUZ, 03/2018 - , Concluída em 09/2020
Mestrado, CLAUDIA CRISTINA COLINS PEREIRA, 03/2018 - , Concluída em 12/2020
Mestrado, LUISYANE DE MARIA CARLOS TERRADO, 06/2021 - , Concluída em 02/2024
Mestrado, JULIO CESAR ALBINO MARINS, 03/2017 - , Concluída em 11/2021
Mestrado, SANDRA LETICIA SAMPAIO MORAES, 03/2019 - , Concluída em 03/2022
Mestrado, IRANILDE DO ROSARIO GOMES, 03/2020 - , Concluída em 01/2023
Mestrado, RANIELE SAMPAIO COSTA, 03/2020 - , Concluída em 03/2023
Mestrado, ANGELA MARIA DO NASCIMENTO, 06/2021 - , Concluída em 02/2024
Mestrado, VICTOR HUGO ALVES PAULO DE MELO, 06/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ALESSANDRA MIRANDA, 05/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, HELINE MARIA FURTADO SILVA, 03/2018 - 03/2019 , Orientação em Andamento
Mestrado, KARINE DE ARAUJO SALAZAR, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, KLAYTON AZEVEDO VIEIRA SILVA, 03/2021 - 01/2023 , Orientação em Andamento
Mestrado, INGRID BARBOSA DA COSTA, 06/2021 - , Orientação em Andamento
Mestrado, NATANAEL DA COSTA, 04/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, DENIANE DE ARAÚJO GARCEZ, 06/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, JACKELINE BRAGA CUNHA, 04/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ALESSANDRA MOREIRA PONTES, 04/2022 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo