MARIZE BARROS ROCHA ARANHA
DLER - DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Coordenação de grupo de pesquisa (2) |
05/2017 GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA ENSINO DE LÍNGUAS E DISCURSO, |
04/2017 GRUPO DE PESQUISA ENSINO DE LÍNGUAS E DISCURSO, |
Artigos (22) |
2022, O discurso motivacional nos perfis de Teachgrams, ISSN: 16575830 |
2022, LITERATURA E JUSTIÇA CURRICULAR: O TEXTO LITERÁRIO NO PROCESSO DE EMPODERAMENTO EMPODERAMNETO FEMININO, ISSN: 18091628 |
2022, ESTADO DA ARTE DOS MEMES, ISSN: 23163100 |
2021, ENGLISH LANGUAGE TEACHING AND WEBQUEST METHODOLOGY: A POSSIBILITY FOR INQUIRY-ORIENTED ACTIVITIES ON THE WEB, ISSN: 22309926 |
2021, Leitura e tecnologia: ensino emergencial nos tempos de pandemia, ISSN: 25258761 |
2021, O estruturalismo nos perfis de Teachgrams, ISSN: 16575830 |
2020, PRATICAS DISCURSIVAS SOBRE CABELOS CACHEADOS: UMA ANALISE ARQUEOLÓGICA, ISSN: 22309926 |
2019, FORMAÇÃO PARA O TRABALHO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estratégias para produção de materaisl didáticos no âmbito da UAB/IFMA, ISSN: 25258761 |
2018, IDENTIDADE, REFERENCIAÇÃO E TEXTO DIGITAL: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA, ISSN: 01026267 |
2018, APLICAÇÃO DE SOFTWARES LIVRES NO ENSINO DE INGLÊS TÉCNICO: UMA PESQUISA INTERACIONISA, ISSN: 18943264 |
2018, IDENTIDADES DO SUJEITO APRENDIZ DE LÍNGUA INGLESA DOS CURSOS DE LETRAS DA MODALIDADE EAD, ISSN: 21778868 |
2018, -Será que vai aparecer um boy na sua vida?-: análise linguística do discurso de autoajuda para adolescentes, ISSN: 1984591X |
2017, A atuação dos professores como intelectuais transformadores:a sociedade do conhecimento e a quebra de paradigma s, ISSN: 23870907 |
2017, -Por que você não confia no seu potencial? Para tudo, gata!-: análise linguística do discurso de autoajuda para adolescentes, ISSN: 24474207 |
2017, O Aplicativo Raz-Kids como Ferramenta de Monitoramento de Leitura em Língua Inglesa, ISSN: 19844751 |
2017, 'Você tem medo de ser uma garota fácil?': foricidade, dêixis e aforização no discurso de autoajuda para adolescentes., ISSN: 19822243 |
2017, O aplicativo Raz-kids como ferramenta de monitoramento de leitura em Língua Inglesa, ISSN: 19844751 |
2015, "Pronta para brilhar muito, Aquariana?": o ethos do discurso de autoajuda para adolescentes, ISSN: 14158698 |
2004, As estratégias das empresas na área da construção civil no Maranhão para, ISSN: 16776097 |
2003, O perfil profissional dos técnicos de nível médio que atuam na área da construção civil no Maranhão, ISSN: 16776097 |
2002, A formação profissional dos técnicos de nível médio que atuam na área da construção civil no Maranhão, ISSN: 16776097 |
2000, The teaching of English: revisiting some of the approaches, ISSN: 15170136 |
Publicação em eventos (66) |
2020, Marize Barros Rocha Aranha, DANDARA MESQUITA MELO, ASPECTOS DISCURSIVOS NA TRADUÇÃO E RETRADUÇÃO PARA O INGLÊS DE O CORTIÇO, I CONGRESSO INTERNACIONAL DE FICÇÃO ESPECULATIVA (CONIFE) E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE FICÇÃO E DISCURSO (CONIFID), Resumo |
2019, , A LITERATURA EM FOCO: UM RELATO DE EXPERIÊECIA DO TRABALHO EM SALA DE AULA COM A OBRA DOM CAMURRO, SIMPÓSIO INTERNACIONAL, IMPRENSA,LITERATURA, LINGUAGEM E HISTÓRIA, |
2019, Marize Barros Rocha Aranha, A LITERATURA EM FOCO: UM RELATO DE EXPERIÊECIA DO TRABALHO EM SALA DE AULA COM A OBRA DOM CAMURRO., SIMPÓSIO INTERNACIONAL, IMPRENSA,LITERATURA, LINGUAGEM E HISTÓRIA, Resumo |
2019, Rosa de Sharon Pereira do Nascimento Silva, Marize Barros Rocha Aranha, COGNIÇÃO, METÁFORA E ENSINO DE LÍNGUAS: O uso de metáforas primárias presentes na produção de sentido no texto final dos Relatórios de Estágios de Línguas do Ensino Médio elaborados pelos licenciandos do Curso de Letras da UFMA., I Congresso de Linguística Aplicada, Resumo |
2019, Rosa de Sharon Pereira do Nascimento Silva, Marize Barros Rocha Aranha, O USO DE METÁFORAS CONCEPTUAIS PRESENTES NA PRODUÇÃO DE SENTIDO NO TEXTO FINAL DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS DE LÍNGUA NO ENSINO MÉDIO ELABORADOS PELOS LICENCIANDOS DO CURSO DE LETRAS DA UFMA, I Congresso Nacional de Linguística Aplicada, Trabalho Completo |
2018, , Estratégias de Leitura em Língua Inglesa: uma aplicação de softwares livres no ensino de Inglês Técnico, III SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, |
2018, , A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E DE REFERENTE NO TEXTO PUBLICITÁRIO BRASILEIRO, ABRALIN EM CENA 2018, |
2018, Marize Barros Rocha Aranha, MARIA RIBAMAR LOPES DOS SANTOS, A LITERATURA EM FOCO: UM RELATO DE EXPERIÊECIA DO TRABALHO EM SALA DE AULA COM A OBRA DOM CAMURRO, SIMPÓSIO INTERNACIONAL, IMPRENSA,LITERATURA, LINGUAGEM E HISTÓRIA, Trabalho Completo |
2018, , O USO DE METÁFORAS CONCEPTUAIS PRESENTES NA PRODUÇÃO DE SENTIDO NO TEXTO FINAL DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS DE LÍNGUA NO ENSINO MÉDIO ELABORADOS PELOS LICENCIANDOS DO CURSO DE LETRAS DA UFMA, I congresso Nacional de Linguistica Aplicada e IV Encontro Nacional de Ficção Discurso e memória, |
2018, Marize Barros Rocha Aranha, O USO DE METÁFORAS CONCEPTUAIS PRESENTES NA PRODUÇÃO DE SENTIDO NO TEXTO FINAL DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS DE LÍNGUA NO ENSINO MÉDIO ELABORADOS PELOS LICENCIANDOS DO CURSO DE LETRAS DA UFMA, I Congresso Nacional de Linguística Aplicada, Resumo |
2018, Marize Barros Rocha Aranha, MARIA RIBAMAR LOPES DOS SANTOS, TEREZA MARIA MORAES PEREIRA, A LITERATURA EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO TRABALHO COM A OBRA DOM CASMURRO, SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE IMPRENSA, LITERATURA, LINGUAGEM E HISTÓRIA, Resumo |
2018, , APLICABILIDADE DA LINGUISTICA TEXTUAL NO ENSINO DE LINGUUA, ABRALIN EM CENA 2018, |
2017, MARIA RIBAMAR LOPES DOS SANTOS, TEREZA MARIA MORAES PEREIRA, Marize Barros Rocha Aranha, A PARÓDIA COMO PRÁTICA CONSTRUTIVA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO, I CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS NO MUNDO, Trabalho Completo |
2017, ANA LOURDES QUEIROZ DA SILVA, Marize Barros Rocha Aranha, Sônia Maria Pereira de Almeida, MULATA PARA FORNICAR E PRETA PARA TRABALHAR: ETHOS DISCURSIVO DA MULHER NEGRA NA PUBLICIDADE, COLOQUIO INTERNCIONAL MÍDIA DISCURSO NA AMAZÔNIA E II SEMINÁRIO NACIONAL GPELD, Resumo |
2017, ADRIANA DOS ANJOS REIS, LEANDRO LINDOSO COELHO, Marize Barros Rocha Aranha, UMA ANÁLISE LITERÁRIA E SOCIAL DA OBRA CAPITÃES DE AREIA DE JORGE AMADO, XXXVIII ENCONTRO NACIONAL ESTUDANTE DE LETRAS, Trabalho Completo |
2017, , MULATA PARA FORNICAR E PRETA PARA TRABALHAR: ETHOS DISCURSIVO DA MULHER NEGRA NA PUBLICIDADE, COLOQUIO INTERNCIONAL MÍDIA DISCURSO NA AMAZÔNIA E II SEMINÁRIO NACIONAL GPELD, |
2017, , O PORTUGUÊS BRASILEIRO E A GRAMÁTICA NORMATIVA, , |
2017, ADRIANA DOS ANJOS REIS, LEANDRO LINDOSO COELHO, Marize Barros Rocha Aranha, O VELHO DO RESTELO, I CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS NO MUNDO, Trabalho Completo |
2017, ANA LOURDES QUEIROZ DA SILVA, Marize Barros Rocha Aranha, SONIA MARIA PEREIRA MUGSCHL, MULATA PARA FORNICAR E PRETA PARA TRABALHAR: ETHOS DISCURSIVO DA MULHER NEGRA NA PUBLICIDADE, COLOQUIO INTERNACIONAL MÍDIA DISCURSO NA AMAZÔNIA E II SEMINÁRIO NACIONAL DO GPELD, Trabalho Completo |
2017, , IDENTIDADES DO SUJEITO APRENDIZ DE LÍNGUA INGLESA DOS CURSOS DE INGLÊS ON-LINE, COLOQUIO INTERNCIONAL MÍDIA DISCURSO NA AMAZÔNIA E II SEMINÁRIO NACIONAL GPELD, |
2017, NATHIELE CORREIA CUNHA, Marize Barros Rocha Aranha, IDENTIDADES DO SUJEITO APRENDIZ DE LÍNGUA INGLESA DOS CURSOS DE INGLÊS ON-LINE, COLOQUIO INTERNACIONAL MÍDIA DISCURSO NA AMAZÔNIA E II SEMINÁRIO NACIONAL DO GPELD, Resumo |
2016, CLÁUBERSON CORREA CARVALHO, Marize Barros Rocha Aranha, 'Você tem medo de ser uma garota fácil? análise linguistica do discurso de autoajuda para adolescentes, ENELIN - Encontro Nacional de Ensino e LINguagem, Trabalho Completo |
2016, Edvana Valéria Rosa Siqueira, Marize Barros Rocha Aranha, LÍNGUA PORTUGUESA E ENSINO: PARTICULARIDADES DO FAZER DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)., XXIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (EPEN), Trabalho Completo |
2016, , Bilinguismo: perspectivas e desafios, I Ciclo de debates e Estudos em Linguística Aplicada, |
2016, , A Metáfora na fala cotidiana: das origens à abordagem discursiva, I Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso - CONFID, |
2016, , Do Pregoeiro ao Camelô; A Construção do Gênero Pregão Moderno, I Congresso Internacional de Ficção Identidade e Discurso, |
2013, Marize Barros Rocha Aranha, Impactos e perspectivas do PIBID do Curso de Letras na UFMA, XVIII Encontro Humanistico, Resumo |
2013, Marize Barros Rocha Aranha, Impactos e perspectivas do PIBID do Curso de Letras na UFMA, XVIII Encontro Humanistico, Trabalho Completo |
2012, Vandinalva de Jesus Coelho Campos, Sania Tereza Costa, Marize Barros Rocha Aranha, Fábia Elina Araújo, MARCAS DA ORALIDADE NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE ENSINO HUMBERTO DE CAMPOS NA CIDADE DE HUMBERTO DE CAMPOS ? MA, XVI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, Trabalho Completo |
2012, Vandinalva de Jesus Coelho Campos, Marize Barros Rocha Aranha, Fábia Elina Araújo, CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/LETRAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, XVI CONGRESSO NACIONAL DELINGUÍSTICA E FILOLOGIA, Trabalho Completo |
2012, Marize Barros Rocha Aranha, Danielle Gomes Mendes, Therciana Silva Silveira, Uma análise das interações de ensino de língua materna na sala de aula, Encontro Maranhense de História da Educação: A instrução no oitocentos - perspectiva históricas, Resumo |
2012, Vandinalva de Jesus Coelho Campos, Sânia Tereza Costa, Fábia Elina Araújo, Marize Barros Rocha Aranha, ANÁLISE DAS MARCAS DE ORALIDADE NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE HUMBERTO DE CAMPOS ?MA, XVI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, Resumo |
2012, Vandinalva de Jesus Coelho Campos, Marize Barros Rocha Aranha, Fábia Elina Araújo, CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/LETRAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, XVI CONGRESSO NACIONAL DELINGUÍSTICA E FILOLOGIA, Resumo |
2012, , Marcas da oralidade nas produções textuais dos alunos do Ensino Médio na Escola C.E. Humberto de Campos na cidade de Humberto de Campos - Ma, I Encontro do PIBID/UEM, |
2011, Danielle Gomes Mendes, Therciana Silva Silveira, Marize Barros Rocha Aranha, PIBID:Uma ponte interdisciplinar entre o Ensino Superior e o Ensino Médio, XI CONGRESO IBEROAMERICANO DE EXTENSION UNIVERSITARIA, Trabalho Completo |
2011, , O conceito de gênero para além da concepção de moldura, III Seminário de Pesquisa Linguagem e identidades: múltiplos olhares, |
2011, Therciana Silva Silveira, Danielle Gomes Mendes, Marize Barros Rocha Aranha, PIBID:uma ponte interdisciplinar entre o ensino superior e o Ensino Médio, XI Congresso Iboamericano de Extensão Universitária, Resumo |
2010, Marize Barros Rocha Aranha, Teresinha de Jesus Baldez e Silva, Luciana Rocha Cavalcante, Do pregoeiro ao camelô: a construção do gênero pregão pós-moderno (Mesa Redonda), X Encontro Humanístico, Resumo |
2009, , A fala do camelô: a possibilidade de localização de um gênero, II Colóquio Internacional de Análise do Discurso, |
2008, , A pressuposição presente na fala dos camelôs em São Luis - Ma, II Seminário do DINTER: ?As múltiplas faces da linguagem?, |
2008, , INTENCIONALIDADE E ARGUMENTAÇÃO: uma análise dos estranhamentos presentes na fala dos vendedores ambulantes do Centro Comercial de São Luis., 7ª Semana de Letras - Mesa Redonda - DINTER _UNESP _UFMA_ CEFET, |
2008, Marize Barros Rocha Aranha, TEMA ECOLÓGICO PARA A LOUIS VUITTON: uma análise semiótica das categorias semanticas cultura e natureza, VII ENCONTRO HUMANISTICO, Trabalho Completo |
2008, Maria da Graça Pereira Guimarães Correa, Marize Barros Rocha Aranha, Luís Rodolfo Cabral Sales, TEMA ECOLÓGICO PARA A LOUIS VUITTON: uma análise semiótica das categorias semânticas cultura e natureza, VII Encontro Humanístico, Trabalho Completo |
2008, , Revisitando a abordagem instrumental no ensino de línguas, 7ª Semana de Letras, |
2008, Marize Barros Rocha Aranha, O poder de argumentação dos vendedores ambulantes do Centro Comercial de São Luís: uma análise dos pressupostos e subentendidos, Encontro Internacional Texto e Cultura, Resumo |
2008, Marize Barros Rocha Aranha, O poder de argumentação dos vendedores ambulantes do Centro Comercial de São Luís: uma análise dos pressupostos e subentendidos, Encontro internacional texto e cultura, Trabalho Completo |
2008, , O poder de argumentação dos vendedores ambulantes do Centro Comercial de São Luís: uma análise dos pressupostos e subentendidos, Encontro Internacional texto e cultura, |
2007, , INTENCIONALIDADE E ARGUMENTAÇÃO: uma análise dos estranhamentos presentes na fala dos vendedores ambulantes do Centro Comercial de São Luis., I Seminário de Pesquisa Doutorado interinstitucional em Linguística e Lígua Portuguesa . Linguagem, cultura, identidade, |
2007, Marize Barros Rocha Aranha, Análise semiótica de uma propaganda da lingerie ?Fruit de la passion?, VI ENCONTRO HUMANÌSTICO, Trabalho Completo |
2007, , Tema ecológico para Louis Vuitton: uma análise semiótica das categorias semânticas cultura e natureza, VII Encontro Humanístico, |
2006, , I Encontro Municipal de Estudantes de Língua Inglesa de Lago da Pedra - MA, , |
2006, , Minicurso: Inglês Instrumental - Técnicas de Tradução e Interpretação de Texto, , |
2005, Marize Barros Rocha Aranha, Os impactos da globalização e da reestruturação produtiva no mundo do trabalho: a exigência da Lingua Inglesa como competência técnica no mercado de trabalho no Maranhão, XVII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo |
2005, Marize Barros Rocha Aranha, Suzana maria Lucas Santos, Conhecendo o Inglês instrumental: Uma parceria entre a UFMA e a Rede Estadual do Maranhão, XIX Seminário Nacional de Inglês Instrumental e VII Seminário Nacional de línguas instrumentais, Resumo |
2005, Marize Barros Rocha Aranha, Ilzeni Silva Dias, Gezane Leite Frazão, Inovações técnicos organizacionais e formação profissional naárea da construção civil no Maranhão, Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo |
2005, Marize Barros Rocha Aranha, Os impactos da globalização e da reestruturação produtiva no mundo do trabalho: a exigência da Lingua Inglesa como competência técnica no mercado de trabalho no Maran, XVII EPENN, Trabalho Completo |
2005, , A importância da Língua Inglesa, , |
2005, Marize Barros Rocha Aranha, A língua Inglesa como competência técnica exigida no mercado de trabalho no Maranhão, XIX Seminário Nacional de Inglês Instrumental e VII Seminário Nacional de línguas instrumentais, Resumo |
2005, Marize Barros Rocha Aranha, Suzana maria Lucas Santos, English for specific purpose: apresentando a abordagem Instrumental aos professores do Ensino Médio, V Encontro Humanístico, Resumo |
2004, , Os impactos da globalização e da reestruturação produtiva no mundo do trabalho: a exigencia da língua Inglesa como competência técnica no mercado de trabalho no Maranhão - Semana Cultural de Língua e Literatura, , |
2004, Marize Barros Rocha Aranha, Os impactos da globalização e da resstruturação produtiva no mundo do trabalho, Encontro de educadores do maranhão: pesquisas e experiências, Resumo |
2004, Marize Barros Rocha Aranha, Ilzeni Silva Dias et. al., A formação profissional dos técnicos de nivel Médio que atuam na área da construção no Maranhão, 1º Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão da UFMA - CONEPEX e II Encontro de Pesquisadores da UFMA - 1º Seminário de Pós-Graduação, Resumo |
2004, Marize Barros Rocha Aranha, A Língua Inglesa como competência técnica exigida no mercado de trabalho no Maranhão, 1º Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão da UFMA - CONEPEX e II Encontro de Pesquisadores da UFMA - 1º Seminário de Pós-Graduação, Resumo |
2003, Marize Barros Rocha Aranha, Ilzeni Silva Dias et. al., A formação profissional dos técnicos de nível médio que atuam na área da construção civil no Maranhão, XVI EPENN, Resumo |
2003, Marize Barros Rocha Aranha, A formação profissional dos técnicos de nível médio que atuam na área da construção civil no Maranhão, XVI EPENN, Trabalho Completo |
1988, , Situação do ensino da Língua Inglesa nas Escolas de 1º Grau da rede Estadual do Maranhão, , |
Capítulos de livros (31) |
2023, A IDENTIDADE LEITORA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA, DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Marize Barros Rocha Aranha, Raniele Sampaio Costa, Iranilde do Rosário Gomes Melo |
2023, A CONSTRUÇÃO METAFÓRICA 'COVID 19 É GUERRA'EM CAMPANHAS DE PREFEITURAS BRASILEIRAS PARA CONTER O AVANÇO DO CORONAVÍRUS., linguagem e prática discursivas: questões teóricas e metodológicas, Marize Barros Rocha Aranha, Jackeline Braga Cunha |
2022, O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS COM BASE EM TAREFAS DE APRENDIZAGEM, ESTUDOS DA LINGUAGEM: Instrumentos teóricos e metodológicos VOL I, Marize Barros Rocha Aranha, AZEVEDO VIEIRA SILVA, KLAYTON |
2022, A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA POR UMA APRENDIZAGEM DESGRAMATICALIZADA DOS GÊNEROS TEXTUAIS, MIRANTES EPISTEMOLÓGICOS DA LINGUAGEM. PESQUISAS LINGUÍSTICO-LITERÁRIAS NA CONTEMPORANEIDADE, Marize Barros Rocha Aranha, ANGELA MARIA NASCIMENTO |
2022, A CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES E METODOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM TEXTOS LITERÁRIOS ., ESTUDOS DA LINGUAGEM: Instrumentos teóricos e metodológicos VOL II, Marize Barros Rocha Aranha, Marília Cristiane Valente Viana |
2021, SINAIS DO ETHOS DISCURSIVO NA DESCRIÇÃO LINGUÍSTICA:ANÁLISES DOSEFEITOS DE SETIDO DE BRILHO E DOM EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS SOBRE A MULHER, ESTUDOS DA LINGUAGEM:DA DESCRIÇÃO LINGUISTICA A SUAS INTERPRETAÇÕES, ANA LOURDES QUEIROZ DA SILVA, Marize Barros Rocha Aranha, SONIA MARIA PEREIRA MUGSCHL |
2021, O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E A METODOLOGIA WEBQUEST: UMA POSSIBILIDADE PARA ATIVIDADES ORIENTADAS DE PESQUISA NA WEB, Tecnologias e ensino de línguas: metodologias e práticas, CLÁUDIA CRISTINA CÓLINS PEREIRA, Samara de oliveira Gois, Marize Barros Rocha Aranha |
2020, A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE E O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E DE LÍNGUA INGLESA, AS FACES DA EDUCAÇÃO: DIALOGOS NA DIVERSIDADE ESCOLAR, Marize Barros Rocha Aranha, CLÁUDIA CRISTINA CÓLINS PEREIRA, RAKELL AINY FREITAS LUZ |
2020, ASPECTOS DISCURSIVOS NA TRADUÇÃO E RETRADUÇÃO PARA O INGLÊS DE O CORTIÇO, NO PERCURSO DISCURSIVO: POLITICA, IDENTIDADE E LITERATURA, Marize Barros Rocha Aranha, DANDARA MESQUITA MELO |
2020, TECENDO SABERES SOBRE O NEGRO NAS TRAMAS DA PUBLICIDADE, Mídia linguagem e sociedade:espaços corpos e vozes na atualização da resistência, Marize Barros Rocha Aranha, ANA LOURDES QUEIROZ DA SILVA |
2020, ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: configurações e percepções do currículo no âmbito dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública��, GESTÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: apontamentos sobre currículo e formação de professores, Francinete Braga Santos, Marize Barros Rocha Aranha, Samara Oliveira de Góis |
2019, Os traços de argumentativas presentes nos slogans da Semana Interna de prevenções de Acidentes do Trabalho - SIPAT, i JORNADA DE LINGUÍSTICA TEXUAL> DIÁLOGOS EM ESTUDOS DA LINGUAGEM, Marize Barros Rocha Aranha, ANDREIA DELANO |
2019, UM OLHAR SOB O PERFIL PROFISSIONAL DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA, LETRAS EM FOCO: A LINGUAGEM SOB DIVERSOS OLHARES, Samara de oliveira Gois, Marize Barros Rocha Aranha |
2019, UMA REFLEXÃO SOB O OLHAR DISCUSSIVO ACERCA DA PRÁTICA TRADUTÓRIA, I JORNADA DE LINGUÍSTICA TEXUAL> DIÁLOGOS EM ESTUDOS DA LINGUAGEM, Marize Barros Rocha Aranha, DANDARA MESQUITA MELO |
2019, METÁFORAS CONCEITUAIS PRESENTES NOS NA CONSTRU/CÃO DE ARGUMENTOS NOS TEXTOS PUBLICITÁRIOS, I JORNADA DE LINGUÍSTICA TEXUAL> DIÁLOGOS EM ESTUDOS DA LINGUAGEM, Marize Barros Rocha Aranha, Rosa de Sharon Pereira do Nascimento Silva |
2018, ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE TEXTOARGUMENTATIVO, ENSINO DE LÍNGUAS: TTECNOLOGIAS, INTERAÇÃO E INTERFACES, Marize Barros Rocha Aranha, MARIA DA GRAÇA DOS SANTOS FARIA |
2018, ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA HABILIDADE SPEAKING EM LÍNGUA INGLESA NO CURSO DE LETRAS DA UFMA, ENSINO DE LÍNGUAS: INTERFACES E NOVAS PERSPECTIVAS, Marize Barros Rocha Aranha, NATHIELE CORREIA CUNHA |
2018, DIÁLOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA - DDS: QUE GÊNERO É ESSE?, ESTUDOS SOBRE LINGUAGEM: ANALISES LINGUISTICAS, DISCURSIVAS E LITERÁRIAS, ANDREIA DELANO, Marize Barros Rocha Aranha |
2018, EL ORIGEN DEL IDIOMA INGLÉS Y LA GÉNESIS DE SU ENSEÑANZA EN CUENTO LENGUA EXTRANJERA EN BRASIL, ENSINO DE LÍNGUA; TECNOLOGIA,INTERAÇÃO E INTERFACES, Marize Barros Rocha Aranha, Ivete Maria Martel da Silva |
2017, DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE ESTADUAL DO MARANHÃO: uma análise discursiva do ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio, EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - VOL 2 : PRÁTICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA., José de RIbamar Mendes Bezerra, Marize Barros Rocha Aranha, CLÁUDIA MARTINS DE sÁ |
2017, UMA ANÁLISE LITERÁRIA E SOCIAL DA OBRA CAPITÃES DA AREIA DE JORGE AMADO, LETRAS DA AMAZÔNIA, LETRAS DO BRASIL, LIVROS DE TRABALHO DO ENEL 2017, Marize Barros Rocha Aranha, ADRIANA DOS ANJOS REIS, LEANDRO LINDOSO COELHO |
2017, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO EJA: CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEXTOS, CONHECIMENTOS,SABERES E EXPERIÊNCIASNA EDUCAÇÃO BÁSICA - VOLUME 1 | Educação e Inclusão: diálogos pedagógicos., Marize Barros Rocha Aranha, EDIVANA VALÉRIA ROSA SIQUEIRA |
2017, DO STATUS DA LÍNGUA ÀS RELAÇÕES DE PODER: OS SENTIDOS DO DISCURSO DAS ESCOLAS BILÍNGUES, DISCURSOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS: investigações em Letras, Wallysson Rodrigo Silva dos Santos, Marize Barros Rocha Aranha |
2016, ANÁLISE DOS RECURSOS COGNITIVOS ARGUMENTATIVOS PRESENTES NAS ELOCUÇÕES DO CAMELÔ, IDENTIDADE E DISCURSO: UMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR, Marize Barros Rocha Aranha |
2016, AUTOAJUDA, JORNALISMO E IDENTIDADE: PRIMEIRAS IMPRESSOES SOBRE A REVISTA CAPRICHO, IDENTIDADE: DETERMINAÇÕES E RESSONÂNCIAS DA PESQUISA EM LINGUAGEM E SOCIEDADE, Marize Barros Rocha Aranha |
2015, O PIBID do Curso de Letras na Universidade Federal do Maranhão: impactos e perspectivas, Letras em extensão: discurso, formação e ensino, Marize Barros Rocha Aranha |
2015, Metáforas da morte na poesia de bocage: uma abordagem sob a otica da Linguística Cognitiva, Literatura e outros saberes: linguagem, identidade e discurso, MARIA DA GRAÇA DOS SANTOS FARIA, Marize Barros Rocha Aranha, Monica Fontenelle carneiro |
2015, Origem da Línhua Inglesa e gênese do seu ensino como língua estrangeira no Brasil, Ensino de Línguas e discurso: reflexões e práticas, Marize Barros Rocha Aranha |
2012, Os efeitos do discurso oficial na implementação das 400 horas de prática nos currículos dos Cursos de Licenciatura em Letras em duas IES, Ensino de Língua Portuguesa: dos conteúdos às metodologias, Marize Barros Rocha Aranha, Hermes Luiz de Sousa Santos Júnior |
2012, Estágio do Curso de Licenciatura em Letras: confronto entre o discurso oficial e o acadêmico, Ensino de Língua Portuguesa: dos conteúdos às metodologias, Sônia Maria Pereira de Almeida, Marize Barros Rocha Aranha |
2004, Inovações técnicos organizacionais e os novos contornos dos perfis profissionais, A Formação do Professor na Sociedade Informacional, Ilzeni Silva Dias, Maria Simara Torres Barbosa, Maria do Socorro Coelho Botelho, Marize Barros Rocha Aranha, Alexsandro Sousa Brito, Déa Nunes Fernandes, Eliane maria Pinto Pedrosa, Francinete Soares da Silva, Gezane Leite Frazão, Iracema Melo C. Sales, Jandira Pereira Souza, Marise Piedade de carvalho |
Livros (10) |
2022, ESTUDOS DA LINGUAGEM: Instrumentos teóricos e metodológicos VOL II, Ilza Galvão Cutrim, Marize Barros Rocha Aranha, Mônica da Silva Cruz |
2021, TECNOLOGIA E ENSINO DE LÍNGUAS: METODOLOGIAS E PRÁTICAS, Marize Barros Rocha Aranha, João da Silva Araújo Júnior, Ana Lucia Silva Rocha |
2019, I JORNADA DE LINGUÍSTICA TEXUAL> DIÁLOGOS EM ESTUDOS DA LINGUAGEM, MARIA DA GRAÇA DOS SANTOS FARIA, Marize Barros Rocha Aranha, Ilza Galvão Cutrim, Mônica da Silva Cruz |
2019, LETRAS EM FOCO: A LINGUAGEM SOB DIVERSOS OLHARES, MARIA DA GRAÇA DOS SANTOS FARIA, Marize Barros Rocha Aranha, Naiara Sales Araújo Santos |
2018, ESTUDOS SOBRE LINGUAGEM: ANÁLISES LINGUÍSTICAS, DISCURSIVAS E LITERÁRIAS, MARIA DA GRAÇA DOS SANTOS FARIA, Marize Barros Rocha Aranha, Naiara Sales Araújo Santos |
2017, EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - VOL 2 : PRÁTICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA., Marize Barros Rocha Aranha, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clara Pereira Coutinho, vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, Johanna Camacho Gonzalez, Maria da Glória Rocha Ferreira, Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Maria José Albuquerque Santos |
2017, Discursos linguísticos e literários: investigações em Letras, Marize Barros Rocha Aranha, Naiara Sales Araújo Santos, Sônia Maria Pereira de Almeida |
2016, IDENTIDADE: DETERMINAÇÕES E RESSONÂNCIAS DA PESQUISA EM LINGUAGEM E SOCIEDADE, Marize Barros Rocha Aranha, Naiara Sales Araújo Santos, SONIA MARIA PEREIRA MUGSCHL |
2016, IDENTIDADE E DISCURSO; UMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR, Marize Barros Rocha Aranha, Naiara Sales Araújo Santos, SONIA MARIA PEREIRA MUGSCHL |
2006, Inovações técnico-organizacionais na área da construção civil: os impactos na formação e na subjetividade do trabalhador, Ilzeni Silva Dias, Maria do Socorro Coelho Botelho, Alexsandro Sousa Brito, Déa Nunes Fernandes, Eliane maria Pinto Pedrosa, Francinete Soares da Silva, Gezane Leite Frazão, Marize Barros Rocha Aranha, Marise Piedade de carvalho, Maria Simara Torres Barbosa |
Trabalho de conclusão de curso (24) |
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PIBID: QUESTÕES DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL, ELAINE CRISTINA ROCHA , 08/2013 |
Why is Rare to achieve native like competency in second language acquisition, JOELLY RIBEIRO COIMBRA , 12/2011 |
PREGÃO: UM CANTO QUE NÃO PODE CALAR, KATIELLEN ANDRADE DE SOUSA , 07/2013 |
PREGÃO: UM CANTO QUE NÃO PODE CALAR, KATIELLEN ANDRADE DE SOUSA , 06/2014 |
O Olho mais Azul: a visão branca do negro americano marginalizado, através do discurso feminista de Toni Morrison, DANIELLE GOMES MENDES , 01/2015 |
A origem do ensino de língua inglesa como língua estrangeira no Brasil, ROMILDO LIMA DE ARAUJO , 07/2016 |
O BUMBA BOI DE CANTANHEDE: Estudo semântico lexical, ERIKA REGINA PEREIRA , 07/2016 |
O Processo Ensino Aprendizagem da Língua Inglesa no 9º ano da Escola Municipal Hildo Oliveira Rocha em Cantanhede MA, JOSE HENRIQUE DA SILVA REIS , 07/2016 |
A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA HILDO OLIVEIRA ROCHA , MARIA DO CARMO CALDAS DA SILVA , 07/2016 |
A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL DO 1º ANO DO CENTRO DE ENSINO GETÚLIO VARGAS EM CANTANHEDE-MA., FRANCINALVA FREIRE DA SILVA , 07/2016 |
O HISTÓRICO DOS MÉTODOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO BRASIL, LEUSIO DOS SANTOS SOUSA , 07/2016 |
ANÁLISE DOS GÊNEROS TEXTUAIS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA TIME TO SHARE FOR ENGLISH DO 7º ANO, HEBE DE FATIMA PINHEIRO , 06/2019 |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NAS SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL JOÃO GOULAR NUNES EM CUMÃ-GUIMARÃES-MA, JUCILEIDE MARTINS DIAS CUNHA , 06/2019 |
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO , VALMIR SANTOS MENDONCA , 06/2019 |
O DESEMPENHO DO ALUNO LEITOR NO 8º ANO NA UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL JOÃO GOULAR NUNES EM CUMÃ GUIMARÃES, MARIA DA GRAÇA RIBEIRO DE ARAUJO MORAES , 06/2019 |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/LETRAS PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA, TARCIA ALVES RIBEIRO , 06/2019 |
O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE MIRINZAL-MA., LIDIOMAR MACEDO DE LIMA , 06/2019 |
O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DOS LICENCIADOS DO CURSO DE LETRAS DA UFMA, ALBERTH AMORIM SOUSA , 12/2019 |
O NOVO MUNDO DO AUTISMO: Movimentos de sentidos para o autismo/autista nos enunciados das revistas Veja e Época, MAXSOEL COSTA , 01/2020 |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID LETRAS DA UFMA PARA FORMAÇÃO DOCENTE: o trabalho com texto nas aulas de Língua Portuguesa, TARCIA ALVES RIBEIRO , 03/2020 |
O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE LETRAS DA UFMA, ALBERTH AMORIM SOUSA , 04/2021 |
"Nam mermã": análise das expressões tipicamente maranhenses impressas nas tampas da Cerveja Magnifica como símbolo de identidade de um povo, LEANDRO LINDOSO COELHO , 12/2020 |
ANDRÉ, DE PRÓDIGO A DESGARRADO: RELAÇÃO DE TRANSTEXTUALIDADE ENTRE LAVOURA ARCAICA E A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO, MAXSOEL COSTA , 02/2022 |
NAM MERMÃ: ANÁLISE DAS EXPRESSÕES TIPICAMENTE MARANHENSES IMPRESSAS NAS TAMPAS DA CERVEJA MAGNIFICA, UTILIZADAS COMO SÍMBOLO DE IDENTIDADE DE UM POVO, LEANDRO LINDOSO COELHO , 01/2022 |
Orientação em pós-graduação (28) |
Mestrado, DANDARA MESQUITA MELO, 03/2019 - , Concluída em 09/2021 |
Mestrado, FABÍOLA CHRISTIANE ROCHA FROTA FERREIRA, 03/2020 - , Concluída em 09/2023 |
Mestrado, ANDREIA DELLANO MENDES NUNES, 03/2018 - , Concluída em 06/2020 |
Mestrado, WALLYSSON RODRIGO SILVA DOS SANTOS, 05/2016 - , Concluída em 06/2018 |
Mestrado, CLAUBERSON CORREA CARVALHO, 04/2015 - , Concluída em 03/2017 |
Mestrado, NATHIELE CORREIA CUNHA, 03/2017 - , Concluída em 05/2019 |
Mestrado, ANA LOURDES QUEIROZ DA SILVA, 03/2017 - , Concluída em 12/2017 |
Mestrado, MARILIA CRISTINE VALENTE VIANA, 06/2021 - , Concluída em 04/2024 |
Mestrado, EDIVANA VALÉRIA ROSA SIQUEIRA, 03/2016 - , Concluída em 03/2018 |
Mestrado, SAMARA OLIVEIRA DE GÓIS, 03/2017 - , Concluída em 08/2019 |
Mestrado, RAKELL AINY FREITAS LUZ, 03/2018 - , Concluída em 09/2020 |
Mestrado, CLAUDIA CRISTINA COLINS PEREIRA, 03/2018 - , Concluída em 12/2020 |
Mestrado, LUISYANE DE MARIA CARLOS TERRADO, 06/2021 - , Concluída em 02/2024 |
Mestrado, JULIO CESAR ALBINO MARINS, 03/2017 - , Concluída em 11/2021 |
Mestrado, SANDRA LETICIA SAMPAIO MORAES, 03/2019 - , Concluída em 03/2022 |
Mestrado, IRANILDE DO ROSARIO GOMES, 03/2020 - , Concluída em 01/2023 |
Mestrado, RANIELE SAMPAIO COSTA, 03/2020 - , Concluída em 03/2023 |
Mestrado, ANGELA MARIA DO NASCIMENTO, 06/2021 - , Concluída em 02/2024 |
Mestrado, VICTOR HUGO ALVES PAULO DE MELO, 06/2023 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, ALESSANDRA MIRANDA, 05/2022 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, HELINE MARIA FURTADO SILVA, 03/2018 - 03/2019 , Orientação em Andamento |
Mestrado, KARINE DE ARAUJO SALAZAR, 03/2024 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, KLAYTON AZEVEDO VIEIRA SILVA, 03/2021 - 01/2023 , Orientação em Andamento |
Mestrado, INGRID BARBOSA DA COSTA, 06/2021 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, NATANAEL DA COSTA, 04/2023 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, DENIANE DE ARAÚJO GARCEZ, 06/2023 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, JACKELINE BRAGA CUNHA, 04/2022 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, ALESSANDRA MOREIRA PONTES, 04/2022 - , Orientação em Andamento |