VERALUCE DA SILVA LIMA
DLER - DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Coordenação de grupo de pesquisa (1) |
04/2018 GRUPO DE PESQUISA TECNOLOGIA E ENSINO, |
Artigos (2) |
2019, TECNOINTERAÇÃO: um estudo dos marcadores conversacionais em uso na web, ISSN: 25258761 |
2017, Análise da conversação no Brasil: os desdobramentos de um campo de formação multidisciplinar, ISSN: 22376321 |
Publicação em eventos (15) |
2016, , O WhatsApp como instrumento didático-pedagógico no ensino de língua portuguesa, IV ème Congrés International de Dialectologie et de Sociolinguistique, |
2016, , A multidimensão da língua e as redes sociais, I Colóquio Internacional de Letras-I CIL, |
2016, , As marcas identitárias do falar maranhense: um estudo comparativo, IV ème Congrés International de Dialectologie et de Sociolinguistique, |
2016, , A representação da língua falada na escrita digital., Encontro Nacional de Ensino e Linguagem: pensando o ensino de Língua e de Literatura, |
2016, , O jargão na escrita digital, IV ème Congrés International de Dialectologie et de Sociolinguistique, |
2015, , A escrita em redes sociais: uma análise de fenômenos linguísticos fonológicos da Língua Portuguesa, II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória, |
2015, , As lexias dialetais como marcas identitárias da variedade linguística maranhense na escrita digital, I SIMPÓSIO DE LINGUÍSTICA TEXTUAL, |
2015, , APAGAMENTO DA OCLUSIVA /D/ NO GRUPO 'NDO' NA ESCRITA DIGITAL, VI Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, |
2015, Veraluce da Silva Lima, Angélica Fernanda Mondêgo Ramos, Leticia Gantzias Abreu, O Facebook como instrumento didático-pedagógico na aquisição da língua escrita, VI Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, Trabalho Completo |
2015, , O FACEBOOK COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA, VI Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, |
2015, Veraluce da Silva Lima, Elisiane Araújo dos Santos Frazão, Jaqueline da Costa Dutra de Morais, O apagamento da oclusiva \d\ do grupo 'ndo' na escrita digital, VI Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, Trabalho Completo |
2015, , A escrita da língua portuguesa como segunda língua por surdos nas redes sociais, I SIMPÓSIO DE LINGUÍSTICA TEXTUAL, |
2014, Veraluce da Silva Lima, A linguagem digital: interfaces entre as modalidades oral e escrita da língua, III Congrasso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, Resumo |
2014, , O uso das TIC e a formação do professor de Língua Portuguesa, 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação\1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, |
2014, , A linguagem digital: interfaces entre as modalidades oral e escrita da língua, III CIDS - CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIALETOLOGIA E SOCIOLINGUÍSTICA - Variação, atitudes linguísticas e ensino, |
Capítulos de livros (7) |
2020, A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO (S) NO TEXTO DIGITAL: uma análise da dêixis pessoal em textos-comentários produzidos na rede social Facebook, ESTUDOS DA LINGUAGEM: da descrição linguística a suas interpretações, Evaldo Carlos de Oliveira Cardoso, Veraluce da Silva Lima |
2020, SOBREASSEVERAMENTOS EM TEXTOS PRODUZIDOS NA REDE SOCIAL FACEBOOK, ESTUDOS DA LINGUAGEM: da descrição linguística a suas interpretações, WANESSA DANIELLE BARBOSA SOARES, Veraluce da Silva Lima |
2020, OS MARCADORES CONVERSACIONAIS NA TESSITURA DA CONVERSAÇÃO NO FACEBOOK, ESTUDOS DA LINGUAGEM: da descrição linguística a suas interpretações, Elisiane Araújo dos Santos Frazão, Veraluce da Silva Lima |
2019, Linguística da Internet como área de conhecimento em Estudos da Língua(gem), LETRAS EM FOCO: a linguagem sob diversos olhares, Veraluce da Silva Lima |
2015, Práticas Pedagógicas no Currículo do Curso de Letras da UFMA: reflexões em torno da formação docente, Registro de um Projeto de Pesquisa: formação de professores de língua portuguesa, Mônica da Sila Cruz, Mª Núbia Barbosa Bonfim et al, José Marcos Rosendo de Souza et al, Constantin Xypas; Simone Cabral Marinho dos Santos, Veraluce da Silva Lima |
2015, TECNOLOGIA E LITERATURA: Aproximação possíveis, Literatura e Outros Saberes: Pesamento,Discurso e Representação Social, Naiara Santos, Veraluce da Silva Lima |
2014, A Hiperpessoalidade como Estratégia de Construção de Identidades na Internet, O discurso (pós)moderno em foco, Veraluce da Silva Lima, Naiara Santos, Jucélia de Oliveira Martins, Vítor Machado Porto, José Antônio Moraes Costa, Alexandre Bruno Gouveia, Tammys Loyola Rolim, Marta Maria Portugal Parada |
Livros (2) |
2017, Língua Portuguesa, Linguagem e Linguística, Veraluce da Silva Lima, Elisiane Araújo dos Santos Frazão |
2017, DISCURSOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS: investigações em Letras, Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquim, Veraluce da Silva Lima, Marize Barros Rocha Aranha, Ana Lúcia Rocha Silva, Mônica Fontenelle Carneiro, Sonia Maria Correa Pereira Mugschl, Raquel Pires Costa, José Dino Costa Cavalcante, Rafael Campos Quevedo, Manuela Maria Cyrino Viana |
Trabalho de conclusão de curso (33) |
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - MA, ALDAIRES SILVEIRA DE AZEVEDO DA SILVA , 12/2012 |
LITERATURA INFANTIL NO HOSPITAL: O TEXTO LITERÁRIO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ÀS CRIANÇAS HOSPITALIZADAS, ALEXSANDRA SILVA MORAES , 11/2005 |
"O QUE O TEXTO QUER DIZER?" : uma abordagem sobre as concepções de leitura dos docentes de Língua Portuguesa do ensino fundamental à luz da análise do discurso, ROSANA FERREIRA , 07/2013 |
LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, JACQUELINE CRISTIENNE MELONIO BARBOSA , 08/2013 |
A relação professor\aluno em situações de ensino no curso de Letras da UFMA, GABRIELLA ALVES FERREIRA , 06/2014 |
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM SITUAÇÕES NO CURSO DE LETRAS DA UFMA, GABRIELLA ALVES FERREIRA , 07/2014 |
PROCESSOS FONOLÓGICOS DA ESCRITA EM REDES SOCIAIS, CLECIO MARQUES DOS SANTOS , 07/2014 |
A IDENTIDADE NORDESTINA NO DISCURSO DA WEB: uma análise da variação linguística dialetal na fanpage Suricate Seboso, MAYARA CRYSTINA REGO DA SILVA , 08/2014 |
PROCESSOS FONOLÓGICOS POR SUBTRAÇÃO NA ESCRITA DIGITAL: um estudo em Facebook, FLAVIA REGINA DA SILVA CORREA , 12/2014 |
A ESCRITA NAS REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE DE FENÔMENOS LINGUISTICO-FONOLÓGICOS, CLECIO MARQUES DOS SANTOS , 07/2015 |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: um estudo de caso, ADRIANA MOGNE RODRIGUES DE AGUIAR , 07/2016 |
COERÊNCIA E COESÃO COMO ELEMENTOS ESSENCIAIS À CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DO TEXTO , DULCIJANE DO LAGO SILVA , 07/2016 |
O USO DO WHATSAPP NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, MAURITANIA ALVES DOS SANTOS , 07/2016 |
O FALAR URBANO E O FALAR RURAL: aproximações e distanciamentos, ISABEL SILVA REIS , 07/2016 |
O E-MAIL COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, WILIANE CORRÊA LINHARES , 07/2016 |
LETRAMENTO DIGITAL E O PROCESSO DE ESCRITA, OLIVIA CATARINE REIS FERREIRA , 07/2016 |
A ESCRITA E A ORALIDADE: UM ESTUDO EM FACEBOOK, FLAVIA REGINA DA SILVA CORREA , 10/2016 |
ESTUDO SOBRE A LINGUAGEM EM CANAIS LITERÁRIOS (BOOKTUBERS) DA MAIOR PLATAFORMA DIGITAL DE VÍDEOS, LETICIA GANTZIAS ABREU , 01/2017 |
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM EM CANAIS LITERÁRIOS DO YOUTUBE, LETICIA GANTZIAS ABREU , 08/2017 |
CRIATIVIDADE LEXICAL: um estudo sobre neologismo na rede social Twitter , DANDARA SALES DE LIMA , 01/2018 |
A ESTRUTURA MORFOSSINTÁTICA DO PORTUGUÊS ESCRITO POR SURDOS NO WHATSAPP, ANGELICA FERNANDA MONDEGO RAMOS , 07/2018 |
O DISCURSO NO FACEBOOK: UMA ANÁLISE DA FANPAGE SURICATE SEBOSO, MAYARA CRYSTINA REGO DA SILVA , 02/2019 |
O Português Escrito pelo Surdo Usuário de Libras como Primeira Língua e sua Relação com os Níveis de Interlíngua, ANGELICA FERNANDA MONDEGO RAMOS , 02/2019 |
CRIATIVIDADE LEXICAL: Um Estudo sobre o Neologismo na Rede Social Twitter , DANDARA SALES DE LIMA , 02/2019 |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: análise das atividades de leitura e escrita de alunos do ensino fundamental., YAN DE JESUS AZEVEDO MARTINS , 06/2019 |
Coesão e Coerência nas produções escritas dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental no município de Cedral/MA., LUCILENE SOUZA COSTA , 06/2019 |
AS IMPLICAÇÕES DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, LIGIA CARTAGENES LIMA , 06/2019 |
O USO DA INTERNET COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE GUIMARÃES-MA., ANGELICA DOS SANTOS , 06/2019 |
A PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA NA ESCOLA E A INFLUÊNCIA (OU NÃO) DO FACEBOOK COMO UMA REDE SOCIAL DA WEB., THAYSE DE PAULA SANTOS DO NASCIMENTO , 06/2019 |
PLURAL DAS PALAVRAS TERMINADAS EM -ÃO: um estudo acerca desse fenômeno na Língua Portuguesa, HARIANA CONCEICAO BENICIO , 04/2021 |
A LINGUAGEM DOS MEMES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, LEUDENIR PEREIRA E SILVA , 09/2021 |
PLURAL DAS PALAVRAS TERMINADAS EM -ÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, HARIANA CONCEICAO BENICIO , 06/2022 |
O USO DOS MEMES DE INTERNET NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA,, LEUDENIR PEREIRA E SILVA , 07/2023 |
Orientação em pós-graduação (9) |
Mestrado, MANUELA MARIA CYRINO VIANA, 04/2015 - , Concluída em 04/2017 |
Mestrado, ELISIANE ARAUJO DOS SANTOS FRAZAO, 05/2016 - , Concluída em 05/2018 |
Mestrado, EVELINE DOS SANTOS JARDIM, 03/2018 - , Concluída em 08/2020 |
Mestrado, EVALDO CARLOS DE OLIVEIRA CARDOSO, 03/2017 - , Concluída em 06/2019 |
Mestrado, WANESSA DANIELLE BARBOSA SOARES, 08/2019 - , Concluída em 07/2022 |
Mestrado, ALBA CATARINA GAMA COSTA PENHA, 03/2019 - , Concluída em 05/2021 |
Mestrado, ARIELSON TAVARES, 09/2019 - , Concluída em 04/2022 |
Mestrado, JOELMA PEREIRA SILVA, 03/2020 - , Concluída em 11/2022 |
Mestrado, JHONNATAN DEIVID SALAZAR ROJAS, 03/2021 - 01/2023 , Orientação em Andamento |