Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Área de Concentração

Mestrado
CULTURA E SOCIEDADE
A área de concentração em CULTURA E SOCIEDADE agrega a multiplicidade das investigações científicas que tematizam a formação dinâmica dos sujeitos e dos grupos sociais em diferentes espaços e contextos, buscando compreender suas relações com os processos socioculturais a partir da história, da memória, da identidade, das linguagens, das artes (literárias, musicais, visuais), das tecnologias das representações e do imaginário, dos saberes e fazeres referentes às manifestações, experiências e formas de organização e expressão social.
Linha(s) de Pesquisa:
› ESPACIALIDADES, IMAGINÁRIO E TECNOLOGIAS
Nesta linha entende-se que as espacialidades são construções resultantes das dinâmicas simbólicas que conformam sentidos à vivência humana por imagens, discursos, representações, memórias, saberes e fazeres que se materializam nos meios sociais, simultaneamente influenciados pelas tecnologias e suas formas de elaboração-difusão. Enfatiza o papel de variados suportes nos processos da construção sociopolítica da identidade, da memória e da alteridade cultural mediados pelos modos de simbolizar/praticar as fronteiras espaciais (locais, regionais, nacionais, transnacionais), bem como das espacializações que produzem os mais diversos padrões culturais (etnicidade, gênero, sexualidade, racialidade, religiosidade, classe e geração). Sendo esses, reconfigurados, na contemporaneidade, de modo acelerado pelos adventos tecnológicos, a exemplo das mídias digitais, que interferem tanto nas formas de vivências, como em todas as relações sociais provenientes delas.
› HISTÓRIAS E DINÂMICAS SOCIOCULTURAIS
Compreende os Estudos das relações e interações entre sujeitos e grupos sociais a partir de processos e dinâmicas históricas, espaciais, sociológicas e antropológicas. Estudo das expressões, processos socioculturais, experiências subjetivas e conflitos de sujeitos, grupos e coletivos sociais. Grupos tradicionais, relações étnico-raciais, gênero e minorias sociais no Brasil. Sujeitos, conflitos, grupos sociais, cultura e diversidade em contextos urbanos e rurais.
› LINGUAGENS, DISCURSOS, CULTURAS E TECNOLOGIAS
Trata-se da Investigação das diversas manifestações das linguagens – oral, escrita imagética fixa e audiovisual em diferentes esferas da comunicação: jornalística, religiosa, publicitária, literária, escolar e científica. Estudo da linguagem em sua conexão cultural com o avanço tecnológico das novas formas de comunicação, informação e interação numa perspectiva filosófica, simbólica e sociológica, contemplando os textos, discursos e gêneros da mídia impressa e digital em seus aspectos multissemióticos, hipertextuais, hiper e transmidiáticos por meio de estudos que busquem os modos de elaboração, divulgação e recepção do conhecimento produzido nas diferentes esferas ideológicas, em articulação com a tecnologia e com os saberes locais.
› PESQUISA ARTÍSTICA: PROCESSOS CRIATIVOS.
Abrange o estudo das relações e tensões entre teoria, prática e crítica artísticas com vistas ao desenvolvimento das habilidades de apresentação, documentação e processamento de informações do artista-pesquisador. Performance, criação e teorização. Compreensão artística como fenômeno sociocultural. Autonomia artística. Interdisciplinaridade da(na) Pesquisa Artística.
fim do conteúdo