Área de Concentração
Mestrado
| EDUCAÇÃO E PROCESSOS FORMATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Esta área de concentração tem como foco o processo de formação docente dos profissionais da Educação Básica. Isto significa que, nas temáticas abordadas nas linhas de pesquisa que compõem a área de concentração, buscamos enfrentar desafios postos à educação. Como se trata de um Mestrado Profissional em Educação, esse será o eixo sobre o qual os pesquisadores deste programa dialogarão. Nesta área se agrupará os trabalhos relacionados ao Ensino de Ciências Humanas, Ciências Naturais, Matemática, Ensino e Aprendizado, Leitura e Escrita, Currículo, Gestão, além dos pressupostos e estratégias de formação docente que contemplem a interdisciplinaridade no ensino e outras linguagens. | |
| Linha(s) de Pesquisa: | |
| › ENSINO & HUMANIDADES |
|
| Concentra o estudo das seguintes temáticas: Ética e Educação; Educação, ações coletivas e direitos humanos; Pesquisa e Intervenção na escola; Educação, desigualdades sociais e raciais: África: história e culturas; A resistência negra no Brasil; Currículo e diversidade étnico-racial; Literaturas africanas e afro-brasileiras; O negro e o ensino de História na Educação Básica; Cartografia e Educação; Memória, História e Ensino. | |
| › ENSINO & LINGUAGENS |
|
| Engloba estudos que tratam da formação docente a partir de temas como: linguagem oral e escrita, currículo, gestão e ensino. Um dos eixos desta linha de pesquisa é pensar como a linguagem perpassa a formação dos docentes e sua atuação. Desse modo, não é possível pensar a atuação do docente ou de um gestor desvinculado de seu discurso. Nesta linha, os textos produzidos na escola e aos quais os professores estão submetidos, como os documentos oficiais, também podem ser tomados como objetos de análise, uma vez que faz parte da formação do docente para tornar-se leitor de sua própria prática. | |
| › ENSINO DE CIÊNCIAS & MATEMÁTICA |
|
| Engloba estudos sobre o Ensino de Ciências e Matemática: condições, potencialidades e dificuldades. Metodologias e processos de experimentação no Ensino de Ciências. Formação inicial e continuada do professor de Ciências. Saberes e profissão docente. Educação e Ciências. Educação Matemática. | |