Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Área de Concentração

Mestrado
PRODUÇÃO ANIMAL
Linha(s) de Pesquisa:
› PRODUÇÃO, ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ANIMAL
Têm por objetivo avaliar os aspectos da produção animal, as características químicas e nutricionais dos alimentos e subprodutos disponíveis na agroindústria com potencial para a produção animal e determinar as exigências nutricionais dos animais. Além disso, visa desenvolver pesquisas para melhoria do manejo na interface sanidade e produção animal, com o uso de produtos naturais e/ou sintéticos e estudos situacionais.
› NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ANIMAL
As pesquisas desta linha têm por objetivo determinar as exigências nutricionais dos animais ruminantes e não ruminantes mais importantes para a região, como precedente às investigações sobre a produção de alimentos destinados a aumentar a produtividade das criações e, por conseguinte, alterar a qualidade do produto gerado. Além disso, a linha envolve estudos que visam aumentar a produtividade e melhorar o manejo e a conservação das forragens, e avaliação das características químicas e nutricionais dos alimentos e subprodutos disponíveis da agroindústria do estado do Maranhão.
› PRODUÇÃO ANIMAL AGROECOLÓGICA
As pesquisas desta linha visam o desenvolvimento de tecnologias de bases ecológicas para aumentar o rendimento nas unidades de produção animal, respeitando as várias dimensões da sustentabilidade. Serão desenvolvidas pesquisas na área de ciclagem de nutrientes e produção de alimentos em sistemas agroecológicos, adubação orgânica e aproveitamento de dejetos animais como fertilizantes para diferentes culturas vegetais. Além disso, serão priorizadas pesquisas que visam o desenvolvimento de tecnologias para o manejo sanitário animal utilizando a flora nativa da região e o desenvolvimento de sistemas agrosilvopastoris com plantas nativas que possam reduzir infecções parasitárias e estabelecer conforto térmico para os animais.
› PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS E CONSERVAÇÃO DE FORRAGENS
Desenvolver pesquisas para avaliação de gramíneas e leguminosas forrageiras, quanto aos aspectos agronômicos, morfofisiológicos, bromatológicos, nutricionais e nutracêuticos. Estudos de ecologia do pastejo e ecofisiologia da pastagem, sistemas integrados de produção agrícolas, assim como pesquisas em conservação de forragens e seus efeitos no desempenho animal.
fim do conteúdo