Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Área de Concentração

Mestrado
SAÚDE E TECNOLOGIA
Essa área pretende investigar aplicações clínicas de tecnologias em saúde; desenvolver alternativas para solução de problemas que causam disfunções orgânicas, com ênfase no desenvolvimento de produtos biotecnológicos; estudar as repercussões biológicas, biomecânicas, psicológicas e epidemiológicas das tecnologias aplicadas à saúde; promover aprimoramento e validação de metodologias e instrumentos avaliativos e terapêuticos para tecnologias em saúde, assim como estimular a inovação na área de tecnologias em saúde, sejam elas leve (relações, vínculos e gestão), leve dura (saberes estruturados) e duras (recursos materiais). Para isso, o PPGST, desenvolverá as atividades de ensino e pesquisa na área Interdisciplinar que reflete a vocação e experiência dos membros do Programa no âmbito de suas Linhas de Pesquisa, permitindo ao egresso um perfil profissional com sólida formação interdisciplinar e multiprofissional, características valorizadas pelo mercado de trabalho.
Linha(s) de Pesquisa:
› SAÚDE E SOCIEDADE
Esta linha tem por objetivo a aplicação de métodos qualitativos e quantitativos para avaliação de abordagens, processos, serviços, recursos e produtos tecnológicos que visam monitorar, preservar e melhorar a saúde e qualidade de vida dos seres humanos. Examinam-se as implicações clínicas, econômicas, sociais, éticas e legais das tecnologias na saúde. Assim, envolve a avaliação das tecnologias em saúde classificadas como leve (relações, vínculos e gestão), leve dura (saberes estruturados) e duras (recursos materiais) mediante análise de todo o processo produtivo, até o produto final; doenças emergentes, reemergentes, negligenciadas, atenção à saúde integral nos diferentes ciclos de vida, aspectos epidemiológicos e clínicos, micropolítica do trabalho em saúde, organização do processo de trabalho, itinerários terapêuticos, monitoramento terapêuticos e educação em saúde.
› TECNOLOGIAS EM SAÚDE
Esta linha tem por objetivo estudar o desenvolvimento e o aprimoramento de produtos e processos tecnológicos aplicados à saúde. Visa à criação e aplicação de testes de novos modelos de avaliação clínica e experimental, tais como desenvolvimento e/ou validação de instrumentos para diagnóstico e tratamento, para procedimentos, processos, produtos e serviços. Assim como, a partir da bioprospecção de produtos de origem vegetal, animal e de microorganismos, incluindo a caracterização da composição química; desenvolver bioprocessos e bioprodutos validados por estudos pré-clínicos e clínicos, visando aplicações na área da saúde. Desta forma, pretende-se a implementação de novas estratégias, bem como o desenvolvimento de tecnologias inovadoras em saúde a partir da biodiversidade regional.
fim do conteúdo