Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Área de Concentração

Mestrado
FILOSOFIA
A presente área de concentração procura analisar conceitos e paradigmas desenvolvidos ao longo da história da filosofia, voltados para filosofia prática, bem como para problematizações envolvendo linguagem e conhecimento. As pesquisas contemplam análises clássicas e contemporâneas que privilegiem, por um lado, problemas éticos, políticos e estéticos, e por outras questões epistemológicas, tanto no viés analítico quanto hermenêutico, acerca do conhecimento e da linguagem. Os dois grupos de investigação para efeito curricular sustentam, respectivamente, duas linhas de pesquisa, a saber: Linguagem e Conhecimento e Filosofia Prática. Considera-se, contudo, que essas linhas interagem de forma muito recorrente e promissora, o que viabiliza um diálogo entre ambas, algo já evidenciado na própria história da filosofia. A definição dessa área de concentração, bem como das linhas de pesquisas, reflete a formação acadêmica e os interesses de investigação filosófica de todos os docentes vinculados ao programa.
Linha(s) de Pesquisa:
› LINGUAGEM E CONHECIMENTO
Nesta linha de pesquisa se concentram as investigações acerca da linguagem e do conhecimento, tanto na perspectiva da filosofia analítica quanto na perspectiva hermenêutica, criando um espaço de diálogo entre esses distintos paradigmas filosóficos, a partir de suas similaridades e divergências. No que diz respeito à linguagem como problema filosófico, investiga-se a linguagem tanto na perspectiva lógico-semântica, quanto na perspectiva fenomenológica e hermenêutica, trabalhando com conceitos como contradição, modalidade e consequência lógica, e contemplando discussões sobre a estrutura da compreensão, o caráter dialógico da linguagem, a metáfora do texto literário e a arte como experiência de linguagem. No tocante ao conhecimento, investiga-se tanto questões epistemológicas de caráter geral quanto tópicos específicos expressos pela hermenêutica das ciências humanas, epistemologia formal, epistemologia social e epistemologia da educação.
› FILOSOFIA PRÁTICA
A linha de pesquisa Filosofia Prática abordará temas, questões e autores relativos às diversas dimensões da ação humana, dedicando-se a discussões ético-políticas, bem como às reflexões em torno da Estética e Filosofia da Arte. Nesse sentido, integra a presente investigação um campo de debates concernentes às relações da Estética com problemas éticos e políticos, nos vários contextos da História da Filosofia. Assim, concebe-se como fundamental a interface entre as subáreas desta linha de pesquisa. Destaca-se a relação entre a Ética e a Política através das noções de norma, lei e justiça na organização coletiva dos povos e como a arte e o fazer artístico se inserem nesta mesma construção como crítica social, desconstrução e reconstrução de paradigmas de vida. Deste modo, a Estética se liga à Ética e à Política e estas se constituem como elementos fundamentais para um modo de ser e de viver. Nesse sentido, podemos identificar as obras de artes dos mais diversos matizes como resultantes de pensamentos políticos e ações morais e ao mesmo tempo, de movimentos artísticos, que têm influência nas ações políticas e morais, de tal sorte que fica evidenciada a relação intrínseca entre as subáreas de estudo.
fim do conteúdo