Dissertações/Teses

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2017
Descrição
  • RAIMUNDO DO NASCIMENTO VELOZO NETO
  • Aplicações do Método de Indução Matemática à Geometria.
  • Data : 01/06/2017
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  • Este trabalho trata do Método de Indução Matemática, em especial, de seu uso com vistas à solução de problemas geométricos. Inicialmente, são feitas algumas considerações acerca da expressão "raciocínio indutivo", cujo sentido, conforme apropriadamente explicado no texto, difere do de "indução matemática". É provada a proposição que garante o uso do método com base em seu fundamento, a saber, o axioma de indução matemática (um dos postulados que caracterizam os números naturais) e exibidos alguns exemplos de sua utilização em Álgebra e Teoria dos Números. Em seguida, são exploradas algumas aplicações do método de indução matemática à problemas de Geometria, seja para a obtenção de uma medida geométrica em termos de outra(s), para a demonstração de uma proposição que se insinua verdadeira, ou para a exibição das etapas de construção de uma dada figura.
  • RAIMUNDO DO NASCIMENTO VELOZO NETO
  • Aplicações do Método de Indução Matemática à Geometria.
  • Data : 01/06/2017
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  • Este trabalho trata do Método de Indução Matemática, em especial, de seu uso com vistas à solução de problemas geométricos. Inicialmente, são feitas algumas considerações acerca da expressão "raciocínio indutivo", cujo sentido, conforme apropriadamente explicado no texto, difere do de "indução matemática". É provada a proposição que garante o uso do método com base em seu fundamento, a saber, o axioma de indução matemática (um dos postulados que caracterizam os números naturais) e exibidos alguns exemplos de sua utilização em Álgebra e Teoria dos Números. Em seguida, são exploradas algumas aplicações do método de indução matemática à problemas de Geometria, seja para a obtenção de uma medida geométrica em termos de outra(s), para a demonstração de uma proposição que se insinua verdadeira, ou para a exibição das etapas de construção de uma dada figura.
  • BRUNO VALÉRIO EVERTON COSTA
  • A UTILIZAÇÃO DO SCILAB EM APLICAÇÕES DE MATRIZES E SISTEMAS LINEARES.
  • Data : 12/05/2017
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  • Neste trabalho são apresentadas algumas aplicações da teoria de matrizes e sistemas lineares, em que o software Scilab é utilizado como ferramenta auxiliar no cálculo de multiplicação de matrizes, matriz inversa e escalonamento de matriz pelo método de Gauss-Jordan, os quais constituem a base teórica da Álgebra Linear para análise e discussão das aplicações apresentadas. Pretende-se que os resultados deste trabalho sejam adaptados como complemento no processo de ensino-aprendizagem de matrizes e sistemas lineares.
  • RUBENS LOPES NETTO
  • Uma aplicação do Teorema do Valor Médio.
  • Data : 24/04/2017
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  • Nesta dissertação apresentamos uma aplicação do Teorema do Valor Médio que consiste em sua restrição a um caso particular. Este resultado se aplica às funções reais, contínuas e deriváveis em um dado intervalo. Geometricamente esse resultado diz que, dados uma função f contínua em [a; b] e derivável em (a; b) e dois pontos P(a; f(a)) e Q(b; f(b)) do gráfico de f, existe um ponto (c; f(c)) entre os pontos A e B onde a reta tangente às curva possui inclinação igual ao coeficiente angular da reta suporte da corda que une os pontos P(a; f(a)) e Q(b; f(b)) adicionado a um múltiplo da distância vertical entre o ponto (c; f(c)) do gráfico de f e o ponto correspondente na reta secante PQ.
  • JANDERSON DOS SANTOS DE FREITAS
  • O TEOREMA DE EULER PARA POLIEDROS E A TOPOLOGIA DOS GRAFOS NO ENSINO BÁSICO.
  • Data : 07/04/2017
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  • O trabalho apresenta a resolução de problemas utilizando a Teoria dos Grafos e o Teorema de Euler. Uma pesquisa que executa atividades especificas no ensino médio envolvendo grafos em várias aplicações da relação de Euler como método de resolução de problemas com Teoria dos Grafos. A relação de Euler é apresentada em uma visão Geométrica e pela planificação dos grafos. Propondo um elo entre os problemas do cotidiano dos alunos com a modelagem de situações problema pela Teoria dos Grafos, especificamente os grafos planares resolvidos com a implementação do Teorema de Euler voltado ao ensino de matemática básica. São mostradas aplicações da Teoria dos Grafos na resolução de problemas com as pontes da cidade de Barra do Corda e da vida escolar dos alunos.
  • PABLO SILVA IMPERIO
  • A Utilização do GeoGebra na Resolução de Problemas de Análise Combinatória.
  • Data : 24/03/2017
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  • Este trabalho utiliza o software GeoGebra (versão 5.0.328.0-3D) como ferramenta na resolução de problemas de contagem. São apresentados alguns elementos de análise combinatória e inserção de objetos no software, motivando sua utilização na resolução de problemas de contagem e incluindo aplicações prática em sala de aula. Para obtenção de dados sobre a resolução de problemas, foram ministradas aulas com e sem o uso do GeoGebra em duas turmas distintas e comparados os resultados. Verificou-se que a utilização do aplicativo ajuda a compreender os conceitos, visto que trabalha a dinamicidade, possibilitando ao aluno modificar os resultados e tirar conclusões.
  • PABLO SILVA IMPERIO
  • A Utilização do GeoGebra na Resolução de Problemas de Análise Combinatória.
  • Data : 24/03/2017
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  • Este trabalho utiliza o software GeoGebra (versão 5.0.328.0-3D) como ferramenta na resolução de problemas de contagem. São apresentados alguns elementos de análise combinatória e inserção de objetos no software, motivando sua utilização na resolução de problemas de contagem e incluindo aplicações prática em sala de aula. Para obtenção de dados sobre a resolução de problemas, foram ministradas aulas com e sem o uso do GeoGebra em duas turmas distintas e comparados os resultados. Verificou-se que a utilização do aplicativo ajuda a compreender os conceitos, visto que trabalha a dinamicidade, possibilitando ao aluno modificar os resultados e tirar conclusões.
  • MAKE BRUNO SILVA BENIGNO
  • RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM ANÁLISE COMBINATÓRIA: uma abordagem no Ensino Básico.
  • Data : 06/03/2017
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  • Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da análise combinatória, tanto no Ensino Médio como no Ensino Fundamental. Listaremos vários exemplos de problemas envolvendo análise combinatória e veremos como esse assunto é cobrado no ENEM e em olimpíadas de matemática. Além disso, apresentamos algumas das principais dificuldades dos alunos em combinatória, e como o professor poderá ensinar por meio da resolução de problemas, além disso apresentaremos a situação da educação matemática no Brasil e seus impactos no ensino básico.
  • ALBERTO CANDIDO SOUSA ALENCAR
  • A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E O ESTUDO DE FUNÇÕES.
  • Data : 06/03/2017
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  • Este trabalho versa sobre como a teoria dos registros de representações semióticas de Raymond Duval pode auxiliar no aprendizado de funções. Mostra como o conteúdo de funções é abordado nos livros didáticos e como tem sido transmitido para os alunos. Mostra também a importância de ser adotada uma nova abordagem para tal assunto, de modo que seu aproveitamento esteja à altura de sua importância.
  • GLEYCIANNE ARAUJO ALVES
  • Modelagem matemática no ensino da trigonometria
  • Data : 20/02/2017
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  • O objetivo deste trabalho é contribuir no âmbito acadêmico com o tema, para tanto, o trabalho é fundamentado em uma pesquisa bibliográfica que toma por base um olhar crítico acerca do ensino tradicional da Matemática, com enfoque na Trigonometria. Assim, serão apresentadas as principais concepções sobre a Modelagem Matemática, bem como o contexto histórico e fundamentação teórica da Trigonometria, além de apresentadas duas propostas práticas de modelagem para sala de aula, sob perspectiva dessa metodologia de ensino.
  • SAMY MARQUES ROCHA
  • Distribuição Binomial e Aplicações
  • Data : 16/02/2017
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  • A distribuição de probabilidade Binomial é uma das mais utilizadas para representar dados de variáveis aleatórias discretas. Neste trabalho, apresentamos a construção do modelo Binomial e suas principais características. O relacionamento com outras distribuições é explorado seguindo os aspectos teóricos e exemplos de aplicações. Os exemplos usando dados do campeonato brasileiro de futebol podem se tornar uma proposta motivadora para os alunos do Ensino Médio. A metodologia é aplicada com o apoio computacional do software livre GeoGebra.
2016
Descrição
  • JOEL FELIX SILVA DINIZ
  • GEOGEBRA: uma ferramenta dinâmica na aprendizagem da Geometria no Ensino Básico.
  • Data : 27/10/2016
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  • Este trabalho propõe o resgate do ensino das construções geométricas no Ensino Básico de forma diferenciada das tradicionais. Aqui faz-se uso das novas tecnologias, em especial usa-se o software livre GeoGebra em substituição à forma estática da régua e do compasso, sobretudo, no desenvolvimento dos conceitos, das propriedades e dos teoremas de geometria, fundamentais para a compreensão das etapas de construção. Faz-se também um minucioso levantamento das contribuições que as TICs propõem para o melhoramento do ensino da matemática, bem como suas contribuições advindas dos PCNs que incentivam a utilização das TICs. Faz-se então um estudo minucioso do software GeoGebra para Smartphones, para melhor desenvolvimento deste trabalho em sala de aula. A metodologia utilizada foi de pesquisa experimental, onde realizou-se um estudo com o software GeoGebra na versão 5.0 e também na versão Grapher 3D, sendo aplicada em turmas do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e em uma turma do 3º ano do Ensino Médio.
  • SEGUNDO AURELIO CHUQUILIN CABANILLAS
  • INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS NÚMEROS COMPLEXOS E SUA APLICAÇÃO NOS CIRCUITOS ELÉTRICOS.
  • Data : 10/10/2016
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  • Este trabalho de dissertação foi elaborado com o objetivo de fornecer subsídios aos professores de matemática, para melhorar o rendimento dos alunos do Ensino Médio do colégio Y Bacanga do Governo do Estado do Maranhão, especificamente dos alunos do 3º ano, na disciplina de matemática, no assunto que se refere ao estudo dos números complexos. A ideia principal é utilizar o software Geogebra e utilizando os diversos recursos que o software oferece facilitar o aprendizado dos alunos, assim como motivar a sua participação na sala de aula, fazendo referência de como a teoria dos números complexos é utilizada no estudo e análise dos circuitos elétricos. Assim, apresenta-se uma breve história do avanço da teoria dos números complexos e a forma como a sua estrutura foi concretizada, utilizando o Geogebra estudam-se as suas diferentes formas de representação e como são efetuadas as suas operações, mostra-se como o assunto dos números complexos é utilizado no estudo dos circuitos elétricos, com ênfase na corrente alternada CA, resolvem-se alguns exercícios de aplicação e por último apresenta-se uma noção básica em relação à forma de estimar o consumo de energia elétrica em uma residência.
  • RODINELY SERRÃO MENDES
  • Teoria dos Números Complexos com aplicações nos campos das Geometrias Plana e Analítica
  • Data : 30/09/2016
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  • Apresentamos uma abordagem vetorial dos números complexos, e usando sua geometria associada, discutimos e resolvemos diversos problemas da geometria analítica plana. Além disso, demonstramos e interpretamos propriedades elementares dos números complexos neste contexto.
  • JEAN MENDES JANSEN
  • CRIPTOGRAFIA: Uma Abordagem Para o Ensino Médio
  • Data : 06/09/2016
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  • O trabalho versa sobre a Criptografia em uma abordagem para o Ensino Médio com finalidade de facilitar e estimular a aprendizagem de conteúdos matemáticos através de aplicações práticas e modernas. É abordado sobre o conceito de criptografia e parte da variedade de métodos de encriptação e desencriptação de mensagens, bem como sua importância nos dias atuais. Além disso, são apresentados conceitos e classificações matemáticas de Funções, Matrizes e noções de Teoria dos Números, que são aplicados aos sistemas criptográficos.
  • SEBASTIAO ALVES DA SILVA
  • INTRODUÇÕA ÀS FRAÇÕES CONTÌNUAS
  • Data : 06/09/2016
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  • Neste trabalho fazemos uma apresentação sobre frações contínuas, desde sua origem histórica intuitiva, juntamente com a evolução e maturação de seu conceito até chegar a sua definição matemática formal. Utilizamos frações contínuas para representar os números reais, classificar números irracionais, bem como algumas de suas aplicações na resolução de problemas, que vão de aproximações de números reais por úmeros racionais, resolução de equações diofantinas lineares de duas variáveis, cálculo de raízes numéricas, resolução de equações exponenciais e logarítmicas, resolução de problemas de Geometria. Além disso, apresentamos o que consideramos serem problemas clássicos resolvidos por frações contínuas, são eles: construção de engrenagens, análises de eclipses lunares, e análises da construção de calendários.
  • ERNANDE MARQUES
  • MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: capitalização e amortização com o uso de planilha eletrônica
  • Data : 28/07/2016
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  • A Matemática Financeira tem um papel de grande relevância para os alunos do Ensino Médio, pois e nesta etapa da vida que muitos desses alunos ingressam no mercado de trabalho e começam a utilizar o dinheiro com mais frequência. No entanto, percebe-se que é necessário uma intervenção mais contextualiza desses conteúdos para que esses alunos consigam se apropriar deles. Diante do exposto, os conteúdos propostos, nesta pesquisa, contemplam o estudo sobre montante, juros, taxas, financiamentos, empréstimos e aplicações, para que os alunos possam se familiarizar com estes assuntos de Matemática Financeira e utilizá-los, quando for necessário, em seu dia a dia. Com o intuito de reforçar o conhecimento cient ífico e de oferecer base aos estudantes em suas trajetórias acadêmicas, não abre-se mão de mostrar e usar as fórmulas e equações pertinentes a Matemática Financeira, fazendo-se da planilha Calc do LibrOffice apenas uma ferramenta ou um meio que facilita, mas não substitui as deduções matemática. Por isso, busca-se sempre o desenvolvimento de competências relacionas a reflexão e a crítica, nos exemplos de cada tópico, para que os alunos sejam capazes de tomar decisões conscientes e responsáveis diante de situações nas quais sejam exigidas o uso da Matemática Financeira.
  • LEANDRO DA SILVA PINHEIRO
  • Programação Linear: Uma proposta de abordagem no Ensino Médio
  • Data : 16/06/2016
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  • Os Problemas de Programação Linear (PPL) serão abordados neste trabalho, juntamente com algumas maneiras de encontrar suas soluções. Grafi camente, utilizando recursos geometricos como o Geogebra, soluções algebricas e por último descreveremos a utilização da ferramenta "Solver" da planilha Calc do LibreOce, que se trata de uma ferramenta de facil utilização e aplicação em problemas de dimensões maiores, relacionando com os assuntos trabalhados nos conteúdos do Ensino Médio e fazendo analogias com situações de aplicações dessa teoria na vida cotidiana do aluno sem deixar de destacar a apresentação da grandiosa ferramenta que essa teoria pode exibir e ser de grande importância em outras áreas de conhecimento, proporcionando ao aluno uma visão maior e mais "palpável" da Matemática como instrumento de aplicação.
  • VENANCIO BARROS CORREA
  • ENSINO – APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE NO ENSINO MÉDIO: uma experiência usando jogos de loterias.
  • Data : 04/04/2016
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  • Esta dissertação refere-se a uma experiência sobre o ensino e aprendizagem de probabilidade com os alunos da 2ª série do ensino médio da Escola Estadual CE Maria do Socorro Almeida Ribeiro Anexo III, do município de Centro Novo do Maranhão, com base na Teoria de Resolução de Problemas de George Polya. Para possibilitar ao aluno interagir com o conteúdo de probabilidade de maneira contextualizada com o meio em que vive, optamos por trabalhar com a resolução de alguns problemas envolvendo jogos de loterias. Além disso, a metodologia a “lotofacinha”, uma loteria criada nos moldes da lotofacil, só que com menos números no bilhete, apenas 12, com a finalidade de dar um melhor entendimento no cálculo de probabilidade usando a própria lotofacil. Nosso objetivo é proporcionar aos alunos uma prática diferenciada ao utilizar os jogos de loterias como metodologia de ensino de probabilidade, para que isto ocorresse aplicamos dois problemas nos quais solicitamos aos alunos que os respondessem. Com relação à resolução dos problemas propostos, a turma do turno matutino obteve melhor desempenho em relação a turma do turno vespertino, mas ambas tiveram um bom rendimento, provando que a metodologia da resolução de problemas com aporte em Polya tem grande valia na solução de problemas matemáticos.
  • JEFFERSON CARMO DA COSTA
  • NUMEROS COMPLEXOS: UMA ABORDAGEM COM ÊNFASE EM APLICAÇÕES NA MATEMÁTICA E EM OUTRAS ÁREAS
  • Data : 18/01/2016
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  • Neste trabalho de dissertac~ao temos por objetivo destacar a importância do estudo dos Números Complexos como teoria, a sua aplicabilidade e interdisciplinaridade. O contexto histórico fara uma abordagem com o objetivo de orientar a origem do estudo dos Numeros Complexos, ate então apresentada nas escolas apenas como uma extensão dos Numeros Reais, esquecendo do relevante papel desempenhado pelos matematicos no estudo das equações cúbicas. Além disso, buscamos saber o que os PCN's dizem e orientam sobre ensino dos Números Complexos e, também, a proposta do novo currículo elaborada e apresentada pela SBM (Sociedade Brasileira de Matematica). Nesta dissertação ser~ao apresentadas varias aplicações envolvendo a rotação de um complexo na forma trigonométrica (com aplicações na Matematica e nas Artes), aplicacções na Fsica (como a reflexãoo de um espelho plano e as correntes e ddp's alternadas em circuitos elétricos), e tambem, por exemplo, as aplicações envolvendo os Numeros Complexos e a Geometria Plana. Por m, apresentamos a resolução das aplicações propostas.
  • HENRIQUE ALMEIDA LIMA
  • Ensino de Matrizes com enfoque Geometrico
  • Data : 15/01/2016
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  • O objetivo deste trabalho é propor uma visão diferenciada a prática de ensino de matrizes,usando de forma clara e simples para o bom entendimento dos alunos do Ensino Médio no processo de aprendizagem de aplicações de matrizes através das transformações geométricas. O aluno poderá perceber que os aspectos geométricos das matrizes estão presentes nas tecnologias usadas em nossos dias,como por exemplo a Computação Gráfica.
  • ANTONIO DE JESUS DE SOUSA FERREIRA
  • Cálculo Diferencial e Integral: Uma proposta para o Ensino Médio.
  • Orientador : JOAO DE DEUS MENDES DA SILVA
  • Data : 15/01/2016
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  • Esse trabalho tem como tema: Cálculo Diferencial e Integral: Uma proposta para o Ensino Médio. Sua elaboração teve como objetivo analisar o contexto formativo dos alunos do Ensino Médio incluindo o Cálculo Diferencial e Integral. Pautado neste objetivo, foi levantado um questionamento investigativo, é ele: A formação dos alunos na disciplina de Matemática no Ensino Médio afeta também o ensino de Matemática nos cursos de nível Superior, desencadeando dificuldades no aprendizado principalmente o conceito de limite e continuidade, o problema da reta tangente a uma curva, o cálculo de áreas delimitadas pelo gráfico de uma função? Para responder a esses questionamentos optamos por realizar uma pesquisa bibliográfica, a qual fundamentou-se em autores como: Geraldo Ávila, Hamilton Luiz Guidorizzi e James Stewart. O debate foi acentuado na medida que as leituras e os fichamentos foram sendo alinhados no campo da pesquisa teórica. Tendo transitado no campo da investigação, concluir que as dificuldades de aprendizagem na disciplina de Cálculo I, no ciclo básico dos cursos de Ensino Superior, e ciente do elevado número de reprovações, nesta disciplina, ocorreu-me uma motivação natural para trabalhar com os alunos do Ensino Médio noções de Cálculo, dando oportunidades a eles de amadurecimento do conhecimento matemático, contribuindo assim para a melhoria do Ensino Básico e como consequência, a melhoria do Ensino Superior.
2015
Descrição
  • ANTONIO LUIS DE SOUTO FILHO
  • O TEOREMA CHINÊS DOS RESTOS
  • Data : 29/10/2015
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  • Neste trabalho,apresentamos o Teorema Chinês dos Restos, com início nos pré-requisitos: congruências, sistemas de congruências, pequeno Teorema de Fermat e finalizamos como Teorema Chinês dos Restos, apresentando sua parte histórica,importância e aplicabilidade,em especial, sua utilidade na Teoria dos Números. A principal aplicação do Teorema Chinês dos Restos mostrada é a possibilidade de trabalhar com números de alta cardinalidade.
  • PATRICIO TORRES COSTA
  • VETORES: uma abordagem para o Ensino Médio.
  • Orientador : JOSE ANTONIO PIRES FERREIRA MARAO
  • Data : 10/09/2015
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  • O estudo dos vetores é apresentado buscando mostrar o tema nas aulas de Matemática e Física no Ensino Médio. Um modelo conceitual que é postulado e fundamentado nas publicações sobre vetores; ou seja, dos livros didáticos de cálculo vetorial e álgebra linear. Introduziremos o estudo de vetores geometricamente de modo construtivo e pela visualização do mesmo, dentro do espaço bidimensional e tridimensional. Em seguida, utilizamos o método analítico e geométrico para introduzir outros conceitos e operações. Nos preocupamos em expôr algumas aplicações na geometria plana e espacial como demostrações de alguns teoremas e problemas clássicos como cálculo de volume e áreas através de vetores e também na área de física como o Cálculo do trabalho e do campo magnético que são obtidos através do uso de vetores.
  • MARCIO ANTONIO MOTA PINTO
  • MMC E MDC: abordagem e resolução de problemas.
  • Orientador : JOAO DE DEUS MENDES DA SILVA
  • Data : 31/08/2015
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  • A proposta deste trabalho é fazer uma abordagem sobre o mínimo múltiplo comum, máximo divisor comum e o uso na resolução de problemas na educação básica, em que procurou-se expor o tema de maneira simples, objetiva e contextualizada e ver como isto interfere na aprendizagem dos discentes. Iniciamos fazendo uma abordagem sobre noções de conjuntos visando mostrar que esta linguagem é fundamental. Em seguida apresentamos os conjuntos dos números naturais e dos números inteiros com suas operações e propriedades e também definições e teoremas, como divisores e múltiplos, números primos, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Finalmente introduzimos vários problemas que são resolvidos utilizando mínimo múltiplo comum, máximo divisor comum e o algoritmo de Euclides.
  • GILFRAINE DA SILVA AMORIM
  • MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA O ENSINO MÉDIO: uma análise dos sistemas de amortização.
  • Data : 28/08/2015
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  • O presente trabalho tem como objetivo explorar a matematica fi nanceira no ensino médio, conteudo esse pouco ministrado pelos professores de matemática em sala de aula. Inicia-se com o estudo das progressões, evidenciando suas principais características, apresentado, em paralelo, os conceitos de Juros Simples e Juros Compostos. São expostos alguns Sistemas de Amortização utilizados no mundo, fazendo uma analise dos que são empregados pelas instituições financeiras no Brasil. Aplicando, por fi m, esses conteúdos em situações vividas no cotidiano, com a intenção de esclarecer dúvidas, e mostrar aos consumidores todos os custos que são embutidos nos cálculos das prestações de um fi nanciamento.
  • REGIANE BRAZ DA SILVA CANTANHÊDE
  • ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE ESTATÍSTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: uma experiência com alunos do 3º ano do Ensino Médio.
  • Data : 28/08/2015
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  • Neste trabalho objetivou-se investigar a viabilidade do uso da Metodologia de Resolução de Problemas no ensino de Estatística com alunos do Ensino Médio, bem como verificar, via professores da rede pública, como se processa o ensino-aprendizagem em Estatística nas escolas de Ensino Médio da cidade de Açailândia – MA. Para isso, foram aplicados questionários a professores de Matemática das redes de ensino estadual e federal e a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas foi adotada no ensino de Estatística a um grupo de alunos do Instituto Federal do Maranhão, Campus de Açailândia. Esta última etapa da pesquisa foi realizada em seis aulas de 50 minutos cada, durante o mês de junho do ano de 2015, onde os conceitos e propriedades das medidas de tendência central – média aritmética, moda e mediana – foram trabalhados a partir da resolução de problemas, seguindo os dez passos sugeridos por Allevato e Onuchic (2014). A pesquisa revelou que os alunos tiveram bom desempenho na resolução dos problemas propostos. Dessa forma, acredita-se que essa metodologia de ensino adotada pode contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem em Estatística. Também constatou-se que a Metodologia de Resolução de Problemas ainda não é uma prática comum entre os professores pesquisados da rede pública.
  • MARCOS ANTONIO DE SOUZA SILVA
  • A ESTATÍSTICA E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO INSTRUMENTOS DE AUXÍLIO PARA MELHORIA DO APRENDIZADO EM MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO MARANHÃO.
  • Data : 28/08/2015
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  • Neste trabalho mostramos como a estatística, por meio de indicadores e da Análise Envoltória de Dados, e o Planejamento Estratégico podem contribuir na construção de um Plano que possa contribuir para a melhoria do ensino da matemática nas escolas públicas do estado do Maranhão. A escolha do tema se deu por conta de diversas constatações em noticiários de TV e internet de que o ensino-aprendizagem em matemática no Maranhão é um dos piores do Brasil e por acreditarmos que esse quadro pode ser alterado se trabalhado com diligência. Para isso,fi zemos uma breve explanação de um histórico sobre a educação matemática no Maranhão e logo em seguida apresentamos alguns conceitos sobre Planejamento Estratégico, ocasião em que falamos sobre o Balanced Scorecard (BSC) e como podemos utilizá-lo para construir um Mapa Estratégico que possa ser utilizado para a melhoria da educação matemática no Maranhão. Para auxiliar neste processo de construção, abordamos duas importantes ferramentas: os indicadores, que servirão para mensurar os objetivos estratégicos traçados e a análise envoltória de dados que faz comparação de e ficiência entre unidades de ensino. Estabelecidas esta lógica, selecionamos as escolas públicas estaduais e municipais que obtiveram as melhores notas no ENEM em 2014, escolhemos três indicadores e fizemos as devidas análises. Ate chegarmos aos resultados fizemos diversas pesquisas na internet, tendo que ler diversos trabalhos, artigos, dissertações, teses, além de livros sobre planejamento estrategico e balanced scorecard. Finalizamos concluindo que ha meios de modi ficar esse quadro pelo qual passa os nossos alunos, professores, escolas e a comunidade em geral. Mostramos que a estatística e a administração podem ser ferramentas de grande importância para transformação da sociedade maranhense com a formação de pessoas que possam dominar melhor os ensinos da matemática nos anos que passam em sala de aula.
  • EDINALDO FONSECA CORREA
  • CARACTERIZAÇÃO DA FUNÇÃO AFIM, APLICAÇÃO E ENSINO.
  • Orientador : KENIO ALEXSOM DE ALMEIDA SILVA
  • Data : 28/05/2015
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  • Neste trabalho estudamos o importante conceito de função afi m, suas fi nalidades e ensino. Para tanto iniciamos com o estudo dos pré-requisitos, seguidos de conceitos e de nições e apresentação de problemas contextualizados e aplicaçõess diversas. Finalizamos propondo um Curso de Extensão e planos de aula para o ensino da função afi m.
  • BENEDITO DINIZ DOS SANTOS JUNIOR
  • JOGOS MATEMÁTICOS: Metodologia de ensino baseada em jogos - uma experiência em sala de aula.
  • Data : 31/03/2015
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  • O presente trabalho consiste na aplicabilidade e elaboração de jogos matemáticos para os alunos da terceira série do ensino médio. Com a finalidade de demonstrar que o jogo pode se utilizado em qualquer fase do ensino, é relatado uma experiência prática com jogos aplicada nas duas turmas do turno matutino do Centro de Ensino São Cristóvão, São Luís - MA. A atividade foi desenvolvida no segundo semestre de 2014 visando consolidar conceitos de Geometria Analítica. Com os resultados alcançados, notou-se maior interesse dos alunos em relação ao conteúdo, superando as dificuldades encontradas nas aulas tradicionais e melhorando a participação e o aproveitamento desses alunos na fase final dos estudos do ensino médio. Percebeu-se que a utilização de metodologias diferenciadas tornaram os conteúdos mais interessantes e, consequentemente, forneceram aos estudantes mais elementos na busca de melhores resultados.
  • RAIMUNDO JOSÉ PINTO CUTRIM
  • CURVAS PLANAS PARAMETRIZADAS: um ensaio para o Ensino Médio.
  • Orientador : JOSE CLOVES VERDE SARAIVA
  • Data : 31/03/2015
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  • Através da trajetória de um ponto móvel é possível descrever o traço de uma curva plana, bastando considerarmos as coordenadas x e y como funções de um parâmetro t. Nesse contexto, apresentaremos os princípios de parametrização de várias curvas planas, inseridos dentro da abordagem do Ensino Médio, sendo necessário para isso, um resgate de vários conteúdos já estudados pela maioria dos alunos desta modalidade de Ensino. Inicialmente faremos um estudo de conteúdos que serão indispensáveis para o desenvolvimento deste trabalho, tais como: Função, Geometria Analítica, Trigonometria e uma introdução ao Cálculo Diferencial e Integral. Em seguida, trataremos da noção intuitiva e da definição formal de curva plana parametrizada, para na sequência explorarmos sobre a parametrização de várias curvas planas, utilizando como ferramenta de auxílio o software Geogebra. Além disso, com o conhecimento das curvas planas parametrizadas e do Cálculo Diferencial e Integral, iremos estabelecer o comprimento e área de curvas paramétricas. Por fim, daremos um destaque para a ciclóide, onde mostraremos as suas curiosidades e sua importância no cotidiano.
2014
Descrição
  • LUCIANO GOMES NETO
  • O USO DO GEOGEBRA NO ESTUDO DAS FUNÇÕES REAIS NO ENSINO MÉDIO
  • Data : 16/10/2014
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  • Neste trabalho propomos o uso do software GeoGebra, com a aplicação de atividades para visualização de gráficos de funções elementares. Esperamos que o trabalho possa ser utilizado para motivar os professores do ensino médio a implementar no processo do ensino-aprendizagem de funções, o Geogebra. Eventuais conjecturas que surgem na sala de aula podem ser investigadas com o apoio computacional.
  • EUGÊNIO MENDES MORAES FILHO
  • A TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO ENSINO BÁSICO
  • Data : 28/08/2014
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  • A importância da avaliação educacional tem sido evidenciada desde a última década. Cada vez mais se faz necessária uma abordagem que mostre o aspecto qualitativo de dados educacionais em detrimento de aspectos puramente quantitativos. Nesse contexto surge a Teoria da Resposta ao Item (TRI). No presente trabalho abordamos os fundamentos dessa teoria, com ênfase nos modelos logísticos que relacionam a probabilidade de acerto a determinados itens com a habilidade dos respondentes. Além disso, apresentamos o processo de estimação dos parâmetros dos modelos e das habilidades dos alunos. Uma aplicação com os dados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) foi realizada. A implementação computacional foi desenvolvida com o uso do software R.
  • LUIZ ALVES DE SOUZA NETO
  • ARITMÉTICA MODULAR E CRIPTOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO
  • Data : 28/08/2014
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  • Neste trabalho, sera apresentado o contexto histórico da criação e desenvolvimento da criptografi a passando pelo Império Romano até os dias atuais com os seus poderosos algoritmos de encriptação utilizando chaves públicas e privadas em sistemas simétricos e assimétricos evidenciando procedimento do protocolo da troca de chaves de Diffie-Hellman com uma aplicação prática que podera ser utilizado como propostas de atividades em sala de aula pelo professor para o ensino de Aritmética Modular, Matrizes e Funções. Dessa forma, a abordagem do tema Aritmética Modular e Criptografi a na Educação Básica são formas motivadoras para o ensino de conteudos relacionados como expressões numericas, funções, funções inversas, matrizes, divisibilidade no intuito de motivar o aluno a contemplar a matematica de forma prática e contextualizada.
  • ELDON KERN NETA PACHECO
  • ALGUMAS PROPRIEDADES DOS TRIÂGULOS ESTENDIDAS AO TETRAEDRO
  • Data : 28/08/2014
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  • Tratamos, nesta dissertação, de algumas propriedades dos triângulos que podem ser estendidas e aplicadas, de forma semelhante, em um tetraedro. Para sua realização, primeiramente inserimos algumas definições, proposições e teoremas básicos que serviram como preliminares no desenvolvimento principal do tema. Além disso, achamos útil nomear alguns segmentos e retas, simplesmente para facilitar a escrita evitando repetições e especialmente tornar uma leitura agradável e facilitar o entendimento das ideias propostas. A utilização do software GeoGebra 5 Beta Release, na sua versão 3D, se apresentou decisivo para a investigação, facilitando as demonstrações dos tópicos apresentados além de permitir, de forma simples, a construção de todas as figuras presentes no trabalho, o que seguramente levou a um melhor entendimento do assunto abordado.
  • JOSÉ ANTONIO FARIAS DE SOUSA
  • ESTUDO DA CIRCUNFERÊNCIA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA.
  • Data : 28/08/2014
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  • Este trabalho apresenta uma proposta didática para a disciplina de matematica, sugerindo a aplicação do software GeoGebra como ferramenta de auxílio no ensino de circunferências, tanto do ponto de vista da Geometria Plana quanto Analtica. Por se tratar de um software livre de Geometria Dinâmica e que permite fazer construções geométricas a partir de entes algébricos, o uso do GeoGebra na compreensão e análise das propriedades acerca de circunferência pode fazer com que essas tornam-se mais dinâmicas, construtivas e signi cativas para o aluno.
  • ERIC SOUSA CARTAGENES
  • DESIGUALDADES ENTRE MÉDIAS E APLICAÇÕES NO ENSINO MÉDIO.
  • Data : 28/08/2014
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  • Apresentamos neste trabalho definições de médias e usamos algumas desigualdades na resolução de problemas em temas tais como, geometria, inequações e funções do 2º grau. Demonstramos entre outras, as desigualdades entre médias. Concluímos que estas desigualdades podem ser ensinadas no Ensino Médio, tornando-as em alguns casos o método mais simples na resolução de alguns problemas.
  • JULIMAR CARLOS DE OLIVEIRA
  • MÉTODO DE NEWTON-RAPHSON APLICADO A LOCALIZAÇÃO DE RAÍZES POLINOMIAIS.
  • Data : 28/08/2014
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  • O presente trabalho e uma proposta para localização de raízes polinomiais de grau n. É proposto, através de aulas práticas, a localização de raízes polinomiais utilizando o chamado Método de Newton - Raphson. Entende-se que este trabalho preenche um espaço não explorado por livros didáticos, pois oferece material a ser utilizado em sala. Para atingir o objetivo, e introduzido de forma elementar e intuitiva os conceitos de limite e derivada de uma função. É proposto utilizar támbem o software educacional GeoGebra pois, além de ser gratuito e acessível, oferece um tratamento dinâmico necessário a abordagem do trabalho.
  • FERNANDO PEREIRA DE OLIVEIRA
  • VETORES: uma abordagem para o Ensino Médio.
  • Data : 28/08/2014
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  • O presente trabalho consiste em uma abordagem sobre vetores buscando aplicabilidade para as aulas de Matemática no Ensino Médio. Os vetores também podem ser abordados nas aulas de matemática para alunos da 3ª série, geometricamente, alguns tópicos de geometria analítica e números complexos têm interpretações equivalentes. Um modelo conceitual será postulado e fundamentado nas publicações sobre vetores: dos livros didáticos de cálculo vetorial e álgebra linear. Nos preocupamos em expôr algumas aplicações práticas como o cálculo do trabalho (W) e do torque ( ) que são obtidos através do produto entre vetores. Destacamos o uso do software GeoGebra como uma ferramenta de ensino e aprendizagem, através atividades propostas onde os educandos sejam levados a explorar seus recursos para a visualização, manipulação gráfica, vericação e investigação de conceitos e propriedades de forma dinâmica e interativa, auxiliando assim no desenvolvimento de competências e habilidades importantes para a interpretação de problemas do cotidiano.
  • WALTER REIS
  • GEOMETRIA FRACTAL: uma abordagem voltada para o ensino médio.
  • Data : 28/04/2014
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  • O trabalho tem como meta mostrar a importância da geometria fractal como recurso para o ensino de diversos temas matemáticos: frações, progressões, potência e limites, por exemplo (MOURA, 2011). Inicialmente faz-se um breve histórico da evolução da geometria desde Euclides, passando pelas geometrias não euclidianas até os fractais. Posteriormente é retratada a situação do ensino da matemática no Brasil e no mundo, mostrando algumas pesquisas que tentam resgatar a importância da matemática enquanto ciência. Os fractais são definidos, exibidas suas principais características e apresentados alguns fractais precursores. Posteriormente, conceitua-se Caos, mostrando sua relação com os fractais, bem como sua aplicação em diversas áreas da ciência. Faz-se algumas considerações sobre a evolução do ensino da geometria, abordando alguns outros temas matemáticos. Por fim, é apresentada a proposta de intervenção para inserção da geometria fractal como recurso didático a ser utilizado no ensino de diversos temas matemáticos.
  • ANDERSON HENRIQUE COSTA BARROS
  • Coordenadas Polares: Um Ensaio sobre a Aplicabilidade no Ensino Médio.
  • Data : 28/04/2014
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  • O estudo das Coordenadas Polares sera abordada neste trabalho na perspetiva de abordagem possível no Ensino Médio, tendo o enfoque do ponto de vista da Geometria Analtica estudada na Educação Básica. Sera apresentado a importância do tema, destacando a sua simplicidade na resolução de problemas, utilizando ferramentas básicas estudadas no Ensino Fundamental e Médio, tais como: relaçõess métricas e trigonométricas no triângulo, fundamentos de Geometria Analtica. No trabalho serão utilizados ferramentas computacionais como o Geogebra e o WxMaxima sendo um facilitador e motivador para professores e alunos. Por fim, sera lançado, de maneira estrutural, o assunto proposto.
  • JERFSON MACIEL ARAUJO MARTINS
  • FUNÇÕES POLINOMIAIS DO 1º E 2º GRAUS: uma abordagem na Física.
  • Data : 28/04/2014
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  • Visando dar maior fundamentação teorica e exibir uma aplicabilidade das Funções Polinomiais do 1º e 2º Graus, tanto para professores quanto para alunos, o presente trabalho abordara alguns conteudos relacionados a estas funções. Tais conteudos não são mostrados na maioria dos livros didáticos, bem como o emprego dessas funções no estudo da cinemática, de modo a estabelecer a ligação entre essas duas áreas do conhecimento, a saber: a Matematica e Física. Para isso, foi desenvolvido nesse trabalho, o estudo das equações polinomiais do 1º e 2º graus, como fundamentação teorica ao estudo das funções, dando destaque para: os princípios aditivo e multiplicativo e o completamento do quadrado, como métodos utilizados na resolução dessas equações. Em seguida, abordou-se as Funções Polinomiais do 1º e 2º Graus, expondo conteudos dessas funções que raramente são trabalhados no Ensino Médio e de grande importância para determinar certas características e/ou propriedades dessas funções, e por m, o estudo dos principais movimentos da cinemática (MRU, MRUV e queda livre), que foram abordados no âmbito das Funções Polinomiais do 1º e 2º Graus.
  • EVANILSON SANTOS SILVA
  • DIAGONALIZAÇÃO DE MATRIZES: uma abordagem no ensino médio.
  • Data : 28/04/2014
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  • Busca-se as definições de matrizes, determinantes, sistemas lineares, espaço vetorial com produto interno, autovalores e autovetores de matrizes. Aborda-se, em seguida, a diagonalização de matrizes e sua aplicação na identificação de cônicas não degeneradas, a saber: elipse, hipérbole e parábola.
  • JOSÉ WILSON SILVA COSTA
  • A CONSTRUÇÃO DE CASA POPULAR COMO RECURSO MOTIVACIONAL PARA O ESTUDO DE PRISMA E PIRÂMIDE
  • Data : 28/04/2014
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  • O presente trabalho tem a finalidade apresentar a contextualização, aplicando conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento, ou seja, Aplicação da Geometria Espacial Métrica na Engenharia Civil, o qual será desenvolvido com os alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola C.E. Gonçalves Dias na cidade de S˜ao Luís - MA. A proposta didática consiste em utilizar os sólidos geométricos - prisma, pirâmide - para desenvolver o projeto de construção de casa popular com o objetivo de desenvolver as habilidades e competências geométricas. Durante a construção de casas, constantemente, os profissionais da área precisam fazer cálculos de áreas, volumes, para orçar materiais. Por meio desta proposta espera-se que o ensino da geometria espacial métrica possa ser realizado de forma diferenciada e motivadora propiciando um melhor entendimento por parte do discente.
  • WASHINGTON LUIS PARGA GARRIDO JUNIOR
  • O USO DAS CONSTRUÇÕES COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CÔNICAS
  • Data : 28/04/2014
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  • Este trabalho tem como objetivo apresentar ao professor uma metodologia para o ensino e aprendizagem das cônicas baseada em construções através de Dobraduras, Desenho Geométrico e Geogebra, onde são exploradas após cada construção situações na forma de atividades que permitem ao professor revisar os assuntos estudados sobre as cônicas em sala de aula.
  • JOAO FRANCISCO EVERTON CUNHA
  • SEQUÊNCIAS E SÉRIES: abordagem e aplicações no ensino médio.
  • Data : 28/04/2014
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  • Trata-se de uma proposta de abordagem de sequências e séries para o e ensino médio, em que procurou-se expor o tema de forma contextualizada e objetiva, realizando-se sempre que conveniente e possível, as interpretações geométricas dos elementos matemáticos. Inicialmente faz uma abordagem hist´orica visando mostrar como o assunto esteve presente e foi útil `as diversas sociedades e mostrar os matemáticos que obtiveram notoriedade em seus trabalhos. Além dos assuntos de costume, como progressão aritmética e progressão gométrica, traz-se a definição de limite de sequência, a definição de série num´erica e utiliza-se a série harmônica para mostrar que o fato do termo geral de uma série convergir para zero não é condição suficiente para a convergência da mesma. Por fim, estuda-se o oco de neve Koch, o triângulo de Sierpinski e problemas de matematica fi nanceira como aplicações de sequências e séries, sem necessariamente precisar definir termos ou expressões específicas e assim mostrar que o tema está presente em diversas situações do cotidiano.
  • JOSIVALDO NASCIMENTO DOS PASSOS
  • O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE RETAS E PLANOS
  • Data : 28/04/2014
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  • Este Trabalho de Conclusão de Curso sugere uma sequência de atividades para desenvolver conteúdos de Geometria Analítica, particularmente retas e planos, com alunos do Ensino Médio, tendo em vista que a necessidade do uso de Softwares educacionais em todas as áreas da educação cresce à medida que as tecnologias estão cada vez mais presente no dia a dia dos nossos alunos na educação básica. O Geogebra, um software matemático, vem sendo utilizado no ensino aprendizagem de matemática em boa parte das escolas publicas do Brasil, porém, o mesmo não acontece nas escolas da Rede Estadual no Município de Açailândia-MA. Assim sendo, apresentamos aqui um trabalho que visa motivar o uso dessa importantíssima ferramenta de fácil manuseio e de riquíssimos recursos na construção, visualização e modificação de guras geométricas, entre outras funções de uso contínuo no ensino de matemática.
2013
Descrição
  • JEOFTON MEIRA TRINDADE
  • SCILAB, GEOGEBRA E WINPLOT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE MATRIZES, DETERMINANTES E GEOMETRIA ANALÍTICA.
  • Data : 30/08/2013
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  • O presente trabalho apresenta como proposta a utilização de algumas tecnologias em sala de aula, como recurso motivador no processo ensino-aprendizagem, principalmente na disciplina de matemática onde, historicamente as dificuldades em assimilar os conteúdos têm desmotivado alunos. Dentre essas tecnologias apresentamos os Softwares educacionais SciLab, Winplot e o Geogebra como ferramentas capazes de enriquecerem as aulas de matemática e facilitarem a aprendizagem.
  • IRAMAR BATISTA DA SILVA
  • Uma Abordagem de Progressões para o Ensino Médio.
  • Data : 30/08/2013
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  • As progressões aritméticas e geométricas são conteudos de fundamental importância no Ensino Médio. Contudo, percebe-se, ao longo da experiência profi ssional e no contato com os colegas de trabalho, que e tradicional o ensino das Progressões exclusivamente por meio de manipulação de ffórmulas entregues aos alunos, sendo assim empregados em exercicios tradicionais de sala de aula. Na aprendizagem da matematica, os problemas permitem ao aluno colocar-se diante de questionamentos e pensar por si próprio, possibilitando o exericcio do raciocínionio logico e não apenas do uso padronizado de fórmulas. Dessa forma o objetivo desse trabalho dentre outros, é desenvolver um material que sirva de material didático sobre progressões aritméticas e geométricas, seja para o professor, seja para o aluno.
  • ROBERT BATISTA PINHEIRO
  • NÚMEROS COMPLEXOS: alguns aspectos algébricos e geométricos.

  • Data : 10/04/2013
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  • O objetivo desse trabalho dentre outros, e desenvolver um material com maior embasamento
    teorico sobre numeros complexos, seja para o professor, seja para o aluno. Para isso, desenvolvemos
    o trabalho da seguinte forma: No capítulo 1 vamos apresentar um pouco da historia
    dos números complexos, nesse capítulo vamos compreender que a criação dos números complexos
    surgiu a partir da busca da solução de equações do 3º grau e não do 2º grau. No
    capítulo 2 apresentaremos um resumo de todas as representações dos números complexos
    usualmente utilizadas (cartesiana, algebrica e trigonometrica) e tambem a representação
    matricial que quase não e abordada no ensino médio. No capítulo 3, apresentaremos a representação exponencial junto com o estudo de logaritmo no campo dos complexos e também
    a potenciação quando o expoente e um número da forma a + bi. No capítulo 4, discutimos
    alguns topicos de geometria no plano de Argand-Gauss onde apresentaremos uma fórmula
    para calcular a área do polígono formado pelos a xos das razes n-esimas de um complexo
    a + bi que depende apenas de n; a e b.

  • JOHN WAYNI SANTOS OLIVEIRA
  • UMA NOVA ABORDAGEM NO ENSINO DA
    GEOMETRIA ESPACIAL

  • Data : 10/04/2013
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  • Este projeto visa desenvolver um método diferenciado para se ensinar o assunto de geometria
    espacial no ensino médio, para tanto será introduzido desde aulas que ensinam desenhos
    em perspectiva, até a utilização de um software cujos objetivos serão aprimorar o saber espacial
    do aluno, tendo em vista que o mesmo só tem contato com as figuras espaciais ao
    iniciar este estudo, então se pretende apresentar esta nova metodologia de ensino e acreditar
    em sua eficácia como nova ferramenta de trabalho para os professores, no ensino desse ramo
    da Matemática que está um tanto quanto deficiente.

  • EVERTON SOARES CANGUSSU
  • O ENSINO DE SEQUÊNCIAS DE RECORRÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
    COM O AUXÍLIO DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

  • Data : 10/04/2013
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  • Este trabalho versa sobre uma metodologia de ensino de sequências de recorrência como ferramenta
    na resolução de problemas combinatórios, de regularidade geométrica e numérica, de
    dinâmica populacional e de matemática financeira. Mostra a necessidade de reconhecer padrões,
    de criar modelos matemáticos através de sequências numéricas ou de recorrência, e de
    simular e analisar resultados numéricos através do uso da tecnologia, neste caso, em específico
    a linguagem de programação Basic, como ferramenta de aprendizagem.

  • ELDER ABREU JUNIOR
  • APLICAÇÕES DO TEOREMA DE PITAGÓRAS: trigonometria esférica.

  • Data : 10/04/2013
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  • A Geometria é vista como uma ciência de natureza lógica e dedutiva, sendo formulada
    por postulados, axiomas e noções comuns a todos. Assim Euclides formulou e organizou
    todo o conhecimento sobre Geometria de sua época em seus Elementos. Euclides
    começou o desenvolvimento do seu trabalho utilizando cinco postulados. O quinto postulado,
    porém, conhecido como postulado das paralelas, causou grande polêmica. Muitos
    afirmavam que se tratava de um teorema e buscavam uma demonstração. Grandes matemáticos se aventuraram no estudo do quinto postulado e o problema que parecia simples
    tornou-se uma difícil busca por séculos. Em meio às tentativas de prová-lo foram descobertas
    novas geometrias nas quais a soma dos ângulos internos de um triângulo não
    seria mais 180º e sim um valor variando entre 180º e 540º, por dois pontos distintos não
    passaria uma reta, mas infinitas e etc. Assim iniciava-se uma série de resultados novos tão
    consistentes quanto a Geometria Euclidiana. Esses resultados, apesar de diferentes e distantes
    de alguns resultados da Geometria Euclidiana, possuem um encadeamento lógico e
    prático correto, motivando assim a escrita da presente dissertação, que tem por objetivo
    determinar a distância entre dois pontos na superfície terrestre.
    É interessante que os professores de Matemática tenham conhecimento da existência
    e possíveis aplicações das geometria não euclidianas e compartilhem com seus alunos
    algumas informações e curiosidades a esse respeito uma vez que nas escolas a geometria
    ensinada não é suficiente para resolver certos problemas de natureza mais real e prática.

  • DOMINGOS BOAES GARCIA
  • RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS UTILIZANDO FUNÇÕES GERADORAS.

  • Data : 10/04/2013
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  • Neste trabalho, temos como objetivo principal, resolver problemas combinatórios utilizando as
    funções geradoras. O escopo do trabalho é fazer comparações de alguns problemas resolvidos
    através da Análise Combinatória Clássica e em seguida usando Funções Geradoras.

  • JOSÉ RIBAMAR PENHA LINDOSO
  • UMA NOVA ABORDAGEM DA GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO USANDO VETORES.

  • Data : 06/04/2013
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  • O presente trabalho é uma nova proposta de abordagem das geometrias plana e analítica plana
    no ensino médio, tendo por base o uso de vetores. Os vetores oferecem uma possibilidade
    mais ampla de exploração das propriedades dos objetos de estudo da geometria: as figuras
    geométricas e suas propriedades. Com o uso de vetores as demonstrações das proposições da
    geometria tornam-se bem mais simples. O propósito é mostrar como explorar propriedades
    das figuras geométricas e resolver problemas de geometria analítica usando vetores. Usaremos
    as diversas formas de representação dos vetores e suas propriedades na demonstração de
    resultados e na resolução de problemas de geometria analítica. Um modelo conceitual será
    postulado e fundamentado nas publicações sobre vetores: os livros didáticos de cálculo vetorial
    e geometria analítica. Nas representações geométricas e gráficas usaremos o software GeoGebra.
    Acreditamos que fazendo a articulação entre a representação algébrica e a representação
    gráfica das figuras de uma forma mais natural possível o estudo da geometria analítica com o
    uso de vetores facilitará o nível de aprendizagem dos alunos.

  • EMERSON CARLOS CASTELO BRANCO
  • A IMPORTÂNCIA DAS DEDUÇÕES DAS FÓRMULAS TRIGONOMÉTRICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

     

  • Data : 06/04/2013
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  • O presente trabalho faz uma breve abordagem das razões trigonométricas, seguidas de um
    estudo sobre arcos e círculos trigonométricos, bem como das funções circulares, de suas variações
    e de seus respectivos gráficos. As deduções das relações recíprocas são feitas de forma
    geométrica. As fórmulas trigonométricas de adição e transformação em produto, são deduzidas
    de modo bem simples. Abordam-se as equações trigonométricas de uma forma diferente e
    finaliza-se com aplicações.

  • CLEONILSON DOS REIS FERREIRA
  • CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE: uma proposta para o processo ensino-aprendizagem do 7º
    ano do ensino fundamental.

  • Data : 06/04/2013
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  • O presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática, onde é elabordado
    o conceito de proporcionalidade tratados nos conteúdos do 7º ano do ensino fundamental,
    por meio da determinação da constante de proporcionalidade e da relação entre as
    grandezas(variáveis) proporcionais. A sequência de ensino orienta-se em uma pesquisa de
    Ruiz(1986), sobre o conceito de proporcionalidade, um trabalho de Perotti(1999) sobre o
    estudo da reta a partir das grandezas diretamente proporcionais e as definições de proporcionalidade
    de ´Avila(1986) e de Lima (2006). Uma das ferramentas auxiliares de ensino
    utilizadas na aplicação da sequência foi o software Geogebra, além do uso de outros materiais
    como: cartão, palitos, bastões, papel e lápis. A sequência foi aplicada com alunos
    do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Imperatriz, interior
    do estado do Maranhão. Os resultados obtidos levam a concluir que houve uma evolução
    significativa por parte dos alunos, na apreensão do conceito de proporcionalidade, propiciados
    pela compreensão e o relacionamento entre a constante de proporcionalidade e as
    variáveis dos problemas; e pelas devidas articulações entre os diferentes conteúdos relacionados
    com o conceito de proporcionalidade.

  • VALDIR FERREIRA MOUZINHO
  • A MATEMÁTICA NAS OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO: análise do material didático do Curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFMA Campus São Luís-Maracanã.

  • Data : 06/04/2013
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  • Esta pesquisa é resultado de longa experiência no ensino da Matemática no IFMA-Campus São
    Luís-Maracanã e visa solucionar alguns problemas de aplicação da matemática relacionados à
    metodologia utilizada na resolução de problemas em disciplinas do Curso Técnico em Agropecuária
    Integrado deste Campus. Para tanto, entrevistamos professores, examinamos livros
    didáticos, livros de apoio, apostilas e manuais utilizados por eles e as abordagens utilizadas
    na resolução de problemas que necessitam de conhecimentos de matemática. Embora tenha
    sido constatado que em vários problemas resolvidos não são mencionados os conteúdos de
    matemática que estão sendo aplicados e que a metodologia utilizada não traz na resolução
    todos os passos percorridos, fixamos estes estudos nas aplicações que envolvem proporcionalidades,
    desenvolvendo-os nas disciplinas: Química, Geografia, Zootecnia Geral e Agricultura
    Geral por terem aplicações de razões, proporções, regra de três e porcentagens, conteúdos de
    vasta aplicação nas diversas componentes curriculares do curso. Das resoluções analisadas
    nessas disciplinas, constam neste trabalho somente uma amostra de problemas de proporcionalidades
    que entendemos necessitarem de uma abordagem metodológica mais didática para
    que seu entendimento esteja ao alcance do maior número possível de alunos dentro de uma
    turma de conhecimentos matemáticos heterogêneos como as do curso em questão. Também
    daremos uma explicação matemática sobre o Quadrado de Pearson, uma regra prática e simples
    bastante utilizada no cálculo de ração. Após cada análise apresentamos uma proposta de
    resolução desses problemas, evidenciando as etapas da resolução de um problema, segundo
    Polya (2006), tentando fazer o aluno reportar-se aos conhecimentos de matemática adquiridos
    por ele nas séries anteriores.

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