Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Documentos

Publicações do Programa
Nome
A ÁFRICA ESTÁ EM NÓS: contos africanos de Angola e Moçambique em Língua Portuguesa para o ensino...
A AVALIAÇÃO FORMATIVA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE: um estudo no curso de graduaçã...
A BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE EM SÃO LUÍS - MA: identidades em trânsito
ACESSO À JUSTIÇA: a contribuição das Serventias Extrajudiciais para a sociedade contemporânea, c...
A COMICIDADE NA R(E)ISADA: o riso em seus aspectos simbólicos e sociais em um grupo de Nazaré do...
A CONSTRUÇAO CULTURAL DA IDENTIDADE DO/A PEDAGOGO/A PELO CURRÍCULO
A CONSTRUÇÃO DA HOSPITALIDADE URBANA NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS: um estudo de caso da Praia...
A DOMESTICAÇÃO DO CORPO E A SUBVERSÃO DA SEXUALIDADE FEMININA NA LITERATURA: Do Iluminismo ao Nat...
A ECONOMIA CRIATIVA E A FACTIBILIDADE DO VIVER SUSTENTÁVEL: a Cultura da Sustentabilidade Ambient...
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: o projeto “Protagoni...
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO DO IFMA: avaliação, percepções e...
A ESTÉTICA DA VEROSSIMILHANÇA NO ROMANCE JÚLIA OU A NOVA HELOÍSA DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU
A GEOGRAFICIDADE EM CEM ANOS DE SOLIDÃO: um estudo do espaço maravilhoso em Gabriel García Márquez
A IDENTIDADE EM MOVIMENTO: um estudo sobre a comunidade do Maracanã (1930-1970)
A Identidade Profissional pela Tessitura do Discurso de Funcionários/as da Escola Pública Estadu...
A LEITURA DE MITOS CLÁSSICOS NA EJA: superando as relações de poder na sala de aula para a formaç...
A METODOLOGIA WEBQUEST NA AULA DE LITERATURA: um estudo de caso com alunos do 3° ano do ensino mé...
A MODERNIZAÇÃO DOS SERVIÇOS URBANOS DE ABASTECIMENTO D’ÁGUA NA SÃO LUÍS OITOCENTISTA, ADVINDA DA...
A PERFORMANCE DO CONTADOR DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEO: a experiência do grupo Xama Teatro
A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (MEC/SEESP, 2008): ...
A PRÁTICA DO TUTOR NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO COM O ALUNO DO CURSO DE FILOSOFIA A DISTÂNCIA DA UEMA
APRENDER E ENSINAR NA ERA DIGITAL: um estudo sobre Mobile Learning emexperiênciasde avaliação de...
APRENDIZAGENS ESTÉTICAS ON-LINE: expografias interativas em ambientes virtuais de aprendizagem
APROPRIAÇÕES DE MÍDIAS DIGITAIS E DINÂMICAS DE DIFUSÃO, CIRCULAÇÃO E CONSUMO DA CULTURA EM REDE: ...
A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL COMO INTERCESSÃO NO DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS
A RELEVÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA DOS EGRESSOS DO...
A RESSIGNIFICAÇÃO DO MITO NO PENSAMENTO DO FILÓSOFO BRASILEIRO VICENTE FERREIRA DA SILVA
ARTE E CULTURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma análise das ações culturai...
ARTE E TRABALHO EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO: perspectivas e impressões de atores e atrizes sobre a at...
ARTE, TÉCNICA E MERCADO: ressonâncias da indústria fonográfica entre as descontinuidades da ciber...
AS AÇÕES DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL – IPHAN PARA A PROTEÇÃO DO PAT...
AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE PIO XII – MA
AS RELAÇÕES DE MEDIAÇÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO: um diálogo entre Vigotski e Paulo...
AS RELAÇÕES ENTRE TEATRO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO NO PRÓ- LICENCIATURA EM TEATRO DA UFMA E UnB
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: uma análise do processo de monitoramento e avaliação acadêmica dos bolsis...
A TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: concep...
AUTORIA E DISSENSO NA INTERNET: um estudo sobre participação e tecnologia
BANDEIRA DE AÇO: música, identidade e cultura popular no Maranhão
BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO Experiência estética e produção de sentidos nos programas policiais d...
CALENDÁRIO ACADÊMICO DO PGCult - 2020.2
CIBERTERRITORIALIDADE : o blog enquanto instrumento de territorialização do sujeito no Ciberespaço.
CRÍTICA ROUSSEAUNIANA DA IMITAÇÃO TEATRAL: da recusa do teatro de classe francês ao consentimento...
CULINÁRIA MARANHENSE: a Identidade Alimentar na capital do Maranhão sob o olhar dos frequentadore...
CULTURA E EDUCAÇÃO EM ROUSSEAU: uma análise do Emílio
CULTURA E POLÍTICA: o perspectivismo da grande política em Friedrich Nietzsche
CURRÍCULO E HISTORICIDADE: A disciplina História do Maranhão no sistema público estadual de ensin...
DA VONTADE DESESPERADA EM QUERER TORNAR-SE SI MESMO À TRISTEZA DE NUNCA SERMOS DOIS: a questão do...
DESENHO PEDAGÓGICO EM MOOC: um estudo analítico sobre as características técnicas e pedagógicas...
DISCIPLINAS E HORÁRIOS 2020.2-PGCult
DISCURSO E CAPITAL SOCIAL NA WEB: Como e o que dizemos de nós mesmos no Facebook
DO MAL-ESTAR MODERNO AO PÓS-MODERNO: o declínio da função paterna e a formação de novos sintomas
EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL
EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: caminhos para o ensino da língua materna
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO BAIRRO DO DESTERRO: Estudos sobre os projetos de patrimonialização no Cen...
EMPREENDIMENTOS DIGITAIS NO JORNALISMO: novos modelos de difusão de conteúdos noticiosos e inser...
ENSINO DE TEATRO NA CONTEMPORANEIDADE - DISCUSSÃO TEÓRICA E ANÁLISE DA PRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA...
ENTRELAÇAMENTO ENTRE FILOSOFIA E LITERATURA: a obra de Kafka como via de acesso à filosofia de Ni...
“ERA UMA VEZ UM LUGAR...”: um estudo da espacialidade na literatura infantojuvenil clássica e con...
ESPAÇO E IDENTIDADE: a percepção da paisagem na produção literária de José Saramago
ESPAÇO PÚBLICO E TEMPO NA ARTE VISUAL CONTEMPORÂNEA: os fenômenos estéticos como ação política
ESPAÇOS DE LAZER E CULTURA POPULAR: uma abordagem sobre os museus do Centro Histórico de São Luís
ESPAÇO URBANO E PERCEPÇÃO DO AMBIENTE NA “AVENIDA LITORÂNEA” EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO
ESQUINA DA PESQUISA: uma proposta para educar pela pesquisa os alunos dos cursos de licenciatura...
ESTÉTICA VISUAL DO ESPAÇO URBANO: percepção ambiental da área entre a Praia Grande e a Madre Deus...
ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO ESPAÇO VIRTUAL: um estudo com alunos dos cursos a distância da Univers...
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS EM ELEMENTOS DA DISCOGRAFIA EVANGÉLICA
ESTUDO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIARAM A EVASÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFMA, NA MODALID...
ESTUDO SOBRE PRÁTICAS HOMOERÓTICAS ENTRE MULHERES EM FILMES BRASILEIROS
“Eu sou velha?” Um estudo sobre significados atribuídos à velhice, junto a mulheres que participa...
EVASÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: um estudo no curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da...
FEMINISMOS EM DISCURSO: uma análise da produção de sentidos em Para Educar Crianças Feministas
FERREIRA GULLAR NUMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA: uma leitura de Em alguma parte alguma
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: DO IDEÁRIO EDUCACIONAL DE ROUSSEAU À SUA ATUALIZAÇÃO E RECEPÇÃO NA ESCOLA...
FOTOGRAFIA MARANHENSE: estudo de caso da série Na trilha do cangaço o sertão que Lampião pisou, d...
GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: produções institucionais (RCNEI e BNCC)
HORIZONTES DO ENVELHECER: a geograficidade na obra Prantos, amores e outros desvarios, de Teolind...
IMPÉRIO DO DIVINO: uma análise etnocenológica dos personagens da Festa do Divino Espírito Santo...
JORNALISMO CIENTÍFICO OU PROMOÇÃO INSTITUCIONAL? Análise das regularidades discursivas no jornali...
LEMBRANÇAS DE MULHERES PROFESSORAS: memórias, histórias de vida e ensino de história nas séries...
LEMBRANÇAS FEITAS A MÃO: mulheres que bordam em São João dos Patos - MA
LIBERDADE E DEMOCRACIA: Fundamentos e fins do desenvolvimento na perspectiva de Amartya Sen
LINGUAGEM, MÚSICA E EXPRESSIVIDADE SOB A PERSPECTIVA CRÍTICA DE ROUSSEAU
@LUNO EM CENA representações em filmes brasileiros sobre o estudante adolescente na era da informa..
MEDIAÇÃO DO CINEMA BRASILEIRO: o gênero comédia e a linguagem cinematográfica como categorias med...
MEMÓRIA E RESISTÊNCIA NA NARRATIVA DE JOSÉ LOUZEIRO: reflexões sobre o romance-reportagem Aracel...
MENSAGENS SILENCIOSAS: Gestualidade das professoras da educação infantil em uma escola quilombola...
MIRA(GEM) E SONHO: modernismo e psicanálise em Memórias Sentimentais de João Miramar
MORADAS DA MEMÓRIA: o valor patrimonial dos lugares privados da antiga São Luís sob o olhar da li...
MOVIMENTAÇÃO INTERNACIONAL DE PESSOAS: perspectivas social e jurídica dos trabalhadores sul-ameri...
MÚSICA POPULAR MARANHENSE E A QUESTÃO DA IDENTIDADE CULTURAL REGIONAL
NARRATIVAS DIGITAIS: construção de propostas educativas para incentivo à leitura e escrita com us...
NARRATIVAS HIPERTEXTUAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma proposta didática para o ensino de Jornalismo...
NAS COXIAS DO TEXTO: Confecção da Dramaturgia de As Três Fiandeiras
NAS ENTRANHAS DO BUMBA MEU BOI: Políticas e Estratégias para Botar o Boi de Leonardo na Rua
NATUREZA E SOCIEDADE: esboços para uma antropologia em Rousseau
NEGOCIAÇÕES COM A CULTURA: processos híbrido-dialógicos em anúncios publicitários maranhenses
NO RUFAR DA CAIXA: MEMÓRIA, TRADIÇÃO E IDENTIDADE Um estudo sobre o terecô de caixa em Bequimão - MA
O COSMOPOLITISMO JUSFILOSÓFICO DE KANT: guerra e paz nas Relações Internacionais
O CURRÍCULO DE ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexão acerca de uma Proposta Curricular...
O CURRÍCULO E OS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DO MARANHÃO
O ENSINO DE ARTE NA CIBERCULTURA: um estudo dos cursos de formação de professores em Artes Visuai...
O ENSINO DE MÚSICA NO NORDESTE: um estudo histórico-organizacional sobre a Escola “Lilah Lisboa d...
O ESPAÇO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: o caso da preservação e revitalização da Praia Grande em São Luís
O ESTADO LAICO E A LIBERDADE DE CULTO: discussões a partir das concepções políticas e religiosas...
O “FANTASMA” DA TRANSPARÊNCIA: Comunicação Pública no Portal da Transparência da Assembleia Legis...
O HERÓI DE DUAS FACES: uma análise estético-semiótica da dualidade na personagem heroica de José...
O LUGAR DA LITERATURA: um estudo sobre espaço e ficcionalidade em três romances de Mia Couto
O MITO DA CAVERNA DE PLATÃO NO IMAGINÁRIO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA DO INSTITUTO FEDERAL DE ED...
O MUSEU AFRODIGITAL DO MARANHÃO COMO DISPOSITIVO DEMOCRATIZANTE E EDUCATIVO
O PATRIMÔNIO CULTURAL AFRO-BRASILEIRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a inclusão da Lei no 10.639/03 nas pr...
O percurso ético-político para a formação do Estado democrático, uma abordagem a partir de Spinoza
O PERCURSO HISTÓRICO-LITERÁRIO EM PESSOA E SUASSUNA: uma poética do mito sebástico à luz do imagi...
O PRODUTOR-ARTISTA E A CIBERCULTURA: uma reflexão sobre a produção musical na era das redes socia...
O ROMANCE COMO ANTÍDOTO EM JEAN-JACQUES ROUSSEAU
OS MÚLTIPLOS CENÁRIOS FUTUROS DA FÁBRICA SANTA AMÉLIA NO CONTEXTO TURÍSTICO DE SÃO LUÍS/MA
O TANATOPODER E AS EPIDEMIAS: discurso civilizador e saúde pública no centro urbano de São Luís n...
O TEATRO NO ESPAÇO ESCOLAR: narrativas autoetnográficas sobre o processo de ensino e aprendizagem...
O USO DAS FERRAMENTAS DA WEB 2.0 NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: um estudo na...
O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE: um estudo junto aos profess...
O VALOR DA CULTURA: avaliação de projetos artístico-culturais no âmbito individual e coletivo
PARATEXTUALIDADE E CULTURA EM A NOVA HELOÍSA DE ROUSSEAU: filosofia, literatura, imagem e geograf...
PERSPECTIVAS DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma análise do cu...
PLANEJAMENTO URBANO E MEIO-AMBIENTE: os moradores e a dinâmica urbana do município de Barreirinha...
POLIFONIA DE VOZES E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA IMPRENSA: Um estudo sobre os discursos da crítica mu...
PORTUGAL E BRASIL EM DIÁLOGO: um estudo da poesia de Camilo Pessanha e Maranhão Sobrinho à luz d...
PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS DA CRÍTICA HISTÓRICO-PSICOLÓGICA: um comentário à teoria das emoções de...
PROEJA: entre currículos e identidades
RECEPÇÃO NA CULTURA DIGITAL: o caso da música desmaterializada
RELAÇÕES DE GÊNERO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX NA PERSPECTIVA DE MARIA FIRMINA DOS REIS: aná...
REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM PELA VELHICE: a fotografia enquanto memória de indivíduos abrigados em in...
REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA MÍDIA TELEVISIVA DE SÃO LUÍS
REPRESENTAÇÕES SOBRE O PATRIMÔNIO: participação popular nas políticas habitacionais de interesse...
REVISTA DO NORTE: a impressão fotográfica e a impressão social da São Luís no começo do século XX
ROMANCE DE FORMAÇÃO “BILDUNGSROMAN”, CONSCIÊNCIA E CULTURA: uma interlocução filosófico-literári...
ROUSSEAU PARA O SÉCULO XXI: um olhar filosófico sobre a formação da cidadania a partir da Lei de...
TECNOLOGIA ASSISTIVA E INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR...
TESSITURA DE LUZ E SOMBRA: estudo sobre o sentido da docência no imaginário de licenciandos do...
TRAMAS DE GÊNERO: um estudo sobre mulheres que tecem redes de dormir em São Bento - MA
TRANSGRESSÕES ESTÉTICAS E PEDAGOGIA DO TEATRO: O Maranhão no século XXI
UMA HISTÓRIA DO PIANO EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO
UNIVERSIDADE INTEGRADA DA TERCEIRA IDADE - UFMA: desafios e possibilidades de educação continuad...
USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO...
fim do conteúdo