Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA MENDONÇA DA SILVA
2018-05-25 10:48:04.553
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA MENDONÇA DA SILVA
DATA: 13/06/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 01 do PGCult
TÍTULO: PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS DOCENTES: um estudo sobre o Programa de Formação Continuada em Educação Patrimonial no Estado do Maranhão no Município de Alcântara
PALAVRAS-CHAVES: Patrimônio. Patrimônio Cultural. Educação Patrimonial. Formação Docente.
Programa de Formação Continuada em Educação Patrimonial no Estado do Maranhão
PROFEPMA.
PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A educação patrimonial é um processo imprescindível que conduz à preservação do
patrimônio cultural, por isso faz-se necessária a formação docente no intuito de preparar os
professores para o desenvolvimento de práticas educativas referentes às questões
patrimoniais. Assim, esta pesquisa visou investigar os impactos do Programa de Formação
Continuada em Educação Patrimonial no Estado do Maranhão PROFEPMA nas práticas
docentes voltadas para a preservação do patrimônio cultural de Alcântara. Para tanto,
inicialmente, foi realizado um estudo teórico acerca do desenvolvimento do conceito de
patrimônio num contexto histórico, político e social, bem como sobre as leis que amparam a
sua proteção e ainda acercadas relações existentes entre cultura, identidade, patrimônio
cultural e educação patrimonial. Algumas experiências, realizadas no Brasil, envolvendo a
educação patrimonial, também foram relatadas. Posteriormente, buscou-se um entendimento
acerca das práticas educativas e suas influências sobre a educação patrimonial, dando um
enfoque para a formação docente. Em seguida, descreveu-se Alcântara e seu patrimônio
cultural, assim como as fases de planejamento, organização, implantação, monitoramento e
avaliação do PROFEPMA a fim de dar subsídios para a compressão acerca da metodologia de
pesquisa escolhida. Esta se classifica em bibliográfica, documental e de campo quanto aos
meios, exploratória e descritiva quanto aos fins, na perspectiva de Vergara (2013) e ainda em
qualitativa quanto à abordagem, na perspectiva de Godoy (1995), utilizando-se a análise de
conteúdos, proposta por Bardin (2011) para analisar as falas dos sujeitos entrevistados. Os
mesmos correspondem a Professores Qualificados, Professores Formadores, Tutores e
membros da Equipe Técnico-pedagógica do PROFEPMA, escolhidos pelos métodos de
amostra por acessibilidade (VERGARA, 2013) e por saturação (MORSE, 2000, apud, GIL,
2016). Dessa forma, este trabalho torna-se relevante, uma vez que traz contribuições, tanto
teóricas quanto práticas, para o planejamento e a implantação de programas de formação
continuada docente voltados para a educação patrimonial e a consequente preservação do
patrimônio cultural. Para isso, são deixados registros, contendo os benefícios e as dificuldades
encontrados quando da realização do PROFEPMA. Percebeu-se que, embora com alguns
entraves, por meio do PROFEPMA foi possível trazer conhecimentos sobre o patrimônio
cultural de Alcântara para professores e alunos da Rede Municipal de Educação, despertando
nestes um sentimento de pertencimento e de zelo por esse patrimônio. Porém, a não
continuidade deste programa fez com que as práticas educativas de muitos professores não
mais focassem esta tão rica temática, prejudicando assim o processo de preservação do
patrimônio local.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO
Externo à Instituição - ELEN DE FÁTIMA LAGO BARROS COSTA - IFMA
Interno - 1281412 - KLAUTENYS DELLENE GUEDES CUTRIM