Banca de QUALIFICAÇÃO: PERLA MARIA BERWANGER
2018-05-25 10:55:36.821
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PERLA MARIA BERWANGER
DATA: 28/06/2018
HORA: 09:30
LOCAL: Sala 01 do PGCult
TÍTULO: O SMARTHPHONE NO ENSINO SUPERIOR: uma experiência no curso de
Administração da Universidade Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Smartphone. Aplicativos digitais móveis. Mobile learning. Curso de
graduação em Administração. Processos de ensino aprendizagem.
PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O uso de dispositivos móveis e de diversos tipos de software aplicativos, aos poucos se
aproximam do ambiente educacional, mesmo que em alguns contextos, essas tecnologias ainda
estejam desarticuladas das dinâmicas e objetivos das atividades pedagógicas. Dentro dessa
contexto apresentamos a pergunta norteadora da pesquisa: Como as tecnologias digitais móveis
estão sendo utilizadas nos processos ensino-aprendizagem em curso de graduação em
Administração na UFMA? A pesquisa tem como objetivo analisar a aplicabilidade do
smartphone nos processos de aprendizagem no curso de administração da UFMA. O referencial
teórico utilizado para embasar nossa pesquisa são autores que estudam a temática de Educação
e tecnologia suportadas pelo uso do smartphone: Pretto (2013); Toffler (2002); Castells (2002);
Siemens (2004, 2006); Prensky (2004, 2006); Lisbôa (2013); Santaella (2012); Moura (2010);
Kenski (2012); Farias e Arruda (2013) Carvalho (2015); Sousa (2016); Coutinho (2013, 2010);
Gomes (2018); entre outros. A pesquisa se enquadra campo Interdisciplinar, na aproximação
entre as Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Administração e Educação respectivamente.
Para tanto, trabalharemos com a amostra não probalística por conveniência: todos os discentes
matriculados no 7° e 8° período do ano 2018, no Campus da Universidade Federal do
Maranhão, Cidade Universitária Dom Delgado, em São Luís MA. Participarão também, o
professor responsável pela coordenação da graduação em Administração e os docentes
responsáveis pelas disciplinas de Contabilidade e Logística. Trata-se de uma pesquisa
exploratória e descritiva, o método de apoio é de natureza mista (quantitativa/qualitativa). Em
nossa experiência utilizaremos três aplicativos em sala de aula, o Edpuzzle, para elaboração e
edição de vídeos; o ActivetexBook, para dar dinâmica aos documentos/arquivos com extensão
(.pdf) e o Kahoot, para realização dos processos de avaliação da aprendizagem por meio de
Quizzes. Para a coleta de dados junto à nossa amostra, utilizaremos as fichas de observação,
questionários fechados e de múltipla escolha e entrevista. Como resultados iniciais,
compreendemos até o momento, que as pesquisas realizadas no âmbito da educação com uso
do smartphone, são apresentadas como experimentos e não mostram a integração efetiva desse
dispositivo móvel no contexto da sala de aula.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA - UFAL
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA