Banca de DEFESA: LUCIANA MENDONÇA DA SILVA
2018-12-21 15:40:10.614
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA MENDONÇA DA SILVA
DATA: 15/01/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 02 do PGCult
TÍTULO: PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS DOCENTES: um
estudo sobre o Programa de Formação Continuada em Educação Patrimonial no Estado do
Maranhão no Município de Alcântara
PALAVRAS-CHAVES: Patrimônio Cultural. Educação Patrimonial. Formação Docente. Programa de
Formação Continuada em Educação Patrimonial no Estado do Maranhão
(PROFEPMA).
PÁGINAS: 141
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A educação patrimonial é um processo imprescindível que conduz à preservação do
patrimônio cultural, por isso faz-se necessária a formação docente no intuito de preparar os
professores para o desenvolvimento de práticas de ensino referentes às questões patrimoniais.
Assim, esta pesquisa visou investigar os impactos do Programa de Formação Continuada em
Educação Patrimonial no Estado do Maranhão (PROFEPMA) nas práticas docentes voltadas
para a preservação do patrimônio cultural de Alcântara. Para tanto, inicialmente, foi realizado
um estudo teórico acerca do desenvolvimento do conceito de patrimônio num contexto
histórico, político e social, bem como sobre as leis que amparam a sua proteção e ainda acerca
das relações existentes entre cultura, identidade, patrimônio cultural e educação patrimonial.
Algumas experiências, realizadas no Brasil, envolvendo a educação patrimonial, também
foram citadas. Posteriormente, buscou-se um entendimento acerca das práticas de ensino e
suas influências sobre a educação patrimonial, dando um enfoque para a formação docente.
Em seguida, descreveu-se Alcântara e seu patrimônio cultural, assim como as fases de
planejamento, organização, implantação, monitoramento e avaliação do PROFEPMA a fim de
dar subsídios para a compressão acerca da metodologia de pesquisa escolhida. Esta se
classifica em bibliográfica, documental e de campo quanto aos meios, exploratória e
descritiva quanto aos fins, na perspectiva de Vergara (2013) e ainda em qualitativa quanto à
abordagem, na perspectiva de Godoy (1995), utilizando-se a análise de conteúdos, proposta
por Bardin (2011) para analisar as falas dos sujeitos entrevistados. Os mesmos correspondem
a Professores Qualificados, Professores Formadores, Tutores e membros da Equipe Técnicopedagógica
do PROFEPMA, escolhidos pelos métodos de amostra por acessibilidade
(VERGARA, 2013) e por saturação (MORSE, 2000 apud GIL, 2016). Dessa forma, este
trabalho torna-se relevante, uma vez que traz contribuições, tanto teóricas quanto práticas,
para o planejamento e a implantação de programas de formação continuada docente voltados
para a educação patrimonial e a consequente preservação do patrimônio cultural. Para isso,
são deixados registros, contendo os benefícios e as dificuldades encontrados quando da
realização do PROFEPMA. Percebeu-se que, embora com alguns entraves, por meio do
PROFEPMA foi possível trazer conhecimentos sobre o patrimônio cultural de Alcântara para
professores e alunos da Rede Municipal de Educação, despertando nestes um sentimento de
pertencimento e de zelo por esse patrimônio. Porém, a não continuidade deste programa fez
com que as práticas de ensino de muitos professores não mais focassem esta tão rica temática,
prejudicando assim o processo de preservação do patrimônio local.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO
Externo à Instituição - ELEN DE FÁTIMA LAGO BARROS COSTA - IFMA
Interno - 1281412 - KLAUTENYS DELLENE GUEDES CUTRIM