Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLA SILVA ALMEIDA
2019-06-03 14:37:27.984
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA SILVA ALMEIDA
DATA: 17/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Coordenação do PGCult
TÍTULO: CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO:
Competências e a implementação das Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação por professores do Curso de Pedagogia da UEMA Campus
Paulo VI
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Cultura Digital. Tecnologias Digitais de
Informação e Comunicação. Competências. Professores. Ensino Superior
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Com os avanços tecnológicos, o docente tem a possibilidade de assumir novos
papeis, distanciando-se da função de transferidor do conhecimento e tornandose
um orientador do processo de ensino e aprendizagem, utilizando as
tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) como meios
facilitadores da prática pedagógica. Nesse contexto, é necessário que os
professores desenvolvam competências que possam realizar inovações
educativas para ir ao encontro da construção do conhecimento.Dessaforma, a
presente pesquisa tem como objetivoinvestigar as competências e a
implementação das Tecnologias Digitas de Informação e Comunicação por
professores do Curso de Pedagogia da UEMA Campus Paulo VI, em aulas
presenciais. Além disso, busca analisar se os aspectos relevantes para
educação no século XXI estão sendo trabalhados em sala de aula, com foco no
uso das TDIC e qual a cultura educativa existente no local da pesquisa, com o
apoio de meios tecnológicos. Como forma de dar embasamento a pesquisa, o
referencial teórico, propõe-se a desenvolver itens relacionados a cultura digital,
como a nova cultura educativa, em que as tecnologias se apresentam como
meios pedagógicos e as competências trabalhadas pelos professores em sala
de aula. Sendo assim, o referencial teórico é composto pelos estudos de
Santaella (2003;2007;2013), Coutinho (2011), Lévy (1993;1999), Moran (2012),
Demo (2009), Gomes (2013), Santos (2012), Lemos (2007), Fontana;
Cordenonsi (2015), Afonso (2002), entre outros. A metodologia adotada será
pesquisa qualitativa e quantitativa, descritiva e bibliográfica. Além disso, será
realizado um estudo de caso, buscando analisar os professores que atuam no
Curso de Pedagogia. A coleta desses dados será feita através da aplicação de
questionários mistos, compostas por questões abertas e fechadas, realizadas,
pessoalmente ou mediadas pelo computador e/ou e-mails. Espera-se como
resultadoverificar como os professores do Curso de Pedagogia da UEMA
Campus Paulo VI estão atuando com essa dinâmica no processo de ensino e
aprendizagem e quais competências suas práticas refletem.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - LUANA PRISCILA WUNSCH - UNIPORTO