Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMARY PINHEIRO COELHO
2020-08-30 00:15:52.347
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMARY PINHEIRO COELHO
DATA: 03/09/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: um estudo acerca das percepções dos gestores dos Cursos de Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior. Patrimônio Cultural. Educação Patrimonial. Formação
de Professores.
PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A atual conjuntura da sociedade em termos de aprendizagem tem exigido das
Instituições de Ensino Superior (IES) uma grande responsabilidade. de modo que sejam
espaços de rupturas, transformações e construções de uma sociedade democrática com
indivíduos capacitados e habilitados em todos os aspectos humanos. Na perspectiva de
mudança, o professor desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do
público para o qual está focado o seu trabalho e, consequentemente, para a sociedade.
Diante disso, as ações educativas precisam ser redimensionadas para formar e capacitar
os futuros professores que possam compreender a realidade dos alunos promovendo
entre estes uma participação nas relações sociais, políticas e culturais cada vez mais
amplas e diversificadas. Esta pesquisa objetiva investigar nos currículos dos Cursos de
Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus de São Luís, a
abordagem e incorporação de temas relacionados à educação patrimonial e sua
contribuição para a promoção da valorização, identificação e preservação do patrimônio
cultural. Metodologicamente, esta pesquisa possui caráter exploratório e descritivo, de
abordagem qualitativa, destinada a analisar a pertinência do desenvolvimento da
educação patrimonial nos cursos de Licenciatura, bem como perspectivas para a
formação inicial do professor com abordagens patrimoniais. Parte-se da pesquisa
bibliográfica e documental, para discutir o entrelaçamento de patrimônio cultural,
políticas públicas e formação de professores. Os participantes desta pesquisa desta
pesquisa serão os gestores dos Cursos de Licenciatura da UEMA, Campus São Luís.
Para tanto, utilizaremos como instrumento de investigação, questionários
semiestruturados via Google Forms.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2296805 - ARKLEY MARQUES BANDEIRA
Externo à Instituição - ELEN DE FÁTIMA LAGO BARROS COSTA - IFMA
Presidente - 1281412 - KLAUTENYS DELLENE GUEDES CUTRIM