Banca de DEFESA: RONALDO SILVA JÚNIOR
2020-11-26 12:05:06.402
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONALDO SILVA JÚNIOR
DATA: 30/11/2020
HORA: 17:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO: políticas institucionais, desafios e conquistas do campus Pinheiro
PALAVRAS-CHAVES: Rede federal de ensino. Educação Especial/Inclusiva. Políticas institucionais. Direitos da pessoa com deficiência.
PÁGINAS: 182
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Nota-se que no Brasil as políticas de educação inclusiva ganharam força em sua
trajetória histórica e política, consolidando, por meio de produções legislativas, os
direitos da pessoa com deficiência. Desta forma, a partir de 1990, o termo inclusão
foi incorporado aos discursos educacionais, bem como às legislações voltadas a
educação especial. O presente estudo teve por objetivo investigar, como o Ifma
Campus Pinheiro operacionaliza os serviços de apoio aos discentes, visando à
eliminação e/ou minimização de barreiras pedagógicas e atitudinais, assegurando-
lhes o acesso, a permanência e a garantia de aprendizado. Os participantes, no
contexto apresentado, foram 12 servidores e 20 discentes, os quais atenderam aos
critérios de inclusão na pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados
corresponderam a entrevista semiestruturadas e observações não participantes. Os
resultados revelam que: todos os participantes possuem visões diversificadas sobre
inclusão, mas todas dentro dos princípios ideológicos da perspectiva da Educação
Inclusiva e/ou do politicamente correto; a maioria dos participantes desconhece as
ações desenvolvidas pelo NAPNE do Ifma, assim como o papel que ele representa
no contexto da inclusão de discentes do público alvo da Educação Especial/Inclusiva;
a maioria dos participantes não interagi com os discentes atendidos pelo Núcleo; há
carência de recursos humanos e de profissionais qualificados para operacionalizar o
processo da Educação Inclusiva; a maioria dos participantes se omite em relação às
atividades desenvolvidas pelo Núcleo e creditam neste a responsabilidade pela
inclusão. Apesar de todas as dificuldades e dos desafios a serem superados, o
NAPNE do Ifma/Campus Pinheiro, tem realizado um trabalho importante para a
inclusão dos discentes com deficiência e/ou com necessidades educacionais
específicas da baixada maranhense.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDER ROMAGNA RODRIGUES - IFMA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI