Banca de DEFESA: NAYSA CHRISTINE SERRA SILVA
2021-03-28 12:30:26.51
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYSA CHRISTINE SERRA SILVA
DATA: 05/04/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS DOM DELGADO
PALAVRAS-CHAVES: Língua Brasileira de Sinais. Licenciatura. Ensino-aprendizagem. Educação superior. Educação inclusiva.
PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este estudo teve por objetivo geral investigar como vem ocorrendo o processo de
ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nos cursos de
licenciatura, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Dom Delgado,
na perspectiva da Educação Inclusiva. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa do
tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, com quatro docentes que
ministram a disciplina de LIBRAS, nos cursos de licenciatura da UFMA, e 98 discentes
das respectivas turmas. Os dados foram coletados por meio de um questionário misto
contendo 13 questões relacionadas ao objeto investigado. Os resultados da pesquisa
revelam que, dentre os 17 cursos de licenciatura, do Campus Dom Delgado, somente
cinco cursos estavam ofertando a disciplina de LIBRAS aos discentes da UFMA; há a
necessidade de maiores esclarecimentos em relação aos objetivos da disciplina
LIBRAS; a carga horária da disciplina de LIBRAS foi considerada aquém do
necessário em relação ao bilinguismo; as metodologias utilizadas pelos docentes nas
aulas de LIBRAS são diversificadas; porém, o uso de tecnologias digitais no processo
ensino-aprendizagem da língua sinalizada era esporádico; as plataformas e os
aplicativos mais utilizados pelos docentes e discentes eram o YouTube, Hand Talk e
Alfabeto LIBRAS. A disciplina de LIBRAS é de suma relevância no contexto da prática
docente inclusiva. Nesse sentido, os achados da pesquisa correspondem ao fato de
que, para a concretização da educação bilíngue, sob a perspectiva da inclusão
educacional, a formação inicial docente, de boa qualidade, é extremamente
necessária. O desfecho primário deste estudo corresponde à visibilidade do
aprendizado da LIBRAS na Educação Superior, e o desfecho secundário visa
contribuir de maneira crítico-reflexiva sobre as formações de professores bilíngues
(LIBRAS/Português) nos cursos de licenciaturas da Universidade Federal do
Maranhão.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - MARIA DA PIEDADE RESENDE DA COSTA - UFSCAR
Presidente - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI