Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA VERONICA MOREIRA RIBEIRO
2021-08-11 13:37:11.307
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA VERONICA MOREIRA RIBEIRO
DATA: 19/08/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE DISCENTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Altas Habilidades. Superdotação. Educação Superior. Inclusão acadêmica.
PÁGINAS: 242
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
(BRASIL, 2008), discentes com altas habilidades/superdotação são os que apresentam notável
desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou
combinados, capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo
ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora.
Segundo a legislação, esse segmento parte do público-alvo da Educação Especial - necessita
de atendimento educacional especializado (AEE) de forma a suplementar o ensino-
aprendizagem em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. No entanto, percebe-se um
quantitativo significativo de pessoas talentosas identificadas no meio acadêmico muito aquém
da projeção divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) - 3% a 5% - acerca de
pessoas com altas habilidades/superdotação (BRASIL, 2018; VIRGOLIM, 2019). Diante dos
fatos, há urgência de mudanças no contexto educacional, sobretudo, no ensino superior, visto
os índices baixos de identificação das altas habilidades/superdotação na maioria das instituições
de educação superior e de carência ou total ausência de oferecimento do AEE aos discentes
identificados com potencial elevado. Destarte, o problema propulsor desta pesquisa questiona:
em que medida vem ocorrendo o processo da inclusão de discentes com altas
habilidades/superdotação na Universidade Federal do Maranhão UFMA/Campus Dom
Delgado? Pressupõe-se que a referida Universidade, destaque no Estado e no País, vem
exercendo sua missão educacional no que diz respeito a formar profissionais capazes e
competentes, independentemente, de qual segmento social fazem parte. Ainda, acredita-se que
a Diretoria de Acessibilidade (DACES), setor responsável pelo acompanhamento dos discentes
público-alvo da Educação Especial, matriculados nos cursos de graduação da instituição, tem
contribuído para o acesso, a permanência e a formação exitosa desse alunado. Nessa
perspectiva, ambicionou-se analisar o processo de inclusão de discentes talentosos, no que se
refere a como vem ocorrendo a identificação dos mesmos; o processo ensino-aprendizagem; o
AEE oferecido a eles e a percepção destes, e dos demais envolvidos neste estudo, em relação
ao processo de inclusão na referida instituição de ensino. No contexto, foi desenvolvida uma
pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, na qual realizou-se um
levantamento de referencial teórico relevante sobre a temática, perpassando estudos base como
os de Gardner (2010); Lima (2011); Renzulli (2004; 2018); Titon (2019); Virgolim (2014a;
2018), Legislação Brasileira (BRASIL, 1996; 2008; 2011; 2015; MARANHÃO, 2015), Silva
et al. (2020), dentre outros. Posteriormente, identificou-se as condições de inclusão do referido
público na instituição mediante a contribuição dos participantes desta pesquisa: os discentes
identificados ou com indicativos de altas habilidades/superdotação, matriculados na
UFMA/Campus Dom Delgado; os docentes e coordenadores dos cursos desses discentes; e os
profissionais da Diretoria de Acessibilidade DACES da Universidade. A relevância desta
pesquisa encontra amparo no desejo de realizar o fazer pedagógico diferenciado, no qual todos
se tornem aprendizes e criadores ativos e eficazes; na colaboração para o crescimento da
visibilidade de um segmento social importante na construção e evolução da sociedade, mas que
se encontra subidentificado socialmente; e na participação, relativamente, pioneira no Estado
de desenvolvimento desta pesquisa, mediante o fornecimento de informações e conhecimentos
pertinentes sobre a temática em um espaço educacional no qual há significativa carência de
desenvolvimento de pesquisas acerca dos universitários talentosos e sua formação. Logo,
tenciona-se que esta pesquisa oferece relevante contribuição para a inclusão no ensino superior,
precipuamente, no lócus deste estudo, pois os dados coletados e analisados explicitam percalços
no processo de inclusão no contexto do ensino superior.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - SADAO OMOTE - UNESP
Presidente - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI