Banca de QUALIFICAÇÃO: HELEN CRISTINA BATISTA ALMEIDA
2021-08-11 16:35:46.852
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELEN CRISTINA BATISTA ALMEIDA
DATA: 19/08/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A TEORIA ATOR-REDE: uma análise de sua aplicação como aporte teórico-metodológico na produção científica brasileira relacionada às tenologias digitais e educação.
PALAVRAS-CHAVES: Teoria Ator-Rede. Educação. Tecnologias digitais. Epistemologia.
PÁGINAS: 34
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Esta investigação propõe um exercício epistemológico decorrente das pesquisas científicas que
se referem à educação e sua relação com as tecnologias digitais, a partir das reflexões da Teoria
Ator-Rede (TAR), uma das teorias da cultura e da sociedade que compõe um quadro analítico
alternativo à dualidade natureza/cultura, sujeito/objeto imposta pela Constituição Moderna.
Partindo dos Estudos da Ciência, Tecnologia e Sociedade, a TAR evidencia os agenciamentos
dos não-humanos associadas à ação do homem na construção do social, propondo uma simetria
nas mediações e associações advindas dessa relação. Compreensão esta antagônica a um
cenário epistemológico de pesquisas brasileiras que enaltecem a relação dicotômica entre os
sujeitos sociais (humanos) e os objetos técnicos, expondo corriqueiramente uma perspectiva
tecnocentrada ou antropocentrada. Nesse sentido, questiona-se o quanto as pesquisas brasileiras
que tratam da relação educacional com os meios técnicos digitais já se apropriaram dessa
alternativa teórica-metodológica e de que forma esse arcabouço contribui para a pesquisa sobre
a relação dos objetos técnicos com a educação. O objetivo é analisar as possibilidades e
contribuições da TAR para as pesquisas desse campo. Como delineamento metodológico
realizou-se uma pesquisa bibliográfica, configurando o aporte teórico da pesquisa na esteira de
Bruno Latour (2012, 2017, 2019) e André Lemos (2008, 2013), complementada pela técnica de
Revisão Sistemática de Literatura - RSL, que permitiu mapear, a partir de bases de dados préselecionados, estudos científicos sobre educação e tecnologias digitais que tratam da Teoria
Ator-Rede, compondo a amostra de análise para o objetivo em questão. Os dados ainda são
inconclusivos, embora já se possa inferir sobre a escassa expansão do referido subsídio teórico
nas pesquisas de pós-graduação brasileiras que abordam educação e tecnologias digitais, tendo
em vista a pequena quantidade de estudos já localizados.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELENA MARIA MALLMANN - UFSM
Interno - 407512 - JOSE RIBAMAR FERREIRA JUNIOR
Presidente - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA