Banca de QUALIFICAÇÃO: PRYSCILLA SANTOS DE CARVALHO
2021-08-11 16:52:38.789
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRYSCILLA SANTOS DE CARVALHO
DATA: 19/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA E FORMAÇÃO DE PÚBLICO: A MEDIAÇÃO TEATRAL NO FESTIVAL MARANHENSE DE TEATRO ESTUDANTIL
PALAVRAS-CHAVES: Teatro. Mediação Teatral. Pedagogia do Teatro. Festival Estudantil.
PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O presente Projeto de Pesquisa tem por objetivo desenvolver uma pesquisa de tipo
qualitativa e exploratória, tomando como base empírica um processo de estudo
investigativo a partir do método da história oral. O tema a ser investigado como Projeto
de Pesquisa parte do Festival Maranhense de Teatro Estudantil, e caracteriza-se como
uma análise do evento como proposta pedagógica, compreendendo a sua dimensão
formativa. A escolha pelo tema se expressa como uma proposta de continuidade e
aprofundamento com enfoque delimitado, das investigações realizadas durante a
graduação em Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão UFMA,
resultadas na monografia sob o título: Experiências que geram conhecimento: reflexões
de uma professora-artista em processo formativo. A relevância social e científica desta
pesquisa encontra-se na sua contribuição para as pesquisas sobre a pedagogia do teatro
de maneira geral, sobretudo como pesquisa inédita em âmbito estadual. O problema de
pesquisa parte das seguintes indagações: Qual a contribuição do Festival Maranhense de
Teatro Estudantil para o processo de ensino-aprendizagem em teatro? O que fica/ficou
de substrato para os indivíduos que passaram por este festival, no que se refere ao teatro
enquanto experiência estética e formação cultural? Quais perspectivas podem-se extrair
do festival em relação à formação de público? E, sobretudo, qual o impacto real deste
festival na prática da apreciação teatral dentro do Estado? Estas e outras indagações
norteiam a pesquisa, não excluindo as que porventura possam contribuir para a
construção da mesma. As hipóteses levantadas para esta pesquisa são: O Festival
Maranhense de Teatro Estudantil impactou de forma relevante no processo de mediação
teatral na cidade de São Luís MA? O Festival Maranhense de Teatro Estudantil
colabora positivamente para a formação de público de teatro na cidade de São Luís
MA? O Festival Maranhense de Teatro Estudantil contribui de maneira efetiva para o
processo de ensino e aprendizagem da linguagem teatral no âmbito da educação básica?
O Festival Maranhense de Teatro Estudantil estabelece uma relação dialógica entre
experiência artística e formação de público para os seus participantes? A pesquisa será
realizada no Centro de Artes Cênicas do Maranhão CACEM, escola que promove o
referido festival, bem como nas residências dos participantes da pesquisa que serão
entrevistados. Estes participantes serão a gestão da escola promotora do festival,
professores-diretores, jurados e alunos(as) atores/atrizes, divididos em dois grupos
docentes e discentes cada grupo possui uma estimativa de quinze participantes,
totalizando trinta participantes de pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados a serem
usados nesta pesquisa serão as entrevistas semiestruturadas, análise de documentos
como notícias de jornais, fichas de inscrições, editais, imagens, arquivos pessoais de
professores e alunos participantes. Como desfecho primário, a importância de se
pesquisar um festival dessa amplitude temporal se caracteriza pelas experiências
estético-pedagógicas vivenciadas pelos participantes ao longo de sua história, fato que
até o presente momento não há nenhuma sistematização de pesquisa mais aprofundada e
complexa sobre este fenômeno, e como desfecho secundário, a pesquisa possibilita
investigações sobre uma tônica emergente para a pedagogia do teatro, que é o tema da
mediação teatral e seus desdobramentos para o ensino da linguagem em espaços
formais. Neste sentido, o resultado esperado para esta a pesquisa é um resgate crítico da
memória do festival, em consonância com as memórias e experiências dos participantes,
tais como: professores/diretores, alunos/atores, jurados, bem como a própria gestão do
CACEM, que idealizou e mantém o festival, tendo como foco principal compreender a
contribuição do festival para a apreciação teatral na cidade.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1357745 - ANA SOCORRO RAMOS BRAGA
Interno - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO
Presidente - 1827171 - FERNANDA AREIAS DE OLIVEIRA