Banca de DEFESA: DIONISIA FERNANDA PAIXAO SANTOS
2021-08-16 00:07:57.498
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIONISIA FERNANDA PAIXAO SANTOS
DATA: 26/08/2021
HORA: 18:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE: um estudo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da Universidade Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Educação a Distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Formação de professores. Ciências Biológicas.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A Educação a Distância (EaD) vem destacando-se como modalidade educacional nas últimas
décadas, principalmente, após sua regulamentação pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Brasileira (LDB) Lei no 9.394/96 e pela criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Apesar do crescimento desta modalidade de ensino, há inúmeros desafios e dificuldades, como
falta de infraestrutura adequada, evasão e deficiências na formação de professores para o uso
das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Nesse contexto, sentiu-se a necessidade
de discutir a formação de professores a distância e a integração das TIC no processo
educacional. Dessa forma, esta pesquisa teve por objetivo investigar como ocorre o uso das
TIC no contexto de formação docente no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a
distância da Universidade Federal do Maranhão. Para isso, privilegiou-se uma abordagem
qualitativa, sob o viés de um estudo de caso, complementado com uma pesquisa documental. E
como instrumentos de coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com
professores e tutores, assim como, a análise do Projeto Pedagógico de Curso (PPC). O
referencial metodológico utilizado para as análises das entrevistas e do PPC foi a análise de
conteúdo proposta por Bardin(2016). Os resultados mostram que o curso busca rupturas do
modelo tradicional de ensino e encontram-se em uma fase de transição. Um dos fatores que
pode estar contribuindo para essa transição de modelo pedagógico é a formação recebida dos
professores, isto é, professores que cursaram a graduação após a década de 90 (revolução digital
e disseminação dos computadores) têm maior tempo de formação continuada mediada pelo uso
das TIC. Entretanto, ainda, é necessário que o curso insira, em sua proposta pedagógica, um
referencial teórico voltado para a licenciatura em EaD e para a formação de professores para o
uso das TIC.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA