Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIANE COELHO DA COSTA
2023-07-03 10:20:15.011
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIANE COELHO DA COSTA
DATA: 07/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: INCLUSÃO LABORAL DA PESSOA SURDA: a relação educação/trabalho
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial. Inclusão Laboral. Surdos.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Muitas discussões têm trazido à baila a questão da Educação Especial como um
fator essencial às pessoas com deficiência. Todavia, após esse período de suas
vidas o que estes atores sociais farão? Viverão da caridade alheia ou Estatal?
Pensa-se que a inserção no mercado de trabalho é também determinante para que
possam ter autonomia e mais independência. Sendo assim, a educação e o
mercado de trabalho se entrelaçam e podem ser influenciadores na capacitação e
desempenho da pessoa com deficiência no exercício de suas funções sociais.
Nesse sentido, apresenta-se como proposta de pesquisa o cenário da inclusão
laboral de pessoas surdas, buscando compreender a relação educação/trabalho.
Como pergunta norteadora desta pesquisa busca-se compreender: em que medida
o processo de educação é um aspecto influenciador na inclusão da pessoa surda
no mercado de trabalho formal em São Luís do Maranhão? A fim de responder tal
questionamento delineou-se como objetivo principal analisar a proporção de
influência do processo educacional sobre a inclusão do surdo no mercado de
trabalho formal em São Luís/MA. Como objetivos específicos buscar-se-á conhecer
os diversos campos de atuação profissional dos surdos e os seus níveis de
escolaridade em São Luís, MA; enumerar os requisitos exigidos pela empresas
durante o processo de admissão de surdos no mercadode trabalho formal em
São Luís/MA; relacionar o nível de escolarida/formação profisisonal destes atores
sociais ao fator inserção no mercado de trabalho; e, por fim, descrever as
percepções dos participantes da pesquisa no tocante à relevância do nível de
escolaridade e a inclusão da pessoa surda no mercado de trabalho formal.A
metodologia que se pretende utilizar é, numa primeira etapa a bibliográfica,
elecando os principais teóricos que versam sobre inclusão educacional, a saber:
Chahini (2005, 2016), Mantoan (2013), Mazzotta (2001), Omoti (2014), Sassaki
(2010), entre outros; e no tocante à inclusão laboral desses atores será utilizado os
pressupostos teóricos de Aroucha (2012), Falcão (2015), Chahini e Resende
(2019), Lancillotti (2003), entre outros. Na segunda etapa da pesquisa será
realizado um procedimento de campo com estrevistas semiestruturadas na cidade
de São Luís-MA, com participantes surdos, vinculados formalmente em esferas
federais e empresas privadas, sendo duas Instituições Públicas Federais
(Universidade Federal do Maranhão UFMA e Caixa Econômica Federal) e duas
empresas privadas do ramo de comércio varejista (Mateus Supermercados e Lojas
C&A); e os respectivos gestores e chefias que atuam diretamente com os
funcionários surdos. Observa-se por fim, que a discussão proposta se faz
necessária pela relevância em debater a temática, perspectivando o coletivo, ou
seja, autonomia às pessoas surdas que reverbera no progresso social.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA - UEMASUL
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI