Banca de DEFESA: JACENILDE SOUSA DINIZ
2024-01-27 10:04:22.486
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACENILDE SOUSA DINIZ
DATA: 29/01/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Sob a ótica da máscara: a introdução do luxo nos espetáculos e sua configuração na
festa do bumba-meu-boi do Maranhão, a partir do pensamento de Jean-Jacques
Rousseau.
PALAVRAS-CHAVES: Rousseau. Máscara. Espetáculos. República de Genebra. Bumba-meu-boi
do Maranhão.
PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O presente texto dissertativo, pretende analisar, a crítica realizada pelo filósofo Jean-
Jacques Rousseau no século XVIII, no que concerne a introdução do luxo nos espetáculos,
questão evidenciada pelo autor desde sua primeira obra, Discurso sobre as ciências e as
artes. Um dos aspectos que possibilitam o entendimento da ideia de luxo, no pensamento
do genebrino, refere-se a máscara da aparência, categoria fundamental, para recusa da
inserção do espetáculo parisiense, em sua República, Genebra, por isso faz-se
indispensável a abordagem da temática. A respeito dos espetáculos, o filósofo desenvolve
sua teoria na Carta a dAlembert sobre os espetáculos, obra principal na elaboração desta
investigação. A análise da recusa de Rousseau, a respeito dos espetáculos a moda de
Paris, devido ao problema do luxo, nos insere, simultaneamente, na adesão do genebrino
a um modelo de espetáculo, a festa, especificamente, a festa cívica. Portanto, diante dos
elementos que potencializam a resistência de Jean-Jacques aos espetáculos franceses, e
dos elementos que estabelecem um consentimento a festa cívica, abre- se o espaço, para
análise, das possíveis configurações na festa do bumba-meu-boi do Maranhão. Quanto ao
aporte teórico, trata-se de uma pesquisa de natureza básica e abordagem qualitativa, tendo
em vista, a necessidade de compreender a cultura do povo genebrino, e a cultura do povo
maranhense, especificamente na categoria festa, tendo por base a produção científica.
Inicialmente, aborda-se a função social da máscara na Grécia antiga, apoiada em eixos
históricos e epistemológicos, no intuito de problematizar a respectiva função, com o papel
da máscara na modernidade, assentada nas concepções teóricas de Rousseau, acerca da
máscara da aparência. Além disso, apresenta-se a República de Genebra no aspecto
histórico, detidamente no século XVIII, de forma que, possa-se compreender, pelo viés do
luxo, a recusa do filósofo genebrino, contra a implantação dos espetáculos parisienses nos
divertimentos de sua cidade. Ademais, verifica-se os possíveis desdobramentos da referida
intenção, mediante a hipótese de admissão do requinte e da pompa, para festa do bumba-
meu-boi, considerando a discussão levantada por Rousseau no século das luzes. Busca-
se refletir a ideia de festa cívica, em Jean-Jacques, conjuntamente a história e narrativas
do bumba-meu-boi. Nesse sentido, fez-se necessário, apontar alguns traços da história do
bumba-meu-boi, tendo em vista que, no paralelo entre passado e presente, pretende-se
identificar a inclusão de artifícios no bumba-meu-boi, que fogem a sua proposta tradicional.
Constata-se a presença ou ausência, de tais artifícios. E, analisa-se as prováveis
resultantes do pensamento do filósofo genebrino, para a festa do bumba-meu-boi do
Maranhão, com a identificação da introdução do luxo. Cabe dizer, que as categorias
desenvolvidas, fazem parte de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), já que, em
relação aos objetivos, refere-se a pesquisa exploratória, e quanto aos procedimentos
técnicos, fez-se uso de pesquisa bibliográfica e documental. Nas considerações finais,
elencamos alguns resultados, pertinentes as categorias desenvolvidas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1828136 - ANA CAROLINE AMORIM OLIVEIRA
Externo à Instituição - HELDERSON MARIANI PIRES - FAAP
Presidente - 1529323 - LUCIANO DA SILVA FACANHA