Go to accessibility

DISCENTE: LUCAS MATEUS DA SILVA NOGUEIRA
DATA: 17/07/2024
LOCAL: Sala 01 do PGCULT
TÍTULO: MUSEUS COMO ESPAÇOS QUE EDUCAM: os mecanismos pedagógicos nos processos de disseminação da informação e socialização do conhecimento em Unidades de Informação do Centro Histórico de São Luís
PALAVRAS-CHAVES: 1) Museologia. 2) Educação. 3) Patrimônio Cultural. 4) interdisciplinar e 5) São Luís do Maranhão.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades
RESUMO: A pesquisa MUSEUS COMO ESPAÇOS QUE EDUCAM: os mecanismos pedagógicos nos processos de disseminação da informação e socialização do conhecimento em Unidades de Informação do Centro Histórico de São Luís. Faz parte da linha de pesquisa 2 (dois) Cultura, Educação e Tecnologia, o presente pesquisador tem vínculo com o grupo de pesquisa GEPPaC. A presente pesquisa tem como objetivo analisar como as ações museais realizadas nas unidades de informação do centro histórico de São Luís do Maranhão podem se configurar como atividades educativas e formativas. Historicamente, a era dos museus no século XIX refletiu a crescente importância da memória na construção da identidade nacional,já no século XXI, a democratização e profissionalização dos espaços museológicos são metasessenciais, com foco na formação contínua de profissionais do setor. O estudo justifica-se pela rica herança histórico-cultural de São Luís, oferecendo uma oportunidade única para explorar as relações entre museus e escolas, e os processos educativos que ocorrem dentro destes espaços. A pesquisa visa investigar as metodologias aplicadas nos projetos dos museus Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) e Centro Cultural da VALE, destacando a participação das escolas e a capacitação dos estagiários e funcionários dessas instituições. Compreende-se a importância da memória coletiva e pessoal, conforme teorizado por Maurice Halbwachs e discutido por Ecléa Bosi, na formação de identidades e no processo educacional. Os museus, como espaços de preservação e disseminação do conhecimento, complementam a educação formal e promovem o desenvolvimento cognitivo dos alunos por meio de exposições e atividades interativas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com o Materialismo Histórico-Dialético como método, e utiliza revisão bibliográfica e coleta de dados em campo. Entre os métodos de coleta, destacam-se questionários aplicados aos funcionários dos museus e observação analítica das visitas técnicas escolares. O estudo está estruturado em cinco capítulos, abordando desde a análise do papel dos museus na preservação da história e cultura até as práticas formativas e educativas nesses espaços. A pesquisa de campo se concentrará no Centro Cultural da VALE e na FMRB, explorando suas interações com a comunidade escolar. Neste momento, a pesquisa encontra-se em fase de liberação para iniciar a pesquisa de campo, visando aprofundar o entendimento sobre as práticas museológicas e educativas nos espaços selecionados.
Externo à Instituição - BRUNO AMERICO MEZENGA DE OLIVEIRA - UEMA
Presidente - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO