Go to accessibility
Beginning of content

Banca de QUALIFICAÇÃO: WANESSA ELLEN COSTA E COSTA

2024-07-01 15:51:41.922

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WANESSA ELLEN COSTA E COSTA
DATA: 04/07/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Por debaixo dos panos: o retrato da sociedade são-luisense oitocentista nas caricaturas de João Affonso do Nascimento no periódico A Flecha (1879-1880)
PALAVRAS-CHAVES: interdisciplinaridade; imprensa maranhense; elementos da linguagem visual; caricaturas; vestimentas no século XIX.
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades
RESUMO: Esta dissertação investiga, de forma interdisciplinar, no âmbito da linha de pesquisa, Expressões e Processos Socioculturais do PGCult, amparada pelo Grupo de Pesquisa Comunicação Organizacional e Mídia e, também, pelo Grupo de Estudos de Paisagem em Literatura, os modos de vestir no Maranhão oitocentista por intermédio das caricaturas do periódico A Flecha (1879-1880). O uso da técnica de litogravura possibilitou a inserção de imagens em impressos no Brasil do século XIX. Uma nova linguagem e, portanto, uma nova forma de expressão contribuiu para a ampliação do olhar crítico dos leitores, através dos impressos de opinião. O periódico A Flecha, produzido por João Affonso do Nascimento, foi um dos projetos pioneiros na utilização da produção imagética, o qual apresenta críticas às instituições, à política, à religiosidade, à sociedade, e temática desta investigação, ao vestir. Observando os transeuntes nas ruas de São Luís, analisava as vestimentas e os costumes, que rapidamente tomavam lugar nas publicações do periódico, no qual o artista tensionava as relações entre a vestimenta e a diferenciação social. A partir desse contexto, a pergunta de partida desta pesquisa foi: “De que forma as caricaturas de moda no periódico, A Flecha, contribuem para uma análise crítica da sociedade são-luisense, percorrendo do século XIX até a contemporaneidade?”. Ademais, esse questionamento possibilitou a constante reflexão acerca da produção imagética como interlocutora da análise proposta. Portanto, para responder a essa questão, faz-se necessário o estudo bibliográfico e histórico que se aprofunda em uma análise interdisciplinar a respeito da imagem como linguagem visual e a introdução deste instrumento na mídia imprensa brasileira em autores como Ferreira (1994), Arnheim (1997), Dondis (1997), Joly (2007), Bahia (2009), Barbosa (2010), Regiane Silva (2014), Fernandes (2015) e Lopes (2021). Contextualiza-se a cidade de São Luís do século XIX, compreendendo a sociedade e seus costumes, considerando a caricatura e a literatura como intermediadoras, em autores como Frederico Silva (2014), Araujo (2015), Azevedo (2020) e Lacroix (2020). Por fim, realiza-se uma análise da moda, do mimetismo e do consumo como contribuidores da diferenciação social em autores como Laver (1989), Le Breton (2003), Crane (2006), Lipovetsky (2009; 2015) e Nascimento (2014), dentre outros. Conclui-se, de modo ainda transitório, que a investigação resgata, ou ressignifica, a memória imagético-gráfico de São Luís por intermédio da produção artística, capaz de promover discussões na atualidade.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - IVONE MARIA XAVIER DE AMORIM ALMEIDA - UFPA
Presidente - 407512 - JOSE RIBAMAR FERREIRA JUNIOR
Interno - 407290 - MARCIA MANIR MIGUEL FEITOSA

End of content