Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA PATRICIA CARVALHO GARCIA
2024-07-02 10:19:47.514
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA PATRICIA CARVALHO GARCIA
DATA: 09/07/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: DIÁLOGOS ENTRE SABERES: estudo das práticas pedagógicas interdisciplinares e
interculturais dos professores de uma escola pública de São Luís (MA)
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Cultura. Interdisciplinaridade. Interculturalidade. Práticas
pedagógicas.
PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A presente pesquisa busca compreender as práticas pedagógicas interdisciplinares e
interculturais adotadas por professores em uma escola pública de São Luís (MA), a partir do
questionamento de como consideram a diversidade presente no espaço escolar, como raça,
etnia, gênero, sexualidade e manifestações culturais. Em face da necessidade de revisão das
concepções tradicionais na sociedade contemporânea e destacando a importância da
diversidade de saberes e da fluidez das identidades, baseando-se em autores como Hilton
Japiassu, Ivani Fazenda e Vera Candau, ressalta-se a relevância da interculturalidade e da
interdisciplinaridade na educação como formas de enfrentar os desafios ao conhecimento
hegemônico estabelecido, especialmente no contexto maranhense, marcado pela diversidade
cultural e desigualdades sociais. A relevância da pesquisa reside na necessidade de promover
uma educação mais equitativa e inclusiva, enfrentando desigualdades sociais e educacionais e
combatendo o racismo e a discriminação. Além disso, busca-se contribuir para a reflexão na
construção de práticas pedagógicas adequadas às necessidades da comunidade escolar,
valorizando a diversidade cultural e promovendo uma educação verdadeiramente democrática
e plural. Para tanto, a estudo utilizou-se da pesquisa etnográfica, buscando descrever essas
práticas, detectar abordagens, identificar desafios e potencialidades e compreender as
concepções dos professores sobre o tema da interdisciplinaridade e interculturalidade. Para a
coleta de dados, foram utilizados observação participante, diário de campo, grupo focal e
questionário semiestruturado, envolvendo professores dos componentes curriculares de
história, artes, geografia, matemática e língua espanhola. A análise dos dados, em andamento,
está sendo realizada por meio da triangulação de dados, em diálogo com os autores base e
autores da perspectiva decolonial, sob à luz da teoria do pensamento complexo de Edgar
Morin. Espera-se, como resultado desta pesquisa, trazer considerações pertinentes sobre
práticas pedagógicas complexas, diversas, democráticas e inclusivas para todos os estudantes,
além de contribuir para elaboração de projetos pedagógicos, práticas docentes, currículo
escolar e políticas públicas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1828136 - ANA CAROLINE AMORIM OLIVEIRA
Presidente - 2296805 - ARKLEY MARQUES BANDEIRA
Externo à Instituição - FELIPE DE LIMA BANDEIRA - UFOPA