Banca de DEFESA: DAYSE MARINHO MARTINS
2014-11-04 16:20:23.059
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYSE MARINHO MARTINS
DATA: 06/11/2014
HORA: 15:00
LOCAL: sala de aula 1 do PGCult
TÍTULO: CURRÍCULO E HISTORICIDADE: A disciplina História do Maranhão no sistema público estadual de ensino
(1902 2013)
PALAVRAS-CHAVES: História da educação. Currículo. Ensino. História do Maranhão
PÁGINAS: 279
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Pesquisa centrada na análise histórica e documental acerca do percurso de
legitimidade e desenvolvimento da disciplina História do Maranhão no currículo da
rede pública de ensino estadual a partir do ano de 1902, quando foi estabelecida a
disciplina, no currículo da Escola Normal, em São Luís - MA. Objetiva-se analisar
como a disciplina História do Maranhão vem sendo ministrada no sistema estadual
de ensino por meio do currículo oficial. Para tanto, são consideradas as
contribuições dos estudos sobre a Nova História, especificamente em História
Cultural. A análise sobre Currículo se fundamenta nos princípios teóricometodológicos
da Nova Sociologia da Educação através da História das disciplinas
escolares de Ivor Goodson e André Chervel que ressalta o aspecto político do
currículo, bem como o caráter de tradição presente na implantação das disciplinas
escolares; aproximando o estudo em História da Educação à pesquisa histórica. A
pesquisa é qualitativa, tendo como método de abordagem, o hipotético-dedutivo; e o
comparativo como método de procedimento. Nesse sentido, aborda-se o processo
de implantação da disciplina História do Maranhão em 1902, as principais
concepções didáticas no trabalho com a referida disciplina no decorrer do século XX
e sua caracterização vigente nas diretrizes curriculares da rede estadual de ensino.
Para tanto, utiliza-se, enquanto fontes: Regulamentos do ensino público entre 1902
e 1915, os jornais A Pacotilha e Diário do Maranhão periódicos da primeira
década do século XX, os principais livros didáticos abordados na disciplina e a
proposta curricular da rede estadual de ensino do ano de 2013. Por meio do estudo,
identifica-se a concepção de História que norteou a abordagem da disciplina e seus
desdobramentos na formação do aluno a partir de pressupostos da história local.
Assim, contribui-se para a escrita de uma nova História da Educação Maranhense
com base na interpretação do currículo escolar e sua relação com a cultura local.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1194037 - JOSE FERNANDO MANZKE
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - JOSE HENRIQUE DE PAULA BORRALHO - UEMA