Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: ISIS MARIA MONTELES BASTOS DATA: 22/07/2016 HORA: 14:00 LOCAL: Sala da Coordenação do PGCult TÍTULO: DESENHO PEDAGÓGICO E APRENDIZAGEM EM MOOC: um estudo analítico sobre a qualidade dos cursos em plataformas nacionais e internacionais. PALAVRAS-CHAVES: Mooc. Plataformas. Aprendizagem. Qualidade. PÁGINAS: 140 GRANDE ÁREA: Multidisciplinar ÁREA: Ciências Sociais RESUMO: Esta sociedade tem sido reflexo de todas as transformações ocorridas com os avanços tecnológicos, e a educação por consequência reflete essas mudanças, consequentemente reflete essas mudanças, e é neste contexto de frequentes transformações que, a aprendizagem tem percorrido novos rumos e adotados diversas estratégias. Os Massive Open Online Courses (MOOCs) surgem como a oferta de cursos gratuitos e online para diversos lugares e em diferentes momentos. Devido à temática recente, este estudo tem como objetivo focar na aprendizagem e qualidade para cursos MOOCs a partir de uma análise das plataformas mais conhecidas e acessadas. Optou-se assim pela realização de uma pesquisa de caráter descritivo-analítica respalda na revisão de literatura da área, e complementada por uma revisão sistemática da produção nacional na área no período de 2005 a 2016. Espera-se com isso estabelecer categorias e critérios, bem como sugestões para a qualidade na oferta de cursos MOOCs nacionais, e que estes possam ser ferramentas relevantes para o desenvolvimento da educação no Brasil em diversos níveis e modalidades. MEMBROS DA BANCA: Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR Interno - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA - UFAL