Banca de DEFESA: PERLA MARIA BERWANGER
2019-01-10 16:29:21.049
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PERLA MARIA BERWANGER
DATA: 31/01/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala da Coordenação do PGCult
TÍTULO: APRENDER E ENSINAR NA ERA DIGITAL: um estudo sobre Mobile Learning em
experiências de avaliação de aprendizagem na Educação Superior
PALAVRAS-CHAVES: Mobile Learning. Smartphone. Aplicativos. Avaliação da aprendizagem.
Educação superior
PÁGINAS: 184
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: As tecnologias digitais móveis se integraram rapidamente ao cotidiano de várias sociedades e
se tornaram recursos inovadores das práticas sociais em diversas dimensões, como na educação.
Esta investigação aborda a presença e o uso de tecnologias digitais móveis em processos de
ensino-aprendizagem em um curso de graduação. Como se dá essa presença e como ocorre esse
uso, são indagações que nortearam nosso estudo. A pesquisa teve como objetivo geral investigar
o uso do smartphone nos processos de ensino-aprendizagem no curso de Administração da
UFMA e como específicos a) analisar motivações dos docentes e discentes em situações de uso
e quais suas finalidades, b) verificar se o uso dos aplicativos Kahoot!, GoSoapBox e Edpuzzle
traria modificações positivas e/ou negativas durante o processo de ensino aprendizagem, e c)
identificar a familiaridade desses sujeitos sobre dispositivos e aplicativos digitais móveis. A
pesquisa está inserida na convergência de duas áreas do conhecimento, Administração e
Educação, e se desenvolve com um caráter Interdisciplinar. Nos apoiamos nas elaborações
teóricas de Siemens (2004, 2006); Prensky (2001, 2003, 2004); Santaella (2010, 2013); Moura
(2010); Kenski (2012); Carvalho (2015); Coutinho (2013, 2010); Bottentuit Junior (2017), entre
outros. Nossa investigação de natureza exploratória-descritiva adotou abordagem mista
quantitativa e qualitativa. O universo da nossa pesquisa é composto por 61 sujeitos do curso de
Administração da Universidade Federal do Maranhão, Campus Baganga, em São Luís.
Trabalhamos com uma amostra não probabilística por conveniência. A coleta de dados foi
realizada entre os meses de agosto e novembro de 2018. Utilizamos diário de pesquisa, fichas
de observação, questionários fechados de múltipla escolha e questionários mistos. Em nossas
experiências com o smartphone utilizamos três aplicativos: Kahoot! GoSoapBox e Edpuzzle.
Os resultados indicam que os sujeitos participantes da pesquisa não utilizam smartphone e
aplicativos digitais como recurso didático-pedagógico central em sala de aula. Algumas
Tecnologias da Informação e Comunicação são acionadas como facilitadoras da gestão das
atividades e como apoio secundário em suas práticas didático-pedagógicas rotineiras. Quase a
totalidade de discentes não conhecia os aplicativos citados nem suas possibilidades de uso. De
dez aplicativos sugeridos, quatro foram utilizados nas disciplinas de Logística e de Teoria Geral
da Administração. Sugerimos outras investigações de cunho exploratório e descritivo para
aprofundarmos o entendimento sobre o fenômeno. Ademais, sugerimos a ampliação do escopo
do campo empírico em investigação futura, a realização de pesquisas que focalizem estudos
comparativos entre instituições de ensino superior no estado do Maranhão.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA - UFAL
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA