Banca de DEFESA: DANIELLE MARTINS LEITE FERNANDES LIMA
2020-07-06 16:37:12.589
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE MARTINS LEITE FERNANDES LIMA
DATA: 31/07/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A BASE DE CONHECIMENTO TPACK NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UEMA: um estudo de caso
PALAVRAS-CHAVES: Tutoria. Educação a Distância. TPACK. Formação Docente.
PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: As transformações resultantes do advento das Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação TDIC na economia, no mundo do trabalho e na vida das pessoas trouxeram
implicações para a forma de organização da sociedade e, particularmente, do sistema educativo,
especialmente a partir do século XXI. Na sociedade digital têm-se como características
preponderantes o uso massivo das TDIC e o fluxo intenso de informações, oferecendo, no
âmbito educacional, novas possibilidades de aprender e de ensinar de uma geração em rede. No
atual contexto da modalidade de Educação a Distância (EaD) surge o questionamento principal
da pesquisa: de que maneira a base de conhecimento TPACK contribui na formação continuada
de tutores no âmbito da docência virtual? Assim, a presente pesquisa busca analisar se a base
de conhecimento TPACK é inerente ao processo de formação continuada de tutores dos cursos
de licenciatura em EaD da Universidade Estadual do Maranhão UEMA. Para tanto, será
considerado o conceito do TPACK (Technological Pedagogical and Content Knowledge), ou
seja, Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo como subsídio para aproximação
da formação de tutores no uso das tecnologias de maneira pedagógica. Nesta conjuntura, o
TPACK é compreendido como uma estrutura que identifica os conhecimentos que os tutores
precisam para ensinar por meio de tecnologias digitais. Para embasar a pesquisa serão utilizados
como fundamentação teórica autores que discutem os conceitos de Era da Informação
(TOFFLER; CASTELLS), e os conceitos de Base de Conhecimento Docente e Saberes
Docentes (SHULMAN e ZEICHNER; MISHRA e KOELER). A pesquisa partirá do estado de
conhecimento sobre o tema proposto, tendo uma abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo
estudo de caso, com técnica de grupo de discussão. Para tanto, a coleta de dados será realizada
por meio de acesso a registros no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e entrevista
realizada junto aos tutores que atuam em cursos de licenciatura da modalidade a Distância da
UEMA. Os critérios de inclusão de participantes serão definidos a posteriori, a partir do acesso
aos registros no AVA e envio de carta-convite aos tutores. A análise será realizada por meio
da triangulação metodológica, em que serão gerados eixos temáticos a partir da análise de
conteúdo versus delineamento teórico. Espera-se caracterizar um estudo inédito acerca da
formação de docentes para a EaD e dos processos de ensino e aprendizagem da docência e da
tutoria no contexto da UEMA.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS - UNOESTE
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA