Banca de QUALIFICAÇÃO: SARAH RAQUEL FROES DA SILVA
2020-08-10 20:34:25.565
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARAH RAQUEL FROES DA SILVA
DATA: 18/08/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: METODOLOGIAS ATIVAS e Tecnologias Digitais na Educação: uma proposta de manual didático para a CLASSE HOSPITALAR do Hospital Universitário Unidade Presidente Dutra
PALAVRAS-CHAVES: Classe Hospitalar; Metodologias ativas; Dispositivos móveis;
Mobilelearning.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: De acordo com o processo de desenvolvimento tecnológico que perpassam pelas interações
sociais, as tecnologias digitais se integram nos modos de entretenimento, comunicação entre
pessoas que estão perto e o compartilhamento de informações triviais ou completamente são
indispensáveis. Como um companheiro fiel para todas as horas, as tecnologias digitais tais
como celulares e tablets ampliam as perspectivas e possibilitam que quem o usa, esteja em
vários lugares ao mesmo tempo e tenha ciência do que acontece além dos muros de sua casa e
auxilie estudantes em sala de aula. Contudo, existem espaços escolares nos quais as tecnologias
digitais podem atuar a partir do mesmo propósito do seu uso, auxiliar seus usuários e
potencializar funções, um deles é a Classe Hospitalar na qual têm como finalidade prover
espaço escolar para estudantes afastados de suas escolas, em decorrência de tratamentos
hospitalares. Na finalidade de fortalecer estes processos educacionais realizados na Classe
Hospitalar ABC Nefro, a presente pesquisa propõe-se a desenvolver um e-book, no qual
contenha manuais e materiais didáticos de como incluir tais tecnologias digitais e metodologias
ativas nas práticas educacionais da pedagogia hospitalar, fundamentada na práxis dos
professores do ABC Nefro e pesquisadores, tais como: Moran (2018); Traxler (2007);
Ferreira e Tomé (2010); Matos e Mugiatti (2009); Berbel (2011); Fontes (2005); Ceccim
(1999); Moura (2010); Bottentuit Júnior (2012); Sharples etal. (2009); Santaella (2013) e entre
outros. A pesquisa terá em como base para sua construção, a metodologia do desenvolvimento
e natureza de sua abordagem será qualitativa, no intuito de unificar os conhecimentos
desenvolvidos em anos de prática pelas docentes e pesquisas contidas nas aplicações
metodologias ativas e tecnologias digitais no manual proposto ao HUUFMA.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - LUANA PRISCILA WUNSCH - UNIPORTO
Interno - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA