Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA DA SILVA
2020-08-30 15:17:14.23
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA DA SILVA
DATA: 03/09/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: DO DECLÍNIO DA CULTURA À EDUCAÇÃO NEGATIVA EM ROUSSEAU: do Primeiro Discurso ao Emílio
PALAVRAS-CHAVES: Rousseau. Iluminismo. Educação Natural. Progresso do Conhecimento.
Homem e Cultura.
PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O filósofo Jean-Jacques Rousseau, amado e odiado por seus contemporâneos, um ilustre
homem das letras de um pensamento aguçado, defensor e crítico da sociedade do Século
das luzes que via no uso excessivo da razão a decadência dos costumes e da moral.
Rousseau contesta a estrutura política, religiosa, pedagógica de seu século afirmando que
o progresso das ciências e das artes trás mais malefícios do que benefícios. O autor não
era contra o progresso do conhecimento, mas da aplicação deste em nome da razão. Assim
no ensaio do Discurso sobre as ciências e as artes (Primeiro Discurso) de 1749,
apresentando na Academia de Dijon em resposta a questão abordada sobre o tema Se o
restabelecimento das Ciências e das Artes contribuiu no aprimoramento dos costumes?
Rousseau sai em protesto dando uma resposta negativa. No refinamento do gosto, o luxo
se apresenta abrindo espaços para as desigualdades e o afastamento do homem de seu
estado natural, assuntos tratados no Discurso sobre a origem e os fundamentos da
desigualdade entre os homens que será usado para composição desta pesquisa, cujo tema
é: Do declínio da cultura à educação negativa em Rousseau: do Primeiro Discurso ao
Emílio, que se desenvolverá em torno da educação em vista de um novo olhar que o autor
tem sobre a humanidade. A escolha do Primeiro Discurso como fundamento da pesquisa
deve-se ao fato de se acreditar que esta obra, que causou uma grande reviravolta na vida
de Rousseau, como ele atesta nas Confissões, é também a porta de entrada para o
desenvolvimento de seu pensamento. Desse modo, a elaboração desta análise acerca das
críticas rousseauniana atribuídas às ciências e as artes, a civilização e a razão, adota-se a
leitura bibliográfica, hermenêutica filosófica de suas obras assim, como também de seus
comentadores. Finaliza-se com seu projeto educacional apresentado no Emílio ou da
Educação destacando a educação dos três mestres. Rousseau observava a educação
negativa como possibilidade de um possível melhoramento do homem, de uma sociedade
justa com hábitos éticos e marais.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DELMO MATTOS DA SILVA - UNICEUMA
Presidente - 1529323 - LUCIANO DA SILVA FACANHA
Interno - 1086593 - ZILMARA DE JESUS VIANA DE CARVALHO