Banca de DEFESA: CLAUDIA DA SILVA
2021-06-15 11:08:29.568
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA DA SILVA
DATA: 17/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: DO DECLÍNIO DA CULTURA À EDUCAÇÃO NEGATIVA EM ROUSSEAU: do Primeiro Discurso ao Emílio
PALAVRAS-CHAVES: Rousseau. Iluminismo. Progresso da Razão. Educação Natural.
PÁGINAS: 138
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O pensador Jean-Jacques Rousseau, amado e odiado por muitos de seus contemporâneos,
um ilustre homem de letras de um pensamento aguçado, defensor e crítico da sociedade
do Século das luzes, via no uso excessivo da razão a decadência dos costumes e da moral.
Crítico da exacerbada confiança depositada no progresso da razão como expõe no
Discurso sobre as ciências e as artes de 1749 em resposta ao questionamento lançado
pela Academia de Dijon, sobre o aprimoramento ou a corrupção dos costumes diante o
restabelecimento das ciências e das artes, responde ao tema pela via negativa, exaltando
a moral enquanto virtude e valor social, deixando a razão em segundo plano, o que lhe
rendeu críticas e um local na contramão da ilustração. Rousseau, observa também a
educação de sua época, e vê que as crianças não viviam sua infância como deveriam e
eram muitas das vezes vistas na condição de adulto em miniatura. Criticando essa questão,
apresenta a educação natural exposta na obra Emílio ou da educação de 1762, como
modelo educacional onde sua aplicação vai despertando a sensibilidade da criança,
fortalecendo preceitos naturais e a vivência em sociedade, uma vez que, a educação
rousseauniana se fundamenta nos cuidados e na liberdade como pressuposto para sua
autonomia. Esses elementos culturais e sociais de acordo com o pensamento de Rousseau,
atuam na educação como um guia no conjunto dos saberes formando o homem em si
mesmo. Fundamenta-se essas questões em torno do nosso objetivo central que é abordar
a teoria cultural, político-filosófica de Rousseau acerca da degradação humana, da
valorização exagerada da razão e da educação natural, onde a criança Emílio, deve ser
tratada como criança, na condição de criança e que não terá intervenção dos livros
científicos até a idade de compreensão da razão.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - HELDERSON MARIANI PIRES - FAAP
Presidente - 1529323 - LUCIANO DA SILVA FACANHA
Interno - 1086593 - ZILMARA DE JESUS VIANA DE CARVALHO