Banca de QUALIFICAÇÃO: SANSAO HORTEGAL NETO
2021-08-11 14:49:00.482
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANSAO HORTEGAL NETO
DATA: 18/08/2021
HORA: 19:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: EDUCOMUNICAÇÃO: pressupostos tecnológicos na relação professor-aluno em aulas de Filosofia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão pós Março de 2020 (pandemia)
PALAVRAS-CHAVES: Educomunicação. Educação. Filosofia. Tecnologia. Pandemia.
PÁGINAS: 9
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A presente dissertação consiste em abordar a educomunicação com integração das tecnologias
para o ensino de filosofia no ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal
do Maranhão (Colun UFMA). A tecnologia sempre esteve presente no quotidiano da
sociedade, o que inclui as escolas, desde a utilização de quadro de giz, passando por quadro
branco, até a utilização de retroprojetores, datashows e recursos audiovisuais. As tecnologias
sempre foram utilizadas nas escolas, mas de modo presencial e, com a pandemia no início de
2020 e o isolamento social decretado em março do mesmo ano, no qual escolas, universidades,
faculdades, bares, restaurantes, lojas, e todo e qualquer local que gerasse aglomeração precisava
ser fechado, a sociedade foi reinventando e buscando alternativas para continuar com suas
atividades. O procedimento das escolas para permanecer funcionando por meio do ensino
remoto, onde os coordenadores das instituições, diretores e professores foram em busca de
ferramentas e metodologias que lhes garantissem, de forma segura, a continuidade das
atividades escolares. Foi então que empresas mecanismos de webconferência, foram ganhando
destaque e espaço e aperfeiçoando serviços até então já existentes, timidamente, e pouco
utilizadas. Aqui, portanto, cita-se o Google Meet e Microsoft Teams, ferramentas importantes
para a continuidade nos serviços educacionais. Essas tecnologias que foram surgindo ou se
aprimorando durante a pandemia levaram-nos a analisar como a integração dessas tecnologias,
em sala de aula remota, têm refletido na formação crítica dos estudantes do ensino médio,
especificamente na área de Filosofia, por ser uma área de concentração das humanas, que requer
análise e reflexão. Assim, buscaremos apresentar conceitualmente a existência do termo
Educomunicação, mostrando seu uso no Ensino de Filosofia que tem sido mediado pelo uso
das tecnologias, além de entender como os professores do ensino médio do Colun que lecionam
a disciplina de Filosofia, tem trabalhado o conteúdo nesse formato remoto. Apontaremos,
também a interação do professor com o aluno no processo ensino-aprendizagem, por meio das
aulas remotas, ou seja, como o professor tem se apropriado e empregado as tecnologias para
potencializar as atividades de sala de aula e como o estudante tem recebido o conteúdo. Então,
verificaremos que não é possível educar sem se comunicar, assim como não há formas
eficientes de comunicação se não houver uma boa educação. O trabalho reforça a ideia do
professor como mediador de conhecimento e aponta uma necessidade interativa na sala de aula
virtual a partir do uso das tecnologias, para que tenham uma função de compartilhamento e
facilitadores na transmissão do conteúdo.
MEMBROS DA BANCA:
Co-orientador - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - LUANA PRISCILA WUNSCH - UNIPORTO
Presidente - 1529323 - LUCIANO DA SILVA FACANHA
Interno - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA