Banca de DEFESA: VALDILENE DE JESUS OLIVEIRA SANTOS
2022-01-10 13:19:15.54
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDILENE DE JESUS OLIVEIRA SANTOS
DATA: 20/01/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: TECNOLOGIA E TRABALHO DOCENTE: o desafio de engajar alunos no ensino remoto
PALAVRAS-CHAVES: Ensino remoto. Tecnologia. Engajamento. Metodologias Ativas.
PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O cenário atual de crise pandêmica impôs novas demandas a todos os setores,
especialmente ao setor educacional, com a diversidade de tempo e espaço do
trabalho docente, quando foi suspenso o ensino presencial e implantado o ensino
remoto, mediado pelas tecnologias, para a continuidade do processo pedagógico.
Nessa perspectiva, esse estudo possui como temática a relação entre o ensino
remoto, a tecnologia e o engajamento, partindo do pressuposto da mudança de
metodologia para gerar o engajamento do aluno no ensino remoto. Seu objetivo geral
é: identificar nas produções acadêmicas as mudanças ocorridas no trabalho docente
durante o ensino remoto emergencial. São seus objetivos específicos: analisar as
mudanças no trabalho docente; verificar como os professores contribuíram para
engajar os alunos no ensino remoto; compreender como as metodologias ativas
podem contribuir para o engajamento dos alunos. O referencial teórico apoia-se,
dentre outros, nas contribuições de: Castells (1999); Coutinho (2011); Kenski (2007)
Lévy (1996, 1999); Moran, Masetto e Behrens (2000); Schwab (2016); Silva, Andrade
e Brinatti (2020); Fredricks, Blumenfeld e Paris (2004); Meyer e Turner (2006); Bacich
e Moran (2018); Bottentuit Junior (2019); Camargo e Daros (2018); Fonsêca (2008);
Gouveia (2009); Prass (2012); Sousa (2013); Valente (2018); Vygotsky (2002); Zabala
(1998); Gil (2002); Cervo, Bervian e Silva (2007). A opção metodológica foi definida
como de natureza qualitativa, de caráter exploratório, cujo procedimento técnico foi a
pesquisa bibliográfica. Realizou-se, ainda, um estudo em artigos empíricos com a
temática do ensino remoto, para melhor compreensão dessa pesquisa. Verificou-se
que um dos principais desafios dos professores foi o pouco conhecimento sobre as
tecnologias digitais para a continuidade do ensino. Alguns não conheciam aplicativos
ou plataformas como o Google Meet, Zoom, Microsoft Teams, e foram aprendendo
durante o seu percurso, muitas vezes, sem apoio da instituição.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - MARCELO DE MIRANDA LACERDA - UNIVASF
Interno - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA