Banca de DEFESA: ELAYNE DE ARAUJO PEREIRA
2023-01-26 15:56:30.568
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAYNE DE ARAUJO PEREIRA
DATA: 31/01/2023
HORA: 17:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: EDUCAÇÃO E FILOSOFIA EM ROUSSEAU NA PERSPECTIVA TEATRAL
PALAVRAS-CHAVES: Rousseau. Teatro. Educação. Filosofia.
PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O propósito do presente trabalho consiste em articular uma relação interdisciplinar entre
Educação, Teatro e Filosofia a partir do pensamento de Jean-Jacques Rousseau, especificamente com base nas obras Discurso sobre as ciências e as artes, Emílio ou Da
Educação, e, principalmente, a Carta dAlembert sobre os espetáculos, escrita como resposta
a publicação do verbete Genebra no volume VII da Enciclopédia. Rousseau, contrário a
querela entre os philosophes que defendiam o projeto pedagógico do teatro, no refinamento
das virtudes e dos costumes, utiliza-se do estudo sobre a condição humana para mostrar o
quanto os espetáculos do progresso conduzem a corrupção dos homens em sociedade. Dessa
forma, o filósofo expõe que o teatro não possui o poder de instruir como o iluminista
dAlembert ilustrou em seu verbete, ao esboçar que as leis sobre companhias de comédias em
Genebra deveriam ser revogadas para formação dos jovens e dos cidadãos, como os gregos de
Atenas. Assim, no primeiro momento, trataremos de investigar a educação dos homens sobre
as artes, tomando como base a moral e a política desde os gregos, bem como a postura do
filósofo Platão de expulsar os poetas da cidade em sua República, que muito se assemelha a
postura de Rousseau na modernidade com o progresso do homem em sociedade. Depois
disso, identificaremos a crítica a respeito do projeto de instalação dos espetáculos no
aperfeiçoamento do gosto e dos costumes a partir da querela dos filósofos da ilustração:
Voltaire, Diderot e dAlembert à negativa de Rousseau sobre a poética teatral na República de
Genebra. Em seguida, objetiva-se compreender a educação natural de Emílio, diante da
proposta da festa como caminho para civilidade dos homens modernos. Para assim, concluir, o entendimento de quais os desígnios Rousseau com relação ao teatro e a educação gerada
desde os antigos, visando uma atualização da Paidéia grega na modernidade, por meio das
festas, para que os homens não se corrompam com a depravação da sociedade através de um
espetáculo cívico, onde há o extermínio da representação, pois todos na festa são iguais, sem a
necessidade de mediações, merecendo a mesma quantidade de luz
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2821076 - FLAVIO LUIZ DE CASTRO FREITAS
Externo à Instituição - HELDERSON MARIANI PIRES - FAAP
Presidente - 1529323 - LUCIANO DA SILVA FACANHA