Banca de DEFESA: SIMONE FRANCA PINHEIRO
2023-02-24 10:27:55.34
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMONE FRANCA PINHEIRO
DATA: 02/03/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DA LINGUA INGLESA: narrativas implicadas de uma professora pesquisadora no Ensino Remoto emergencial
PALAVRAS-CHAVES: Língua Inglesa; Multiletramentos; Ensino Médio; Ensino Remoto; Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Relato de Experiência.
PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: É inevitável compreender que o mundo contemporâneo mudou e a forma de se comunicar
também foi alterada. Com isso, a sociedade passou a exigir cada vez mais alunos críticos e
protagonistas do seu aprendizado. Outra exigência foi a de tornar a língua inglesa essencial e
obrigatória no Ensino Médio para que os alunos se tornem cidadãos do mundo. Diante do
desafio da língua inglesa em exercer essa cidadania e ampliar suas possibilidades de interação
social nos mais diversos contextos a partir de uma aprendizagem multiletrada, como frisa a
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nossa problemática foi estruturada. Parte-se então
da seguinte questão. De que maneira o Ensino Remoto contribuiu com a aprendizagem da língua
inglesa a partir dos multiletramentos? O Ensino Remoto emergencial veio como uma
necessidade imposta pelo isolamento social devido à pandemia do coronavírus e muitos foram
os desafios. Seja no ensino presencial ou remoto, existe a necessidade de aulas interativas e
significativas partindo da proposta dos multiletramentos e não mais aulas tradicionais que visam
apenas à tradução ou ao ensino gramatical descontextualizado. Sob uma abordagem qualitativa
o cenário dessa pesquisa foi desenvolvido durante o Ensino Remoto emergencial e envolveu
um árduo processo de reflexão sobre práticas pedagógicas realizadas na língua inglesa. Assim
sendo, nosso objetivo geral é demonstrar práticas multiletradas na língua inglesa realizadas pela
docente sob a lente de um memorial como instrumento de reflexão. Quanto aos procedimentos
técnicos utilizados é uma pesquisa bibliográfica e de história de vida que nos remete a uma
pesquisa formação com os docentes da língua. Os resultados apontam que a efetivação dos
multiletramentos nas aulas de Língua Inglesa foram essenciais para uma aprendizagem
significativa no Ensino Remoto Emergencial, e a prática de textos multimodais deve
permanecer no ensino presencial, bem como pesquisas com essa temática.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA PATRÍCIA SÁ MARTINS - UEMA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 407290 - MARCIA MANIR MIGUEL FEITOSA
Co-orientador - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES